O morador da Ilha do Mel, Adryan de Jesus, de 15 anos, acaba de conquistar uma vaga no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu 2025. A classificação veio com a prata na categoria até 73 quilos no Campeonato Europeu Kids de Jiu-jitsu, realizado em Lisboa. O evento, que ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro, reuniu quase cinco mil atletas de várias partes do mundo.
Este foi o primeiro evento internacional do jovem atleta, que venceu a primeira luta, mas foi superado na segunda, garantindo o vice-campeonato. “Foi uma experiência única, algo que sempre sonhei,” declarou Adryan, que voltou ao Brasil com a confiança fortalecida para os desafios que virão.
Suporte e treinamento intensivo
Adryan, que começou no Jiu-Jitsu aos sete anos e treina atualmente na academia Gracie Barra Ilha do Mel sob a orientação de seu pai, Helder de Jesus. O desempenho do altelta tem sido moldado pela dedicação e rigor nos treinos.
Ele é um dos 85 alunos de um projeto social voltado à formação de jovens atletas . Além de Adryan, o projeto já levou 25 desses atletas a competições por todo o Brasil. Helder de Jesus, pai e treinador de Adryan, afirma que o jovem segue uma rotina intensa. “É um treino puxado, uma rotina de atleta mesmo. Nos dedicamos muito para que ele pudesse competir e alcançar essa conquista.”
Patrocínio e apoio comunitário
Adryan contou com o patrocínio da BWT Operadora, do Grupo Serra Verde Express, e com o apoio de empresários locais, que contribuíram para os custos da viagem a Portugal. Helder destaca a importância de continuar contando com o apoio da comunidade e dos empresários para garantir que ele e outros jovens possam competir em eventos nacionais e internacionais.
Próximos passos
Adryan se prepara agora para competir na quinta etapa do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu, marcada para o próximo domingo, 10 de novembro, em Curitiba. Informações no perfil da Federação Paranaense de Jiu-Jitsu: @fbjjb