A agtech paranaense Supercampo confirmou presença e é patrocinadora Mega da 5ª edição do Digital Agro, um dos principais eventos de tecnologia e inovação no setor do Agronegócio. A feira acontece entre os dias 12 e 14 de julho, e tem como tema “AgroRevolution – do Campo à Mesa”, trazendo para pauta assuntos de relevância como inovação, investimento, cases e startups.
Uma das grandes novidades apresentadas no stand da Supercampo será o processo de digitalização das lojas agropecuárias, inclusive com o lançamento de um dos aplicativos desenvolvidos pela agtech durante a feira – o Loja Frísia, que já pode ser acessado por Android e Apple. “Neste formato de ‘Balcão Digital’, os cooperados poderão consultar a disponibilidade dos produtos, avaliar as especificações técnicas, comparar preço e fechar o pedido já informando a sua conta de débito. Então a loja física fará a separação dos itens e deixará tudo pronto para que o cooperado faça o pagamento e retirada no balcão. Com isto, o cooperado ganha tempo e agilidade para dedicar tempo em sua propriedade rural”, afirma o CEO da Supercampo, Leandro Carvalho.
Outras cooperativas também já estão avançando neste processo, como a Capal, que já possui o sistema operando e a Agrária, que usará o sistema em suas vendas B2B, para uma classe de indústrias cervejeiras.
Além do networking no stand, a Supercampo preparou um pitch, que será apresentado dia 14 de julho, às 14h20, no Hall do Futuro. Para Carvalho, o produtor rural está disposto a buscar os produtos de forma online e finalizar a compra virtualmente. “O crescimento do e-commerce dentro do agronegócio é visível”, avalia.
A pesquisa “A cabeça do agricultor na era digital”, realizada pela consultoria McKinsey & Company, mostra que 71% dos agricultores usam canais digitais diariamente para questões relacionadas ao campo e 33% do total de agricultores estão dispostos a comprar online. A pesquisa reuniu 600 agricultores de diferentes ramos e 46% destes passaram a utilizar os meios digitais no seu negócio.
“A transformação digital no agronegócio já é uma realidade”, reforça Leandro. “Cada vez mais novas tecnologias surgirão para serem facilitadoras dos processos visando otimizar os resultados. Nossa missão é acelerar o processo de transformação digital e conectar o produtor às melhores oportunidades de negócios”, pontua.
A empresa comercializa produtos de forma digital através da plataforma www.supercampo.com desde dezembro de 2021 e atualmente conta com mais de 120 mil produtos disponíveis, mais de 500 lojistas parceiros e cerca de 80 mil associados das 12 cooperativas acionistas. A plataforma está disponível para os cooperados através das lojas digitais e para o público final através do marketplace supercampo.com.