Home Sem categoria Pedreira Paulo Leminski: um impulsionador da economia de Curitiba

Pedreira Paulo Leminski: um impulsionador da economia de Curitiba

0
Pedreira Paulo Leminski: um impulsionador da economia de Curitiba
Crédito: Vinicius Grosbelli

Capital paranaense celebra 332 anos no próximo dia 29 e comemora, também, o desenvolvimento econômico na região, apoiado pelos cartões postais da cidade

 
No próximo dia 29, Curitiba celebra mais um aniversário. Em 2025, a cidade completa 332 anos e comemora, entre a inovação e a sustentabilidade, também o desenvolvimento econômico da região. Os cartões postais da capital paranaense são grandes impulsionadores já que, além de serem grande fonte geradora de empregos, também estimulam o turismo. A Pedreira Paulo Leminski, por exemplo, conta com o maior palco fixo a céu aberto da América Latina e pode receber até 25 mil pessoas em um único evento. Entre as visitas diurnas e os eventos que aconteceram na Ópera de Arame e na Pedreira, o parque recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas em 2024.

Segundo Helio Pimentel, CEO do Parque das Pedreiras e grande incentivador da cena cultural no país, o alto fluxo se dá, em grande parte, devido às turnês nacionais e internacionais que o espaço recebe. Quando grandes nomes da música se apresentam na Pedreira Paulo Leminski, toda a região se movimenta para viabilizar e para prestigiar os eventos. Cada show reverbera na economia local, abrangendo áreas que vão desde o turismo até os fornecedores de produtos e serviços.

O setor hoteleiro, por exemplo, é impactado diretamente com visitantes de diversas partes da Região Sul, de cidades do interior e do litoral que buscam, além dos shows, a experiência de conhecer Curitiba, sua infraestrutura, gastronomia e outros atrativos turísticos. O fluxo de turistas é responsável pela movimentação de restaurantes, aplicativos de transporte e demais comércios, criando uma rede de negócios que beneficia diretamente a cidade.

Além disso, os eventos realizados na Pedreira Paulo Leminski geram uma demanda crescente por empregos em diferentes áreas. Desde a montagem e desmontagem de palcos até a segurança, limpeza e atendimento ao público, a realização de um grande show exige a atuação de profissionais em diversas funções. Esse movimento cria postos de trabalho temporários e contribui para a geração de renda em setores diversos.

Neste cenário, a transformação da Pedreira Paulo Leminski em um centro cultural de referência é resultado de um esforço conjunto entre o setor público e privado.“Esse calendário contínuo alimenta o turismo, gera empregos em vários segmentos da economia, cria uma vitrine cultural para nossa cidade e traz riqueza musical e um entretenimento de alta qualidade para nossa cidade”, comenta Pimentel.

O fortalecimento do calendário de eventos em Curitiba, com a presença constante de grandes atrações no local, também coloca a cidade em um patamar diferenciado no cenário nacional e até internacional. Curitiba, que já é reconhecida por sua qualidade de vida, também se destaca por sua programação de eventos de alta qualidade, que atraem turistas, empresários, artistas e outros visitantes.

Nomes como Gilberto Gil, Rita Lee, Caetano Veloso, David Bowie, Iron Maiden e Paul McCartney são apenas alguns exemplos das personalidades que passaram pela capital paranaense e se apresentaram na Pedreira. Em 2025, o local já recebeu shows internacionais como Twenty One Pilots, Sting e The Offspring. Já as próximas atrações musicais, incluem shows de Alanis Morissete (30/03), Henrique e Juliano (12/04) e Natiruts (26/04), além de grandes festivais como o Warung Day Festival (03/05) e o Festival Coolritiba (17/05).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here