Transformar ideias em objetivos e metas é uma forma de tirá-las do papel. E esse desafio é chamado no mundo dos negócios de “planejamento estratégico”. Esse processo é uma forma de documentar a direção do negócio. Contudo, com o pensamento equivocado de que o futuro não é previsível, muitos empreendedores e gestores ignoram uma regra básica da gestão empresarial: pensar na organização no curto, médio e longo prazo.
Uma pesquisa divulgada na Harvard Business Review aponta que 85% das equipes de liderança executiva gastam menos de uma hora por mês discutindo estratégias e 50% não gastam tempo algum. O estudo demonstra também que, em média, 95% dos funcionários de uma empresa não entendem sua estratégia, ou seja, estão conduzindo um barco sem rumo definido.
Na visão de Mariana Angeli, sócia da Agência de Gestão e Responsável pela área de Sucesso do Cliente, o planejamento estratégico é necessário para pavimentar o caminho e colocar todas as áreas da empresa na mesma direção. “Planejar é importante para todas as organizações, independente do porte e do estágio de maturidade do negócio. Um plano bem elaborado garante que toda a equipe, dos gestores aos funcionários, compreenda a importância de suas ações no resultado que se tem como meta. Em momentos de turbulências, o planejamento serve como uma bússola para ajudar a recalcular a rota para que a empresa siga na direção almejada”, afirma.
O planejamento estratégico é uma forma de colocar no papel as oportunidades e ameaças do mercado, o que proporcionará à empresa a vantagem de estar preparada para todo o tipo de cenário. A ferramenta contribui para melhorar a comunicação entre os times, permitindo que a cultura organizacional e os objetivos sejam incorporados por todos. Outro atributo do planejamento estratégico é possibilitar que novas contratações sejam feitas da melhor maneira possível, evitando que haja uma alta rotatividade no quadro de funcionários e atrasando o cronograma de planejamento. Por fim, planejar é fundamental para que os gestores tenham noção sobre os pontos fortes e fracos da sua empresa, além de uma visão da concorrência para uma tomada de decisão mais acertada.
Mas os empresários que não conseguiram definir as metas para 2024, ainda têm uma oportunidade de definir estratégias para seu negócio neste mês de fevereiro. A Agência de Gestão realiza, no próximo dia 24, o workshop presencial: “Imersão Estratégica 2024: Desenhando o Futuro da Sua Empresa em um Dia!
Na ocasião, Mariana Angeli, Camila Lorenz, Nayara Viana, Chafi Rimi e Carine Cardoso estarão disponíveis para ajudar os participantes a mapear o sucesso da sua empresa para os próximos dez meses de forma prática e em apenas um dia. “Nossa equipe irá trabalhar ao lado dos empresários e gestores, mostrando o passo a passo e guiando-os na criação do seu planejamento estratégico personalizado. Com suas vastas experiências e insights, a equipe da Agência de Gestão transformará as ideias dos participantes em estratégias”, diz Mariana.