Home Educação Professores de Toledo participam de imersão educacional na Finlândia

Professores de Toledo participam de imersão educacional na Finlândia

0
Professores de Toledo participam de imersão educacional na Finlândia
Créditos: Divulgação/Biopark

Investimento na formação de professores beneficia estudantes e contribui para o desenvolvimento educacional do município

Um grupo de 17 professores do Colégio e Academia Donaduzzi, localizados no Biopark, em Toledo, está de malas prontas para mais um desafio. Em janeiro, eles embarcam para a Finlândia para uma imersão em escolas reconhecidas internacionalmente pela excelência pedagógica. A viagem encerra a capacitação realizada em uma parceria da Faculdade Donaduzzi com a Universidade de Helsinki, em que a turma passou por 360 horas de especialização no programa Star Lessons.

Durante a especialização, os professores desenvolveram propostas práticas e construíram coletivamente um modelo pedagógico. A pós oferece dupla certificação, pela Faculdade Donaduzzi e Universidade de Helsinki. E, agora, na imersão na Finlândia, os docentes vão acompanhar aulas, dialogar com educadores finlandeses e observar de perto o funcionamento das escolas que servem de referência para o projeto pedagógico do Colégio Donaduzzi.

“A busca permanente pela especialização do corpo docente é um dos pilares que sustenta a excelência educacional do Colégio Donaduzzi, reafirmando a valorização do professor como protagonista do processo de ensino e aprendizagem. Se cuidarmos bem deles, eles cuidarão bem dos nossos estudantes”, destaca Paulo Rocha, vice-presidente do Biopark Educação.

A educação finlandesa é referência global pelo uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e da Aprendizagem Baseada em Fenômenos, práticas que integram diferentes áreas do conhecimento e colocam o estudante como protagonista. O PBL, especialmente, desenvolve pensamento crítico, autonomia e trabalho em equipe ao conectar teoria e desafios reais. Segundo Cirlei Rossi, diretora do Colégio Donaduzzi, os conceitos são totalmente aplicáveis ao contexto brasileiro, e várias práticas já foram incorporadas ao colégio — como, principalmente, a personalização do ensino e as mentorias individuais, o diário de aprendizagem, o uso estruturado de feedback e feedforward, a organização de atividades engajadoras e colaborativas. 

Para os estudantes, a iniciativa representa a oportunidade de aprender com professores que possuem vivência internacional aplicada à sala de aula — uma experiência rara e acessível em Toledo. O investimento contínuo na qualificação docente fortalece o ecossistema educacional da região e consolida o Colégio Donaduzzi como uma instituição diferenciada, capaz de atrair alunos, famílias e novos profissionais da educação, contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional.

Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais de 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de duas mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 180 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter uma população de 75 mil moradores.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here