Iniciativa busca orientar a população a identificar informações falsas e adotar apenas conteúdos médicos confiáveis
O Brasil é o país que mais consome e confia em notícias divulgadas nas redes sociais na América Latina, somando mais de 6 bilhões de interações em conteúdos desse tipo, segundo levantamento da Comscore. Diante desse cenário, o Hospital Universitário Cajuru lança a campanha “Notícias que Salvam”, que alerta para os riscos das fake news em saúde, especialmente em um momento em que a inteligência artificial (IA) torna ainda mais simples produzir conteúdos falsos que parecem reais.
Com a proposta de combater a desinformação e incentivar o acesso a conteúdos verdadeiros e verificados, a campanha se apoia em quatro pilares: alertar sobre os danos provocados por notícias falsas; educar o público com dicas práticas para reconhecer informações confiáveis; cuidar, oferecendo orientações corretas para situações de emergência; e impactar positivamente, compartilhando histórias reais de pessoas que tiveram a vida salva por seguirem recomendações médicas adequadas.
De acordo com a coordenadora médica do Hospital Universitário Cajuru, Beatriz Cordeiro, o projeto surgiu para levar o acesso à informação de qualidade para a população aprender, da forma correta, a cuidar de si e dos outros. “Com o avanço do ambiente digital, o acesso a informações sobre saúde se tornou imediato. Hoje, qualquer pessoa encontra centenas de conteúdos sobre doenças, medicamentos e exames em segundos. O desafio, porém, é saber se tudo isso é realmente confiável”, alerta.
Entre as peças já divulgadas está um vídeo que utiliza IA para criar um “médico” digital, reforçando a mensagem de que nem tudo que parece legítimo nas redes deve ser considerado verdadeiro. A campanha também desmente boatos comuns, como o uso de pasta de dente em queimaduras ou a prática de inclinar a cabeça para trás durante um sangramento nasal — ambos métodos incorretos e potencialmente perigosos.
A mensagem central da iniciativa reforça que informações que salvam vidas são aquelas baseadas em orientações médicas reais. O hospital destaca a importância de desconfiar de conteúdos milagrosos ou alarmistas, evitar interromper tratamentos sem orientação profissional e sempre verificar a origem das informações relacionadas à saúde. “O Notícias que Salvam é uma forma rápida, didática, descontraída e confiável de esclarecer alguns mitos relacionados a questões de saúde comuns e que acometem a maior parte da população”, completa Victor Pessini, coordenador do Pronto-Socorro do Hospital Universitário Cajuru.
As recomendações oficiais da campanha “Notícias que Salvam”, assim como vídeos, materiais educativos e conteúdos verificados, estão disponíveis nos canais do hospital. O público pode acompanhar as orientações pelo site da instituição e pelas redes sociais oficiais, que reúnem informações atualizadas, checadas por profissionais de saúde e alinhadas às diretrizes médicas.
Sobre o Hospital Universitário Cajuru
O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.