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Estacionamento do Restaurante Família Madalosso é ponto para motorhomeiros

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Estacionamento do Restaurante Família Madalosso é ponto para motorhomeiros

O local tem toda infraestrutura para receber os motorhomes, gratuitamente, por até três dias corridos

Amantes de viagens com motorhome podem aproveitar e estacionar gratuitamente no Restaurante Família Madalosso, em Curitiba. Tudo porque o local é um ponto de estacionamento voltado para campervans e motorhomes, com infraestrutura e segurança para os viajantes que buscam um local adequado para estacionar seus veículos e pernoitar por até três dias, gratuitamente. O local dispõe de ponto de carregamento de baterias, ponto de água e descarga de dejetos.

“Todo ano, recebemos centenas de motorhomes no nosso pátio e é uma alegria para nós recebê-los em um ambiente seguro, familiar e com toda estrutura necessária para o bem-estar e boa estada”, diz a CEO do Grupo Madalosso, Mariana Werner.

Para assegurar o bom convívio social entre os motorhomeiros, o Madalosso estabelece algumas regras de boas práticas. É essencial não despejar líquidos ou água com excessos de sabão, gordura ou resíduos de alimentos diretamente no solo ou nas calçadas. Os motorhomeiros também são orientados a nunca circular com o veículo quando o toldo estiver aberto. Cadeiras, mesas e outros objetos devem ser posicionados próximo ao veículo, evitando locais onde há tráfego de pedestres e outros veículos.

Além disso, é importante evitar estender mangueiras de água e fios de eletricidade em áreas de tráfego de pedestres e veículos. A lavagem de roupas em áreas públicas é proibida, assim como estender roupas fora do veículo, seja em janelas, varais de chão, varais de corda ou fio. O descarte de lixo deve ser feito em lixeiras apropriadas, evitando a acumulação de detritos nas calçadas. Para garantir a segurança dos pertences, é recomendável manter os bagageiros sempre trancados.

O volume do som deve ser mantido em um nível adequado, respeitando a lei do silêncio, que permite barulho somente até as 22h. Ligações clandestinas de energia são proibidas, sendo necessário utilizar apenas o ponto de energia disponível no local. Os animais de estimação devem ser mantidos sob controle, e seus dejetos precisam ser recolhidos. “O tempo de permanência no Madalosso é limitado a três dias. Essas regras visam proporcionar que mais pessoas possam usufruir do espaço, promovendo um ambiente harmonioso e organizado”, diz Mariana.

O Madalosso incentiva os visitantes a aproveitarem o pôr-do-sol e registrarem suas experiências, compartilhando fotos nas redes sociais com a marcação @familiamadalosso. Os motorhomeiros também são convidados a degustar a polenta frita e as massas feitas artesanalmente antes de partirem.

Sobre o Grupo Família Madalosso

O Grupo Família Madalosso é reconhecido por sua tradição, hospitalidade e culinária com memória afetiva, servindo em um ambiente acolhedor e familiar. Fundado em 1963, tornou-se um destino favorito para moradores locais e visitantes em busca de uma experiência gastronômica memorável em Curitiba. Com duas unidades de restaurante em Santa Felicidade, um container e três operações express no ParkShoppingBarigüi, no Shopping Mueller e no Palladium, o Família Madalosso é patrimônio de Curitiba, conhecido por ser um dos principais empreendimentos gastronômicos da cidade.

Carnaval em Foz do Iguaçu promete diversão para toda a família com o Mabu Folia

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Carnaval em Foz do Iguaçu promete diversão para toda a família com o Mabu Folia

O Carnaval é, sem dúvidas, uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros. Com seu espírito de alegria, cores vibrantes e muita música, o feriado é sinônimo de celebração para uns e descanso para outros. No Mabu Thermas, em Foz do Iguaçu, o clima promete ser de pura animação, com uma programação especial, criada para tornar o feriado inesquecível: o Mabu Folia.

A abertura do evento acontece na sexta-feira, 28 de fevereiro, com a coroação do Rei e da Rainha do Mabu Folia. Esta tradição terá um toque especial no Espaço Petra, onde hóspedes poderão mergulhar no espírito festivo logo no início do final de semana.

Ao longo dos dias, o resort oferece atividades para todos os gostos e idades. Para as crianças de 4 a 12 anos, a diversão começa com a customização de abadás, que acontecerá no Salão Iguassú no sábado e domingo. Essa prática, além de agregar criatividade, proporciona um toque especial para a tão esperada Micareta Kids, que será realizada no domingo, na Praia Termal, com uma atmosfera repleta de música e brincadeiras típicas do Carnaval.

Já para os adultos, o Mabu Folia traz a energia contagiante da Beach Zumba, no sábado à tarde, no Blue Park. A atividade combina a prática de dança com o relaxamento proporcionado pelo ambiente ao ar livre, criando uma experiência única de bem-estar e diversão. E para os apaixonados por cultura, o domingo reserva a emblemática Pintura da Timbalada, onde os hóspedes poderão celebrar raízes afro-brasileiras em uma atividade inspirada no icônico grupo de percussão baiano.

Outra grande atração será a Parada de Carnaval, que acontecerá todos os dias, trazendo uma explosão de música, dança e personagens típicos, que irão desfilar pela Avenida Dr. Alberto Abujamra. O clima de nostalgia também marcará presença no Bailinho da Saudade, que será realizado na segunda-feira, no Espaço Petra, com músicas e danças que remetem aos tempos áureos do Carnaval.

Além das celebrações, o Mabu Thermas também reforça seu compromisso com a sustentabilidade por meio da Caça ao Sujão, uma ação educativa no bosque do resort que busca conscientizar os hóspedes sobre a preservação ambiental, alinhando diversão com responsabilidade social.

Para encerrar a programação, na terça-feira, os hóspedes poderão participar da animada Hidro Bye Bye Carnaval, uma aula de hidroginástica ao som das clássicas marchinhas e sambas-enredo, celebrando com leveza e alegria os momentos finais do feriado.

Com uma programação diversa e cuidadosamente planejada, o Mabu Thermas transforma o Carnaval em uma experiência completa, onde tradição, cultura e diversão se encontram. Seja para aqueles que querem curtir a folia ou para quem busca relaxar em um ambiente acolhedor, o resort é o destino perfeito para celebrar esta data tão especial.

UniCuritiba abre inscrições para o Vestibular 2025

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UniCuritiba abre inscrições para o Vestibular 2025

Prova será no dia 15/02, de forma online; pesquisa mostra que 9 em cada 10 estudantes da instituição conseguem emprego logo após a formatura 

O UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – realiza no dia 15 de fevereiro o Vestibular 2025 para todos os cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e live (100% à distância). Os candidatos podem acessar www.unicuritiba.edu.br para obter mais informações ou fazer a inscrição.

A prova – uma redação – será realizada no formato online. O link é enviado por e-mail e poderá ser acessado entre as 9 horas do sábado (15/02) e às 19h do domingo (16/02). O horário estendido aumenta a flexibilidade para a realização do processo seletivo. Os candidatos com melhor pontuação receberão bolsas de estudo.

As inscrições para o vestibular de verão do UniCuritiba são gratuitas e devem ser feitas em https://www.unicuritiba.edu.br/vestibular-tradicional/.

Semana de Oportunidades

Além do processo seletivo para ingresso na graduação ainda no primeiro semestre deste ano, o UniCuritiba promove até o dia 8 de fevereiro a Semana de Oportunidades. Das 9h às 19h, estudantes e candidatos podem tirar dúvidas, conhecer o campus e conversar com coordenadores e docentes dos cursos.

Durante a Semana de Oportunidades, a instituição de ensino oferece condições especiais e exclusivas para ingresso e reingresso nos cursos. Estudantes com matrículas trancadas e mensalidades em atraso poderão renegociar as dívidas.

No Dia D, realizado em 05/02, os candidatos também poderão realizar a análise de transferência externa e segunda graduação em até uma hora. Para participar da Semana de Oportunidades do UniCuritiba é necessário fazer o agendamento em https://bit.ly/semanadeoportunidadesunicuritiba

Prestes a completar 75 anos, o UniCuritiba tem conceito máximo do MEC (nota 5). Na área do Direito, conta com o Selo OAB Recomenda em todas as edições e no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, lidera o ranking paranaense de aprovações.

Além de ser reconhecido por sua tradição no ensino das Ciências Jurídicas (Direito e Criminologia) e Relações Internacionais, o UniCuritiba tem um amplo portfólio de cursos em todas as áreas do conhecimento: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Agrárias e Meio Ambiente, Ciências Biológicas e da Saúde, Comunicação e Artes, Gestão e Negócios, TI e Computação, Turismo e Hospitalidade, Engenharias e Ciências Humanas.

Empregabilidade após a formatura

Entre os diferenciais do UniCuritiba estão a alta taxa de empregabilidade após a formatura. Uma pesquisa realizada pela Ânima Educação revela que 93% dos egressos do UniCuritiba estavam empregados logo após a formatura.

Destes, 83% já atuam em sua área de estudo e 81% aplicam, no dia a dia, o conhecimento adquirido na graduação. A remuneração média dos profissionais formados no UniCuritiba é 1,4 vezes maior em relação ao momento em que ingressaram na faculdade.

Serviço:

O quê: Vestibular 2025 UniCuritiba
Quando: 15/02
Como: prova online (redação)
Quanto: inscrição gratuita
Onde se inscrever: unicuritiba.edu.br.
Mais informações pelo WhatsApp (41) 3213-8700

O quê: Semana de Oportunidades UniCuritiba
Quando: até 08/02, das 9h às 19h
Como: presencial, na rua Chile, 1.678, bairro Rebouças
Quanto: inscrição gratuita
Onde se inscrever: https://bit.ly/semanadeoportunidadesunicuritiba
Mais informações pelo WhatsApp (41) 3213-8700

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. 

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Família: como pais e filhos podem estreitar o relacionamento?

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Família: como pais e filhos podem estreitar o relacionamento?

Influência dos adolescentes no comportamento de consumo das famílias é oportunidade para aproximação entre as diferentes gerações

O destino das férias de verão e uma série de atividades que envolvem o dia a dia das famílias não é mais uma decisão exclusiva dos pais. Nos últimos 5 anos, o poder de influência da Geração Alpha aumentou consideravelmente nos hábitos de consumo dos brasileiros. Com voz ativa em casa, os adolescentes vêm mudando as tendências de compra e obrigando as marcas a se reposicionarem no mercado. 

A “participação” de quem tem menos de 15 anos nas compras da família cresceu de forma bastante intensa. Nascidos a partir de 2010, em um mundo totalmente digital, eles não só mudam os padrões e comportamentos familiares como exigem estratégias robustas das empresas que desejam se relacionar com esse público. 

As pesquisas provam isso. A influência dos adolescentes vai das compras no supermercado à escolha de um carro ou imóvel, passando por viagens nacionais e internacionais ou pela aquisição de produtos como material escolar. Nem mesmo itens como eletrônicos e eletrodomésticos ficam fora da lista. 

De acordo com o professor doutor Sérgio Czajkowski Júnior, especialista em comportamento do consumidor e pesquisador de tendências de mercado, 81% dos lares brasileiros têm decisões de consumo influenciadas por crianças e adolescentes. Esse percentual sobe para 88% quando as compras são realizadas em shoppings e supermercados. 

Cientes de que metade dos brasileiros de até 15 anos já têm smartphones próprios e os utilizam diariamente, grandes redes varejistas estão adaptando seus pontos de venda. O principal investimento está na valorização de políticas omnichannel (integração de lojas físicas e virtuais) com o objetivo de contemplar, de forma privilegiada, as preferências da Geração Alpha. 

“Essa tendência obrigou as marcas a traçarem novas estratégias mercadológicas para ‘conversar’ com esse público sem desagradar quem, de fato, ainda paga as compras. Assim como as empresas, os pais também podem aproveitar essa oportunidade para se aproximar dos filhos”, diz o professor do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima, o maior ecossistema de educação de ensino superior privado do país. 

O que o mercado tem a ensinar aos pais?

Segundo Sérgio Czajkowski Júnior, assim com o mercado, verão também molda o comportamento dos consumidores brasileiros, já que mais 80% das famílias aproveitam as férias escolares para interagir com mais intensidade com seus filhos. “Por que, então, não abrir espaço para estratégias criativas e melhorar a interação com os adolescentes? As férias escolares são uma excelente oportunidade para pais e filhos se conectarem”, recomenda o especialista. 

Dados da pesquisa “Férias Escolares: para onde vai o dinheiro dos pais”, realizada pelo Serasa Comportamento e o Instituto Opinion Box em 2024, mostram que 61% das famílias incluem viagens nos planejamentos de férias. 

No entanto, o professor do UniCuritiba lembra que não é preciso ir longe para aprimorar o relacionamento e ter tempo de qualidade com os filhos. “Brinquedos de montar, jogos, passeios de aventura e outras atividades em grupo são excelentes opções para fortalecer as conexões entre os membros de uma mesma família”, ensina. 

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Saúde: Quais são os direitos dos pacientes com câncer?

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Saúde: Quais são os direitos dos pacientes com câncer?

Brasil deve registrar mais de 700 mil casos em 2025; no Dia Mundial do Câncer (04/02), especialista fala sobre como garantir os direitos e acesso ao tratamento

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê 35 milhões de novos casos de câncer no mundo até 2050; aumento de 77% em relação aos números estimados em 2022. Os dados projetam que uma em cada cinco pessoas desenvolverá a doença durante a vida. Só no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que devem ser feitos 704 mil novos registros da doença em 2025, com 70% dos casos concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país.

As projeções reforçam a importância do Dia Mundial do Câncer (04/02), que coloca em evidência o tema e acende um alerta sobre como as políticas públicas estão se organizando para atender esse volume de pacientes e assegurar seus direitos.

Estatuto da Pessoa com Câncer

A advogada e professora do curso de Direito do Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão (PR), Dayana Boareto, explica que no Brasil existem diversas normas voltadas aos direitos dos pacientes oncológicos. “A principal delas é a Lei nº 14.238/2021, conhecida como Estatuto da Pessoa com Câncer. Ela estabelece, por exemplo, acesso integral e equânime a serviços de saúde, atendimento prioritário e humanizado e isenção de alguns impostos e taxas”.

Mas além desta lei, a advogada lembra que outros dispositivos legais – como o Estatuto do Idoso, o Código de Defesa do Consumidor e a Legislação Previdenciária – também garantem direitos importantes aos pacientes oncológicos. “As leis asseguram mais do que a integralidade do tratamento de saúde; elas também tratam de questões que envolvem o direito ao trabalho e à educação”. 

Quais são os direitos de um paciente com câncer?

O acesso ao tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é o primeiro e principal direito que todo paciente oncológico tem. Mas o desdobramento do tratamento inclui diversas etapas e situações que também estão previstas na legislação. A começar pela informação clara e completa sobre a doença, opções de terapia e prognóstico.

O fornecimento sem custo de medicamentos, o acompanhamento psicológico e social e o tratamento fora do domicílio também estão assegurados, assim como a prioridade na tramitação dos processos judiciais e administrativos.

“Os benefícios previdenciários como auxílio-doença, prestação continuada (BPC) e aposentadoria por invalidez podem ser solicitados, mas nesses casos, o paciente precisa atender aos requisitos exigidos pelo INSS para cada tipo de benefício”, esclarece Dayana.

A advogada lembra que existem ainda outros direitos que não são tão comuns, mas que as pessoas com a doença podem exercer. Estão entre eles a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados; levantamento do FGTS; quitação de financiamento de imóveis de habitação (pelo seguro habitacional); transporte coletivo gratuito; serviço de atendimento ao consumidor e judiciário de forma preferencial.

“Vale destacar que esses são apenas alguns dos direitos dos pacientes com câncer. A legislação brasileira está em constante evolução e outros direitos podem ser aplicados em casos específicos, a depender da necessidade”, destaca a professora do curso de Direito do Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão (PR).

Onde buscar ajudar para garantir esses direitos?

Embora a legislação brasileira seja clara e específica no amparo aos pacientes oncológicos, a falta de recursos na saúde, a desigualdade na oferta e acesso aos serviços nas diferentes regiões do país, o excesso de burocracia do sistema previdenciário e a falta de conhecimento da população impedem o pleno exercício dos direitos desses indivíduos.

Por isso, além de assegurar que saibam o que a lei os garante, é importante também que esses pacientes conheçam quais providências podem ser tomadas quando seus direitos são violados.

Segundo Dayana, “é possível fazer uma denúncia da situação junto ao Ministério Público e à Ouvidoria do SUS do município. Outra opção é procurar auxílio de associações para pacientes com câncer, para se informar e receber orientações. O indivíduo também pode buscar um advogado para recorrer aos seus direitos na justiça”.

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional e nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Atento ao que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.

Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância – incluindo Direito, Medicina e Odontologia – e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Show Rural 2025: Sicredi renova patrocínio e anuncia R$ 8 bilhões para fortalecer parceria com agronegócio

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Principal agente repassador do BNDES, instituição financeira cooperativa oferece linhas de crédito, seguros e condições especiais para consórcios durante um dos maiores eventos do setor na América Latina, de 10 a 14 de fevereiro, em Cascavel (PR)

Com mais de 8,5 milhões de associados em todo o Brasil, o Sicredi estará presente na 37ª edição do Show Rural Coopavel, entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025, em Cascavel (PR). Reconhecido como um dos três maiores eventos do agronegócio na América Latina, o encontro será uma vitrine para a instituição financeira cooperativa, que disponibilizará R$ 8 bilhões em linhas de crédito aos produtores rurais associados. Além disso, oferecerá condições especiais para aquisição de seguros e consórcios, com o suporte de mais de 100 colaboradores no atendimento. A presença do Sicredi no Show Rural reforça seu compromisso com o desenvolvimento do agronegócio no Paraná, estado onde é líder em número de agências, conforme dados do Banco Central do Brasil (BACEN). Atualmente, o Sicredi conta com 477 agências no estado.

Parceiro dos produtores rurais há mais de um século, o Sicredi liberou mais de R$ 7,8 bilhões em crédito agropecuário entre julho e novembro de 2024, registrando um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. “Somos um parceiro essencial no financiamento do agronegócio. Apenas na edição de 2024 do Show Rural, somamos 700 propostas de financiamento, totalizando R$ 325 milhões destinados à aquisição de utilitários, maquinários e tecnologias agrícolas”, destaca o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Farias. Ele ressalta que, para 2025, o objetivo é ampliar ainda mais o apoio ao produtor rural, abrangendo desde o custeio de safras até o incentivo a tecnologias sustentáveis, incluindo a proteção patrimonial com seguros rurais e consórcios voltados ao planejamento para aquisição de novos bens.

Consórcios e seguros como solução para o campo

A modernização no campo é uma prioridade para agricultores que buscam se destacar em um setor cada vez mais competitivo. Nesse contexto, o Sicredi tem ampliado seu portfólio de consórcios para veículos pesados, máquinas e implementos agrícolas, disponibilizando créditos de até R$ 1,5 milhão com condições flexíveis de pagamento, com as menores taxas do mercado. “Essa é uma solução estratégica e acessível, permitindo que os produtores adquiram maquinários e equipamentos agrícolas de forma planejada e sem juros. Além disso, possibilita a compra de bens de maneira econômica, sustentável e organizada, sendo uma excelente opção para quem deseja se planejar financeiramente e não tem pressa em realizar a aquisição”, explica o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Devanir Brisola.

Além da modernização, os produtores rurais enfrentam riscos que podem comprometer suas propriedades e aumentar a vulnerabilidade do patrimônio rural. Para atender a essas demandas, o Sicredi oferece seguros patrimoniais que cobrem situações adversas como incêndios, vendavais, alagamentos e furtos, garantindo a continuidade dos negócios e mitigando os impactos financeiros. “Com canais de atendimento para sinistros disponíveis  24 horas, via telefone e WhatsApp, asseguramos agilidade e eficiência nos momentos críticos. Em 2025, o Sicredi continuará expandindo suas soluções financeiras, reforçando seu compromisso de apoiar o produtor rural em todas as etapas de sua atividade”, complementa Brisola.

BNDES e agricultura familiar

Líder nos repasses de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Sicredi disponibiliza soluções para diversos segmentos por meio das linhas do banco de desenvolvimento, com destaque para o estímulo ao agronegócio no Brasil. No ranking dos agentes financeiros parceiros com melhor desempenho em 2023, o Sicredi foi reconhecido como líder nas categorias “Clientes Apoiados pelo BNDES” e “Valor Operado Geral”. Até maio de 2024, o saldo da carteira de crédito do Sicredi com recursos do BNDES alcançou R$ 23,9 bilhões, distribuídos em mais de 186 mil operações, sendo mais de 131 mil voltadas para o apoio à agricultura familiar.

A instituição financeira cooperativa também se consolida como um aliado estratégico dos produtores rurais, oferecendo soluções financeiras personalizadas e investindo em sustentabilidade. Com linhas de financiamento direcionadas a iniciativas ambientais e sociais, o Sicredi destinou, ao longo de 2023, mais de R$ 10,5 bilhões no Paraná para atividades como agricultura familiar, agricultura de baixo carbono e energia renovável. “Acreditamos que as ações de hoje têm impacto direto no futuro. Por isso, buscamos contribuir para comunidades e sociedades mais equilibradas, promovendo soluções que englobem aspectos econômicos, sociais e de governança”, avalia Gilson.

Como um dos principais agentes financeiros no apoio ao pequeno produtor, o Sicredi também lidera o volume de operações no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Focado no fortalecimento da produção local e no desenvolvimento sustentável das comunidades, a instituição reforça seu compromisso com o setor. “Nossa atuação é centrada nas pessoas e no impacto positivo que geramos nas regiões onde estamos presentes, algo que chamamos de ciclo virtuoso. O associado sabe que pode contar conosco, seja no Show Rural ou em uma de nossas agências”, conclui.

Serviço  

Show Rural Coopavel 2025 

Data: 10 a 14 de fevereiro  

Local: BR 277, Km 577 – Cascavel (PR)  

Entrada e estacionamento gratuitos

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui 

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok

Crescimento no setor de shoppings centers paranaense impulsiona aumento de 7,2% no Ventura Shopping ao longo de 2024

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Estado responde por 6% da área bruta locável (ABL) nacional e tem investido em inovações para engajar o público

O setor de shopping centers no Brasil apontou sinais de crescimento robusto em 2024. Em plena expansão, o mercado do varejo apresenta resultados consistentes e promissores. Segundo levantamento da Buildings, o Brasil conta atualmente com 665 shoppings centers, distribuídos pelas cinco regiões do país. No último ano, o setor bateu um novo recorde de faturamento, com negócios superiores a R$ 200 bilhões, o que representa um aumento de 3,6% em relação a 2023.

Ainda, o Sul do Brasil se destacou no último trimestre de 2024, com um aumento de 2,9% nas vendas. A pesquisa também revelou que 6 em cada 10 paranaenses visitaram um shopping no último ano. Alinhado a esse crescimento, o Ventura Shopping, localizado em Curitiba, apresentou um aumento de 7,2% nas vendas em relação a 2023. “Esses números consolidam um setor impulsionado por estratégias de diversificação de serviços e investimentos em novos empreendimentos.  Além de focar em inovações, os shoppings evoluíram para destinos de lazer que oferecem muito mais que vitrines e promoções”, afirma o superintendente do Ventura Shopping, Matheus Vitti de Aguiar.

Com um mix consolidado em moda, gastronomia, serviços que conta com cerca de 200 operações, incluindo sete lojas âncoras, 20 opções de fast-food, cinco salas de cinema Cinesystem, o Ventura Shopping vem se tornando um grande centro de entretenimento e bem estar com três novas operações: boliche, a mais moderna operação da rede PHD Academias e a maior pista de kart indoor de Curitiba. “Tivemos 47 novas operações no espaço em 2024. Nosso foco está em proporcionar facilidades para melhor qualidade de vida, com uma experiência completa de compras, diversão e entretenimento e saúde, declara Matheus.

Nos últimos quatro anos, o Ventura Shopping passou por transformações positivas, com a abertura de uma média de 50 novas operações por ano. “Nesse período, os lojistas do empreendimento alcançaram crescimento nas vendas acima da inflação, o que contribui para a saúde financeira das operações e atrai novos lojistas. Com a consolidação dessas tendências, temos observado crescimento do interesse dos clientes, confirmado pelo aumento no fluxo de veículos e pessoas”, finaliza o superintendente.

Para 2025, a expectativa é de muitas novidades e a continuidade do crescimento. Novas operações, atrações, eventos e exposições estão previstos para o espaço.

Sobre o Ventura Shopping

Inaugurado em dezembro de 1994, o Ventura Shopping apresenta um mix especializado em moda, gastronomia, serviços e entretenimento com cerca de 200 operações, sendo sete lojas âncoras, 20 opções de fast-food, cinco salas de cinema Cinesystem, boliche, e a maior reta em pista de kart indoor em Curitiba. Localizado no bairro Portão, o Ventura possui 81 mil m² e é administrado pelo Grupo Tacla Shopping — que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações: www.venturashopping.com.br.

Vereadora sugere câmera panorâmica de monitoramento 24h na região do Zoológico para coibir abandono de animais em Curitiba

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A vereadora Andressa Bianchessi (União) apresentou uma sugestão ao executivo que sugere a instalação de câmera panorâmica de videomonitoramento 24 horas no acesso ao Zoológico Municipal de Curitiba. A medida visa aumentar a segurança do local e coibir a prática de abandono de animais nas proximidades.

Segundo a vereadora, a presença de câmeras de segurança não apenas inibiria a prática de crimes como o abandono de animais, mas também contribuiria para a preservação do patrimônio público e para a criação de um ambiente mais seguro para todos os visitantes, incluindo os animais que residem no zoológico.

“O Zoológico Municipal de Curitiba é um importante ponto turístico e ambiental da cidade. A instalação da câmera panorâmica de monitoramento neste local, assim como existe em outros parques da cidade, demonstra o compromisso da administração pública com a segurança e o bem-estar da população e dos animais”, justifica Bianchessi.

O abandono de animais é um problema grave em diversas cidades e causa sofrimento aos animais abandonados e prejuízos à comunidade. A instalação da câmera panorâmica de monitoramento pode ajudar a identificar e punir os responsáveis por esses atos, além de servir como um mecanismo de dissuasão.

A iniciativa da vereadora Andressa Bianchessi se alinha com práticas adotadas em outras cidades, onde o monitoramento por câmeras em parques e áreas verdes tem se mostrado eficaz na prevenção de crimes e na proteção do patrimônio público.

A sugestão será analisada pela casa. A expectativa é que a medida contribua para tornar o Zoológico Municipal de Curitiba um lugar ainda mais seguro e acolhedor para todos.

Pesquisa internacional: curitibanos perdem mais de quatro dias por ano no trânsito

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Além do congestionamento, trânsito afeta a saúde mental de motoristas e pedestres; transportes alternativos ganham força como solução

A 14ª edição do TomTom Traffic Index, que avalia o tráfego em  cidades ao redor do mundo com dados coletados em mais de 500 cidades de 62 países, revelou que os curitibanos perdem, em média, 107 horas por ano em congestionamentos nos horários de pico — a famigerada rush hour. Curitiba é a terceira capital brasileira com o trânsito mais complicado, ficando atrás apenas de São Paulo e Recife, onde os moradores perdem 111 e 108 horas, respectivamente. A pesquisa também posiciona a capital paranaense em segundo lugar no tempo médio de deslocamento por 10 km, com 28 minutos. Fortaleza lidera o ranking, com média de 29 minutos.

Um possível fator que contribui para os congestionamentos é o elevado número de acidentes de trânsito na capital, que registrou mais de 15 mil ocorrências no primeiro semestre de 2024, segundo dados do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Outro elemento relevante é o número de veículos em circulação. Em 2023, Curitiba e região metropolitana contabilizavam mais de dois milhões de automóveis registrados, conforme levantamento da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), divulgado em outubro daquele ano. No Paraná, o total de veículos cadastrados ultrapassava oito milhões, enquanto mais de 42 mil sinistros foram registrados no estado.

Dentre as consequências de enfrentar o trânsito congestionado diariamente, destacam-se: o acúmulo de estresse, que pode gerar problemas à saúde como ansiedade e depressão; a exaustão mental, causada pelo esforço excessivo para manter a concentração ao dirigir, que traz impactos negativos ao desempenho laboral; o agravamento de condições preexistentes de saúde mental ou o surgimento de novas aflições emocionais; a possibilidade de vivenciar situações de violência, seja física ou verbal; e a sensação de impotência diante de engarrafamentos, resultando em atrasos, entre outros. Segundo um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizado a pedido da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), fatores relacionados à saúde mental dos condutores foram responsáveis por aproximadamente 30% dos sinistros nas rodovias federais brasileiras em 2024. Esses dados reforçam a importância de buscar meios alternativos de transporte e de priorizar o cuidado com a saúde mental dos condutores, aspectos essenciais para promover o bem coletivo.

Transporte alternativo pode aliviar o trânsito nas grandes cidades

Desafio constante dos grandes centros, a mobilidade urbana visa melhorar a qualidade de vida ao promover o uso de diferentes meios de transportes. O gerente do V1 Viagem, Gilberto Rosa, reforça como a adoção  de alternativas de transporte por empresas pode gerar impactos positivos: “Muitas empresas, especialmente fábricas em regiões metropolitanas, têm optado pelo transporte coletivo privado. Essa escolha contribui para um tráfego mais fluido, pois reduz a necessidade de deslocamento individual dos funcionários, diminuindo o número de veículos nas ruas. Para a empresa, os benefícios podem incluir economia nos custos de transporte, maior pontualidade dos colaboradores e até mesmo maior produtividade, já que o deslocamento se torna mais leve para o funcionário. Se mais organizações adotassem essa prática, a qualidade de vida urbana e, principalmente, a rotina dos trabalhadores seriam melhores”, afirma. Além das vantagens relacionadas ao tempo de deslocamento, o especialista enfatiza que o transporte privado também impacta positivamente o desempenho dos colaboradores. “Ao evitar a fadiga mental causada pelo estresse do trânsito, os funcionários ficam menos sujeitos a irritabilidade, insônia, depressão e sensações de raiva e frustração. Esses fatores, quando não mitigados, podem desencadear comportamentos que afetam negativamente a produtividade no trabalho”, explica. 

Pensando em atender a essa demanda, a startup V1 oferece o V1 Viagem, um serviço de transporte de colaboradores para empresas, corporações e fábricas. Com pagamento sob demanda, o serviço permite solicitações diretas ou agendadas. Gilberto demonstra que o diferencial está na gestão completa do serviço: “Nossos motoristas são contratados em regime CLT e passam por um rigoroso treinamento em direção defensiva e atendimento, oferecido por nossa escola interna de formação, garantindo a excelência do serviço prestado.” Um case de sucesso é a parceria com a Petrobras, que aderiu ao serviço em 2019. 

O gerente realça ainda que o transporte corporativo, por ter horários definidos, garante maior pontualidade, reduzindo atrasos e faltas, além de proporcionar maior segurança e conforto aos passageiros: “Tanto para a organização quanto para seus colaboradores, a pontualidade pode ser um tópico sensível. Com a contratação de um serviço em que é possível agendar os horários de embarque e desembarque, os atrasos são mitigados, já que o colaborador não precisa se deslocar até um ponto de ônibus ou lidar com imprevistos relacionados ao carro próprio, como falta de combustível ou problemas de manutenção. No caso do V1, devido ao treinamento em direção defensiva que todos os nossos condutores recebem, a segurança durante o trajeto é garantida.” 

A saúde e bem-estar dos passageiros também são benefícios do transporte coletivo para colaboradores, uma vez que eles não precisam manter constante atenção ao trânsito e seus fatores inerentes. Isso permite que cheguem ao trabalho mais descansados, dispostos e menos irritados, quando comparados ao uso do transporte público ou veículo próprio, o que impulsiona a produtividade e eficiência operacional. “O desempenho dos colaboradores faz toda a diferença no cotidiano de uma empresa. É importante, portanto, que a organização assegure que seus colaboradores cheguem para trabalhar no melhor estado possível”, ressalta.

A empresa interessada em aderir a essa solução realiza um cadastro gratuito, assegurando  acesso à precificação exclusiva. Para uma experiência ainda mais completa, o V1 Viagem oferece contratos personalizados, com consultoria especializada e disponibilidade 24 horas. A frota possui modelos variados, oferecendo conforto e segurança no transporte. “Os veículos passam por inspeções diárias antes do início da jornada dos motoristas, com limpeza e manutenção preventiva sempre em dia, garantindo uma viagem segura, confortável e de qualidade”, afirma Gilberto.

Com um rigoroso treinamento e o comprometimento dos motoristas, o V1 Viagem apresenta uma alternativa de transporte que contribui para a melhoria da mobilidade urbana nos grandes centros, aliando conforto, praticidade e excelência. “Os usuários embarcam e desembarcam nos horários especificados, usufruindo de veículos limpos, bem cuidados e monitorados, disponíveis 24 horas por dia. Mesmo sem agendamento prévio, caso um funcionário precise sair da empresa às três da manhã, há veículos prontos para garantir que ele chegue em casa com segurança”, finaliza o gerente do V1 Viagem.

Sobre o V1

O V1 é uma plataforma de mobilidade urbana que atua no aluguel e assinatura de carros de forma 100% digital, para uso pessoal e empresarial.  Oferece soluções em gestão de frotas terceirizadas para empresas, fleet service, traslado de pessoas e outras demandas personalizadas. Considerado um dos maiores players do setor no país, o V1 faz parte do Grupo Águia Branca e atua nas cidades de Vitória (ES) e Curitiba (PR). O app está disponível na Apple Store e Google Play. Mais informações: https://v1.com.br/blog.

Como prédios sustentáveis podem tornar a vida dos moradores mais econômica?

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Selo GBC motiva incorporadoras a desenvolver projetos que reduzem o uso de recursos naturais, melhoram a qualidade de vida e, a médio prazo, reduzem despesas em contas

O conceito de construções sustentáveis vem ganhando destaque não apenas pela preocupação ambiental, mas também pela redução de custos a médio e longo prazo, especialmente nas despesas operacionais. Embora o investimento para a construção do empreendimento seja superior, o ciclo de vida de uma edificação demonstra que esse valor é compensado durante a operação do empreendimento, com retorno ao longo da ocupação e uso do empreendimento, a partir da redução em despesas como energia e água.

Um condomínio sustentável é projetado, construído e operado para minimizar seu impacto ambiental. “O condomínio sustentável promove o uso eficiente de recursos naturais, a redução de resíduos e a economia de energia e água, criando um ambiente saudável e equilibrado para moradores e visitantes”, explica a gerente de produto da GT Building, Renata Lafraia.

O selo GBC Condomínio, do Green Building Council Brasil, reconhece empreendimentos que adotam práticas sustentáveis, promovendo eficiência energética, menor impacto ambiental e maior qualidade de vida. Segundo o CEO do GBC Brasil, Felipe Augusto Faria, ao analisar o ciclo de vida de 50 anos de um edifício, a construção representa apenas 15% dos custos totais, enquanto operação e manutenção correspondem a 85%. “Toda ação técnica e inovadora na fase de projeto e obra impacta diretamente na redução dos gastos durante a operação”, destaca Faria.

Um exemplo disso é o Edifício Denmark, da GT Building, que adota soluções eficientes capazes de reduzir o consumo de energia em até 21% em comparação com os parâmetros exigidos pela norma. Essa economia, aliada ao conforto térmico proporcionado pelo edifício, não só reduz significativamente as despesas com energia, como também diminui as taxas condominiais, melhorando o bem-estar dos moradores e gerando benefícios a longo prazo.

“Estamos no início de uma jornada e contamos com o suporte de grandes lideranças, como  a GT Building. O Edifício Denmark representa um marco no movimento de green building residencial. Quando os moradores experimentam os benefícios da acústica e da iluminação natural, e a equipe de administração predial ressalta a facilidade de implementação do condomínio, a qualidade técnica e a eficiência energética das áreas comuns, começamos a construir uma proposta de valor que ressignifica os critérios de escolhas na compra de um imóvel”, afirma o CEO.

O Paraná desponta como referência nacional, com 43 empreendimentos em busca da certificação GBC Casa & Condomínio, de acordo com o Green Building Council Brasil. A GT Building lidera esse movimento, sendo a empresa com o maior número de empreendimentos em processo de certificação. Três deles já foram certificados: Edifício Bosco Centrale, Edifício Maison e Edifício Denmark.

Benefícios do movimento Green Building

O movimento green building combina rigor técnico com argumentos que atendem às demandas de diversos stakeholders, especialmente incorporadoras. Além dos benefícios ambientais, prédios sustentáveis oferecem uma proposta de valor robusta, beneficiando tanto os moradores quanto os investidores.

Entre os principais benefícios, destacam-se:

  • Redução de despesas: A eficiência energética reduz contas de energia, além de diminuir custos de operação e manutenção a longo prazo.
  • Conforto e bem-estar: Esses edifícios proporcionam maior conforto térmico e acústico, promovendo a qualidade de vida dos moradores.
  • Diferenciais competitivos: Empreendimentos sustentáveis são mais valorizados, possuem maior demanda e tendem a ser vendidos mais rapidamente, contribuindo para a  valorização do imóvel no médio prazo.
  • Fortalecimento da imagem corporativa: Incorporadoras que adotam práticas de green building reforçam sua reputação, entregando projetos que combinam sustentabilidade e inovação.
  • Apoio a incentivos financeiros: Projetos sustentáveis são mais propensos a receber incentivos financeiros e tributários, beneficiando tanto construtoras quanto compradores.

Desafios da certificação GBC

A certificação GBC é um processo técnico e rigoroso que avalia uma série de critérios, como eficiência energética, uso da água, mudanças climáticas, gestão de resíduos, conforto, qualidade de materiais e biodiversidade. Para obter essa certificação, a edificação deve apresentar um desempenho superior às exigências das normas técnicas, exigindo planejamento detalhado e execução precisa. “O segredo para alcançar a certificação é investir em inteligência de engenharia e arquitetura na fase de projetos, viabilizando a incorporação de inovações e tecnologias, enquanto se maximiza o desempenho em qualidade, eficiência, conforto e sustentabilidade”, explica Faria.

Em resumo, os empreendimentos sustentáveis vão além de uma tendência ambiental; representam uma estratégia financeira inteligente. Reduzem custos, melhoram a qualidade de vida dos moradores e agregam valor aos projetos. A combinação entre eficiência energética, conforto térmico e soluções inovadoras está transformando a maneira como construímos e habitamos, promovendo um futuro mais sustentável e economicamente vantajoso para todos os envolvidos.

Sobre a GT Building  

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.