Home Blog

7 mitos e verdades sobre o descarte de medicamentos

0

Desinformação pode causar danos à saúde e ao ambiente; especialistas explicam o que fazer

O Brasil está entre os países que mais consomem medicamentos no mundo. Segundo o Conselho Federal de Farmácia, mais de 162 bilhões de doses são vendidas por ano no país. Por isso, saber como descartá-los corretamente é mais do que uma dica: é uma responsabilidade.

O descarte inadequado de medicamentos pode causar danos ao meio ambiente, à saúde pública e até gerar custos maiores para comunidades. Muitos mitos circulam na internet, dificultando que as pessoas façam o descarte correto. A seguir, especialistas comentam os mitos comuns e explicam como evitar riscos.

1 – Jogar medicamentos vencidos na privada ou na pia resolve o problema, pois a água leva para longe.

De acordo com o professor de Biologia do Colégio Positivo, Guilherme Teitge, medicamentos têm compostos ativos que não se degradam facilmente. Mesmo em quantidade pequena, quando são descartados por pias ou vasos sanitários, acabam chegando ao sistema de esgoto ainda mais rápido. “As estações de tratamento de esgotos não foram projetadas para remover todos os tipos de medicamentos ou em todas as suas formas químicas. Isso significa que essas substâncias podem chegar a rios, lagos, mananciais, lagos urbanos ou mesmo no ambiente marinho”, alerta. 

Um estudo da Universidade de York, no Reino Unido, revelou que a presença de fármacos em rios de 104 países representa uma crise ambiental de alcance global, ameaçando tanto a vida aquática quanto a saúde humana. A análise de 258 rios mostrou que mais de um quarto deles contém substâncias farmacêuticas ativas, resistentes mesmo aos processos das estações de tratamento mais modernas, o que pode comprometer a eficácia dos antibióticos e agravar o risco de poluição hídrica.

Segundo Teitge, muitos medicamentos têm moléculas estáveis, que permanecem no meio ambiente por muito tempo, acumulando-se no solo, sedimentos ou organismos vivos. “Essa persistência torna difícil reverter os danos. Depois que o contaminante está no ecossistema, removê-lo é caro e complexo.”

2 – Para não prejudicar a saúde, o importante é quando – e não onde descartar o medicamento.

Segundo a infectologista do Hospital São Marcelino Champagnat Camila Ahrens, é muito importante se atentar para a data de vencimento dos medicamentos – e não consumi-lo após o prazo de validade –, mas o descarte inadequado também pode comprometer a saúde de toda a população. “Mesmo que em doses muito pequenas, há a possibilidade de os resíduos chegarem ao nosso corpo via água contaminada — seja para beber, tomar banho ou uso em irrigação. São questões de longo prazo, não imediatas: desequilíbrios hormonais e possíveis efeitos tóxicos acumulativos”, explica. 

Além disso, ela alerta para um risco especialmente grave: jogar antibióticos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário pode ajudar na criação das chamadas superbactérias. “Isso acontece porque os resíduos do medicamento ficam no ambiente e permitem que alguns microorganismos se adaptem a essas substâncias, tornando-se mais resistentes aos tratamentos convencionais. Ou seja, além de poluir o meio ambiente, o descarte incorreto de medicamentos aumenta o risco de termos infecções mais difíceis de tratar no futuro”, salienta.

Isso significa que infecções comuns podem deixar de responder aos tratamentos utilizados atualmente, exigindo medicamentos mais fortes, mais caros e com mais efeitos colaterais. “Doenças muito frequentes, como infecções de pele, garganta, urinária, pneumonia, até infecção hospitalar simples podem se tornar grandes problemas. O risco é voltarmos a uma era pré-antibiótico em que as infecções que hoje são tratáveis voltariam a ser ameaçadoras à vida”, alerta a médica.

3 – Plantas medicinais ou fitoterápicos não fazem mal se jogados no lixo comum ou na natureza.

Mesmo fitoterápicos ou medicamentos que consideramos “menos agressivos” podem ter compostos ativos que afetam organismos vivos, com risco de efeitos bioacumulativos, se acumulados no solo ou água. “Plantas medicinais com alto teor de compostos fenólicos, alcaloides ou substâncias bioativas fortes tendem a persistir no ambiente, serem tóxicas para micro-organismos, insetos ou organismos aquáticos, mesmo em baixas concentrações”, explica o professor Teitge. Algumas plantas populares entram nessa categoria, como o boldo – utilizado em forma de chá para tratar problemas digestivos – e a erva-cidreira, que tem efeito calmante.

4 – Se a embalagem estiver vazia, não há riscos para o meio ambiente.

De acordo com o farmacêutico Danilo Pinheiro Stahelin, muitas embalagens — especialmente blisters (cartelas), frascos de xaropes, pomadas ou ampolas — retêm traços de medicamentos, mesmo após o consumo completo. Esses resíduos podem conter princípios ativos com ação farmacológica, que contaminam solo e água se descartados no lixo comum. “O problema não é apenas uma embalagem isolada, mas o acúmulo de resíduos em lixos domésticos, lixões ou aterros, onde não há tratamento adequado para esse tipo de resíduo químico”, explica.

Algumas substâncias presentes nos medicamentos (como antibióticos, hormônios e anti-inflamatórios) não se degradam facilmente no ambiente, podendo persistir e afetar organismos aquáticos e micro-organismos do solo, mesmo em concentrações muito baixas.

Além disso, os blisters, por exemplo, combinam alumínio e plástico, o que dificulta sua reciclagem e aumenta o risco de descarte incorreto. Frascos de vidro ou plástico também requerem cuidado por conta do risco físico (quebras, ferimentos) e contaminação residual.

5 – Medicamento vencido há mais tempo perde a eficácia, então não tem problema jogar no lixo comum.

Estar “mais vencido” não reduz o risco ambiental. “O prazo de validade indica segurança de uso, mas o risco ambiental permanece mesmo após vencido”, esclarece o farmacêutico.

6 – Se estiver dentro da validade, posso doá‑lo. 

Cuidado. Doar medicamentos que sobraram em casa pode parecer um gesto de solidariedade, mas envolve riscos importantes para a saúde. Mesmo dentro do prazo de validade, esses produtos podem ter sido armazenados de forma inadequada — em locais úmidos, quentes ou expostos à luz —, o que compromete sua eficácia e até pode gerar substâncias nocivas. Além disso, frascos abertos, cartelas violadas e a falta de bula ou embalagem original aumentam as chances de contaminação e uso incorreto.

Outro perigo está na automedicação: quem recebe o medicamento doado pode utilizá-lo sem prescrição médica, agravando doenças, mascarando sintomas ou provocando interações perigosas com outros fármacos. Crianças, idosos e pessoas com condições crônicas são os mais vulneráveis. Por isso, Carmila Ahrens alerta que a doação de medicamentos só deve ocorrer por meio de programas oficiais, em farmácias solidárias ou unidades de saúde autorizadas. “Fora desses canais, um ato de boa vontade pode se transformar em um risco sério à vida”, ressalta.

7 – Não é problema meu, a indústria ou o governo que tem que resolver.

A logística reversa dos medicamentos envolve todos: governo, empresas, farmácias e você, cidadão. O descarte correto começa em casa.

Recomendações práticas

  • Guarde separadamente os medicamentos vencidos ou que você não vai usar mais, até levá-los a um ponto de coleta.
  • Antes do descarte, mantenha embalagens fechadas e fora de alcance de crianças e animais domésticos.
  • Leia as bulas e embalagens; às vezes há orientações específicas para o descarte.
  • Compartilhe essas informações na sua comunidade: o desconhecimento é uma das maiores causas do descarte errado.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo, reconhecido como líder e referência no setor educacional, teve sua origem como um prestigiado curso pré-vestibular, expandindo sua atuação para se tornar uma instituição de destaque no campo da educação. Integrante do Grupo Positivo, sua história é marcada pelo compromisso de formar indivíduos éticos, conscientes e solidários, preparados para os desafios futuros com excelência. Desde os primeiros estágios da jornada educativa, o Colégio Positivo se distingue por sua abordagem transformadora, presente em todos os níveis de ensino. Com uma presença consolidada em 27 unidades distribuídas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a instituição acolhe aproximadamente 18 mil alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia robótica e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Rua da Música celebra Marisa Monte com programação especial de pré-show

0

Espaço do Parque Jaime Lerner oferece música ao vivo e experiência gastronômica antes do show na Pedreira Paulo Leminski

Neste sábado (15), a Rua da Música do Parque Jaime Lerner presta homenagem à “Musa da MPB”, Marisa Monte. O público que estiver aguardando a apresentação da cantora na Pedreira Paulo Leminski poderá aproveitar o clima de pré-show em um ambiente vibrante, com opções gastronômicas variadas nos restaurantes locais e muita música ao vivo. A programação está prevista para começar às 16h e seguir até às 19h.

“Marisa Monte é uma das artistas mais importantes e influentes da música brasileira contemporânea, reconhecida por sua voz única e repertório diversificado. Seu público tem total sinergia com a experiência cultural e gastronômica que proporcionamos na Rua da Música, alinhando-se perfeitamente à proposta de valor do espaço”, destaca Helio Pimentel, CEO do Parque Jaime Lerner, complexo que integra a Rua da Música, a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski.

A iniciativa reforça o papel da Rua da Música como ponto de encontro cultural em Curitiba, oferecendo aos fãs uma oportunidade de vivenciar a arte de Marisa Monte em diferentes momentos do dia, antes mesmo de seu aguardado show na icônica Pedreira.

GT Building é reconhecida como destaque em Construção Civil no Prêmio Líderes do Paraná 2025

0

A incorporadora GT Building foi a vencedora na categoria Negócios Imobiliários e Construção Civil do Prêmio Líderes do Paraná 2025, promovido pelo LIDE Paraná – Grupo de Líderes Empresariais. A premiação, considerada o maior palco do empresariado paranaense, homenageia empresas e líderes que se destacam pela excelência, propósito e impacto real em seus setores.

O reconhecimento consolida o papel estratégico da GT Building no desenvolvimento do mercado imobiliário e da construção civil no estado. A empresa se diferencia pela inovação em seus empreendimentos, qualidade construtiva e compromisso com o crescimento sustentável das cidades paranaenses.

Em sua quinta edição, a maior premiação empresarial do estado — o Prêmio Líderes do Paraná — valoriza organizações e lideranças que impulsionam o desenvolvimento do Paraná e inspiram o futuro dos negócios em diferentes segmentos econômicos, reconhecendo legados e práticas inovadoras.

A metodologia de seleção é transparente, participativa e auditada pela Grant Thornton, o que confere credibilidade e isenção ao processo. Ao conquistar o Prêmio Líderes do Paraná 2025, a GT Building reafirma seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento do setor imobiliário, reforçando sua posição como uma das empresas mais influentes e admiradas do estado.

Pelo segundo ano consecutivo, Neodent é reconhecida como Indústria destaque no Prêmio Líderes LIDE Paraná 2025

0

A Neodent, líder na fabricação de implantes dentários e presente em 97 países, foi destaque no Prêmio Líderes LIDE Paraná 2025, uma das principais iniciativas de reconhecimento empresarial do Estado. A empresa conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar da categoria Indústria.

Para o presidente da Neodent, Alexei Costa, o reconhecimento reforça o papel da companhia como referência em inovação e desenvolvimento econômico: “Esse resultado reflete o trabalho de um time comprometido em levar a Odontologia brasileira para o mundo, através de soluções de alta qualidade e tecnologia. Ser mais uma vez vencedora entre as principais indústrias do Paraná é motivo de orgulho e mostra a força da Neodent como marca nacional de alcance global”. 

A cerimônia, realizada nesta terça-feira (11/11) no White Hall Jockey Eventos, em Curitiba, reuniu lideranças de empresas que se destacam em diferentes áreas da economia no estado. O fundador da Neodent, Dr. Geninho Thomé figurou entre os três maiores empresários do Paraná em 2025, distinção que reconhece sua trajetória empreendedora e contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “Estar entre os melhores é uma grande honra. Esse reconhecimento é fruto do trabalho de todos que acreditam no poder de empreender, inovar e transformar realidades. O Paraná é um celeiro de talentos, e ver esse ecossistema crescer é motivo de orgulho”, destaca.

O LIDE Paraná reúne líderes empresariais e institucionais de diversos setores, e o prêmio busca enaltecer exemplos de excelência em gestão, sustentabilidade e visão de futuro. Para a Neodent, o reconhecimento reforça seu propósito de transformar vidas por meio de sorrisos e a força do empreendedorismo paranaense no cenário global.

Sobre a Neodent

Fundada há mais de 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da Odontologia. Com um amplo portfólio e presença em 97 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia dos 3 mil colaboradores que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.

Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.

Réveillon 2026 ganha alma alemã no Essen Biergarten

O Essen Biergarten, restaurante típico alemão de Curitiba, prepara uma celebração de Ano Novo inspirada nas tradições germânicas, com boa comida, brindes generosos e um animado clima de confraternização para reunir famílias e amigos. A virada do ano será marcada por fogos ecológicos (silenciosos) e espumante para comemorar. A casa abre as portas às 19h, com buffet servido até 1h da manhã, open bar até as 2h e área kids monitorada. As reservas já estão abertas e os lugares são limitados. Informações: 41 9 9281-1590.

O menu do Essen para o Réveillon traduz o espírito de harmonia da casa: pratos típicos da cozinha alemã estarão lado a lado com receitas clássicas das festas de fim de ano brasileiras. O buffet caprichado trará pratos como Eisbein à pururuca, Kassler, Spätzle com linguiça Blumenau ou ao sugo, salsichas alemãs ao estilo Biergarten e Goulash, e também preparos que remetem à tradição nacional, entre eles leitão assado inteiro, mignon ao molho madeira, costelinha com lentilha, salmão ao molho de tangerina e risoto de gorgonzola, maçã verde e castanha de caju.

As saladas equilibram o frescor e a textura. As opções vão desde uma versão alemã da clássica Caesar à tradicional wurstsalat (salada de salsichão), passando por coleslaw, mix de folhas com frutas e nozes e maionese cremosa. As sobremesas encerram a ceia com um toque festivo e único: As sugestões são mini apfelstrudel, torta alemã, bolo floresta negra e mesa de frutas da estação.

Para acompanhar a mesa farta, a seleção de bebidas do Réveillon Essen inclui chope, vinhos argentinos e chilenos, espumante, whisky 8 anos, Kir Royal, Campari, Martini e o tradicional ponche de frutas. Água e refrigerantes estarão disponíveis durante todo o evento. Tudo à vontade!
A noite promete o clima de confraternização que é marca do Essen Biergarten, com serviços adicionais para garantir a tranquilidade dos clientes. Estarão disponíveis a área kids monitorada (até as 23h30) e o estacionamento gratuito (sujeito à lotação).

Os convites para o Réveillon no Essen Biergarten já estão disponíveis no primeiro lote até 26 de novembro, com valor de R$ 420 por pessoa. Crianças até 5 anos têm entrada gratuita, e aquelas entre 6 e 14 anos pagam metade do valor (R$ 210). A partir dos 14 anos, o ingresso passa a ter o valor integral. As reservas são limitadas e confirmadas mediante pagamento antecipado.

Serviço
Réveillon Essen Biergarten
Data: 31 de dezembro de 2025
Rua José Sabóia Cortes, 358, Centro Cívico, Curitiba
Reservas mediante pagamento antecipado
Informações e reservas: (41) 9 9281-1590

Em expansão, Goldko, marca de chocolates sem açúcar, inaugura unidade em Maringá

0

Com cafés, chocolates e presentes para todos os estilos, a nova loja chega oferecendo uma experiência completa em um ambiente acolhedor e moderno

A GoldKo, marca brasileira que revolucionou o mercado de chocolates ao unir indulgência e bem-estar, segue expandindo sua presença pelo país. A próxima inauguração acontece nesta sexta-feira (14) às 16h na Avenida São Paulo, 999, no Akash Mall, em Maringá, Paraná, reforçando o plano de expansão da rede por meio do modelo de franquias.

Fundada pelos irmãos Gregory e Chantal Kopenhagen Goldfinger, junto com seu Pai Paulo, a GoldKo nasceu com o propósito de transformar o prazer de comer chocolate em uma experiência mais consciente — sem adição de açúcares, com um vasto portfólio de opções sem glúten e opções veganas, mas com o mesmo sabor surreal que conquistou milhares de consumidores.

Nos últimos meses, a marca ganhou destaque nacional ao viralizar no TikTok, onde seus conteúdos sobre produtos e bastidores da vida da fundadora Chantal ultrapassaram milhões de visualizações.

Esse crescimento orgânico impulsionou o reconhecimento da GoldKo como uma das marcas mais queridas da nova geração de consumidores que buscam equilíbrio, autenticidade e sabor.

Com cafés, chocolates e presentes para todos os estilos, a nova loja chega oferecendo uma experiência completa em um ambiente acolhedor e moderno, com design característico da marca.

Segundo Gregory Goldfinger, CEO da GoldKo, a expansão tem como objetivo aproximar ainda mais o público da marca.
“Cada nova loja representa um pedacinho do nosso sonho: mostrar que é possível se permitir sem culpa e transformar o consumo de chocolate em um momento de prazer real e equilibrado.”
A unidade será operada por Danusa Maria de Camargo Dias Araujo e Haroldo Beltrão Netto que passam a integrar a família de franqueados GoldKo, com a primeira loja na cidade — que já conta com presença nacional, e vai fechar o ano com mais de 30 lojas operando.

“Dirce Merlin Clève: uma vida entre letras, escolas e sonhos”, a história de uma trajetória dedicada à educação

0

A paixão pela leitura acabou mudando a vida da menina que era vista em todos os lugares com um livro debaixo do braço. E mudou também a vida dos alunos dessa leitora incansável que se tornou uma das mais respeitadas educadoras do Paraná, como mostra a biografia “Dirce Merlin Clève: uma vida entre letras, escolas e sonhos”, do jornalista Diego Antonelli, lançado nesta quinta-feira (13) no UniBrasil.

Professora marcante para quem conviveu com ela nas salas de aula, Dirce Clève foi aluna de Helena Kolody, uma das maiores poetisas do Brasil – o que despertou ainda cedo o hábito da leitura e a paixão pelas descobertas. Decidida a trabalhar com educação, que considera a melhor forma de contribuir com a sociedade e ajudar a tornar o mundo melhor, se formou em Letras e fundou a Escola Professor Brandão, em Pitanga. Instalou o ensino ginasial, de 5ª a 8ª série, foi diretora e professora de Língua Portuguesa e Estudos Sociais.

Após deixar as salas de aula, seguiu em atividade. Como voluntária da organização Soroptimist International, desenvolveu trabalhos na área dos direitos humanos e atuou na luta contra a exploração das meninas e mulheres vítimas de tráfico sexual. Como pesquisadora e educadora, manteve a rotina de estudos e palestras, escreveu artigos e publicou três livros: “Direitos Humanos para Mulheres e Meninas” (2007) e “Descobrindo Novos Horizontes” (2012) e “A Família Pschera” (2024), sobre a trajetória de sua família materna.

“Dirce Merlin Clève: uma vida entre letras, escolas e sonhos” oferece ainda um bom panorama do período de crescimento e urbanização do Paraná, das ruas de terra de Pitanga, cidade que ela ainda carrega no coração, à chegada à capital. E mostra o lado familiar da educadora, que é apaixonada por plantas, hábil com as agulhas de tricô e tem mãos mágicas para a cozinha, como definem os filhos.

Aos 91 anos, Dirce Merlin Clève avisa que não pretende parar. “Vou continuar, publicar novos livros. Tenho uma porção de coisas diferentes, muito material escrito, tem muita coisa que eu ainda quero juntar”. Até hoje, conta a professora, ex-alunos demonstram carinho pelo trabalho desenvolvido – para ela, o mais gratificante. “Recebi esses dias um aluno de Pitanga, que hoje trabalha na Bahia. Ele veio agradecer por tudo que eu fiz pela escola e pelos alunos na década 1960. São coisas que valem a pena, eles não esquecem da gente”.

Nascida em Canoinhas (SC), Dirce Merlin Clève passou a infância em Ponta Grossa e se mudou com a família para Curitiba aos 11 anos. Aos 23, se casou Jeorling Joely Cordeiro Clève, que viria a ser juiz, desembargador e membro da Academia Paranaense de Letras. O casal teve quatro filhos: Clèmerson, Christiane, Luiz Roberto e Luciane.

Empresas apostam em tecnologia para aumentar segurança no transporte de funcionários

Em um país onde a insegurança ainda marca a rotina de motoristas e passageiros de
aplicativos, novas soluções tecnológicas começam a mudar a forma como as empresas
gerenciam o transporte de seus funcionários. A promessa é simples, mas ambiciosa: usar
dados para cuidar de pessoas.
O avanço vem da telemetria embarcada, um conjunto de câmeras e sensores que monitora
o comportamento de direção em tempo real. A tecnologia, já comum em frotas de
caminhões, chega agora aos veículos leves e às plataformas de mobilidade corporativa. Ao
registrar curvas bruscas, freadas, sinais de fadiga e outros eventos, o sistema permite agir
antes que um problema aconteça, bem como oferece evidências confiáveis quando algo
foge do previsto.
No Brasil, a Autonomoz foi a primeira empresa de mobilidade corporativa a instalar
câmeras e sistemas de vídeo telemetria em carros de motoristas parceiros. A iniciativa abriu
espaço para um novo modelo de transporte de colaboradores, que combina tecnologia,
rastreabilidade e cuidado humano.
A companhia conecta empresas que precisam transportar equipes a motoristas autônomos
cadastrados em 175 cidades. Dessa forma, substitui frotas próprias e terceirizadas por uma
rede digital de viagens corporativas monitoradas em tempo real. E, em relação à telemetria,
uma central acompanha as ocorrências e orienta os condutores durante as rotas, garantindo
respostas rápidas em caso de risco.

“A telemetria é uma forma de usar tecnologia a favor da segurança. Ela garante proteção e
reconhecimento ao motorista, que é o eixo central da operação. Nosso papel é dar suporte
para que ele dirija com mais confiança”, explica Pablo Gonzales, especialista em mobilidade
da Autonomoz.

Tecnologia que antecipa riscos e protege pessoas
O sistema de telemetria usa equipamentos fornecidos pela Infleet, que funcionam como um
copiloto digital. As câmeras identificam distrações, sonolência ou excesso de velocidade e enviam trechos curtos de vídeo para análise da equipe técnica da Autonomoz. Quando há necessidade, os técnicos orientam o motorista sobre como corrigir o comportamento de direção.
Para os motoristas parceiros, as câmeras embarcadas funcionam como uma aliada. O equipamento aumenta a segurança no dia a dia e registra o que acontece durante as
viagens, recurso que ajuda a esclarecer situações de risco ou imprevistos na rota. Uma vantagem adicional é que o sistema também pode ser utilizado em corridas realizadas por outros aplicativos.
Gonzales ressalta que a privacidade do motorista é garantida, uma vez que a Autonomoz visualiza somente os dados e as imagens captadas durante uma viagem com passageiro Autonomoz embarcado no veículo.
Do outro lado da operação, as empresas que contratam o serviço ganham rastreabilidade.
Cada deslocamento corporativo gera relatórios sobre rotas, horários e padrões de direção, informações que ajudam na gestão de riscos e na tomada de decisões. Com isso, o transporte de funcionários se torna mais previsível, transparente e confiável.

Mobilidade inteligente, segura e em qualquer lugar
A integração entre tecnologia e cuidado vem mudando o padrão da mobilidade corporativa. Isso porque o monitoramento em tempo real cria um ambiente de viagem mais seguro para quem dirige e mais confiável para quem contrata. Além de reduzir riscos, os dados ajudam
a planejar rotas, controlar jornadas e reforçar a responsabilidade das empresas sobre o transporte de seus colaboradores.
“Quando uma companhia escolhe nosso serviço, ela reforça o compromisso de proteger quem trabalha para ela”, comenta Pablo Gonzales. Ele explica que cada alerta registrado alimenta um banco de dados que serve para orientar motoristas e melhorar protocolos internos de segurança. A prática ajuda a construir uma cultura de direção responsável e de cuidado mútuo.

Sobre a Autonomoz
A Autonomoz é referência em mobilidade corporativa inteligente, segura e sustentável. Com oito anos de atuação, a empresa possui motoristas parceiros em 175 cidades de norte a sul do Brasil, realizando mais de 2,5 milhões de quilômetros por mês com segurança.
Pioneira em inovação, a companhia digitalizou processos, implantou telemetria e vídeo telemetria embarcada em veículos de aplicativo e adota práticas de sustentabilidade que otimizam recursos e reduzem impactos ambientais. A segurança dos passageiros e motoristas faz parte da missão da empresa, que inclui em seus processos o estímulo à manutenção dos veículos, monitoramento de jornada e protocolos rigorosos de prevenção de acidentes.
Com sede em Curitiba, a Autonomoz conecta motoristas parceiros às empresas e investe em pessoas e tecnologia para transformar vidas por meio da mobilidade.

Chegada do Papai Noel abre Natal do City Center Outlet Premium em Campo Largo

0

Programação segue até 20 de dezembro com desfiles e campanhas promocionais

O Natal do City Center Outlet Premium, em Campo Largo (PR), começa neste sábado, dia 15 de novembro, às 15h, com o tradicional desfile do Papai Noel e seus ajudantes pelo mall. A programação gratuita segue até o dia 20 de dezembro com atrações para toda a família.

No dia 28 de novembro, das 12h às 15h, o bom velhinho receberá as crianças para fotos e entrega de cartas. Já nos dias 29 de novembro, 6, 13 e 20 de dezembro, entre 12h e 18h, o público poderá acompanhar duas apresentações diárias dos desfiles natalinos, com personagens e músicas que celebram o espírito da data.

Além das atrações, o outlet preparou duas promoções de Natal. Na ação Compre e Ganhe, a cada R$ 700 em compras, o cliente recebe um kit sobremesa da Germer com quatro pratos de porcelana nas cores branca e vermelha. A campanha vai de 4 a 24 de dezembro ou enquanto durarem os estoques, limitada a um brinde por CPF.

Já na promoção Compre e Concorra, a cada R$ 350 em compras, o cliente ganha um cupom para participar do sorteio de 10 kits de prêmios, cada um com uma mala de viagem e R$ 5 mil em vales-compra. A ação é válida de 4 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, com sorteio em 5 de janeiro de 2026.

Serviço
Natal do City Center Outlet Premium
City Center Outlet Premium – R. João Bertoja, 1995 – Itaqui de Cima, Campo Largo (PR)
Abertura: 15/11 às 15h
Programação: Cortejo do Papai Noel e atendimento às famílias
Dias: 28/11, 29/11, 6/12, 13/12 e 20/12 das 12h às 18h

 Campanhas:

Compre e Ganhe: de 4 a 24/12 ou enquanto durarem os estoques
Compre e Concorra: de 4/12/25 a 4/1/26 (sorteio em 5/1/26)
🔗 Mais informações: citycenteroutlet.com.br | @citycenteroutletpremium

Sobre o City Center Outlet Premium
Localizado em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, o City Center Outlet Premium é o primeiro e único outlet do Paraná e um dos maiores do Brasil, com mais de 100 lojas em 74 mil m² de área construída. O empreendimento oferece descontos de até 70% durante todo o ano e experiências de compras, lazer e entretenimento em um espaço a céu aberto. É o primeiro outlet com cinema do país, com cinco salas Cineplus e capacidade para 887 pessoas. O City Center Outlet Premium é administrado pelo Grupo Tacla Shopping, que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

UniCuritiba promove 2ª Feira de Empregabilidade

0

UniCuritiba promove 2ª Feira de Empregabilidade

Evento que aproxima quem está em busca de colocação profissional a grandes empresas de Curitiba será no dia 13/11, das 19h às 22h

Com quase 24 mil novos empregos formais criados no primeiro semestre de 2025 e um crescimento de 33% no número de empresas abertas entre janeiro e setembro, Curitiba mantém sua economia aquecida e excelentes índices de empregabilidade. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento mostram isso.

Para ajudar quem deseja surfar a onda do pleno emprego na capital paranaense, o UniCuritiba – instituição da Ânima Educação – realiza no dia 13 de novembro, das 19h às 22h, a 2ª Feira de Empregabilidade. O evento une estudantes, migrantes, trabalhadores que estão em busca de recolocação profissional e empresas interessadas em receber currículos e conhecer as habilidades dos candidatos.

A feira é aberta à comunidade e não é necessário fazer inscrição. Para participar, basta comparecer no Campus Milton Vianna Filho, na rua Chile, 1.678, no bairro Rebouças. O evento será no Bloco E (térreo).

Nesta edição, empresas como RentCars, Trilhas, GRPCom, Neodent, Hotéis Bourbon, Rumo e Farmácias Unipreço já confirmaram presença. Além delas, a 2ª Feira de Empregabilidade do UniCuritiba conta com a participação do Sebrae, CIEE Paraná, Unilehu e IEL.

Quem escolheu Curitiba para fixar residência também terá atenção. Os migrantes que visitarem o evento serão atendidos por estudantes que participam do Connect, projeto de extensão desenvolvido pelo UniCuritiba desde 2021 para auxiliar estrangeiros que precisam de ajuda na tradução de suas experiências de trabalho e na criação de currículos nos moldes brasileiros.

Idealizadora do projeto e da Feira de Empregabilidade, a professora Helaine Badia explica que o objetivo é ajudar na inserção desse público no mercado de trabalho local. “Além de contribuir com os migrantes que tentam se estabelecer em Curitiba, o Connect também beneficia os estudantes do UniCuritiba, que têm a oportunidade de alinhar seu projeto de vida ao propósito de contribuir para um mundo melhor.”

Oportunidade de networking

Consultora nas áreas de Empreendedorismo e Recursos Humanos, Helaine Badia diz que a feira é a oportunidade ideal para quem deseja estreitar o relacionamento com as empresas participantes, entregar currículos e fazer networking. “Teremos uma sala reservada para entrevistas, caso as empresas queiram adiantar o processo de seleção e agilizar as contratações ainda durante o evento.”

Temas como inclusão, diversidade, empreendedorismo e sustentabilidade estão contemplados no evento. Entre os parceiros da feira promovida pelo UniCuritiba estão instituições e programas voltados à capacitação de pessoas com deficiência, contratação de jovens aprendizes e orientações para quem deseja empreender.

Serviço:

• O quê: 2ª Feira de Empregabilidade do UniCuritiba

• Quando: 13/11 (quinta-feira), das 19h às 22h

• Onde: Campus Milton Vianna Filho, no Bloco E (térreo) – rua Chile, 1.678, bairro Rebouças.

• Quanto: gratuito

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.