Home Sem categoria Artesã transforma vivência caiçara em exposição que preserva saberes e valoriza o território

Artesã transforma vivência caiçara em exposição que preserva saberes e valoriza o território

0
Artesã transforma vivência caiçara em exposição que preserva saberes e valoriza o território

Mostra uniu elementos naturais, resina artística e novas técnicas para contar a história cultural de Pontal do Paraná

A preocupação com a preservação da cultura caiçara e a valorização dos saberes tradicionais do litoral do Paraná  foram temas da exposição “O Caiçara no Mapa”, idealizada e produzida pela artesã, artista e produtora cultural Josiane Simonett. Curitibana de nascimento, ela mora há cinco anos em Pontal do Paraná e, desde então, passou a se envolver diretamente com a cultura local, transformando vivências em arte.

Especialista em artesanato em resina, Josiane atua também como formadora e já capacitou mais de mil artesãos na técnica. A partir de uma experiência vivida em um acampamento de pescadores artesanais, surgiu a inspiração para criar peças autorais que combinam resina artística com elementos naturais do litoral, como areia, conchas, madeira e fibras naturais.

“ Desde que cheguei ao litoral tenho me envolvido profundamente com essa cultura. Acredito que é fundamental preservar e contar a história de um lugar, das famílias e dos saberes que existem ali”, afirma a artesã.

Todas as peças expostas foram produzidas por Josiane, enquanto o material fotográfico apresentado na mostra também nasceu dessa vivência junto aos pescadores. Segundo ela, o objetivo vai além da estética.

 “O caiçara tem uma história linda de território e pertencimento. Mesmo em meio à modernidade, existem tradições que resistem, como o artesanato, o lanço da tainha e pratos típicos como a cambira. A arte pode ser uma forma de manter tudo isso vivo”, destaca.

Na exposição, o uso de elementos naturais dialogou com o artesanato contemporâneo e mostrou como novas técnicas podem ser aplicadas como ferramentas de valorização regional. “Quando usamos a resina junto com materiais do próprio território, conseguimos criar peças que preservam memórias, histórias e identidades”, explica.

A exposição  aconteceu entre os dias 5 e 12 de dezembro, na Casa da Cultura do Jardim Primavera, no mini auditório Primavera, no município de Pontal do Paraná. A proposta teve como objetivo valorizar a cultura caiçara, os territórios tradicionais e os saberes locais, por meio de uma exposição artística que integrou resina e elementos naturais associados ao litoral paranaense.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here