O livro apresenta a cidade de Curitiba em 1000 fotos. O autor, Armando Terribili Filho, é apaixonado pela cidade e, durante a pandemia, utilizou sua bike para realizar esta viagem fotográfica por 57 bairros da capital paranaense.
Fundador e Diretor Executivo da IMPARIAMO, doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós-doutor em metodologias de gerenciamento de projetos (UNESP), mestre em Administração de Empresas e bacharel em Matemática, Armando desbravou Curitiba juntamente com sua bike, chamada Celeste, que segundo o autor “é fiel, destemida, corajosa e sua companheira”.
Segundo ele, os primeiros passeios foram no bairro Água Verde, quando iniciou pesquisas sobre a história do bairro e passou a registrar em fotos seus passeios, postando as imagens em suas redes sociais. Os posts tiveram grande repercussão entre seus amigos, principalmente os que torciam para o clube de futebol Atlético, pois fotografou a Arena da Baixada. Com essa divulgação foi desafiado pelos torcedores do Coritiba para ir até o Alto da Glória. E assim iniciou a jornada pelos bairros da capital.
Em março de 2020, com o início da pandemia, e todos os compromissos cancelados, o autor e a Celeste retornaram os passeios e as pesquisas sobre Curitiba. Segundo ele, as ruas estavam vazias, “Era como se a cidade estivesse de braços abertos”, explica.
Para cada bairro apresentado no livro foi criado um ícone como símbolo de identidade visual, ultrapassando os limites dos belos e tradicionais pontos turísticos da cidade, atribuindo a cada bairro a sua personalidade. Nas quatro páginas de cada bairro, além de fotos e informações, é mostrada a localização geográfica na cidade com questões estimulantes para debate em sala de aula, para estudantes de todos os níveis de ensino.
É uma obra eclética, que pode, inclusive, ser disponibilizada em hotéis, restaurantes, consultórios, escritórios, galerias, bibliotecas, ou na sala de casa de todo cidadão que tem orgulho de Curitiba.
O livro terá lançamento na primeira quinzena do mês de maio no The American Way Café, com sessão de autógrafos e um bate papo com o autor.