Home Notícias Valmet foi escolhida para modernização da Linha de Fibras da fábrica de celulose da CENIBRA

Valmet foi escolhida para modernização da Linha de Fibras da fábrica de celulose da CENIBRA

0
Valmet foi escolhida para modernização da Linha de Fibras da fábrica de celulose da CENIBRA
Cenibra Divulgação

A Valmet foi escolhida para realizar a modernização da Linha de Fibras da fábrica de celulose da Cenibra, na unidade de Belo Oriente, em Minas Gerais. A Linha de Fibras será preparada para realizar um aumento de capacidade e produzir 100.000 toneladas de celulose por ano. O início do projeto está previsto para setembro de 2023. 

Cenibra Divulgação

 A planta de Linha de Fibras irá utilizar a tecnologia mais avançada já disponível. A modernização faz parte do projeto da Cenibra de aumentar a capacidade de produção de celulose da fábrica. Após o fornecimento bem-sucedido da Linha de Branqueamento 3, ainda em 2016, e da Linha de Branqueamento 2, em 2018, a Cenibra agora contratou a Valmet para o fornecimento e instalação da mais recente tecnologia das “Prensas Valmet TwinRoll” para a modernização da Linha 1. O principal objetivo agora é reduzir o consumo químico do processo de branqueamento e  também o impacto ambiental.  

“Ao longo dos anos, a Cenibra tem buscado o equilíbrio entre as atividades produtivas e o desempenho ambiental, sempre visando melhorias nos processos de produção de celulose por meio da implantação de projetos ambientalmente sustentáveis e inovações tecnológicas, aumentando a capacidade de celulose”, afirma o diretor industrial, Júlio Ribeiro, da Cenibra.

“Estamos muito felizes e orgulhosos de sermos selecionados pela Cenibra mais uma vez. O novo projeto mostra confiança por parte do cliente, tanto em nossa tecnologia como na capacidade da nossa entrega. O último projeto (de branqueamento) foi um desafio para ambas as empresas, mas alcançamos excelentes resultados. A modernização do processo da Cenibra com a mais nova tecnologia, torna possível reduzir significativamente o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, aumentar a perfomance do processo de produção”, afirma Igor Panassol, gerente de vendas para linhas de fibras da Valmet na América do Sul.

Detalhes do fornecimento 

O fornecimento compreende uma etapa de deslignificação com oxigênio e quatro novas máquinas para lavagem de polpa marrom e lavagem pós-deslignificação. A lavagem utiliza a tecnologia de prensas Valmet TwinRoll para fácil manutenção e oferece baixo consumo de energia e alta disponibilidade.

Sobre a Valmet

A Valmet é uma desenvolvedora e líder global no fornecimento e desenvolvimento de processos, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com sistemas de automação e soluções de controle de fluxo de ponta, a Valmet atende expressiva base de indústrias, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e sólido histórico de melhoria e renovação. Em 2022, a empresa de controle de fluxo Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

Sobre a Cenibra

Celulose Nipo-Brasileira S.A. – a Cenibra é uma das maiores produtoras mundiais de celulose branqueada de eucalipto (madeira de fibra curta). Sua produção anual é de aproximadamente 1.200.000 toneladas, das quais mais de 90% são exportadas. A Cenibra atua em 54 municípios do estado de Minas Gerais. Como reconhecimento ao trabalho com os mais altos padrões internacionais de excelência, a Cenibra é certificada nas normas ISO 9001 / ISO 14001 / ISO IEC 17.025 e possui os certificados Forest Stewardiship Council – FSC e o Programa Nacional de Certificação Florestal (Cerflor). A rastreabilidade da celulose pode ser feita da floresta para o cliente ou do cliente para a floresta. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here