Elas vão muito além do tradicional curso de graduação, porque focam nas tendências da gestão e soft skills. FDC está entre as 10 melhores do mundo, segundo Financial Times
Saber empreender, ser um profissional diferenciado, ter conhecimento de como enfrentar os dilemas que envolvem o mundo dos negócios são algumas das skills que as empresas procuram e que os jovens do futuro estão cada vez mais interessados.
As escolas de negócios estão crescendo exponencialmente, exatamente porque os cursos convencionais de graduação estão cada vez mais engessados perante a complexidade dos novos modelos de negócios e de gestão.
As instituições de ensino com foco na educação continuada têm como objetivo trazer tendências e mostrar o conteúdo teórico com exemplos práticos, conhecidos como “mão na massa”. Ou seja, tais soluções focam na teoria com aplicação prática, através de demonstrações de casos reais e por meio de discussões em sala de aula com os alunos. Isso traz um olhar transformador e diferenciado para os participantes.
Outra principal diferença, é que as escolas de negócio vão muito além do tradicional curso de graduação, pois atingem todo o universo da gestão e comportamento das lideranças, do jeito mais amplo e global possível. Elas englobam cursos que relacionam áreas do conhecimento complementares como por exemplo, Economia e Design e Marketing e Comercial, ampliando assim as possibilidades, inserindo pesquisa, extensão e ensino no currículo desses programas.
A importância da prática
Clodolado Oliveira, diretor geral da JValério Gestão e Desenvolvimento, explica que as escolas de negócios são totalmente “hands on”, ou seja, mão na massa. “Elas aliam a vivência do dia a dia com a experiência de sala de aula, pois sabem que esse é o início de uma trajetória de sucesso”, diz.
Os professores nem sempre possuem formação acadêmica, podem ser executivos e empresários de sucesso que aprenderam na prática como fazer um negócio dar certo. Eles proporcionam a capacidade do aluno de experimentar o contato com o mundo empresarial.
“É fundamental para o aprendizado vivenciar a prática, inclusive, os erros. Os participantes têm a oportunidade de criar uma empresa, de quebrá-la mais de uma vez, e com isso, identificar os seus erros e colocar em prática as resoluções necessárias”, pontua Oliveira.
Foco nas softs skills
A valorização das softs skills são outro diferencial das escolas de negócios. As softs skills referem-se às qualidades subjetivas, emocionais e interpessoais de cada pessoa. As escolas de negócios se preocupam em formar o estudante por completo, desenvolvendo todas as suas habilidades como:
- Resolução de problemas complexos
- Pensamento crítico
- Criatividade
- Gestão de pessoas
- Liderança e influência social
- Pensamento analítico e inovação
- Resiliência, tolerância e flexibilidade
- Inteligência Emocional
- Persuasão e negociação
- Gestão do tempo
A melhor escola de negócios da América Latina perto de você
A JValério Gestão e Desenvolvimento é parceira da Fundação Dom Cabral (FDC) há 18 anos e comercializa os programas e soluções da prestigiada instituição de ensino no Paraná, no interior de São Paulo e em Rondônia.
A FDC foi eleita em foi eleita em 2023 como a 7ª melhor escola de negócios do mundo pelo ranking de educação executiva do jornal Financial Times. A instituição é a única brasileira entre as dez primeiras, tendo subido duas posições em relação ao ranking do ano passado, quando ficou em 9° lugar.
Para saber mais, acesse: https://jvalerio.com.br/.