Home Sem categoria Com foco na conectividade e transição energética, 21.° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade reuniu mais de 450 pessoas

Com foco na conectividade e transição energética, 21.° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade reuniu mais de 450 pessoas

0
Com foco na conectividade e transição energética, 21.° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade reuniu mais de 450 pessoas
Créditos: Dream Image

Realizado em Curitiba, evento abordou o futuro do setor, ressaltando como as tecnologias podem ajudar a moldar uma mobilidade sustentável

Nos dias 7 e 8 de agosto, o Centro de Eventos FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba, sediou o 21.° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade. Com o tema “Brasil em Movimento: Conectividade e Transição Energética Rumo à Sustentabilidade”, o evento foi organizado pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL e destinado à sociedade em geral, incluindo engenheiros, executivos, profissionais da área da mobilidade, estudantes e entusiastas – com 459 participantes. 

O Fórum contou com a presença de mais de 40 convidados, entre palestrantes e moderadores, que participaram de 11 painéis para debater as tendências e o futuro do setor. As discussões abrangeram diversas temáticas, como eletrificação, descarbonização, sustentabilidade, economia circular, profissional do futuro, agricultura, entre outras. “Nesta edição,  além de proporcionar experiências reais aos participantes do evento, ampliamos o escopo da programação com novas áreas temáticas. Contamos com grandes nomes para discutir esses assuntos e abordar os desafios específicos de cada um, visando desenvolver as competências necessárias para que nossa engenharia possa trilhar diferentes caminhos”, comentou o diretor regional da SAE BRASIL PR/SC, Renato Faria.

O encontro teve ainda a participação e o apoio de grandes marcas do segmento, como Bosch e Renault, que disponibilizaram alguns modelos para test drive, que fizeram muito  sucesso durante os dois dias. Sem contar a exposição de um caminhão da Pepsico, uma máquina e um caminhão da Volvo, além de um trator New Holland. 

Confira abaixo as novidades expostas de cada marca: 

AGCO: Apresentaram o Motor AGCO Power CORE75. O Motor a prova de futuro. Potência, economia, confiável e sustentável. Motor projetado para combustíveis alternativos que atende aos rigorosos padrões de emissões Co2.

AVL: Apresentou as novidades na área de equipamentos de testes, serviços de engenharia e software de simulação aplicáveis em todas as vertentes da mobilidade.

Bosch: A Bosch apresentou inovações focadas em eficiência energética e segurança. Entre os destaques estavam os componentes do sistema de injeção direta a gasolina (GDI) – sistema de alta pressão que promove uma condução potente, eficiente e dinâmica – e a câmera (MPC3), fundamental para a condução autônoma e a segurança veicular. Também foi exibido o Amplificador de força eletromecânico independente de vácuo (iBooster), que contribui para a redução de emissões e o aumento da eficiência energética. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar na prática a tecnologia CO₂ Tracking e entender como essa inovação pode contribuir para uma mobilidade mais limpa e eficiente.

Brose: No estande da Brose, além do showroom virtual e da exposição da e-bike, vinda diretamente da matriz para o evento, os visitantes puderam descansar nas poltronas da CARTROM EMBALAGENS, produzidas com papelão.

FPT: Durante o evento, a FPT Industrial também expõe o motor F1C, que equipa o IVECO Daily e versões do Volkswagen Delivery. Na vanguarda do desenvolvimento, a marca apresentou recentemente o motor conceito Cursor 13 Etanol, que reúne as vantagens de uma fonte de energia renovável, de baixo custo operacional, considerável redução de emissões e compatível à infraestrutura já existente, com o alto desempenho da Família Cursor, cuja robustez e confiabilidade já são comprovadas pelo mercado.

New Holland: a New Holland apresentou o T4 Electric Power, primeiro conceito de trator utilitário alimentado totalmente por conjunto de baterias e sem a presença de motor diesel de combustão interna, portanto, ecológico e com nível zero de emissões de poluentes, o T4 Electric Power se une aos tratores T7 Methane Power LNG e T6 Methane Power, reafirmando o compromisso da New Holland com o avanço sustentável da agricultura.

PepsiCo: A Pepsico expôs um baú produzido de resíduos descartados de embalagens de salgadinhos e de garrafas PET das marcas da empresa. Além disso, o veículo é 100% elétrico, sendo um dos primeiros do Brasil de grande porte.

Programas Estudantis SAE / UFPR: A Superintendência de Parcerias e Inovação – SPIn da UFPR esteve presente com os programas Estudantis SAE / UFPR: Baja, Fórmula e AeroDesign. Os Programas Estudantis promovidos pela SAE BRASIL são competições de diversas categorias que permite o estudante aplicar na prática tudo o que aprendeu em sala de aula, vivenciando todas as etapas de um projeto real e estimulando os participantes a buscarem soluções criativas e desenvolverem o espírito de trabalho em equipe. E a SPIn cumpre seu papel como um elo com a sociedade, oportunizando a aproximação da academia com a indústria.

Renault: Test-drive dos veículos Megane E-tech e Kwid E-tech são 100% elétricos e podem ser recarregados em qualquer lugar: tomadas, wallbox ou em mais de 3.000 pontos espalhados pelo país. E Kardian, que  é o mais novo lançamento da empresa, desenvolvido pela engenharia local da Renault, motor 1.0 turbo, câmbio “e-shifter” de 6 marchas de dupla embreagem e uma nova plataforma do grupo Renault.

Volvo: A marca realizou a exposição de uma nova versão do caminhão FH, com a possibilidade de rodar com 100% de biodiesel (B100) – comercialização sob demanda e análise prévia da engenharia da fábrica, e de um motor Volvo Penta a gás para geração de energia. Além disso, foi exposta uma escavadeira compacta elétrica, lançamento recente na América Latina, ideal para trabalhos em áreas urbanas ou sensíveis a ruídos.

Sobre a SAE BRASIL

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que reúne engenheiros, técnicos, executivos, acadêmicos e estudantes de engenharia unidos pela missão de difundir técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade nos modais: automotivo, ferroviário, aéreo e naval. A entidade tem como objetivo ser a “Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. A associação é filiada à SAE INTERNATIONAL, compartilhando  os mesmos  objetivos. Em  mais de um século de existência, a SAE INTERNACIONAL se tornou uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento nas áreas automotiva e aeroespacial, com a criação de mais de 35 mil normas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países. Mais informações: https://saebrasil.org.br/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here