A virada de Izaías Monteiro na paraesgrima: paranaense estará na Copa do Mundo da Tailândia
Atleta de paraesgrima lidera ranking nacional da modalidade e recebe convocação para a Seleção Brasileira
O atleta de paraesgrima Izaías Monteiro, atualmente um dos principais nomes da modalidade, vai representar o Brasil na Copa do Mundo da Tailândia, entre os dias 20 e 23 de novembro. Natural do Paraná, o atleta tem uma trajetória marcada por superação, talento e conquistas. Izaías é tricampeão da Copa Brasil de Sabre Categoria B (2022, 2023 e 2025), vice-campeão brasileiro de Espada Categoria B (2022, 2023 e 2025) e conquistou o bronze no Regional das Américas (2024), além do 6º lugar na Copa do Mundo de Paraesgrima (2025).
Neste ano, o atleta de paraesgrima iniciou a temporada com o 1º lugar no Sabre e o 3º lugar na Espada na primeira etapa da Copa Brasil. Atualmente, ocupa o 1º lugar no ranking nacional do Sabre B e o 3º da Espada B. Há sete anos praticando a paraesgrima, Izaías prova a cada dia que perseverança e esporte são grandes motores da superação.
A vida de Izaías mudou drasticamente em 2008, quando ele foi atingido por um tiro nas costas. A lesão na vértebra T5 o deixou paraplégico, restringindo os movimentos das pernas. O baque inicial foi seguido por uma fase de depressão, que durou cerca de um ano. “Em 2011 eu recebi um convite de um amigo que praticava canoagem e foi aí que a minha reabilitação começou”, conta.
Izaías descobriu no esporte uma forma de melhorar de vida, valorizando a competitividade que sempre o moveu. No entanto, a dificuldade de patrocínio na canoagem era um obstáculo e a transição para a paraesgrima, em 2018, veio após o convite de outro amigo.
Construindo um campeão
A mudança de modalidade foi um desafio de adaptação rápida. Em apenas seis meses, Izaías disputou sua primeira competição, um marco que ele lembra com bom humor: “Perdi para todos”, conta. Essa derrota inicial não o desmotivou e, aos poucos, os resultados vieram.
Em 2022, Izaías Monteiro alcançou o primeiro lugar no ranking nacional. O auge da carreira chegou em 2025, quando seu resultado na I Etapa da Copa do Brasil o colocou novamente em primeiro lugar no ranking nacional, recebendo, pela primeira vez, a convocação para a Seleção Brasileira e disputando seu primeiro Campeonato Mundial na Coreia do Sul, no qual obteve o 16º lugar na disputa individual e a 12ª colocação por equipes, nas armas espada e sabre.
Atualmente, Izaías se prepara para a Copa do Brasil, no Rio de Janeiro, que será disputada entre os dias 13 e 16 de novembro. “Meu objetivo é continuar na liderança do ranking nacional, para garantir vaga em eventos internacionais do porte da Copa do Mundo da Tailândia”, acrescenta.
Conforto e oportunidades
A dedicação de Izaías, que inclui os treinamentos especializados e preparação física rigorosa, é suportada graças ao projeto incentivado pela COPEL, PROPESPORTE e Governo do Estado do Paraná, Bolsa Atleta do Governo Federal e o suporte da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ). Tais projetos ajudam também na aquisição de materiais e participação nas principais competições esportivas do país.
O apoio financeiro, no entanto, é uma realidade recente. Nos dois primeiros anos de esgrima, Izaías dependeu da ajuda do pai e da irmã para custear as idas aos treinos, realidade compartilhada por milhares de atletas espalhados pelo Brasil.
Hoje, a paraesgrima não é apenas uma paixão ou reabilitação, mas um caminho para novas oportunidades. “Se não fosse a paraesgrima, não teria chances de conhecer outros países e melhorar de vida”, exalta Izaías.