Home Turismo Colaboradores estrangeiros encantam hóspedes e equipe do Bristol Brasil 500 Hotel

Colaboradores estrangeiros encantam hóspedes e equipe do Bristol Brasil 500 Hotel

0
Colaboradores estrangeiros encantam hóspedes e equipe do Bristol Brasil 500 Hotel

A falta de mão de obra não é novidade na hotelaria. Em todo país, grande parte dos empreendimentos enfrentam dificuldades para preencher o quadro funcional. Em Curitiba, o setor pode superar esse gargalo aproveitando uma oportunidade que alia iniciativas do Estado do Paraná de acolhimento a imigrantes e refugiados, à atratividade da capital paranaense para se viver e trabalhar.

Reconhecida pela qualidade de vida e pela estrutura de serviços, Curitiba vem se destacando como destino para profissionais de outros países que buscam se estabelecer no Brasil. Além de ajudar a suprir o déficit de mão de obra, esses colaboradores agregam alto astral, diversidade cultural e domínio de outros idiomas, fatores que impactam positivamente a experiência do hóspede. Esse movimento é percebido pela Rede Bristol Hotéis & Resorts.

“De 2020 para cá, os estrangeiros consideram Curitiba como uma cidade para criar raízes. Eles não podem ser vistos como mão de obra para resolver um problema pontual; eles se qualificam, buscam cursos e, com isso, a tendência é que logo cresçam dentro dos hotéis”, explica o coordenador de operações da Rede Bristol, Denis Fernando Estevão, gerente interino do Bristol Brasil 500 Hotel.

Só nesta unidade, 31% dos colaboradores são cubanos, haitianos e venezuelanos. Segundo Denis, muitos chegam à cidade sem documentação, apesar da alta qualificação, e iniciam em funções operacionais, como garçons, camareiras ou recepcionistas. Com o tempo, passam a ocupar cargos compatíveis com sua formação.

Além de suprirem a demanda por mão de obra, esses profissionais se destacam pela fluência em outros idiomas. “Eles têm o espanhol fluente e aprendem rápido o português. Muitos já têm noções de francês e inglês”, diz o gerente interino. A disposição para as escalas da hotelaria e a postura positiva também chamam atenção. “Eles trabalham com afinco e alegria, independentemente da função.”

Para Denis, a presença de estrangeiros representa uma mudança estrutural no perfil da hotelaria. “Eles querem construir carreira, crescer e permanecer no setor. Isso fortalece a equipe e melhora o ambiente de trabalho”, avalia. Segundo ele, o interesse genuíno pela profissão faz diferença no dia a dia. “O profissional de fora quer ser hoteleiro, não está apenas hoteleiro.”

A inserção de estrangeiros no setor acompanha uma tendência nacional. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego indicam que o setor de serviços está entre os que mais absorvem trabalhadores imigrantes no Brasil. De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o país abriga mais de 1,5 milhão de imigrantes, muitos deles inseridos no turismo e na hotelaria, segmentos que se consolidam como porta de entrada para o mercado formal.

O Bristol Brasil 500 Hotel faz parte da Rede Bristol Hotéis & Resorts – https://bristolhoteis.com.br/. São 19 hotéis em operação e mais dois em construção, nas cinco regiões do país.
Bristol Brasil 500 Hotel
R. Des. Motta, 1499 – Batel, Curitiba – PR

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here