O mundo corporativo passa por inúmeras transformações num curto prazo de tempo, sobretudo nos últimos anos, com a evolução da tecnologia a passos largos. Mas poucas delas tiveram um impacto tão profundo na rotina das organizações como a ISO 9001. O selo atesta o padrão de qualidade de uma empresa e é considerado pelos especialistas na área de gestão como uma verdadeira bússola para as organizações que almejam não apenas a eficiência, mas a excelência em todos os processos – até mesmo nos micro processos, que poderiam passar despercebidos na engrenagem de um negócio, mas que são importantes para todo o fluxo de funcionamento.
E foi por entender que a ISO 9001 é um divisor de águas na trajetória de uma empresa, que a Agência de Gestão iniciou o processo de certificação em 2021 e, no ano seguinte, conquistou a ISO 9001 pela primeira vez. De lá para cá, a empresa passa por auditorias anualmente para renovar o selo e, neste mês de julho, a Agência de Gestão passou por sua terceira certificação.
A Agência de Gestão é uma empresa que oferece consultoria e auxilia outras organizações a implementarem um sistema de gestão robusto, com foco em resultados mensuráveis. E, por ser uma prestadora de serviços que participa da rotina do cliente para compreender os processos a fundo e sugerir mudanças e adaptações que contribuem para o crescimento do negócio em cerca de 15% ao mês, a Agência de Gestão precisava fazer a lição de casa e olhar para a sua própria metodologia com bastante rigor. E, neste sentido, a ISO 9001 trouxe melhorias que vão muito além da credibilidade da empresa perante o mercado.
“O selo promoveu benefícios operacionais que extrapolam os muros da Agência de Gestão, porque interferem na padronização dos processos que implementamos na gestão dos nossos próprios clientes. O grande diferencial da ISO 9001, inclusive, é o olhar voltado para a qualidade de forma contínua. É uma metodologia que não tem fim, ou seja, diariamente, buscamos melhorias em toda nossa cadeia, em cada setor, em cada micro processo. E para manter esse selo, nossos processos são revisados periodicamente. Para nós, esse é o grande trunfo da ISO 9001. E tudo o que testamos em casa é aplicado no trabalho com os nossos clientes, que são beneficiados diretamente com a nossa certificação”, afirma Nayara Viana, sócia da Agência de Gestão e responsável pelo pilar experiência do cliente e do consultor.
Ela conta que a busca contínua por melhorias inicia com o mapeamento de processos e a padronização promove um ganho de produtividade. Neste último ano, essa revisão apontou a necessidade de contratar a plataforma da Microsoft, que oferece uma série de ferramentas gerenciais ágeis e modernas. “Hoje, usamos o Teams como chat e nossa equipe está conectada em tempo real. Cada consultor tem um login dentro da plataforma que nos permite saber quem acessou o banco de dados, quais foram as mudanças feitas em cada arquivo, com a garantia de que todos nossos documentos estão bem cuidados. Uma empresa com o peso da Microsoft traz a segurança no armazenamento dos nossos dados. Essa foi uma evolução do processo nesta recertificação e que já estamos espelhando em nossos clientes”, relata Nayara.
Na visão de Letícia Galvão, auditora interna da Agência de Gestão, a trajetória para a conquista da ISO 9001 é uma experiência gratificante e enriquecedora. “Além das melhorias dos processos e, sobretudo, dos indicadores, os colaboradores se engajam no processo e ficam mais alinhados à cultura organizacional. Todos esses fatores, somados, enfatizam a importância da norma para o funcionamento da empresa de forma mais eficiente e otimizada”, pontua.
Na prática, o que é a ISO 9001?
A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ). Desenvolvida pela Organização Internacional de Normalização (ISO), ela é utilizada por mais de um milhão de organizações em todo o mundo. O objetivo principal é garantir que as empresas consigam atender plenamente às necessidades de seus clientes e outras partes interessadas, ao mesmo tempo em que cumprem requisitos regulamentares e estatutários aplicáveis.
Além da melhoria contínua, as empresas que conquistam a ISO 9001 conseguem melhorar a satisfação do cliente. Outra vantagem da certificação para o crescimento dos negócios é o acesso a novos mercados. Especialmente no setor público e internacional, muitas companhias exigem a certificação ISO 9001 dos seus fornecedores. Portanto, a obtenção do selo pode abrir portas para novas oportunidades de negócios.
A Agência de Gestão, inclusive, abriu um novo braço de atuação e lançou a ISOX, uma nova empresa voltada para a certificação dos próprios clientes. “O que nos motiva a incentivar a ISO 9001 em nossos clientes é o fato de compreendermos que não se trata apenas de uma certificação de qualidade; mas de uma jornada contínua rumo à excelência. Em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas que adotam essa norma estão melhor posicionadas para enfrentar desafios, aproveitar oportunidades e, acima de tudo, entregar valor superior aos seus clientes”, destaca Chafi Rimi Filho, gestor de qualidade da Agência de Gestão e sócio da ISOX.