A essência da boa harmonização está no equilíbrio entre a intensidade e perfil

Se existe um prato que conversa bem tanto com a descontração de um encontro entre amigos quanto com um jantar refinado, esse prato é a pizza. Versátil por natureza, ela se adapta ao clima da ocasião e, pasme, ainda fica ainda melhor quando acompanhada por um bom vinho. Segundo dados divulgados em 2025 pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), houve um crescimento de 19% na procura por vinhos leves e de acidez elevada — estilos considerados ideais para harmonizações com pizzas mais cremosas ou de ingredientes clássicos, como muçarela e manjericão.
Fábio Uwabe, diretor executivo da Abaré Pizzarias, destaca que a essência da boa harmonização está no equilíbrio entre a intensidade da cobertura e o perfil do vinho. “As pizzas com molho de tomate, que aqui no Brasil são as mais difundidas, pedem tintos jovens ou mesmo um branco com acidez marcante, que limpem o paladar a cada mordida. Já as de quatro queijos, por exemplo, funcionam melhor com vinhos brancos encorpados, como um Chardonnay bem refrescante (disponível apenas nas unidades restaurante)”, explica. Assim, a massa, o molho e os recheios formam uma sinfonia de sabores que deve sempre se harmonizar, em maior ou menor grau, com o caráter da bebida escolhida.
O interessante é notar como o vinho certo consegue ampliar a experiência de algo tão simples quanto uma pizza Marguerita. Neste caso, um rótulo com taninos sutis e notas frutadas realça a suavidade do queijo, ao mesmo tempo em que respeita o frescor do manjericão. Já para as pizzas que fogem do tradicional — com embutidos picantes ou carnes curadas — vinhos tintos de maior estrutura, como Cabernet Sauvignon, podem enfrentar esse sabor marcante sem ofuscar as notas do recheio.
Além disso, o Brasil experimenta uma expansão significativa no consumo de espumantes, de acordo com a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), fato que beneficia as pizzarias que querem inovar. Para Fábio Uwabe, a leveza borbulhante pode surpreender até no cardápio de pizzas vegetarianas: “Um Moscatel de boa acidez combina muito bem com pizzas ricas em legumes, pois equilibra a gordura do queijo e realça a vivacidade dos vegetais”.
Portanto, seja você um adepto do estilo casual — abrindo uma caixa de pizza com amigos ao redor — ou alguém que adora ares mais sofisticados, saiba que sempre há um vinho pronto para fazer seu momento ficar ainda mais inesquecível. Na opinião de Uwabe, a pizza é democrática até no copo: “O segredo está em provar, descobrir novas combinações e lembrar que, acima de tudo, pizza e vinho formam um par simplesmente irresistível.”
Serviço
Abaré Pizzarias
Fabio Uwabe – Diretor Executivo
(41) 99114-4448
Redes Sociais: @abareoficial
E-mail: marketing@grupoabare.com.br
www.pizzariaabare.com.br