Oito dos 12 cursos que passaram por avaliação recente do Ministério da Educação receberam 5, conceito máximo que indica excelência, e outros quatro, nota 4, de qualidade superior
O Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) conquistou índices do Ministério da Educação (MEC) em avaliações de cursos, no primeiro semestre deste ano, considerados de excelência e elevada qualidade. Dos 12 cursos que passaram por avaliações recentes, oito ganharam o conceito 5, nota máxima, e quatro, o conceito 4, de superior qualidade.
Conforme destaca o diretor de Registro Acadêmico e Regulação, Prof. Lincoln Villas Bôas Macena, responsável pelos processos regulatórios e avaliativos do UniCV, os conceitos atribuídos pelo MEC vão de 1 a 5, sendo 1 e 2, não satisfatórios (que ensejam medidas de saneamento e melhoria); 3, satisfatórios (mínimo de qualidade exigido) e 4 e 5 considerados de superior qualidade, ou seja, cursos que oferecem além dos quesitos mínimos exigidos pelo órgão regulador. Os critérios avaliados abrangem três dimensões: Corpo Docente, Infraestrutura e Organização Didático-Pedagógica.
Conceitos
Receberam a nota máxima (5) os cursos de Design Gráfico, na modalidade presencial e os seguintes cursos na modalidade a distância (EAD): Ciências Contábeis, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Logística, Pedagogia e Processos Gerenciais. Com o conceito 4, ficaram os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior e Marketing, todos de EAD.
Para Macena, os resultados deste primeiro semestre reafirmam o compromisso institucional do UniCV com as premissas de qualidade do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que analisa instituições, cursos e desempenho de estudantes.
O reitor José Carlos Barbieri acredita que o quadro docente, formado em quase 90% por mestres e doutores, aliado ao forte compromisso da instituição em manter um ensino atualizado com as mais recentes necessidades do mercado são fatores que contribuem para os bons índices.
Já para o diretor Acadêmico, professor Alex Cordeiro Alves da Silva, o resultado não foi surpresa. “Trabalhamos para isso”, disse ele, ao lembrar que o MEC se baseia em evidências, “e nada melhor nesse quesito do que projetos; temos muitos no UniCV”, enfatiza.
Segundo Alex Silva, o avaliador do MEC segue um tripé. “Ele olha a documentação, a legislação (o que ela pede) e busca a comprovação. Então, como eu sei que uma determinada disciplina atende esse tripé? Quando eu verifico a ementa, comparo se atende a legislação e ofereço a prática. Nós temos isso muito bem alinhado aqui no UniCV”, conclui.
Outros
O UniCV continua com outros 18 processos de reconhecimento de cursos este ano. A visita dos avaliadores do MEC para verificação das condições de ensino acontece a partir da metade da formação da primeira turma.
Criada como Faculdade Cidade Verde no ano de 2005 e reconhecido como Centro Universitário, em 2018, a instituição conta hoje com 30 cursos presenciais e 68 na modalidade EAD e possui Conceito Institucional (CI) 4.
Sobre o UniCV
O Centro Universitário Cidade Verde possui 17 anos de história e oferece a estudantes de todo o Brasil, por meio das modalidades presencial e a distância, 98 cursos de graduação e mais de 300 de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento. Seus mais de 500 polos de Educação a Distância estão presentes em todos os estados brasileiros e, também, no Japão e Portugal. A tecnologia e a inovação são fortes componentes no processo de ensino e aprendizagem, e a instituição carrega consigo a marca da Responsabilidade Social. Em 2022, recebeu o Selo Ipê, conferido pela Prefeitura do Município de Maringá a empresas que desenvolvem práticas sustentáveis. Como uma Instituição Socialmente Responsável, o UniCV abre as portas para a comunidade, prezando pela igualdade, acessibilidade, bem-estar e direitos humanos.
Foto: Alunos em sala de aula do UniCV; infraestrutura é um dos itens avaliados