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Arte: quais os temas mais abordados no Enem nos últimos cinco anos?

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Arte: quais os temas mais abordados no Enem nos últimos cinco anos?
Créditos: Pixabay

Das pinturas rupestres às obras digitais geradas por inteligência artificial, a história da Arte é vasta e cheia de detalhes. E ter conhecimentos sobre o assunto é muito importante para os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Arte é um dos componentes curriculares que fazem parte da prova de Linguagens e a quantidade corresponde à 15% das questões da área. Por isso, o time de formação do Sistema Positivo de Ensino preparou um levantamento, com base nas provas dos últimos cinco anos, para descobrir quais os conteúdos mais cobrados em Arte.

Para a assessora de Arte do Sistema Positivo de Ensino, Karoline Barreto, saber quais são os temas mais frequentes ajuda a concentrar os esforços no que tem mais chance de cair na prova. “Dentro desse componente curricular, temos uma vasta gama de conhecimentos que podem ser explorados no Enem. Quando os estudantes sabem quais deles costumam ser pedidos, fica mais fácil desenhar uma estratégia de estudos mais eficaz”, afirma.

Nos últimos cinco anos, a prova de Arte trouxe como temáticas principais os seguintes assuntos:

Funções da arte contemporânea – a arte contemporânea ultrapassa as barreiras das linguagens e temas tradicionais, misturando-as e trazendo discussões atuais, como os limites do que é a própria arte e o fazer do artista, como o minimalismo, por exemplo.

Vanguardas europeias – compreender as principais características dos movimentos de ruptura das chamadas vanguardas europeias pode ajudar no desempenho não só da prova de Arte, visto que também podem aparecer questões sobre esse assunto nas provas de Literatura e História.

Modernismo brasileiro – o contato dos artistas brasileiros, principalmente os paulistas, com as vanguardas europeias resultou em efervescência cultural nas artes, como a música e as artes visuais. Estudar os artistas, idealizadores e desdobramentos pode garantir bons resultados no primeiro dia de prova do Enem, visto que esse é um tema transversal a Linguagens e Ciências Humanas.

Matrizes africanas e indígenas – as questões que abordam as matrizes que constituem o povo brasileiro geralmente são contextualizadas na comparação entre uma obra e outra, esperando que o estudante identifique as características marcantes das obras.

Arte e música urbana brasileira – o espaço brasileiro é objeto de análise da maioria das questões da prova de Linguagens. Em Arte, as questões urbanas são tratadas em perguntas sobre as influências do funk, do rap, do grafite, do break dance e dos festivais de teatro de rua.

Com base nesse histórico, os candidatos podem desenvolver um programa de estudos que contemple os temas principais, mas é preciso lembrar que essa não pode ser a única estratégia para conquistar uma boa nota. “O Enem tem um padrão de questões e sabemos que ele está muito ligado à discussão sobre desafios da nossa sociedade. Pensando nisso, meu conselho é que os estudantes reúnam o maior número possível de referências culturais e tenham um pensamento crítico sobre o mundo. Esse pode ser o detalhe que faz toda a diferença na hora da prova”, afirma Karoline.

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Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

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