Home Sem categoria Cemitério Vertical de Curitiba completa 35 anos

Cemitério Vertical de Curitiba completa 35 anos

0
Cemitério Vertical de Curitiba completa 35 anos

Cemitério Vertical de Curitiba completa 35 anos: uma história de acolhimento e inovação

Pioneiro no conceito de sepultamento vertical, empreendimento se destaca como uma das maiores necrópoles da América Latina

O Cemitério Vertical de Curitiba completa 35 anos de história, consagrando-se como um marco de pioneirismo e inovação no segmento cemiterial e atendimento funeral. Fundado em 1989, foi um dos primeiros a implantar o conceito de sepultamento vertical no Brasil, trazendo uma nova perspectiva sobre o luto e a preservação ambiental. Ao longo de sua trajetória, o Cemitério Vertical de Curitiba já fez mais de 34 mil sepultamentos e 8 mil cremações, consolidando sua posição como uma das maiores necrópoles da América Latina.

“Desde a fundação, o Cemitério Vertical tem o compromisso de oferecer um serviço que prioriza acolhimento e respeito. Esse propósito se reflete no trabalho dos nossos quase 300 colaboradores, que atuam com dedicação em todas as etapas do atendimento às famílias. A abordagem humanizada é uma prática diária que ganha ainda mais destaque em datas simbólicas, como o Dia de Finados, quando todos os funcionários, incluindo a direção, estão presentes para receber os visitantes, oferecer apoio e prestar homenagens”, conta o diretor Newton Cabral Fernandes.

A trajetória do Cemitério Vertical é marcada por inovação e evolução contínua. De uma estrutura pioneira nos anos 1980 a um espaço moderno e de ampla capacidade, o cemitério sempre manteve o foco na qualidade dos serviços e no conforto das famílias. Seu crescimento vai além da expansão física, refletindo um compromisso constante com a excelência no atendimento e no suporte ao luto.

Inicialmente planejado para atender Curitiba, o empreendimento expandiu sua atuação para toda a região metropolitana, acompanhando o crescimento populacional. “O projeto foi concebido na década de 80, quando a população de Curitiba era de pouco mais de um milhão de habitantes. Buscando acompanhar as necessidades dos nossos clientes, traçamos uma estratégia mercadológica para atender toda a Grande Curitiba, que soma cerca de 3,2 milhões de moradores, segundo o Censo do IBGE de 2021”, explica Fernandes.

Localizado no bairro Tarumã, próximo à região central de Curitiba, o empreendimento ocupa um terreno de 70 mil m², com 20 mil m² de área construída, abrigando 17.280 lóculos e 34.320 gavetas de ossuário. Em 2017, ampliou seus serviços e inovou mais uma vez com a inauguração do primeiro crematório de Curitiba.

A empresa também conta com um ponto de atendimento às famílias enlutadas no centro da cidade, ao lado do Serviço Funerário Municipal. O objetivo é proporcionar facilidade de acesso e mais conforto àqueles familiares que são responsáveis por tratar dos trâmites burocráticos relativos a funeral e sepultamento.

O diretor Carlos Camargo enfatiza que, “ao completar 35 anos, o Cemitério Vertical não apenas celebra sua longevidade, mas também reafirma seu compromisso com a comunidade. A paixão pelo trabalho, evidenciada por cada membro da equipe, permanece intacta, refletindo o mesmo entusiasmo e dedicação que marcaram o início da nossa história”.

Compromisso com a sustentabilidade

O Cemitério Vertical de Curitiba foi um dos primeiros do Brasil a adotar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e a investir em energia renovável por meio de placas solares. Além disso, seu sistema construtivo evita a contaminação do lençol freático e conta com tratamento de efluentes gasosos, garantindo que os processos naturais de decomposição ocorram de forma controlada e segura para o meio ambiente.

Atendimento humanizado e suporte contínuo

Mais do que um espaço de despedida, o Cemitério Vertical se dedica ao suporte emocional das famílias. Oferece gratuitamente serviços de apoio psicológico e mantém uma revista informativa para fortalecer a comunicação e ajudar as pessoas a lidarem com o luto de forma saudável e respeitosa. Conta com quatro capelas para velórios e um auditório central com capacidade para 340 pessoas sentadas e 2 mil em pé, onde são realizadas cerimônias fúnebres.

“Além de preservar o legado daqueles que partiram de forma digna, o Cemitério Vertical dedica atenção especial a quem fica. O apoio às famílias não termina no momento do sepultamento, pois oferecemos suporte contínuo para auxiliar as pessoas a lidarem com o luto. Esse cuidado no pós-cerimônia reflete a filosofia da empresa de valorizar o ser humano e proporcionar um atendimento humanizado e compassivo”, destaca o diretor Carlos Camargo.

História

Ao longo da década de 1980, o projeto se consolidou, sendo concluído em 1989 com a inauguração do primeiro bloco do cemitério. A inovadora rampa interna, que permitia cortejos mais suaves e simbólicos, logo se tornou a marca registrada do local. A primeira venda de gavetas (lóculos) aconteceu em 1986, antes mesmo da conclusão da obra, e logo após a inauguração, o Cemitério Vertical já era um sucesso comercial.

Em 1990, o Cemitério Vertical de Curitiba realizou seu primeiro sepultamento e, em 1991, introduziu o conceito de Direito de Sepultamento, um produto pioneiro, idealizado por seu fundador Nelson Fernandes, que consistia em um plano de locação temporária de jazigos que possibilitou acesso a sepultamentos dignos a preços acessíveis. Durante os anos 90, o cemitério expandiu suas instalações e inovou com o lançamento de novos serviços, como o ossuário, que permitia a guarda dos restos mortais e das cinzas dos falecidos. Fernandes também desenvolveu o Detectovida, dispositivo projetado para monitorar sinais vitais após o sepultamento, inspirado por casos de catalepsia.

Nelson Fernandes faleceu em 2020, deixando um legado de inovação e humanização. Seu sonho, que começou com uma ideia ousada, permanece vivo por meio de suas realizações e do impacto profundo que causou na forma como os brasileiros lidam com o luto e os sepultamentos.

“Sendo a morte um evento que iguala a todos nós, um cemitério não poderia promover qualquer tipo de segregação. A proposta deveria ter como base o respeito e a dignidade das famílias, sem levar em conta seu poder aquisitivo”, dizia Nelson Fernandes, criador do Cemitério Vertical de Curitiba.

Sobre o Cemitério Vertical de Curitiba

Localizado no bairro Tarumã, o Cemitério Vertical de Curitiba ocupa uma área de 70 mil m² e tem capacidade para mais de 113 mil sepultamentos entre lóculos e ossuários. Conta com quatro capelas para velórios e um auditório com capacidade para 340 pessoas sentadas e 2 mil em pé. Seu quadro de quase 300 colaboradores é especializado no atendimento humanizado às famílias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here