Conselho de Biomedicina incentiva o autocuidado feminino
Entidade faz evento em 19/10, reforça a importância dos cuidados de saúde e arrecada lenços de tecido para doar a quem faz tratamento de câncer
Para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, celebrado em 19 de outubro, o Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) elaborou uma ação direcionada às biomédicas de Curitiba e Região Metropolitana.
Todas que visitarem a sede do CRBM6 nesta data – entre 9h e 15h – vão saborear um delicioso café e ainda serão presenteadas com uma lembrança especial, como forma de incentivo ao autocuidado e alusiva ao mês do Outubro Rosa.
Lenço para autoestima
“Para auxiliar na autoestima e na qualidade de vida de quem está em tratamento de saúde, o CRBM6 convida as biomédicas a doarem um lenço de tecido no dia 19 de outubro (sábado). A entrega pode ser feita na sede da entidade, que fica na Rua Visconde de Nácar, 754, Mercês, Curitiba, tel. 41-3359-9341”, explica a diretora secretária do CRBM6, Jannaina Vasco.
O acessório pode ser utilizado de variadas maneiras, ajuda a amenizar o sofrimento de quem perde o cabelo, contribui para a mulher se sentir mais bonita e ter mais disposição para superar a enfermidade.
A queda de cabelo pode ser um efeito colateral de alguns tratamentos do câncer, como a quimioterapia, a radioterapia e a terapia alvo. “Por ser um momento desafiador às pacientes, isso pode impactar na autoconfiança, mas é fundamental lembrar que a perda é temporária e os fios voltam a crescer após o fim do tratamento. Por isso, a saúde deve estar sempre em primeiro lugar”, explica a vice-presidente do CRBM6, Daiane Pereira Camacho.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. No Brasil, é a primeira causa de morte na população feminina.
Sobre o CRBM6
O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) é uma Autarquia Federal com jurisdição no Estado do Paraná.
A entidade é formada por 5.902 profissionais. A sede fica em Curitiba e as delegacias regionais estão em Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama, Guaíra e Ponta Grossa.
Os biomédicos atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde tais como acupuntura, análises clínicas e ambientais, bromatológicas [avalia a qualidade dos alimentos], auditoria, banco de sangue, biofísica, biologia molecular, bioquímica, citologia oncótica, embriologia, estética, farmacologia, fisiologia, genética, hematologia, histologia, imunologia, imagenologia, informática da saúde, microbiologia, microbiologia de alimentos, monitoramento neurofisiológico transoperatório, parasitologia, patologia, perfusão, psicobiologia, radiologia, reprodução humana, sanitarista, saúde pública, toxicologia, virologia e outras áreas.