Home Tecnologia Estratégia faz Hospital de Clínicas de São Paulo implementar tecnologia inteligente e preventiva nas ruas e avenidas do seu entorno

Estratégia faz Hospital de Clínicas de São Paulo implementar tecnologia inteligente e preventiva nas ruas e avenidas do seu entorno

0
Estratégia faz Hospital de Clínicas de São Paulo implementar tecnologia inteligente e preventiva nas ruas e avenidas do seu entorno
Mais do que estruturas físicas, funcionam como pontos inteligentes de monitoramento e comunicação, reunindo visão 360°, áudio para orientação e alertas, iluminação integrada e botão de emergência Créditos: divulgação/Helper Tecnologia

Quadrilátero da Saúde e Ensino Público mostram como tecnologia, integração institucional e participação social elevaram a segurança a outro patamar

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) inovou na forma de proteger pacientes, profissionais e moradores do entorno ao exercitar além de um modelo tradicional, baseado na resposta a ocorrências, por uma estratégia preditiva e preventiva apoiada em tecnologia. Desde 2015, o HC-FMUSP desenvolve um sistema integrado de segurança urbana, estruturado em equipes multidisciplinares, diálogo permanente com forças públicas e uso de ferramentas de monitoramento. Nos últimos anos, esse processo incorporou os Postos Eletrônicos de segurança desenvolvidos pela Helper, equipamentos instalados e aprimorados desde 2017 e que hoje se consolidam como peça de composição na proteção no Quadrilátero da Saúde e Ensino Público na Cidade de São Paulo.

Instalados em pontos estratégicos — como a Avenida Dr. Arnaldo (próximo ao Viaduto Okuhara Koei), a Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, áreas do entorno do IML Central e a Rua Cotoxó — os Postos integram um ecossistema de segurança conectado.
Mais do que estruturas físicas, funcionam como pontos inteligentes de monitoramento e comunicação, reunindo visão 360°, áudio para orientação e alertas, iluminação integrada e botão de emergência, todos conectados à Central de Comando e Controle do HC-FMUSP, ampliando a capacidade de prevenção, resposta e coordenação operacional. Desde o início da operação, os novos dispositivos contribuíram para uma redução de aproximadamente 87% nas ocorrências de furtos e roubos, na comparação entre 2017 e 2023, com impacto direto para as mais de 45 mil pessoas que circulam diariamente pelo maior complexo de saúde pública da América Latina.

De acordo com Josué Paes, Relações Institucionais em Segurança na Diretoria de Segurança Corporativa do HC-FMUSP, o fator inovar com tecnologia robusta e integrada nas ruas e avenidas do entorno do HC-FMUSP permitiu avançar de um modelo reativo para uma lógica capaz de antecipar riscos, orientar e conscientizar a população frente a importância de cuidar dos seus pertences e organizar respostas de forma colaborativa entre as instituições envolvidas.

Segurança validada por quem vive e trabalha na região

A consolidação da estratégia se reflete na percepção cotidiana de quem circula pelo entorno do HC-FMUSP. Usuários relatam que os Postos Eletrônicos atuam como uma “presença de segurança 24 horas”, promovendo apoio preventivo e ostensivo permanente à população. A sensação de proteção, afirmam, aumenta porque “as pessoas sabem que há uma segurança no local”.

Entre os profissionais que atuam no Quadrilátero da Saúde e Ensino Público HC-FMUSP, o impacto e melhorias também são reconhecidos. Para o infectologista do Instituto Emílio Ribas, Doutor Sérgio Cimerman, a solução “soma muito para a segurança urbana, na prevenção e na proteção da sociedade”. Já o prefeito do Quadrilátero da Saúde, Prof. Dr. Raymundo Soares de Azevedo Neto, destaca o caráter dissuasório dos equipamentos: os Postos Eletrônicos  ajudam a “desestimular potenciais criminosos pela percepção do aparato de ação e olhar para o ambiente em tempo real e pelos alertas de áudio”.

Tecnologia inspira expansão e integração com Unidades de Serviços de Segurança Pública

O desempenho no Quadrilátero da Saúde e Ensino Público HC-FMUSP transforma o case do HC-FMUSP em referência para iniciativas de segurança urbana, como o aumento do número dos Postos Eletrônicos Helper na Área Central de São Paulo, e impulsiona a expansão dos Postos para outras cidades e projetos governamentais. Segundo o diretor da Helper Tecnologia, Edison Endo, os equipamentos representam um avanço significativo na lógica de prevenção e proteção à população. “Os Postos Eletrônicos elperHel Helper não apenas contribuem para reduzir a criminalidade e ampliar a sensação de proteção, como também representam um avanço no conceito de segurança preventiva e protetiva”, afirma. Ele acrescenta que a integração com projetos de segurança pública agiliza o atendimento às ocorrências: “Em um único dispositivo, diversas funcionalidades exclusivas atuam no combate à criminalidade”.

O Governo do Estado de São Paulo também iniciou, no último ano, um projeto-piloto no Centro da Capital, com totens instalados na Rua 25 de Março, na Praça da República e na região das cenas abertas de uso. Os equipamentos incluem botão de emergência, câmeras 360°, leitura de placas e, em alguns pontos, um sistema em teste que permite vídeo chamadas diretas com o Centro de Operações da Polícia Militar de São Paulo.

O conjunto dessas iniciativas – do HC-FMUSP com Projetos de Segurança Pública e ao Centro da Capital de São Paulo – evidencia como a combinação de monitoramento contínuo, resposta ágil e inovação tecnológica molda um novo paradigma de segurança urbana. “Ao unir tecnologias, integrá-las e contar com a participação social, o HC-FMUSP consolida um case que antecipa riscos, fortalece a sensação de segurança e inspira modelos que se conectem com as diretrizes do que chamamos de Cidades e Comunidades Inteligentes”, menciona Josué Paes.

Sobre a Helper Tecnologia

A Helper Tecnologia é uma empresa que desenvolve e aplica tecnologia avançada para a segurança e monitoramento das cidades brasileiras. Conta com a visão inovadora de um time de executivos com grande experiência nas áreas de segurança e projetos voltados ao setor público. 

Responsável pela criação e pela patente dos Totens de Segurança que oferecem recursos como: formato imponente e robusto à prova de vandalismo, sistema de giroflex – que remetem às viaturas policiais -, botão de emergência, comunicador bidirecional de alta potência, que enviam alertas à população, mensagens automáticas de áudio e monitoramento por câmeras 360°. A empresa está alinhada às tendências de cidades inteligentes e conectadas, usando os benefícios da digitalização para oferecer serviços eficientes e, com isso, melhorar a segurança e a qualidade de vida das pessoas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here