Gestoras mulheres são melhor avaliadas por suas equipes e elevam o padrão de qualidade e de satisfação em diversos setores
Em Curitiba, a hotelaria está passando por uma transformação significativa com o crescente aumento da demanda do setor tradicionalmente movimentado pelo turismo de negócios, perfil que vem mudando nos últimos anos. Impulsionada por mulheres em cargos de liderança, a hotelaria tem sido fortemente impactada pela inovação e pela presença feminina. As executivas Isabela Meyer, Camila Romanchuc e Carolina Monteiro de Almeida são exemplos de como a liderança feminina não está apenas gerenciando operações complexas, mas também elevando o padrão de qualidade e satisfação no ramo.
A crescente presença feminina em cargos estratégicos reflete uma tendência mais ampla. Uma pesquisa recente da FIA Business School, publicada pela Forbes, revelou que mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança no Brasil e são avaliadas mais positivamente por suas equipes. A pesquisa destaca que CEOs mulheres são consideradas melhores gestoras, além de mais populares e confiáveis. Este reconhecimento reforça a importância e o impacto da liderança feminina em diversos setores, incluindo a hotelaria.
Pesquisa recente do Instituto Federal do Paraná mostra que mulheres em posição de liderança geram um impacto real na estrutura das organizações, além de acrescentarem conhecimentos técnicos, trazem uma perspectiva mais humana, criativa e inclusiva, assumem o que muitas vezes é rotulado como fragilidade e transformam em força e estratégia. No setor de hotelaria isso pode ser percebido na necessidade de uma perspectiva mais acolhedora, diversa e criativa, características destacadas na gestão feminina. A motivação constante para o aprimoramento de seus conhecimentos, torna as mulheres profissionais cada vez mais qualificadas e consequentemente as organizações mais produtivas e rentáveis.
Carolina Monteiro de Almeida
Carolina Monteiro de Almeida, Gerente Geral do Go Inn Curitiba, fez uma transição de carreira como advogada para a hotelaria. Com fluência em inglês, francês e espanhol, Carolina começou sua jornada na recepção do Radisson e, ao longo dos anos, ocupou vários cargos até se tornar gerente no Go Inn.
Ela destaca a importância de respeitar cada indivíduo: “A lição mais valiosa que aprendi é a importância de respeitar e considerar cada indivíduo, independentemente de sua origem ou características pessoais. Cada pessoa tem uma história única, e isso enriquece nosso ambiente de trabalho.”
Carolina também enfatiza o papel essencial de todas as funções no hotel: “Todas as funções no hotel são importantes para a experiência do hóspede. Desde a recepção até as camareiras, cada função contribui para criar uma experiência positiva.”
Camila Romanchuc
Camila Romanchuc, gerente geral do Hotel Quality em Curitiba, iniciou sua carreira como estagiária de reservas e subiu na hierarquia, alcançando a supervisão e, eventualmente, a gerência geral.
Quando assumiu o cargo de gerência pela primeira vez, antes do Quality, Camila enfrentou o desafio de liderar uma equipe reduzida e com alta rotatividade em um hotel econômico. Para melhorar a retenção, Camila implementou uma série de iniciativas, como treinamentos e eventos sociais, que fortaleceram o engajamento da equipe e melhoraram a satisfação dos hóspedes.
Camila destaca que valorizar e engajar os colaboradores resulta em um atendimento mais eficaz: “Melhorar o tratamento e o engajamento dos colaboradores levou a um atendimento mais feliz e motivado. Quando os funcionários se sentem valorizados, isso se reflete diretamente na experiência dos hóspedes.”
Isabela Meyer
Isabela Meyer, Gerente do Qoya Curitiba, iniciou sua carreira como estagiária e foi promovida rapidamente devido ao seu desempenho. Ela enfrentou grandes desafios ao gerenciar um hotel durante a pandemia e a reabertura com reformas em andamento. Isabela acredita que gostar de pessoas é fundamental para a gestão pois além da parte burocrática que o cargo exige, também é preciso lidar com clientes e colaboradores.
Ela também destaca a importância de engajar a equipe em tempos difíceis: “Engajar a equipe foi essencial. Em momentos de crise, unir todos em torno de um objetivo comum foi a chave para superar os desafios e reabrir o hotel com sucesso.” Ela acrescenta: “Juntos, transformamos desafios em oportunidades, isso é equipe”.
SERVIÇO:
Qoya Hotel Curitiba, Curio Collection by Hilton
Endereço: Av. Sete de Setembro, 4211 – Batel
Informações: 55 41 3340-4000 ou https://www.hcchotels.com.br/qoya-hotel-curitiba
@qoyahotelcuritiba
Quality Hotel Curitiba
Endereço: Alameda Dom Pedro II, 740, Batel
Informações: (41) 2103-4000 ou https://www.hcchotels.com.br/quality-hotel-curitiba
@qualityhotelcuritiba
Go Inn Curitiba
Rua Desembargador Motta, 1221 – Água Verde
Telefone: (41) 3304-0200 ou https://www.hcchotels.com.br/go-inn-curitiba
@goinncuritiba