Dia Mundial do Meio Ambiente: edtechs auxiliam escolas a promover sustentabilidade
CEO da F10 Software, Marcos Pegoraro, cita a adoção de ferramentas digitais como forte componente na redução do uso de papel nos processos administrativos e pedagógicos
Nos últimos anos, as soluções desenvolvidas pelas edtechs – empresas que atuam com tecnologia no setor da educação – tiveram papel fundamental na continuidade do ensino, especialmente nos períodos mais críticos vividos durante a pandemia de Covid-19. É que para atender à demanda, as instituições de ensino tiveram que adotar ferramentas tecnológicas desenvolvidas por estas startups. Essas inovações passaram a abranger tanto softwares quanto hardwares e utilizam tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), realidade aumentada e virtual, entre outras. Agora, em um novo ciclo de inovações, parte das soluções está diretamente ligada à preservação ambiental e contribui na promoção da sustentabilidade dentro e fora das escolas.
“Além de envolver toda a comunidade escolar na busca por um mundo melhor, a gestão escolar também deve adotar práticas mais sustentáveis para os processos administrativos e pedagógicos, com o apoio de plataformas digitais”, afirma o CEO da F10 Software, Marcos Pegoraro, ao destacar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. Atualmente a empresa atende mais de 500 escolas de cursos livres e profissionalizantes, sendo a maioria usuária do F10 Software, que em um único aplicativo oferece múltiplas soluções, englobando diversos serviços e ferramentas para todos os setores da instituição escolar. “Na educação, abordar os temas relacionados à preservação dos recursos naturais e ao desenvolvimento sustentável ganha ainda mais significado, uma vez que está nas gerações futuras a esperança de um mundo mais equilibrado e com menos consumo”, completa.
De acordo com Pegoraro, as soluções criadas pelas edtechs podem auxiliar a deixar o ambiente escolar mais participativo e, consequentemente, contribuem para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes para um desenvolvimento sustentável. Ele cita como exemplo a adoção de ferramentas digitais, que reduzem o consumo de papéis nos processos administrativos e pedagógicos. “Essas mudanças certamente deixarão o ambiente escolar mais participativo e contribuirão ainda para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes para um desenvolvimento sustentável”, avalia. Pegoraro destaca ainda que as ferramentas digitais desenvolvidas pelas edtechs são fundamentais em outros aspectos da sustentabilidade, como na redução da emissão de gases do efeito estufa e no aumento da reciclagem, pois elas permitem a tomada de decisões fundamentadas em dados.
Sobre a F10 Software
A F10 Software é uma edtech que desenvolve soluções para o setor educacional na área de Tecnologia da Informação. Fundada há 20 anos, tem como objetivo se tornar um centro de excelência em soluções inovadoras na gestão escolar, contribuindo para a transformação digital e para o ecossistema de inovação do setor. Com sede em Curitiba-PR, a empresa tem atuação nacional, atendendo escolas e grupos educacionais em todo o Brasil, por meio de seus softwares e aplicativos. https://www.f10.com.br