Home Sem categoria Melhorando resultados em vendas: orientações para representantes comerciais

Melhorando resultados em vendas: orientações para representantes comerciais

Melhorando resultados em vendas: orientações para representantes comerciais

Dicas do CORE-PR para melhorar o desempenho nas negociações

Representantes comerciais enfrentam desafios constantes para fechar negócios, especialmente em um mercado competitivo. Segundo dados da Leadster, uma plataforma de geração de leads e marketing conversacional que oferece dados estatísticos sobre a geração de leads no Brasil, a taxa média de conversão no varejo e vendas de produtos é de 2,80%, o que evidencia a necessidade de estratégias eficazes para melhorar esse índice. 

A atuação dos representantes comerciais tem impacto direto na economia brasileira. No Paraná, por exemplo, dados da Receita Federal mostram que há atualmente 18.976 profissionais registrados. Esse grupo movimenta aproximadamente R$ 106,4 bilhões em negócios, o que representa 16,45% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Esses números evidenciam o papel essencial da categoria na dinamização do mercado, geração de renda e fortalecimento das cadeias produtivas regionais.

Segundo Paulo Nauiack, presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Paraná (CORE-PR), para conseguir chegar ao fechamento de negócios em um setor tão competitivo, representantes comerciais devem focar em construir relacionamentos de confiança com seus clientes.

“ Compreender as necessidades específicas de cada cliente e oferecer soluções adequadas é fundamental para o sucesso nas negociações”, reforça 

O presidente do CORE PR  destaca práticas que podem auxiliar os profissionais a aprimorar suas negociações:

  • Conhecimento do cliente: Entender as necessidades específicas de cada cliente permite uma abordagem mais personalizada e eficaz.
  • Valor antes do preço: Demonstrar como o produto ou serviço resolve um problema real do cliente pode ser mais persuasivo do que focar apenas no preço.
  • Criação de urgência: Oferecer condições especiais por tempo limitado pode incentivar decisões mais rápidas, sem pressionar o cliente.
  • Escuta ativa: Ouvir atentamente e fazer as perguntas certas ajuda a identificar as reais necessidades do cliente.
  • Fechamento estratégico: Utilizar perguntas como “Qual a melhor forma de avançarmos?” pode facilitar o encerramento da negociação.

De acordo com o presidente do CORE PR, a negociação eficaz é uma habilidade essencial para representantes comerciais. Adotar práticas que priorizem o entendimento do cliente e a construção de valor pode resultar em taxas de conversão mais altas e relacionamentos comerciais duradouros.

“Ser representante comercial é enfrentar desafios todos os dias. Mas é também ter a oportunidade de transformar relações em negócios e ideias em resultados. A resiliência é o que move esse profissional: mesmo diante das adversidades, é ela que o mantém firme, abrindo portas e construindo pontes”,finaliza Nauiack.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here