Dentro da sua proposta de programação cultural que busca aproximar a Arte e a saúde, o Espaço Cultural INC (Instituto de Neurologia de Curitiba), no Pátio Batel, inaugura a exposição “Uiara Bartira no Pátio”. Gravurista paranaense consagrada, com mais de 40 anos de carreira, a artista plástica traz em sua ancestralidade paterna o pioneirismo entre Arte e Medicina, o que a levou a realizar uma pesquisa profunda sobre a “Arte como Neurociência”. Quase 30 obras, entre pinturas e gravuras, compõem essa mostra que fica em cartaz até o dia 31 de janeiro e tem entrada gratuita.
Por ter vivenciado inúmeros processos relacionados à saúde, entre raios X durante a infância e a maternidade, além de reabilitações físicas, mentais e emocionais, explica a curadora da exposição, Márcia Aracheski, “Uiara Bartira incluiu no seu trabalho mais recente, de forma sutil, muito dessas experiências vividas, além de apresentar um aprimoramento das suas técnicas artísticas”. Essa produção mais recente da artista poderá ser conferida pelo público nesta exposição, como as três gravuras da Série Autocura: Gravura e Neurociência, e também a tela Corpo e Memória.
Nesta mostra estão presentes as seis pinturas da Série Natureza Humana, que participaram da XIV Florence Biennale (Bienal de Firenze), na Itália, em outubro deste ano. As obras trazem uma referência não só do percurso da artista, mas também do ser humano como um todo, além da geometria como anatomia da natureza. “Em uma aparente impressão, a geometria toma conta em um primeiro momento. Quadrados, ângulos, linhas verticais, horizontais e diagonais que tomam o espaço e a superfície da tela. Cores e formas diversas que ora lembram o movimento De Stijl de Mondrian ora trazem o Cubismo de Picasso”, explica a curadora.
A exposição ainda apresenta dez obras concretas das séries O Inalcançável e Impossibilidades e O Inatingível, além de pinturas em óleo da Série O amor está machucado e a arte ferida, e uma pintura da Série Mulheres Biônicas. De acordo com Márcia Aracheski, as transparências são um dos pontos que devem ser sinalizados nas obras reunidas nesta mostra. Em camadas de tintas coloridas, nota-se certa nitidez dos níveis inferiores, onde Uiara faz questão de deixar aparente, utilizando tinta aguada para o efeito desejado. “Para quem conhece a obra de Bartira, sabe que o Construtivismo é marcado por uma verticalidade impressionante e, nesse Lugar a artista se coloca em diversos – para não dizer todos – setores da vida”, observa. “Bem como sua personalidade límpida e forte, sua obra revela a alegria e satisfação da conquista de uma carreira de muito conhecimento e de sucesso”.
A artista
Após quatro décadas de trajetória, Uiara Bartira Saporiti Cioffi continua conquistando o mundo com sua produção. Pintora, desenhista, gravadora e orientadora, ela é uma das maiores gravuristas do Paraná e a primeira mulher considerada mestra da gravura local. Estudou pintura e gravura com Fernando Calderari (um dos grandes nomes da arte paranaense) e é formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes (Embap), além de ter se especializado em Nova Iorque. As últimas exposições realizadas pela da artista foram “O DeSAsSosSEGo da Forma”, no Museu Guido Viaro, entre os meses de junho e agosto deste ano, e na XIV Florence Biennale 2023.
SERVIÇO:
Exposição Uiara Bartira no Pátio
Local: Espaço Cultural INC – Hospital INC Filial Pátio Batel (Pátio Batel, piso S1)
Período: até 31 de janeiro de 2024
Visitação: funcionamento do shopping – segunda a sábado: 11h às 22h; domingos e feriados das 14h às 20h
Entrada: gratuita