Cerca de 9,5 mil pessoas, entre elas estudantes e professores das escolas municipais de dez cidades do Paraná e de Santa Catarina, foram beneficiadas com o projeto “Bibi Cricri – Bichos e Crianças”, que contou com apresentações teatrais, oficinas de criação e contação de história e distribuição gratuita de livros infantis. O projeto que levou ao público apresentações teatrais via internet para as comunidades escolares, foi realizado em duas etapas: uma entre os dias 29 de março e 05 de maio de 2023 e outra entre os dias 05 de junho e 05 de julho. Ao todo, foram 24 apresentações realizadas.
Na primeira fase do projeto, cerca de sete mil pessoas tiveram acesso às apresentações, oficinas e livros infantis, nas cidades de Morretes, Sengés e Itaperuçu, no Paraná, e Barra Velha, em Santa Catarina. Já na segunda fase foi a vez das comunidades escolares de Reserva do Iguaçu, Cruz Machado, Boa Vista da Aparecida e Mariluz, no interior do Paraná, além dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Mário Covas, Moradias Corbélia e Palmeiras, de Curitiba, e escolas de Balneário Barra do Sul, em Santa Catarina. Nesta etapa, foram 2,5 mil pessoas beneficiadas.
As histórias foram apresentadas pela atriz Ligia Ferreira, que também é responsável pela coordenação do projeto. “Escolhemos municípios e regiões que são mais afastadas dos grandes centros e que geralmente têm menos acesso a produções artísticas. Consideramos que foi uma oportunidade para que as comunidades desses locais recebessem produtos culturais e também para que os professores pudessem aprender sobre o ofício da contação de histórias, além de passar isso aos alunos”, explica a atriz. Os estudantes que assistiram ao espetáculo, segundo a atriz, fazem parte da Educação Infantil, desde os 4 anos, além dos estudantes do Ensino Fundamental 1.
O projeto foi realizado pela produtora ViraVolta Cultural e pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As apresentações contam com patrocínio da Sanepar e incentivo do Programa Paraná Cultural, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Paraná.
Histórias online
O espetáculo é composto por quatro histórias: “Tatá e Cacá”, que fala sobre uma menina apaixonada por tartarugas e que ganha uma companheira para a vida inteira; “Dudu e o pássaro”, a respeito de um garoto que conhece um pássaro e, juntos, passam a fazer música; “Dora e Nino”, sobre uma menina e seu cachorro que gosta muito de morder, roer e mastigar; e “Tito e o amigo de quatro patas”, história de um menino considerado o mais rápido da escola em que estuda e que descobre um parceiro tão ligeiro quanto ele.
Para realizar a exibição, cada município ou escola recebeu com antecedência os links das apresentações teatrais, que foram acessados em dias e horários agendados. As crianças puderam, dessa forma, assistir ao espetáculo conforme a estrutura dos locais, seja por meio de um projetor, no laboratório de informática ou pela televisão da instituição de ensino. A transmissão foi realizada sempre em dois horários: um pela manhã e outro pela tarde. “Dessa forma, o projeto conseguiu contemplar professores e alunos dos dois turnos de ensino das escolas”, comenta Lígia.
Oficinas para professores
As comunidades escolares também receberam oficinas, chamadas de “Cria e Conta”, que abordaram a criação e narração de histórias. Os trabalhos foram destinados aos professores e ao público em geral com mais de 18 anos. “O objetivo foi estimular o processo criativo autoral dos participantes, por meio da escrita e da narração. Quem participou foi convidado a desenvolver a criatividade, a imaginação, a oralidade, a expressão corporal, a iniciativa e o espírito lúdico”, diz Lígia. Durante a oficina, a atriz ofereceu mentoria para a criação de histórias e desenvolvimento da narração.
Distribuição de livros infantis
Além disso, também foram entregues exemplares do livro “Bibi Cricri – Bichos e Crianças” aos municípios. Ao todo, foram impressos 1.800 exemplares, distribuídos para as bibliotecas, escolas e casas de leitura das cidades contempladas. A Biblioteca Pública do Paraná (BPP), por exemplo, recebeu 560 cópias da obra.
Ficha Técnica
Realização: ViraVolta Cultural e Ministério da Cultura/Governo Federal
Coordenação geral, atuação e oficinas: Ligia Ferreira
Produtor executivo, técnico de som e vídeo: Flávio Araújo
Ilustrações, design e projeto gráfico do livro: Carla Irusta