Quando decidiu largar a contabilidade da empresa da família, há 10 anos, o barbeiro Marcos Vinicius Grasseli, de 37 anos, não imaginava as mudanças que teria na carreira. Técnico em contabilidade, trabalhar no administrativo da auto-escola da família parecia o destino mais natural, mas sempre que ia ao barbeiro para cortar o cabelo, ficava incomodado com uma coisa: ninguém acertava o corte que ele pedia.
Decidido a aprender o ofício e insatisfeito com o dia a dia de contador, Marcos foi atrás de formação profissional, fez cursos e, por cerca de três anos, chegava a pagar aos barbeiros de seu bairro, em Curitiba, para passar um período com eles, observando as técnicas que utilizavam. “Quando comecei, a profissão de barbeiro ainda não tinha se popularizado tanto, quase não existiam cursos de formação na área. Por isso, eu comecei a acompanhar o dia a dia dos barbeiros que eu conhecia, por curiosidade mesmo”, explica.
Logo ele abriu a própria barbearia, mas segui aprofundando os estudos. Foi atrás de cursos de marketing e empreendedorismo e se especializou em diferentes técnicas de beleza, inclusive em visagismo.
Nos primeiros anos como barbeiro, Marcos já tinha uma clientela fidelizada e muitos começaram a pedir dicas de como cuidar do cabelo e da barba. Começou a ensinar as técnicas no próprio estabelecimento e, assim, foi formando novos profissionais.
Percebendo a carência de bons cursos na área e com a demanda cada vez maior, principalmente no período da pandemia, Marcos desenvolveu sua própria metodologia e passou a oferecer conteúdo e treinamento, tanto para atualização de barbeiros de longa data, quanto para formação profissional a aspirantes do ofício.
“Eu mesmo desenvolvi os conteúdos, de acordo com a necessidade dos profissionais que me procuravam. O carro chefe é o curso master de barbearia, no qual o aluno aprende o ofício do zero, com programa de estágio e várias modalidades de atendimento totalmente personalizado”, destaca Marcos Grasseli.
Com mais de 20 cursos de capacitação no currículo, o ponto alto de sua carreira foi em 2021, quando foi a Belo Horizonte para um treinamento internacional. No evento, ele ficou em segundo colocado em uma batalha de barbeiros, que teve mais de 200 competidores, o que também projetou o seu nome em nível nacional.