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Show Rural 2025: Sicredi renova patrocínio e anuncia R$ 8 bilhões para fortalecer parceria com agronegócio

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Principal agente repassador do BNDES, instituição financeira cooperativa oferece linhas de crédito, seguros e condições especiais para consórcios durante um dos maiores eventos do setor na América Latina, de 10 a 14 de fevereiro, em Cascavel (PR)

Com mais de 8,5 milhões de associados em todo o Brasil, o Sicredi estará presente na 37ª edição do Show Rural Coopavel, entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025, em Cascavel (PR). Reconhecido como um dos três maiores eventos do agronegócio na América Latina, o encontro será uma vitrine para a instituição financeira cooperativa, que disponibilizará R$ 8 bilhões em linhas de crédito aos produtores rurais associados. Além disso, oferecerá condições especiais para aquisição de seguros e consórcios, com o suporte de mais de 100 colaboradores no atendimento. A presença do Sicredi no Show Rural reforça seu compromisso com o desenvolvimento do agronegócio no Paraná, estado onde é líder em número de agências, conforme dados do Banco Central do Brasil (BACEN). Atualmente, o Sicredi conta com 477 agências no estado.

Parceiro dos produtores rurais há mais de um século, o Sicredi liberou mais de R$ 7,8 bilhões em crédito agropecuário entre julho e novembro de 2024, registrando um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. “Somos um parceiro essencial no financiamento do agronegócio. Apenas na edição de 2024 do Show Rural, somamos 700 propostas de financiamento, totalizando R$ 325 milhões destinados à aquisição de utilitários, maquinários e tecnologias agrícolas”, destaca o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Farias. Ele ressalta que, para 2025, o objetivo é ampliar ainda mais o apoio ao produtor rural, abrangendo desde o custeio de safras até o incentivo a tecnologias sustentáveis, incluindo a proteção patrimonial com seguros rurais e consórcios voltados ao planejamento para aquisição de novos bens.

Consórcios e seguros como solução para o campo

A modernização no campo é uma prioridade para agricultores que buscam se destacar em um setor cada vez mais competitivo. Nesse contexto, o Sicredi tem ampliado seu portfólio de consórcios para veículos pesados, máquinas e implementos agrícolas, disponibilizando créditos de até R$ 1,5 milhão com condições flexíveis de pagamento, com as menores taxas do mercado. “Essa é uma solução estratégica e acessível, permitindo que os produtores adquiram maquinários e equipamentos agrícolas de forma planejada e sem juros. Além disso, possibilita a compra de bens de maneira econômica, sustentável e organizada, sendo uma excelente opção para quem deseja se planejar financeiramente e não tem pressa em realizar a aquisição”, explica o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Devanir Brisola.

Além da modernização, os produtores rurais enfrentam riscos que podem comprometer suas propriedades e aumentar a vulnerabilidade do patrimônio rural. Para atender a essas demandas, o Sicredi oferece seguros patrimoniais que cobrem situações adversas como incêndios, vendavais, alagamentos e furtos, garantindo a continuidade dos negócios e mitigando os impactos financeiros. “Com canais de atendimento para sinistros disponíveis  24 horas, via telefone e WhatsApp, asseguramos agilidade e eficiência nos momentos críticos. Em 2025, o Sicredi continuará expandindo suas soluções financeiras, reforçando seu compromisso de apoiar o produtor rural em todas as etapas de sua atividade”, complementa Brisola.

BNDES e agricultura familiar

Líder nos repasses de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Sicredi disponibiliza soluções para diversos segmentos por meio das linhas do banco de desenvolvimento, com destaque para o estímulo ao agronegócio no Brasil. No ranking dos agentes financeiros parceiros com melhor desempenho em 2023, o Sicredi foi reconhecido como líder nas categorias “Clientes Apoiados pelo BNDES” e “Valor Operado Geral”. Até maio de 2024, o saldo da carteira de crédito do Sicredi com recursos do BNDES alcançou R$ 23,9 bilhões, distribuídos em mais de 186 mil operações, sendo mais de 131 mil voltadas para o apoio à agricultura familiar.

A instituição financeira cooperativa também se consolida como um aliado estratégico dos produtores rurais, oferecendo soluções financeiras personalizadas e investindo em sustentabilidade. Com linhas de financiamento direcionadas a iniciativas ambientais e sociais, o Sicredi destinou, ao longo de 2023, mais de R$ 10,5 bilhões no Paraná para atividades como agricultura familiar, agricultura de baixo carbono e energia renovável. “Acreditamos que as ações de hoje têm impacto direto no futuro. Por isso, buscamos contribuir para comunidades e sociedades mais equilibradas, promovendo soluções que englobem aspectos econômicos, sociais e de governança”, avalia Gilson.

Como um dos principais agentes financeiros no apoio ao pequeno produtor, o Sicredi também lidera o volume de operações no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Focado no fortalecimento da produção local e no desenvolvimento sustentável das comunidades, a instituição reforça seu compromisso com o setor. “Nossa atuação é centrada nas pessoas e no impacto positivo que geramos nas regiões onde estamos presentes, algo que chamamos de ciclo virtuoso. O associado sabe que pode contar conosco, seja no Show Rural ou em uma de nossas agências”, conclui.

Serviço  

Show Rural Coopavel 2025 

Data: 10 a 14 de fevereiro  

Local: BR 277, Km 577 – Cascavel (PR)  

Entrada e estacionamento gratuitos

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui 

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Crescimento no setor de shoppings centers paranaense impulsiona aumento de 7,2% no Ventura Shopping ao longo de 2024

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Estado responde por 6% da área bruta locável (ABL) nacional e tem investido em inovações para engajar o público

O setor de shopping centers no Brasil apontou sinais de crescimento robusto em 2024. Em plena expansão, o mercado do varejo apresenta resultados consistentes e promissores. Segundo levantamento da Buildings, o Brasil conta atualmente com 665 shoppings centers, distribuídos pelas cinco regiões do país. No último ano, o setor bateu um novo recorde de faturamento, com negócios superiores a R$ 200 bilhões, o que representa um aumento de 3,6% em relação a 2023.

Ainda, o Sul do Brasil se destacou no último trimestre de 2024, com um aumento de 2,9% nas vendas. A pesquisa também revelou que 6 em cada 10 paranaenses visitaram um shopping no último ano. Alinhado a esse crescimento, o Ventura Shopping, localizado em Curitiba, apresentou um aumento de 7,2% nas vendas em relação a 2023. “Esses números consolidam um setor impulsionado por estratégias de diversificação de serviços e investimentos em novos empreendimentos.  Além de focar em inovações, os shoppings evoluíram para destinos de lazer que oferecem muito mais que vitrines e promoções”, afirma o superintendente do Ventura Shopping, Matheus Vitti de Aguiar.

Com um mix consolidado em moda, gastronomia, serviços que conta com cerca de 200 operações, incluindo sete lojas âncoras, 20 opções de fast-food, cinco salas de cinema Cinesystem, o Ventura Shopping vem se tornando um grande centro de entretenimento e bem estar com três novas operações: boliche, a mais moderna operação da rede PHD Academias e a maior pista de kart indoor de Curitiba. “Tivemos 47 novas operações no espaço em 2024. Nosso foco está em proporcionar facilidades para melhor qualidade de vida, com uma experiência completa de compras, diversão e entretenimento e saúde, declara Matheus.

Nos últimos quatro anos, o Ventura Shopping passou por transformações positivas, com a abertura de uma média de 50 novas operações por ano. “Nesse período, os lojistas do empreendimento alcançaram crescimento nas vendas acima da inflação, o que contribui para a saúde financeira das operações e atrai novos lojistas. Com a consolidação dessas tendências, temos observado crescimento do interesse dos clientes, confirmado pelo aumento no fluxo de veículos e pessoas”, finaliza o superintendente.

Para 2025, a expectativa é de muitas novidades e a continuidade do crescimento. Novas operações, atrações, eventos e exposições estão previstos para o espaço.

Sobre o Ventura Shopping

Inaugurado em dezembro de 1994, o Ventura Shopping apresenta um mix especializado em moda, gastronomia, serviços e entretenimento com cerca de 200 operações, sendo sete lojas âncoras, 20 opções de fast-food, cinco salas de cinema Cinesystem, boliche, e a maior reta em pista de kart indoor em Curitiba. Localizado no bairro Portão, o Ventura possui 81 mil m² e é administrado pelo Grupo Tacla Shopping — que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações: www.venturashopping.com.br.

Vereadora sugere câmera panorâmica de monitoramento 24h na região do Zoológico para coibir abandono de animais em Curitiba

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A vereadora Andressa Bianchessi (União) apresentou uma sugestão ao executivo que sugere a instalação de câmera panorâmica de videomonitoramento 24 horas no acesso ao Zoológico Municipal de Curitiba. A medida visa aumentar a segurança do local e coibir a prática de abandono de animais nas proximidades.

Segundo a vereadora, a presença de câmeras de segurança não apenas inibiria a prática de crimes como o abandono de animais, mas também contribuiria para a preservação do patrimônio público e para a criação de um ambiente mais seguro para todos os visitantes, incluindo os animais que residem no zoológico.

“O Zoológico Municipal de Curitiba é um importante ponto turístico e ambiental da cidade. A instalação da câmera panorâmica de monitoramento neste local, assim como existe em outros parques da cidade, demonstra o compromisso da administração pública com a segurança e o bem-estar da população e dos animais”, justifica Bianchessi.

O abandono de animais é um problema grave em diversas cidades e causa sofrimento aos animais abandonados e prejuízos à comunidade. A instalação da câmera panorâmica de monitoramento pode ajudar a identificar e punir os responsáveis por esses atos, além de servir como um mecanismo de dissuasão.

A iniciativa da vereadora Andressa Bianchessi se alinha com práticas adotadas em outras cidades, onde o monitoramento por câmeras em parques e áreas verdes tem se mostrado eficaz na prevenção de crimes e na proteção do patrimônio público.

A sugestão será analisada pela casa. A expectativa é que a medida contribua para tornar o Zoológico Municipal de Curitiba um lugar ainda mais seguro e acolhedor para todos.

Pesquisa internacional: curitibanos perdem mais de quatro dias por ano no trânsito

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Além do congestionamento, trânsito afeta a saúde mental de motoristas e pedestres; transportes alternativos ganham força como solução

A 14ª edição do TomTom Traffic Index, que avalia o tráfego em  cidades ao redor do mundo com dados coletados em mais de 500 cidades de 62 países, revelou que os curitibanos perdem, em média, 107 horas por ano em congestionamentos nos horários de pico — a famigerada rush hour. Curitiba é a terceira capital brasileira com o trânsito mais complicado, ficando atrás apenas de São Paulo e Recife, onde os moradores perdem 111 e 108 horas, respectivamente. A pesquisa também posiciona a capital paranaense em segundo lugar no tempo médio de deslocamento por 10 km, com 28 minutos. Fortaleza lidera o ranking, com média de 29 minutos.

Um possível fator que contribui para os congestionamentos é o elevado número de acidentes de trânsito na capital, que registrou mais de 15 mil ocorrências no primeiro semestre de 2024, segundo dados do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Outro elemento relevante é o número de veículos em circulação. Em 2023, Curitiba e região metropolitana contabilizavam mais de dois milhões de automóveis registrados, conforme levantamento da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), divulgado em outubro daquele ano. No Paraná, o total de veículos cadastrados ultrapassava oito milhões, enquanto mais de 42 mil sinistros foram registrados no estado.

Dentre as consequências de enfrentar o trânsito congestionado diariamente, destacam-se: o acúmulo de estresse, que pode gerar problemas à saúde como ansiedade e depressão; a exaustão mental, causada pelo esforço excessivo para manter a concentração ao dirigir, que traz impactos negativos ao desempenho laboral; o agravamento de condições preexistentes de saúde mental ou o surgimento de novas aflições emocionais; a possibilidade de vivenciar situações de violência, seja física ou verbal; e a sensação de impotência diante de engarrafamentos, resultando em atrasos, entre outros. Segundo um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizado a pedido da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), fatores relacionados à saúde mental dos condutores foram responsáveis por aproximadamente 30% dos sinistros nas rodovias federais brasileiras em 2024. Esses dados reforçam a importância de buscar meios alternativos de transporte e de priorizar o cuidado com a saúde mental dos condutores, aspectos essenciais para promover o bem coletivo.

Transporte alternativo pode aliviar o trânsito nas grandes cidades

Desafio constante dos grandes centros, a mobilidade urbana visa melhorar a qualidade de vida ao promover o uso de diferentes meios de transportes. O gerente do V1 Viagem, Gilberto Rosa, reforça como a adoção  de alternativas de transporte por empresas pode gerar impactos positivos: “Muitas empresas, especialmente fábricas em regiões metropolitanas, têm optado pelo transporte coletivo privado. Essa escolha contribui para um tráfego mais fluido, pois reduz a necessidade de deslocamento individual dos funcionários, diminuindo o número de veículos nas ruas. Para a empresa, os benefícios podem incluir economia nos custos de transporte, maior pontualidade dos colaboradores e até mesmo maior produtividade, já que o deslocamento se torna mais leve para o funcionário. Se mais organizações adotassem essa prática, a qualidade de vida urbana e, principalmente, a rotina dos trabalhadores seriam melhores”, afirma. Além das vantagens relacionadas ao tempo de deslocamento, o especialista enfatiza que o transporte privado também impacta positivamente o desempenho dos colaboradores. “Ao evitar a fadiga mental causada pelo estresse do trânsito, os funcionários ficam menos sujeitos a irritabilidade, insônia, depressão e sensações de raiva e frustração. Esses fatores, quando não mitigados, podem desencadear comportamentos que afetam negativamente a produtividade no trabalho”, explica. 

Pensando em atender a essa demanda, a startup V1 oferece o V1 Viagem, um serviço de transporte de colaboradores para empresas, corporações e fábricas. Com pagamento sob demanda, o serviço permite solicitações diretas ou agendadas. Gilberto demonstra que o diferencial está na gestão completa do serviço: “Nossos motoristas são contratados em regime CLT e passam por um rigoroso treinamento em direção defensiva e atendimento, oferecido por nossa escola interna de formação, garantindo a excelência do serviço prestado.” Um case de sucesso é a parceria com a Petrobras, que aderiu ao serviço em 2019. 

O gerente realça ainda que o transporte corporativo, por ter horários definidos, garante maior pontualidade, reduzindo atrasos e faltas, além de proporcionar maior segurança e conforto aos passageiros: “Tanto para a organização quanto para seus colaboradores, a pontualidade pode ser um tópico sensível. Com a contratação de um serviço em que é possível agendar os horários de embarque e desembarque, os atrasos são mitigados, já que o colaborador não precisa se deslocar até um ponto de ônibus ou lidar com imprevistos relacionados ao carro próprio, como falta de combustível ou problemas de manutenção. No caso do V1, devido ao treinamento em direção defensiva que todos os nossos condutores recebem, a segurança durante o trajeto é garantida.” 

A saúde e bem-estar dos passageiros também são benefícios do transporte coletivo para colaboradores, uma vez que eles não precisam manter constante atenção ao trânsito e seus fatores inerentes. Isso permite que cheguem ao trabalho mais descansados, dispostos e menos irritados, quando comparados ao uso do transporte público ou veículo próprio, o que impulsiona a produtividade e eficiência operacional. “O desempenho dos colaboradores faz toda a diferença no cotidiano de uma empresa. É importante, portanto, que a organização assegure que seus colaboradores cheguem para trabalhar no melhor estado possível”, ressalta.

A empresa interessada em aderir a essa solução realiza um cadastro gratuito, assegurando  acesso à precificação exclusiva. Para uma experiência ainda mais completa, o V1 Viagem oferece contratos personalizados, com consultoria especializada e disponibilidade 24 horas. A frota possui modelos variados, oferecendo conforto e segurança no transporte. “Os veículos passam por inspeções diárias antes do início da jornada dos motoristas, com limpeza e manutenção preventiva sempre em dia, garantindo uma viagem segura, confortável e de qualidade”, afirma Gilberto.

Com um rigoroso treinamento e o comprometimento dos motoristas, o V1 Viagem apresenta uma alternativa de transporte que contribui para a melhoria da mobilidade urbana nos grandes centros, aliando conforto, praticidade e excelência. “Os usuários embarcam e desembarcam nos horários especificados, usufruindo de veículos limpos, bem cuidados e monitorados, disponíveis 24 horas por dia. Mesmo sem agendamento prévio, caso um funcionário precise sair da empresa às três da manhã, há veículos prontos para garantir que ele chegue em casa com segurança”, finaliza o gerente do V1 Viagem.

Sobre o V1

O V1 é uma plataforma de mobilidade urbana que atua no aluguel e assinatura de carros de forma 100% digital, para uso pessoal e empresarial.  Oferece soluções em gestão de frotas terceirizadas para empresas, fleet service, traslado de pessoas e outras demandas personalizadas. Considerado um dos maiores players do setor no país, o V1 faz parte do Grupo Águia Branca e atua nas cidades de Vitória (ES) e Curitiba (PR). O app está disponível na Apple Store e Google Play. Mais informações: https://v1.com.br/blog.

Como prédios sustentáveis podem tornar a vida dos moradores mais econômica?

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Selo GBC motiva incorporadoras a desenvolver projetos que reduzem o uso de recursos naturais, melhoram a qualidade de vida e, a médio prazo, reduzem despesas em contas

O conceito de construções sustentáveis vem ganhando destaque não apenas pela preocupação ambiental, mas também pela redução de custos a médio e longo prazo, especialmente nas despesas operacionais. Embora o investimento para a construção do empreendimento seja superior, o ciclo de vida de uma edificação demonstra que esse valor é compensado durante a operação do empreendimento, com retorno ao longo da ocupação e uso do empreendimento, a partir da redução em despesas como energia e água.

Um condomínio sustentável é projetado, construído e operado para minimizar seu impacto ambiental. “O condomínio sustentável promove o uso eficiente de recursos naturais, a redução de resíduos e a economia de energia e água, criando um ambiente saudável e equilibrado para moradores e visitantes”, explica a gerente de produto da GT Building, Renata Lafraia.

O selo GBC Condomínio, do Green Building Council Brasil, reconhece empreendimentos que adotam práticas sustentáveis, promovendo eficiência energética, menor impacto ambiental e maior qualidade de vida. Segundo o CEO do GBC Brasil, Felipe Augusto Faria, ao analisar o ciclo de vida de 50 anos de um edifício, a construção representa apenas 15% dos custos totais, enquanto operação e manutenção correspondem a 85%. “Toda ação técnica e inovadora na fase de projeto e obra impacta diretamente na redução dos gastos durante a operação”, destaca Faria.

Um exemplo disso é o Edifício Denmark, da GT Building, que adota soluções eficientes capazes de reduzir o consumo de energia em até 21% em comparação com os parâmetros exigidos pela norma. Essa economia, aliada ao conforto térmico proporcionado pelo edifício, não só reduz significativamente as despesas com energia, como também diminui as taxas condominiais, melhorando o bem-estar dos moradores e gerando benefícios a longo prazo.

“Estamos no início de uma jornada e contamos com o suporte de grandes lideranças, como  a GT Building. O Edifício Denmark representa um marco no movimento de green building residencial. Quando os moradores experimentam os benefícios da acústica e da iluminação natural, e a equipe de administração predial ressalta a facilidade de implementação do condomínio, a qualidade técnica e a eficiência energética das áreas comuns, começamos a construir uma proposta de valor que ressignifica os critérios de escolhas na compra de um imóvel”, afirma o CEO.

O Paraná desponta como referência nacional, com 43 empreendimentos em busca da certificação GBC Casa & Condomínio, de acordo com o Green Building Council Brasil. A GT Building lidera esse movimento, sendo a empresa com o maior número de empreendimentos em processo de certificação. Três deles já foram certificados: Edifício Bosco Centrale, Edifício Maison e Edifício Denmark.

Benefícios do movimento Green Building

O movimento green building combina rigor técnico com argumentos que atendem às demandas de diversos stakeholders, especialmente incorporadoras. Além dos benefícios ambientais, prédios sustentáveis oferecem uma proposta de valor robusta, beneficiando tanto os moradores quanto os investidores.

Entre os principais benefícios, destacam-se:

  • Redução de despesas: A eficiência energética reduz contas de energia, além de diminuir custos de operação e manutenção a longo prazo.
  • Conforto e bem-estar: Esses edifícios proporcionam maior conforto térmico e acústico, promovendo a qualidade de vida dos moradores.
  • Diferenciais competitivos: Empreendimentos sustentáveis são mais valorizados, possuem maior demanda e tendem a ser vendidos mais rapidamente, contribuindo para a  valorização do imóvel no médio prazo.
  • Fortalecimento da imagem corporativa: Incorporadoras que adotam práticas de green building reforçam sua reputação, entregando projetos que combinam sustentabilidade e inovação.
  • Apoio a incentivos financeiros: Projetos sustentáveis são mais propensos a receber incentivos financeiros e tributários, beneficiando tanto construtoras quanto compradores.

Desafios da certificação GBC

A certificação GBC é um processo técnico e rigoroso que avalia uma série de critérios, como eficiência energética, uso da água, mudanças climáticas, gestão de resíduos, conforto, qualidade de materiais e biodiversidade. Para obter essa certificação, a edificação deve apresentar um desempenho superior às exigências das normas técnicas, exigindo planejamento detalhado e execução precisa. “O segredo para alcançar a certificação é investir em inteligência de engenharia e arquitetura na fase de projetos, viabilizando a incorporação de inovações e tecnologias, enquanto se maximiza o desempenho em qualidade, eficiência, conforto e sustentabilidade”, explica Faria.

Em resumo, os empreendimentos sustentáveis vão além de uma tendência ambiental; representam uma estratégia financeira inteligente. Reduzem custos, melhoram a qualidade de vida dos moradores e agregam valor aos projetos. A combinação entre eficiência energética, conforto térmico e soluções inovadoras está transformando a maneira como construímos e habitamos, promovendo um futuro mais sustentável e economicamente vantajoso para todos os envolvidos.

Sobre a GT Building  

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.

GT Building reúne 700 corretores e líderes de mercado no maior evento do segmento imobiliário do Paraná

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A GT Building realizou, na última quarta-feira (29), no Teatro UP Experience, a 2ª edição do GT Expert 2025, um evento em formato inédito que reuniu mais de 700 participantes, entre corretores, imobiliárias, plataformas parceiras, empresários e líderes do mercado imobiliário. O encontro trouxe palestrantes renomados, que compartilharam conteúdos estratégicos sobre o setor, abordando tendências, marketing, posicionamento pessoal e insights para o mercado.

Entre os especialistas convidados estavam o CEO e estrategista-chefe da Agência Cupola, Rodrigo Werneck; o economista e sócio da BRAIN Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo; a influencer e líder em vendas de imóveis de alto padrão em São Paulo, Paloma Albuquerque; e o cientista comportamental, autor best-seller e youtuber, Ricardo Ventura. 

A programação, realizada das 9h às 17h, trouxe discussões sobre melhores práticas do setor, tendências do mercado imobiliário para 2025, estratégias de vendas no alto padrão e técnicas de negociação e persuasão. “A nossa proposta com esse evento é fugir do formato tradicional das convenções de vendas, proporcionando conteúdos valiosos e produtivos para corretores e convidados. planejamos um cronograma diversificado, com especialistas de diferentes áreas, trazendo conhecimentos estratégicos para impulsionar a performance dos participantes. Foi um dia de muito networking insights para todos os envolvidos”, destaca o diretor-executivo da GT Building, Arsenio de Almeida Neto.

Sobre a GT Building  

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.

Corona Summer Pátio Batel chega ao último mês com música, yoga a céu aberto e coworking pé na areia

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Corona Summer Pátio Batel chega ao último mês com música, yoga a céu aberto e coworking pé na areia

O espaço, instalado no rooftop do shopping, está repleto de atividades de relaxamento e bem-estar

O Corona Summer Pátio Batel, oásis urbano instalado no rooftop do shopping, divulgou a programação completa de fevereiro com atividades gratuitas para o público. O espaço, que estará disponível até 27 de fevereiro, oferece uma experiência “pé na areia” para quem busca relaxar e se conectar com o bem-estar no coração da cidade.

A programação é diversificada, com atividades voltadas para o corpo e mente mediante agendamento, e apresentações de DJs durante o Corona Sunset Hour e o Open Summer, que ocorrem ao pôr do sol das quintas e sábados, respectivamente. As atividades ocorrerão durante a semana, em horários diurnos, com capacidade limitada mediante ordem de chegada.

Confira a programação completa de fevereiro:

01/02 (sábado): 17h – Open Summer com DJ Murilo Mongelo

03/02 (segunda): 10h – Aulas de Funcional com Tonus Gym

05/02 (quarta):10h – Dalmeet Kaur Yoga

06/02 (quinta): 17h – Sunset Hour com DJ Sereia Bloom

07/02 (sexta): 15h às 20h – Spa de mãos L’Occitane

08/02 (sábado): 17h – Open Summer com DJ Babs

10/02 (segunda): 10h – Aulas de Funcional com Tonus Gym

11/02 (terça): 11h às 19h – Bruna Passaura Spa Day

12/02 (quarta):10h – Dalmeet Kaur Yoga

13/02 (quinta): 17h – Sunset Hour com show de Wes Ventura

15/02 (sábado): 17h – Open Summer com DJ Gab

17/02 (segunda): 10h – Aulas de Funcional com Tonus Gym

19/02 (quarta): 10h – Dalmeet Kaur Yoga

20/02 (quinta): 17h – Sunset Hour com DJ Babs

21/02 (sexta): 11h às 19h – Bruna Passaura Spa Day

22/02 (sábado): 17h – Open Summer com DJ Disco Veneno

24/02 (segunda): 10h – Aulas de Funcional com Tonus Gym

26/02 (quarta): 10h – Dalmeet Kaur Yoga

27/02 (quinta): 17h – Sunset Hour com DJ Titcho

Sobre o Corona Summer Pátio Batel

O Corona Summer Pátio Batel oferece um ambiente imersivo com áreas de areia e lava-pés, além de um coworking com pé na areia, climatizado e com isolamento acústico. O espaço foi idealizado para proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar aos visitantes.
Aberto ao público de 9 de janeiro a 27 de fevereiro, o espaço está localizado no rooftop do shopping, ao lado da praça de alimentação no Piso L4.

Serviço:

Corona Summer Pátio Batel

Data: 9 de janeiro a 27 de fevereiro

Entrada gratuita

Local: Pátio Batel – Av. do Batel, 1868 – Piso L4, rooftop – Curitiba – PR

Mais informações: www.patiobatel.com.br/coronasummer 

Sobre o Pátio Batel

Entretenimento, cultura, lazer e compras em um local singular de Curitiba. O Pátio Batel é o único shopping do segmento luxo do Sul do Brasil, contando com aproximadamente 190 estabelecimentos, sendo 71 lojas exclusivas, como Prada, Burberry, Gucci, Hugo Boss, Louis Vuitton e Tiffany & Co. Em seus 10 anos de história, a marca Pátio Batel se posiciona como “única em todos os sentidos”: um espaço para ser acolhido em uma experiência de bem-estar, moda e luxo.

Carreira internacional: falar alemão abre oportunidades para enfermeiros, cuidadores e profissionais de TI

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Carreira internacional: falar alemão abre oportunidades para enfermeiros, cuidadores e profissionais de TI

Conhecimento da língua facilita o recrutamento e aumenta as chances de sucesso no país europeu

Com uma demanda crescente por profissionais qualificados, a Alemanha oferece excelentes oportunidades para enfermeiros e cuidadores de idosos que desejam construir uma carreira internacional. Os profissionais brasileiros da área podem se beneficiar de salários competitivos, condições de trabalho de alta qualidade e perspectivas de crescimento profissional.

O conhecimento da língua alemã também abre portas para universidades europeias, que oferecem bolsas e oportunidades de trabalho. Marina Ciola, professora de alemão e fundadora do Instituto Denkmal, associada da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Paraná (AHK Paraná), explica que “a área da saúde está em alta demanda devido ao envelhecimento da população alemã e ao baixo interesse dos jovens em se profissionalizar neste setor. Por conta disso, enfermeiros e cuidadores com fluência em alemão têm oportunidades imediatas de trabalho.”

A fundadora da Denkmal afirma que para trabalhar na Alemanha é necessário conhecer o processo de imigração, que consiste em diferentes etapas: primeiramente, é preciso ter conhecimento intermediário de alemão (nível B1), diploma validado e experiência profissional relevante e comprovada. Em seguida, é recomendado procurar uma empresa recrutadora confiável e inscrever-se no programa de recrutamento.

“O processo para se tornar fluente em alemão varia de aluno para aluno, mas dura, em média, 10 meses. Nosso curso é personalizado de acordo com cada necessidade e pensando também na certificação necessária (TELC ou Goethe) para poder iniciar o processo de imigração”, ressalta Marina.

Além da área de saúde, a tecnologia também tem empregado diversos brasileiros em território alemão. Os benefícios são muitos, dentre eles estão bolsas de estudo para universidades renomadas, salário em euros e suporte para moradia e passagem. Para iniciar o processo de imigração, a professora de alemão recomenda:

1. Conhecer a cultura alemã

2. Aprender frases simples e contextualizadas

3. Focar na comunicação, não apenas na gramática

4. Criar um plano de estudos com metas

“Sabemos como é difícil essa mudança, por isso, focamos na fluência funcional do aluno, ou seja, que ele consiga se comunicar sem dificuldades no dia a dia no momento de chegada na Alemanha. Entendemos que estar bem psicologicamente é fundamental e, para isso, contamos com psicólogos parceiros em nossas aulas. Trabalhamos também com uma imersão cultural nas tradições alemãs”, destaca a fundadora do Instituto Denkmal.

Inteligência Artificial no aprendizado de alemão

A Inteligência Artificial (IA) pode ser um grande aliado dos profissionais na hora de aprender uma nova língua, como o alemão. Existem plataformas de IA que proporcionam correção gramatical imediata, personalização do aprendizado e exercícios contextualizados. Aplicativos de pronúncia e conversação com robôs também ajudam a desenvolver habilidades orais e escritas.

No entanto, Marina Ciola alerta que é essencial utilizar essas ferramentas de forma equilibrada, sem substituir a interação humana e a prática ativa da língua. “O aluno deve utilizar como um material de apoio e não depender da IA para fazer todos os exercícios. Sempre reforço que a inteligência artificial veio para somar e não substituir a inteligência humana”.

AHK Paraná e intercâmbio profissional

A AHK Paraná, como representante oficial da economia alemã no estado, incentiva a imigração profissional de trabalhadores especializados. Contudo, salienta a importância da qualificação adequada e planejamento prévio para uma transição bem-sucedida. Além disso, recomenda uma rigorosa verificação da confiabilidade das recrutadoras envolvidas no processo.

Sobre a AHK Paraná – Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.

O que esperar da economia brasileira em 2025? Especialista afirma que crescimento deve ser moderado

O ano de 2025 desponta no horizonte como um período crucial para a economia brasileira, que pode ser marcado por desafios econômicos persistentes e pela busca por crescimento sustentável. Após enfrentar uma década de turbulências econômicas, o Brasil parece estar em um ponto de inflexão, com o governo e o mercado tentando delinear caminhos para a recuperação. As expectativas para o futuro próximo se dividem entre cautela e otimismo, dependendo de como o país lidará com questões estruturais e de como aproveitará as oportunidades globais e locais.

Ao que tudo indica, o Brasil terá um crescimento moderado, com projeções que indicam uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) na casa de 2% a 3% ao ano. Esse crescimento será impulsionado, em parte, pela recuperação do setor de serviços, que já apresenta sinais de recuperação após as perdas causadas pela pandemia de COVID-19. Os setores de comércio e turismo, também devem continuar suas trajetórias de retomada, beneficiado pela melhora na confiança do consumidor e crescimento das viagens nacionais e internacionais.

Entretanto, a economia brasileira ainda enfrentará desafios significativos, como a elevada taxa de juros e a inflação persistente, que limitam o poder de compra das famílias e dificultam o financiamento das empresas. A expectativa é que, até 2025, o Banco Central consiga estabilizar a política monetária, promovendo um cenário de juros mais baixos, o que ajuda a estimular o consumo e os investimentos. A economista e Coordenadora do Curso de Administração de Empresas (EaD) da Faculdade Santa Marcelina, Enivalda Alves da Silva Pina, acredita que apesar dos desafios há grande potencial para o país seguir rumo ao crescimento econômico em 2025.

Segundo a especialista, tudo dependerá de uma combinação de fatores internos e externos para alavancar o crescimento. “Internamente, é essencial que o governo continue comprometido com reformas estruturais, como a tributária e a administrativa, além de garantir estabilidade fiscal e previsibilidade regulatória. Já externamente, o cenário global, especialmente no comércio de commodities e nas taxas de juros das grandes economias, terá impacto direto na trajetória do crescimento da brasileira”, diz.

Apesar de avanços pontuais nos últimos dois anos, o crescimento sustentável exige a consolidação de políticas que aumentem a produtividade, reduzam desigualdades e promovam investimentos em infraestrutura e inovação. A especialista, ainda destaca que é preciso ter cautela em alguns movimentos. “Com o dólar na casa dos R$ 6 e aumentos recentes nos combustíveis, é necessário analisar com mais cuidado os possíveis movimentos das taxas de inflação e desemprego nos próximos meses”, conclui.

Para Enivalda Alves da Silva Pina, a inflação tende sofrer pressões de alta devido aos seguintes fatores, trazendo impactos negativos e positivos à economia:

Pontos positivos

Recuperação de setores exportadores

O dólar alto pode beneficiar o agronegócio e a indústria voltada para exportações, que podem gerar mais empregos.

Setores de serviços e tecnologia

Áreas que não dependem tanto do câmbio tendem a continuar contratando.

Projeção para desemprego

Risco de estabilização ou ligeiro aumento em 2025: Se o dólar e os combustíveis permanecerem elevados, haverá pressão sobre custos empresariais, limitando contratações.

Melhora moderada em 2025

Dependerá de políticas públicas que incentivem investimentos e da recuperação de setores estratégicos.

Pontos negativos

Câmbio elevado

O dólar impacta diretamente os preços de produtos importados e insumos industriais, como trigo, fertilizantes e componentes eletrônicos, que acabam repassados ao consumidor final.

Alta dos combustíveis

O aumento dos combustíveis tem um efeito cascata, elevando os custos de transporte e, consequentemente, os preços de alimentos e outros bens.

Volatilidade internacional

A instabilidade global, como conflitos e ajustes monetários em grandes economias, pode gerar choques de preços em commodities e energia. Contudo, o Banco Central tem mantido uma política monetária restritiva, com taxas de juros elevadas, o que tende a conter a demanda e segurar a inflação. Mas isso tem um custo: menor crescimento econômico e dificuldades para o mercado de trabalho.

Projeção para inflação

Risco de alta no curto prazo (final de 2024): Pressões vindas do dólar e combustíveis podem levar a um aumento nos índices inflacionários.

Estabilização ou queda moderada em 2025

Se o governo mantiver o controle fiscal, e o cenário global se estabilizar, a inflação poderá desacelerar.

Desemprego

O desemprego está diretamente ligado ao crescimento econômico e à confiança do mercado. Alguns fatores preocupantes incluem:

Setores sensíveis ao câmbio

Empresas que dependem de importações enfrentam maiores custos, o que pode levar a cortes de gastos, inclusive demissões.

Investimentos limitados

A volatilidade cambial e incertezas fiscais podem afastar investimentos, reduzindo a geração de empregos formais.

Custo do crédito

Juros elevados dificultam o acesso a financiamentos para empresas e consumidores, limitando a expansão de negócios e o consumo.

Como as faculdades estão se preparando para receber a Geração Z?

As universidades atualmente enfrentam o desafio de se adaptar às expectativas da Geração Z. Marcados por uma forte conexão com a tecnologia, esses estudantes buscam por autonomia e equilíbrio entre vida pessoal, acadêmica e profissional. 

Com isso em mente, o Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil promove o acolhimento da Geração Z por meio de metodologias inovadoras de ensino, suporte psicopedagógico e uma estrutura acadêmica direcionada à formação integral dos estudantes. 

Com essas iniciativas estratégicas, logo ao ingressar, os alunos do UniBrasil passam por um processo de ambientação que apresenta a estrutura e os valores da instituição. Durante essa etapa, eles conhecem a reitoria, coordenações e professores, reforçando a proposta de protagonismo e autonomia.  

“Esse acolhimento inicial já estabelece um vínculo participativo com os alunos, incentivando o protagonismo desde o início”, ressalta a Profa. Graciela Sanjutá, docente do UniBrasil.  

Entre os principais desafios envolvendo a chegada da Geração Z às faculdades, Graciela destaca a importância de integrar competências técnicas e socioemocionais, e sensibilizar os professores para as especificidades dessa geração. 

“Nosso compromisso vai além de ensinar. Queremos garantir que o aprendizado seja significativo e que os alunos encontrem sentido em sua formação, tendo conexão a uma experiência de vida sustentável”, complementa. 

Sucesso educacional: metodologias ativas, apoio Integral e professores capacitados

Com laboratórios e espaços práticos, cursos como Educação Física, Odontologia, Psicologia e Medicina Veterinária, por exemplo, dispõem de estruturas modernas e diversificadas. Isso proporciona experiências práticas diretamente relacionadas à formação técnica e socioemocional dos estudantes.  

“Esses espaços são fundamentais para consolidar competências, permitindo que os alunos vivenciem a aplicação do conhecimento teórico”, reforça Graciela. 

Além disso, a contínua capacitação do corpo docente, somada a uma abordagem que vai além do formato tradicional de aula expositiva, promove um ensino que valoriza a participação ativa dos alunos desde o primeiro dia de aula.  

“Os docentes ajudam os alunos a selecionar informações relevantes no vasto universo tecnológico, transformando-as em conhecimento aplicável à sua formação profissional”, destaca a professora.
 
Desenvolvimento de competências socioemocionais

Outro ponto de destaque do UniBrasil é a integração de competências socioemocionais às grades disciplinares.  

Desde a construção dos planos pedagógicos até as práticas diárias em sala de aula, o Centro Universitário atua para que, além de dominar habilidades técnicas, os alunos estejam preparados para liderar, comunicar e trabalhar em equipe. 

Projetos como o Ampliar, que promove a atividade da natação para pessoas com necessidades especiais, e o Qualivida, focado em saúde e bem-estar, demonstram o impacto social de algumas das ações desenvolvidas pelos estudantes. 

“Esses projetos permitem aos alunos aplicar conhecimentos enquanto contribuem para a comunidade”, ressalta Graciela. 

Além disso, o UniBrasil conta com um Centro Psicopedagógico (que oferece suporte especializado a alunos e professores) e um Núcleo de Empregabilidade e Qualidade de Vida.  

Com essas iniciativas, o UniBrasil auxilia na adaptação acadêmica e no desenvolvimento profissional, preparando os estudantes para o mercado de trabalho desde o início da graduação, formando profissionais qualificados e cidadãos conscientes.