Home Cultura Curso de elaboração de projetos culturais capacita artistas e produtores a viabilizarem projetos pelas leis de incentivo

Curso de elaboração de projetos culturais capacita artistas e produtores a viabilizarem projetos pelas leis de incentivo

Curso de elaboração de projetos culturais capacita artistas e produtores a viabilizarem projetos pelas leis de incentivo

Capacitar empreendedores culturais e artistas a desenvolverem projetos e acessarem as leis de incentivo à cultura é o objetivo da oficina “O Artista Empreendedor”. Ministrada pela produtora cultural Geane Silva, o curso está sendo realizado em diversas cidades, adequando-se às necessidades de cada região.
“Levar conhecimento sobre produção, assim como apresentar ferramentas para que os profissionais possam criar e viabilizar suas propostas é um benefício para os participantes e para toda a sociedade porque, ao ampliar a diversidade de projetos culturais, abre-se um espaço para que as pessoas também tenham mais opções de escolha quando quiserem participar de algum evento”, explica Geane.
De acordo com a produtora, os benefícios ainda vão além: “O repasse de verbas a projetos culturais também fomenta a pesquisa artística, dando condições para os artistas experienciarem novas formas de expressão, criarem linguagens e explorarem temas diversos que enriquecem o diálogo cultural necessário para uma sociedade inclusiva e dinâmica.”
Neste contexto, as leis de incentivo são fundamentais, pois oferecem recursos financeiros para impulsionar a produção artística, democratizar o acesso à cultura, e promover a diversidade cultural, valorizando as expressões locais.
“As leis representam uma oportunidade de fortalecimento da cena cultural local, contribuindo para o enriquecimento do patrimônio cultural e imaterial. Além disso, capacitar empreendedores culturais a gerirem seus projetos promove sustentabilidade e propaga diferentes manifestações artísticas de forma contínua”, destaca.
As oficinas ministradas por Geane Silva, que há trinta anos viabiliza produções artísticas por leis de incentivo, são gratuitas e incentivadas pelo Prêmio Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura.
“São oito horas de oficina em cada cidade, com cerca de 250 vagas ao total, ou seja, a capacitação colabora para que muitos profissionais tenham acesso a esse conhecimento e fortaleçam a cultura em seus municípios”.
A programação do curso inclui conhecimentos gerais sobre empreendedorismo e gestão, detalhes fundamentais para a aprovação, elaboração e formatação, além de orientações sobre as especificidades de diferentes editais. No final, os participantes realizam um exercício prático, que é compartilhado com a ministrante em um encontro virtual posterior. Além das oficinas gratuitas, Geane Silva também presta consultoria personalizada para empreendedores de todo o país. Basta entrar em contato com geaneproducao@hotmail.com

Serviço
Joinville
Data: 16/05
Horário: das 8:30 às 12h e das 13:30 às 18h
Local: Rua Max Colin, 550, esquina com Rua João Colin. O Farol – Antiga prefeitura

Barra do Sul
Data: 23 e 24/05
Horários: dia 23/05 das 13h às 17h e dia 24/05 das 08h às 12h
Local: Rua Abílio Tavares nº 99 – Casa de Cultura Maria Celestina de Oliveira | Dona Boneca

Itapoá
Data: 04/06
Horário: 08h às 12h e das 13h às 17h30min
Local: Casa da Cultura – R. R. Welington Rodrigues Junqueira s/n

Rio Negrinho
Data: 07/06
Horário: 07:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30
Local: Rua 13 de dezembro, nº 39 – piso superior da rodoviária.

Garuva
Data: 12 e 13/06
Horário: das 19h às 22h
Local: Câmara de Vereadores

Araquari
Data, horário e local: a definir

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here