Curitiba lidera pelo terceiro mês consecutivo o ranking das cidades com maior valorização no setor imobiliário. Segundo o Índice FipeZap de Venda Residencial, a capital paranaense teve a maior valorização no segmento de imóveis residenciais em março, abril e maio de 2024. Houve um crescimento de 1,88% em maio em relação ao mês anterior. Curitiba também lidera o cumulativo do ano, com +8,54; uma diferença significativa para João Pessoa (PB), que ocupa a segunda posição com +6,05%.
O Índice FipeZap acompanha a variação do preço médio de apartamentos prontos em 50 cidades brasileiras , com base em anúncios veiculados na Internet. Referência no mercado imobiliário brasileiro, ele é calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pela ZAP Imóveis.
Dados da Associação dos Dirigentes Regionais das Empresas Imobiliárias do Paraná (Ademi-PR) confirmam o aquecimento do setor curitibano de imóveis: a capital registrou um aumento de 12,4% nas vendas de imóveis residenciais no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.
Atenta a esse mercado promissor, a construtora Pride lançou no primeiro trimestre de 2024 dois empreendimentos de ticket médio em Curitiba: o Augen, localizado na Rua Ivo Zanlorenzzi, na região do Ecoville, e o Zait, um residencial de estúdios na Rua Brigadeiro Franco, nas Mercês. Os dois possuem alto potencial de valorização, sobretudo porque os imóveis comprados na planta contam com uma valorização de 15% a 20% durante o período da obra, conforme a plataforma 5º Andar, especializada em compra, venda e locação. Além disso, os produtos foram desenvolvidos de acordo com as últimas tendências do mercado imobiliário, fator que agrada tanto quem comprar um imóvel para morar quanto os investidores, por seu grande potencial de locação.
O Augen combina sofisticação e conforto em uma das regiões mais valorizadas de Curitiba. Com três plantas variando de 69 a 81 m², as unidades do Ecovile oferecem recursos modernos como automação, tomadas USB, fechadura eletrônica com biometria, isolamento acústico e piso aquecido.
“A localização privilegiada, com supermercados, escolas, shopping, universidade, hospital, parque e restaurantes na vizinhança, é um dos principais atrativos do Augen. O empreendimento fica a poucos minutos do centro e foi pensado para quem valoriza ter tempo para aproveitar a vida,” destaca Vevianne Jacques, diretora da Construtora Pride.
O Zait atende a um novo perfil de morador que valoriza praticidade e funcionalidade. Com 68 apartamentos distribuídos em uma torre de nove andares, o Zait oferece três tipologias de plantas: garden, estúdio e loft. As unidades variam de 31,53 a 56,25 m² e possuem sacada com churrasqueira, sendo possível transformar o estúdio em apartamento de um quarto.
“Os estúdios são uma tendência nas cidades cosmopolitas e oferecem uma oportunidade de gerar renda passiva para investidores,” afirma Vevianne Jacques. Segundo ela, a procura por apartamentos compactos continua forte, especialmente entre os jovens que migram para a cidade e as famílias menores.
Capital que atrai moradores e investidores
O cenário positivo do mercado imobiliário é reflexo de uma série de fatores que tornam Curitiba uma cidade atrativa para moradores e investidores, como a infraestrutura, as áreas verdes e a qualidade de vida.
A cidade é a segunda melhor do país para se empreender, conforme o Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL) de 2022, e esteve entre as cinco com maior geração de empregos no ano passado.
A capital paranaense também foi considerada a melhor capital para se viver no Brasil pela última edição, de 2021, do Índice de Gestão Municipal (IDGM), que avalia indicadores de educação, saúde, segurança e saneamento.
Em um mercado imobiliário aquecido, Curitiba se consolida como uma excelente opção tanto para morar quanto para investir. “Os empreendimentos Zait e Augen da Pride são exemplos dessa tendência, oferecendo qualidade, modernidade e localização privilegiada para os novos moradores da capital paranaense”, conclui a diretora comercial da Pride.