Home Notícias Paraná deve registrar mais de 3,4 mil casos de câncer de próstata até o final do ano

Paraná deve registrar mais de 3,4 mil casos de câncer de próstata até o final do ano

0
Paraná deve registrar mais de 3,4 mil casos de câncer de próstata até o final do ano

Campanha Akabeko mobiliza especialistas durante todo o mês de novembro na Oncologia 360 e no Centro Médico Sugisawa

A Oncologia 360, o Centro Médico Hospitalar Sugisawa e o Hospital Sugisawa realizam, durante o mês de em novembro, a segunda etapa da Campanha Akabeko. Com foco no Novembro Azul, a ação foca no diagnóstico precoce do câncer de próstata e amplia informação e acesso para a população masculina e grupos de risco. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 71.730 casos novos no período de 2023 a 2025. Só no Paraná, a estimativa é de 3.430 registros. Quando identificado no início, o tratamento pode alcançar excelentes índices de cura.

A programação reúne palestra, orientações e distribuição de materiais informativos. O objetivo é enfrentar antigos tabus, orientar sobre sinais de alerta e facilitar a avaliação urológica. As ações começaram com o Outubro Rosa e a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e prossegue até o mês que vem, com o Dezembro Laranja, quando o ciclo fecha com foco em prevenção do câncer de pele.

Oncologista clínica Veruska Peron, da Oncologia 360

Segundo a oncologista clínica Veruska Peron, da Oncologia 360, o câncer de próstata nem sempre dá sinais no começo. Sintomas como jato fraco de urina, urgência e dor ao urinar exigem atenção. “Diagnóstico precoce é fundamental para buscarmos a cura”, destaca.

A médica cita dados do SEER (Surveillance, Epidemiology, and End Results) do Instituto Nacional do Câncer (NCI) dos Estados Unidos em que foram acompanhados pacientes portadores de neoplasia prostática ao longo de cinco anos. A taxa de sobrevida foi de 100% para aqueles com doença localizada (sem metástase) contra 34% para estágio metastático.

Pacientes assintomáticos e sem fator de risco devem iniciar a avaliação a partir dos 50 anos, de acordo com a oncologista. Para homens negros ou com registro de familiar de primeiro grau que teve a doença, esse monitoramento deve começar aos 45 anos. O rastreamento combina PSA (exame de sangue) e toque retal, de forma complementar e anual.

AVANÇOS DIAGNÓSTICOS

Segundo ela, a medicina oncológica avançou muito nos últimos anos graças às inovações tecnológicas, como em exames de imagem e biópsia que elevam a precisão e principalmente, em modalidades de tratamento. O PET-CT com PSMA e a ressonância multiparamétrica de próstata aumentam a sensibilidade e especificidade para detecção de lesões e definição mais precisa do estadiamento.

Veruska explica que o tratamento varia do acompanhamento em vigilância ativa, em casos selecionados, à cirurgia, radioterapia, bloqueio hormonal e combinações com quimioterapia, terapias-alvo e radiofármacos nos estágios avançados. A decisão é individual, acompanhada por uma equipe especializada.

Para reduzir barreiras de acesso, a especialista sugere programas de check-up em empresas, horários estendidos para consultas e integração da atenção básica com a urologia. “Medo do diagnóstico e desinformação ainda afastam os homens da avaliação”, analisa.

CULTURA E CIÊNCIA

O Akabeko – uma pequena vaca vermelha produzida em papel machê – é originário da região de Fukushima, no Japão, e é considerado um símbolo de boa saúde e proteção contra doenças desde o século XVI. Para os organizadores da campanha, ele representa a força coletiva necessária para enfrentar a luta contra o câncer.

SERVIÇO

Palestra — Novembro Azul (Câncer de próstata)

Data: 11 de novembro de 2025: palestra sobre fatores de risco, sinais de alerta, PSA e avaliação urológica. | Atividades contínuas (todo o mês): plantões de dúvidas, materiais educativos e incentivo à consulta de rotina para homens a partir de 50 anos (ou antes, conforme risco).

Horário: 14h

Local: Auditório do Centro Médico Sugisawa

Realização: Oncologia 360 e Centro Médico Hospitalar Sugisawa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here