O Brasil é o segundo maior grupo de visitantes do Chile, atrás somente da Argentina. Os brasileiros representaram 20% do total de turistas estrangeiros na temporada de inverno de 2022. E de olho neste potencial turístico, o governo do Chile, através da Secretaria de Turismo (Sematur), realizou esta semana uma série de eventos para divulgar o país.
Durante a manhã desta sexta-feira (31), operadores e imprensa de Curitiba participaram de um encontro com o responsável pela operação do Mercado Internacional no Sernatur, Cristobal Felipe Yañez Altamirano e Jéssica Sanchez, representante da instituição no Brasil. Ambos apresentaram o Chile como um destino para se visitar em qualquer época do ano, com atrativos de norte a sul.
Desde outubro de 2022, Curitiba tem um voo direto, terças-feiras, quintas e sábados, para Santiago, com duração de 4 horas. Essa facilidade tem atraído o turista paranaense, que também é foco do país vizinho. O responsável pela operação do Mercado internacional no Sernatur disse esperar demanda para um voo diário, em breve.
Durante o encontro, os representantes da Sernatur falaram sobre os atrativos naturais, culturais e gastronômicos do Chile. O país, além de ser uma opção perto para visitantes que buscam neve, história e boa comida, oferece algumas modalidades pouco conhecidas de turismo: é o caso do turismo astronômico, no norte, considerado o céu mais claro do mundo e também das opções de bem estar e saúde, com mais de 270 opções de águas termais.
A expectativa do governo do Chile para este ano é superar o movimento pré-pandemia, quando o país recebia anualmente cerca de 500 mil visitantes brasileiros.
Roadshow Brasil 2023
Durante esta semana, os representantes do Chile passaram por 3 capitais brasileiras com o encontro “Roadshow Brasil 2023 – Promoção Turística”. O evento reuniu 200 participantes, expositores internacionais e integrantes do trade turístico.
A iniciativa ocorre como parte da estratégia de participação do Chile na WTM Latin America, que será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 3 e 5 de abril. Durante o evento, o Chile promove permanentes capacitações de destinos, campanhas cooperadas e ações com companhias aéreas, tudo isso com a finalidade de acelerar o processo de recuperação da demanda brasileira.