
No Brasil, um país com cerca de 181 milhões de usuários ativos de internet (86,6 % da população), e a maior densidade de advogados do mundo (1,3 milhão, segundo a OAB), a presença digital tornou-se essencial para a valorização profissional. Em 2024, 80 % dos escritórios utilizam redes sociais para captar clientes, e 84 % afirmam obter leads de forma orgânica nesses canais.
Para Bruna Espairane, especialista em estratégia e marketing jurídico e diretora-executiva da Espairane Marketing, esse cenário exige que o advogado saiba se comunicar de forma simples e clara. “A linguagem acessível gera conexão; o excesso de tecnicismo afasta o cliente”, explica.
Bruna alerta que muitos advogados experientes mantêm uma comunicação engessada e repleta de jargões jurídicos, o que dificulta a conexão com o público. Isso permite que profissionais menos experientes, mas com boa comunicação digital, ganhem espaço e prestígio nas redes.
“Quando o advogado não valoriza o posicionamento digital, ele deixa sua reputação à deriva, enquanto outros, com menos bagagem, ocupam esse espaço”, afirma.
Os advogados podem ser influencers?
Casos como o do influenciador jurídico “Dr. Fran”, que fez das redes sociais seu maior meio de captação de audiência, mostram o quanto a linguagem digital pode transformar a advocacia tradicional.
Para Bruna, a linguagem digital pode transformar a imagem pública de um profissional a ponto de mudar a carreira destes advogados e criar autoridade jurídica que não se perde quando há comunicação acessível — ao contrário, esta percepção é reforçada.
“O propósito das redes sociais engajadas é ajudar advogados que fazem da advocacia uma vocação a se destacarem em meio a tantos diplomas iguais. Claro que há profissionais que migram totalmente a ponto de se dedicarem apenas aos conteúdos, mas esses são casos extremos”, conclui.
Bruna Daelen Espairane
Estrategista de posicionamento jurídico. Palestrante nos maiores congressos do país. A mente por trás das marcas mais influentes da nova advocacia.
Fundadora da Espairane Marketing, já ajudou mais de 5 mil advogados a se tornarem autoridade em suas áreas, com estratégias focadas em reputação, visibilidade e resultados — sempre dentro da ética da OAB e fora dos limites criativos do mercado.
📱 @espairane.marketing
📧 sosescritorio.pr@gmail.com
🌐 espairane.com.br
📞 (47) 99776‑7425