Na estrutura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os componentes curriculares de Sociologia e Filosofia fazem parte das Ciências Humanas e Sociais. Profundamente conectadas, as duas disciplinas estão, também, entre as mais importantes para os estudantes, uma vez que dominá-las contribui fortemente para solucionar todo o restante da prova. Para ajudar quem vai prestar o exame em 2023, o time de formação do Sistema Positivo de Ensino identificou os assuntos mais cobrados nas provas de Sociologia e Filosofia do Enem nos últimos cinco anos.
De acordo com o assessor de Filosofia do Sistema Positivo de Ensino, Flavio Fernando de Souza, os conteúdos que aparecem no levantamento têm em comum o fato de estarem muito marcados pelo conhecimento histórico. “Os conteúdos de Sociologia, mas também os de Filosofia, têm uma função essencial para o desenvolvimento da argumentação sobre questões sociopolíticas e econômicas do nosso país, atravessando as análises dos textos e da construção da proposta de intervenção na redação, por exemplo”, explica.
Nos últimos cinco anos, a prova de Filosofia do Enem trouxe como temáticas principais os seguintes assuntos:
Filosofia clássica – marcado principalmente pelos grandes filósofos gregos, como Platão, Aristóteles e Sócrates, o período clássico tem algumas das principais contribuições da Filosofia para a humanidade. Fazem parte delas, por exemplo, o Método Socrático e o Mito da Caverna.
Filosofia Pré-Socrática – Tales de Mileto, Heráclito e Pitágoras são alguns dos expoentes dessa fase. Aqui, a Filosofia era voltada ao estudo da natureza e das leis fundamentais do universo. Não à toa muitos desses homens também se tornaram grandes nomes na Matemática e na Geometria, afinal, seus estudos estavam muito ligados à matéria.
Filosofia política – o grande objeto de estudo dessa área são as relações de poder e as relações entre os seres humanos. Mais atual, na comparação aos outros dois temas mais frequentes, a Filosofia política ocupa-se de conceitos como governo, Estado e liberdade.
Por sua vez, a prova de Sociologia teve como principais assuntos, nos últimos cinco anos:
Cultura – engloba as muitas formas de expressão humana, entre elas a linguagem, as artes, a escrita, os rituais e as crenças, entre outros. Essas características são, normalmente, comuns aos muitos indivíduos inseridos em determinado grupo social.
Cibercultura – o uso da internet e como ela modificou a cultura de massas, redes sociais, inovações tecnológicas e tudo o que vem com elas. Tudo isso está sob o guarda-chuva da cibercultura, própria da sociedade contemporânea.
Movimentos sociológicos – assim como para o componente curricular de História, os movimentos sociais são de grande interesse também para a Sociologia, que se dedica a estudá-los do ponto de vista das relações sociais e humanas.
Cidadania – do Código de Hamurabi aos direitos garantidos pela Constituição Federal Brasileira, a cidadania é um conceito que vem sendo construído ao longo dos milênios. Complexo, o tema pode ser abordado de diversas formas pelas questões do Enem.
“Exercitar o pensamento crítico é uma estratégia adequada para os candidatos que vão prestar o Enem. Mas também é muito importante estudar os conceitos, autores e principais características de cada um dos temas recorrentes apontados pelo nosso levantamento”, aconselha Souza.
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Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.