Evento vai discutir os impactos da abertura de dados sobre IPTU e ITBI na dinâmica do mercado e no debate sobre o Plano Diretor
Na próxima segunda-feira, 27 de outubro, o Secovi-PR promove um debate sobre a abertura das informações do cadastro imobiliário de Curitiba. Participam da discussão Ana Jayme, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), a vereadora Indiara Barbosa e João Melhado, diretor de Relações Institucionais da Loft. A mediação será conduzida por Eduardo Marques, sócio e membro do conselho no iCities.
Luciano Tomazini, vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, lembra que há um projeto em discussão na Câmara Municipal sobre dados abertos, transparência dos dados no IPTU e do ITBI na cidade de Curitiba. “O mercado imobiliário vem trabalhando há bastante tempo em busca desses dados. Em outras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, eles já são abertos”, reforça.
Segundo ele, a disponibilização dessas informações permitirá diversas mensurações. “Falamos de questões importantes, como o crescimento da cidade e o preço do metro quadrado por bairro. Tudo isso com base em dados efetivos dos imóveis negociados e registrados pela Prefeitura”, exemplifica. “Com toda certeza, isso vai facilitar a precificação e a identificação de tendências do mercado”, completa.
A proposta, apresentada pela vereadora Indiara Barbosa, prevê tornar públicas informações como valores de compra e venda e bases de cálculo de IPTU e ITBI.