Pesquisa do SPC Brasil mostra que mais da metade dos consumidores já deixaram de comprar por não ter onde estacionar. Para especialista em soluções de gestão de pátios, unir tecnologia e praticidade é essencial para a experiência e fidelização do cliente.
A praticidade de ter o seu próprio carro, sair para fazer compras, resolver os problemas que envolvem o cotidiano, tem também seus pontos negativos. A falta de vagas de estacionamento pode interferir no trânsito e na mobilidade, atrapalhando os compromissos diários. Segundo um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 52% dos brasileiros já deixaram de comprar em determinado estabelecimento por falta de estacionamento próprio. A pesquisa também aponta que 56% dos entrevistados se sentem mais seguros fazendo compras em shoppings do que em lojas de rua.
Os estacionamentos com gestão e digitalização têm se tornado um diferencial no mercado, e Renato Lorenzi, CTO da CloudPark, startup especializada em soluções de controle e gestão de estacionamentos, destaca a necessidade de profissionalização do nicho. “Ter pátios vinculados a uma loja ou a um restaurante, é um fator determinante na escolha do consumidor. Por experiência própria, já deixei de comprar em alguns lugares por não ter uma vaga adequada para estacionar. O conforto e a segurança são fatores que influenciam muito o motorista, por isso é importante que esses estabelecimentos pensem na possibilidade de oferecer essa experiência completa para o seu usuário”, diz.
A tecnologia é, portanto, uma ferramenta importante que pode agregar para os estacionamentos e a mobilidade. Alguns pátios já contam com soluções que podem auxiliar na rotatividade, como, por exemplo, aplicativos que mostram quantas vagas estão disponíveis, ou totens de auto pagamento. “Outra prática que tem se fortalecido é a oferta de selos e convênios, que podem ser gerenciados de forma totalmente automatizada e que garante fluxo para o pátio parceiro e comodidade para o cliente do estabelecimento sem espaço para estacionamento próprio. Essas novas soluções que têm surgido ajudam muito na experiência do cliente e no crescimento do mercado de estacionamentos. A tecnologia auxilia na locomoção e de certa forma no tempo também, já que os motoristas não precisam andar muito para achar um bom local para estacionar ou enfrentar longas filas para realizar o pagamento. Por isso, é muito importante que locais como lojas, hospitais, bancos, invistam em estacionamentos que proporcionem vantagens como essas,” finaliza.
Existem muitos benefícios nos estacionamentos rotativos, e a principal delas é a disponibilidade de vagas, já que o objetivo central dos pátios é oferecer esse serviço para os motoristas. Outro fator que pode ser considerado é o fluxo de trânsito que tende a diminuir conforme os motoristas encontram lugares para estacionar. O meio ambiente também acaba sendo muito beneficiado com o crescimento dos estacionamentos, pois o encontro rápido de vagas acaba vetando a emissão de gás carbônico nas cidades e consequentemente no planeta.