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Como as faculdades estão se preparando para receber a Geração Z?

As universidades atualmente enfrentam o desafio de se adaptar às expectativas da Geração Z. Marcados por uma forte conexão com a tecnologia, esses estudantes buscam por autonomia e equilíbrio entre vida pessoal, acadêmica e profissional. 

Com isso em mente, o Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil promove o acolhimento da Geração Z por meio de metodologias inovadoras de ensino, suporte psicopedagógico e uma estrutura acadêmica direcionada à formação integral dos estudantes. 

Com essas iniciativas estratégicas, logo ao ingressar, os alunos do UniBrasil passam por um processo de ambientação que apresenta a estrutura e os valores da instituição. Durante essa etapa, eles conhecem a reitoria, coordenações e professores, reforçando a proposta de protagonismo e autonomia.  

“Esse acolhimento inicial já estabelece um vínculo participativo com os alunos, incentivando o protagonismo desde o início”, ressalta a Profa. Graciela Sanjutá, docente do UniBrasil.  

Entre os principais desafios envolvendo a chegada da Geração Z às faculdades, Graciela destaca a importância de integrar competências técnicas e socioemocionais, e sensibilizar os professores para as especificidades dessa geração. 

“Nosso compromisso vai além de ensinar. Queremos garantir que o aprendizado seja significativo e que os alunos encontrem sentido em sua formação, tendo conexão a uma experiência de vida sustentável”, complementa. 

Sucesso educacional: metodologias ativas, apoio Integral e professores capacitados

Com laboratórios e espaços práticos, cursos como Educação Física, Odontologia, Psicologia e Medicina Veterinária, por exemplo, dispõem de estruturas modernas e diversificadas. Isso proporciona experiências práticas diretamente relacionadas à formação técnica e socioemocional dos estudantes.  

“Esses espaços são fundamentais para consolidar competências, permitindo que os alunos vivenciem a aplicação do conhecimento teórico”, reforça Graciela. 

Além disso, a contínua capacitação do corpo docente, somada a uma abordagem que vai além do formato tradicional de aula expositiva, promove um ensino que valoriza a participação ativa dos alunos desde o primeiro dia de aula.  

“Os docentes ajudam os alunos a selecionar informações relevantes no vasto universo tecnológico, transformando-as em conhecimento aplicável à sua formação profissional”, destaca a professora.
 
Desenvolvimento de competências socioemocionais

Outro ponto de destaque do UniBrasil é a integração de competências socioemocionais às grades disciplinares.  

Desde a construção dos planos pedagógicos até as práticas diárias em sala de aula, o Centro Universitário atua para que, além de dominar habilidades técnicas, os alunos estejam preparados para liderar, comunicar e trabalhar em equipe. 

Projetos como o Ampliar, que promove a atividade da natação para pessoas com necessidades especiais, e o Qualivida, focado em saúde e bem-estar, demonstram o impacto social de algumas das ações desenvolvidas pelos estudantes. 

“Esses projetos permitem aos alunos aplicar conhecimentos enquanto contribuem para a comunidade”, ressalta Graciela. 

Além disso, o UniBrasil conta com um Centro Psicopedagógico (que oferece suporte especializado a alunos e professores) e um Núcleo de Empregabilidade e Qualidade de Vida.  

Com essas iniciativas, o UniBrasil auxilia na adaptação acadêmica e no desenvolvimento profissional, preparando os estudantes para o mercado de trabalho desde o início da graduação, formando profissionais qualificados e cidadãos conscientes.

Processo Seletivo aberto para Mestrado e Doutorado em Direito no UniBrasil 

O Centro Universitário UniBrasil está com inscrições abertas para os programas de Mestrado e Doutorado em Direito, com ênfase em Direitos Fundamentais e Democracia. Os cursos são estruturados em duas linhas de pesquisa: Constituição e Condições Materiais da Democracia e Jurisdição e Democracia. As inscrições devem ser feitas online e seguem abertas até 6 de março. 
 
Segundo o Prof. Dr. Bruno Lorenzetto, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), os programas, classificados com nota 5 pela CAPES, representam um marco significativo que posiciona o Mestrado e Doutorado do UniBrasil entre os melhores programas de pós-graduação em Direito do país.  
 
“Esse reconhecimento não apenas valorizou o trabalho realizado, mas também atraiu novos alunos e parcerias, aumentando a visibilidade e a credibilidade do Programa”, ressalta o professor. 
 
Além disso, o PPGD conta com um corpo docente altamente qualificado, composto por professores com vasta experiência acadêmica e profissional, com reconhecimento internacional. “Essa expertise contribui para a formação de um ambiente de aprendizado plural, profícuo e dinâmico”, complementa Lorenzetto. 
 
Entenda mais sobre os programas de Mestrado e Doutorado em Direito 
 
O Mestrado oferece uma oportunidade única de especialização em áreas estratégicas, aprimorando conhecimentos em Direitos Fundamentais e Democracia. A titulação pode impulsionar carreiras tanto no setor público quanto privado, além de ser um passo essencial para aqueles que desejam ingressar na área acadêmica. 
 
Já o Doutorado representa o mais alto nível de formação acadêmica, permitindo a realização de pesquisas originais e aprofundadas. Além de abrir portas para carreiras acadêmicas e de pesquisa, a titulação forma líderes e especialistas capazes de influenciar políticas públicas e debates nacionais e internacionais. 
 
Vale ressaltar que o PPGD tem se destacado pela produção de pesquisas inovadoras e relevantes, que abordam impactos significativos no campo do Direito. Segundo o coordenador, “as pesquisas desenvolvidas não apenas contribuem para o avanço do conhecimento jurídico, mas também têm repercussão em debates nacionais e internacionais”. 
 
Formação robusta e com forte cunho social 
 
Para Lorenzetto, a união entre a qualidade do PPGD com a grade aplicada pelo corpo docente de Direito do UniBrasil possibilita que o conhecimento gerado seja disseminado amplamente, contribuindo para a formação de uma comunidade acadêmica mais robusta. 
 
“O PPGD promove um ambiente colaborativo, onde alunos e professores trabalham juntos em projetos de pesquisa e extensão. O programa está comprometido em contribuir para a resolução de problemas sociais e jurídicos, promovendo a justiça e a cidadania. Essa interação enriquece a formação dos estudantes e fortalece o vínculo entre a teoria e a prática”, conclui o coordenador. 
 
Vale lembrar que o Centro Universitário UniBrasil é referência no Ensino de Direito em Curitiba, tendo sido reconhecido este ano com o Selo de Qualidade OAB Recomenda. Esse Selo representa o mais alto reconhecimento da excelência no ensino jurídico no Brasil.  
 
Serviço
 
Inscrições: Até 6 de março 
Para mais informações, acesse o edital: https://www.unibrasil.com.br/cursos/mestrado-e-doutorado/processo-seletivo/

Curso de Direito do UniBrasil conquista posição nacional no Ranking Universitário Folha (RUF)

O curso de Direito do Centro Universitário UniBrasil alcançou uma posição de destaque no cenário educacional brasileiro, sendo classificado como o 43º melhor do país no Ranking Universitário Folha (RUF) 2024.. Esse reconhecimento ressalta a excelência da instituição, que ao longo de quase 25 anos tem se consolidado como referência na formação jurídica.

Para a Profa. Allana Campos Marques, coordenadora do curso de Direito, esse resultado é reflexo do compromisso contínuo com a qualidade educacional.

“Ocupar o quadro dos melhores cursos de Direito do Brasil, em pesquisa levada a cabo por tão importante e sério veículo da mídia nacional, é motivo de satisfação. Isso demonstra que o Curso de Direito do UniBrasil conquistou, ao longo de seus quase 25 anos, a excelência do ensino jurídico, demonstrada pelas avaliações docente, discente e do mercado, pelos índices de sucesso de seus alunos junto ao Exame da OAB (o Curso é certificado com o Selo OAB Recomenda) e outros índices analíticos de qualidade”, afirma a coordenadora.

Evolução do curso de direito

O desempenho do curso no RUF é um reflexo das políticas educacionais focadas no aprimoramento constante.

Entre os diferenciais, destacam-se o atendimento individualizado às necessidades dos estudantes (especialmente nos últimos semestres do curso) e a defesa do ensino 100% presencial, que alia aulas tradicionais a metodologias ativas, que incentivam os alunos à autonomia didática.

“A condução do currículo nos últimos semestres do curso envolve acompanhamento específico e o delineamento das trajetórias junto às atividades de prática forense real e prática simulada”, aponta Allana.

O corpo docente do curso também desempenha um papel crucial. Composto por profissionais experientes e alinhados à filosofia do UniBrasil, o grupo promove um ensino que, segundo a coordenadora, “equilibra as perspectivas de ensino, pesquisa e extensão, permitindo aos alunos ampliar seus horizontes de atuação social, focando no ensino crítico, solidário e transformador”.

Desafios e Perspectivas

Embora a classificação no ranking seja motivo de celebração, a coordenação do curso reconhece os desafios para manter e superar essa posição.“Acreditamos que o espírito comunitário que rege as relações intracampus se fortalecem a cada conquista e incentivam à busca de resultados ainda mais significativos”, afirma a coordenadora.

Para os alunos e egressos, o reconhecimento no RUF significa mais visibilidade e valorização no mercado jurídico nacional e internacional.

“O modelo institucional acredita na educação e na formação profissional capaz de provocar o crescimento pessoal, seja pautado na alcançar da plenitude da condição humana individual, seja na promoção das igualdades, das liberdades funcionais e da solidariedade na perspectiva comunitária”, conclui a coordenadora do curso de Direito.

A classificação no RUF reafirma o compromisso do UniBrasil com uma educação que transforma vidas e promove a inclusão social, consolidando sua posição como um dos principais centros de ensino jurídico no Brasil.

Natura se une à Ultragaz para ampliar uso de gás biometano e reduzir emissões de carbono

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Natura se une à Ultragaz para ampliar uso de gás biometano e reduzir emissões de carbono

Iniciativa permitirá que a empresa de cosméticos reduza a emissão de cerca de 1.238 toneladas de carbono ao ano em sua fábrica de Cajamar (SP)

Paraná, janeiro de 2025 – Com o compromisso público de zerar as emissões de carbono nos escopos 1 e 2 até o final desta década, a Natura selou uma parceria inédita com a Ultragaz para ampliar a substituição do uso de combustíveis fósseis pelo de gás biometano na sua fábrica de cosméticos e fragrâncias, em Cajamar (SP).

A aliança das duas empresas envolve a construção de uma central de armazenagem e distribuição para abastecer caldeiras e frota de caminhões de transporte de cargas da Natura, que começará a operar a partir de maio de 2025. Ao adotar o biometano em caldeiras e em sua operação logística, a Natura vai reduzir 20% das emissões de carbono do complexo industrial.

Produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como o lixo urbano, dejetos agrícolas e resíduos industriais, o gás biometano é reconhecido como uma alternativa sustentável a combustíveis fósseis. O processo promove a economia circular ao transformar os resíduos operacionais da empresa em energia renovável, reduzindo emissões de gás de efeito estufa e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas, além de promover uma matriz energética mais limpa e diversificada.

Segundo explica a vice-presidente de Operações e Logística da Natura, Josie Peressinoto Romero, para além dos benefícios ambientais, a medida permitirá reduzir custos tanto na produção de vapor quanto no abastecimento das frotas, além de auxiliar na evolução da qualidade e da segurança dos serviços.

“Temos um plano de transição climática ousado para zerar as nossas emissões de carbono e um compromisso público em tornar a Natura um negócio totalmente regenerativo até 2050, o que só será possível por meio do trabalho coletivo, mobilização e colaborações estratégicas. Estamos muito felizes com essa parceria com a Ultragaz, extremamente alinhada à nossa agenda de regeneração e à ampliação que o gás biometano vem ganhando no Brasil com a criação da Lei dos Combustíveis do Futuro e novos incentivos públicos”, diz Josie.

“Estamos muito orgulhosos da parceria com a Natura, que reafirma o papel do biometano como uma solução estratégica para a diversificação da matriz energética nacional. A integração da solução fábrica-frota da Ultragaz, pioneira no Brasil, demonstra nosso compromisso em liderar a transição energética do setor produtivo, proporcionando uma alternativa eficiente, sustentável e feita sob medida para nossos clientes”, afirma Erik Trench, diretor de gases renováveis da Ultragaz.

Compromisso com a transição energética

Em 2024, a Natura anunciou seu novo Plano de Transição Climática em resposta ao agravamento da crise climática. A empresa já comprou mais de 4 milhões de créditos de carbono desde 2007 para contrabalancear as emissões remanescentes e reduziu significativamente sua emissão por quilo de produto colocado no mercado, evitando a emissão de 1,6 milhão de toneladas de gases de efeito estufa desde então. A Natura compreende, no entanto, que neutralizar já não é suficiente, é preciso zerar as emissões. Para isso, elaborou uma robusta estratégia de descarbonização dos negócios da empresa, alinhada ao cenário de 1,5ºC do Acordo de Paris e com metas validadas pela Science Based Target Initiative (SBTi). Os compromissos incluem, até 2030, zerar as emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1 e 2, além de reduzir 42% das emissões de escopo 3, que inclui toda a cadeia de negócios, envolvendo, também, a mobilização de parceiros em busca de soluções.

Algumas das iniciativas incluem projetos focados em colaborações, como a Aliança Regenerativa, coalizão inédita com fornecedores de diversos setores para acelerar a adoção de práticas regenerativas em todas as cadeias de fornecimento de serviços e insumos da empresa. O grupo já tem mais de cem signatários e vai receber apoio e capacitação para avançar em práticas sustentáveis. Os membros da Aliança também terão acesso exclusivo a projetos de inovação e a especialistas de sustentabilidade da Natura, entre outros benefícios. Um exemplo de iniciativa foi a criação, em 2024, da primeira frota de carretas movidas a gás biometano, substituindo os atuais veículos a diesel, responsáveis pela coleta e entrega de matérias-primas, insumos e produtos acabados em São Paulo.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Ivete Sangalo e Ana Castela se juntam à Avon em parceria inédita para relançar hit “Festa”

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Ivete Sangalo e Ana Castela se juntam à Avon em parceria inédita para relançar hit “Festa”

Como embaixadoras da marca, as cantoras apresentam feat exclusivo como parte da promoção “Festa do Batom”, que oferece ao público a chance de ganhar mais de um mil prêmios, incluindo uma casa própria

Ivete Sangalo e Ana Castela, duas das maiores estrelas da música brasileira e embaixadoras da Avon, se uniram em uma parceria inédita que promete animar o público neste início de ano. Juntas, as cantoras apresentam uma versão exclusiva do hit “Festa”, um dos grandes sucessos da artista baiana, como parte da nova campanha de maquiagem da marca. 

O novo single “Festa do Batom” celebra a promoção exclusiva da Avon, onde os consumidores poderão concorrer a mais de um mil prêmios, incluindo uma casa própria, ao encontrar um dos batons premiados. A música repaginada combina a energia do axé baiano de Ivete com o toque de sertanejo de Ana Castela, tornando o som ainda mais marcante e inovador. O clipe inédito será lançado em 28 de janeiro e estará disponível em todas as redes sociais da Avon.

A multiartista Ivete Sangalo é uma das figuras mais queridas do Brasil e acumula uma trajetória repleta de sucessos como “Macetando”, “Energia de Gostosa” e “Festa”. Seu carisma e energia contagiante a tornaram um símbolo de alegria e inspiração para muitas mulheres. Sobre a parceria, a cantora comemorou o novo feat com entusiasmo: “A Avon é sinônimo de autoestima e empoderamento, e essa promoção tem a cara do nosso país! Eu e Ana estamos aqui para levar animação ao público e premiar os brasileiros com uma festa que só a Dona Avon sabe fazer.” 

Com apenas 21 anos, Ana Castela já é um fenômeno da música sertaneja. A artista conquistou o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Sertaneja, um dos prêmios mais prestigiados da indústria, e é a única mulher entre os 10 artistas mais oandrea.echeverri@natura.netuvidos do Spotify Brasil em 2024. “É uma honra fazer parte dessa campanha tão especial da Avon. Essa é uma parceria que tem tudo a ver comigo. É uma oportunidade incrível trazer algo divertido e ousado, misturando com o Axénejo, que eu adoro explorar. Foi muito divertido experimentar e ousar em outros gêneros musicais, e o resultado dessa parceria com a Ivete ficou incrível! Essa promoção é sobre realizar sonhos, e estou muito animada em começar o ano trazendo alegria aos nossos fãs do jeito que a gente gosta”, conta a Boiadeira empolgada com o projeto. 

Promoção Festa do Batom

Para participar, basta comprar qualquer batom das páginas do ciclo 03 na Revista Avon. Encontrou o batom Iluminado, ganhou! São mais de R$1 milhão em prêmios e mil chances de ganhar. Entre os prêmios, maletas de maquiagem Avon recheadas de produtos, 10 prêmios em dinheiro de R$10.000 e até uma casa própria. Quanto mais batons comprar, mais chances de ganhar! Mais informações do regulamento da promoção podem ser encontradas no site https://festadobatomavon.com.br 

Sobre a Avon

Avon, parte do grupo Natura desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação,com mais de dois milhões Consultoras de Beleza. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km/h. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Casa & Estilo. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br

Cimed resgata campanha promocional histórica de caminhão de prêmios em parceria com o Domingão com Huck

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Cimed resgata campanha promocional histórica de caminhão de prêmios em parceria com o Domingão com Huck

Pela primeira vez protagonizada por canal farmacêutico, ação terá início no mês de abril e percorrerá o país premiando consumidores com três caminhões recheados de produtos, incluindo o portfólio da Cimed, além R$ 3 milhões em prêmios

A Cimed, terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil, resgata uma das promoções mais icônicas da história da TV brasileira. Em parceria com o Domingão com Huck, da Globo, a farmacêutica traz de volta o “Caminhão do Domingão”, patrocinado pela Cimed. A ação acontecerá por três meses – de abril a junho.

Além disso, a farmacêutica acaba de renovar a parceria com a Rede Globo, por meio do programa com Luciano Huck, com um investimento de cerca de R$ 60 milhões no ano. Metade desse valor será direcionado exclusivamente à ação do “Caminhão do Domingão”.

Depois de 10 anos do término do último “Caminhão”, que surgiu no programa comandado pelo apresentador Fausto Silva, a ação agora faz história envolvendo, pela primeira vez, o canal farmacêutico como parte da mecânica promocional, protagonizando uma ação desse porte. A campanha, de abrangência nacional, mescla entretenimento e incentivo, tendo como apresentadores duas personalidades conhecidas pelo público – Luciano Huck e João Adibe, CEO da Cimed.

A mecânica da promoção é simples e acessível. Para participar, basta comprar produtos da Cimed na farmácia, sinalizados com a faixa amarela, exceto medicamentos, totalizando valor igual ou maior a R$ 50 e cadastrar o cupom fiscal no site ou no whatsapp da promoção. Com isso, o participante estará automaticamente concorrendo a três caminhões de prêmios (um por mês), além de prêmios em dinheiro, com sorteios de R$250 de hora em hora, e de R$50 mil semanalmente. No encerramento da campanha, os consumidores ainda concorrerão a um prêmio final de R$1 milhão, com entrega ao vivo no Domingão com o Huck.

A ação também contará com a dinâmica “Acelerador de Chances”, que permitirá aos participantes dobrarem suas chances de ganhar – ao adquirir “famílias” de produtos Cimed selecionados ao longo da campanha, o consumidor aumentará suas chances de ser premiado.

“Estamos unindo a força da nostalgia com a inovação para criar uma experiência única para o público. Acreditamos que, com essa ação, vamos não apenas fortalecer nossa presença no mercado, mas também proporcionar momentos inesquecíveis aos nossos consumidores. Esperamos que, com essa campanha, a Cimed alcance um novo patamar de reconhecimento e cresça ainda mais no coração dos brasileiros”, afirma João Adibe, CEO da Cimed.

Ao revisitar um ícone da televisão brasileira e adaptá-lo aos novos tempos, a farmacêutica não apenas resgata a memória afetiva do público, mas também solidifica sua posição como uma marca próxima, dinâmica e capaz de surpreender. O “Caminhão do Domingão” não é apenas uma promoção, mas um movimento que reforça a relação da Cimed com os brasileiros, levando emoção, prêmios e oportunidades a cada canto do país.

Sobre a CIMED

A Cimed é a 3ª maior indústria farmacêutica do país em volume de vendas, com 46 anos de história, e um dos poucos grupos que permanece totalmente brasileiro e independente até hoje. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 80 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em mais de 98% das farmácias brasileiras. Além disso, a Cimed é líder em segmentos de produtos como antigripais, vitaminas e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 5 mil colaboradores em todo o país. Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com mais de 24 centros de distribuição espalhados pelo país. Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, com um longo histórico na área, patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol e o Cruzeiro.

Cimed abre venda de ingressos para o MSA, o maior evento farmacêutico do mundo

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Cimed abre venda de ingressos para o MSA, o maior evento farmacêutico do mundo

Evento que ocorrerá de 21 a 23 de fevereiro, na capital paulista, será aberto ao público no dia 23 (domingo) e e apresentará o futuro do varejo farmacêutico com a presença de importantes nomes como Luciano Huck e Dorival Júnior

A Cimed, terceira maior farmacêutica do Brasil em volume de vendas, anunciou a abertura das vendas de ingressos para público final do MSA – Meu Sangue Amarelo, o maior evento farmacêutico do mundo. O evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2025, no São Paulo Expo, e reunirá mais de 30 mil participantes, entre eles, parceiros, fornecedores, colaboradores e líderes do setor, além de consumidores finais.

No primeiro dia, o evento será exclusivo para fornecedores e a equipe de vendas da Cimed, sendo que na parte da manhã será o evento FLY NOW, que é um evento anual para os fornecedores CIMED com expectativa de público de 1.000 participantes, e na parte da tarde Convenção de Vendas CIMED com a força de vendas de 1.500 colaboradores onde o time CIMED terá acesso em primeira mão a todo evento.

No dia 22 (sábado) o evento será fechado exclusivamente para clientes e 23 (domingo), os admiradores da marca poderão comprar ingressos para participar do evento e ter acesso às principais atrações e lançamentos da Cimed, ce a oportunidade de conhecer de perto as inovações que moldarão o futuro do varejo farmacêutico. Os ingressos já estão disponíveis no site do evento www.msa2025.com.br pelo valor de R$ 1.200 (inteira) e R$ 600 (meia-entrada – válida para PCDs, estudantes, professores e idosos com mais de 60 anos).

No dia 23, os visitantes também poderão participar do sorteio de uma BYD SHARK, a primeira picape híbrida plug-in do mercado brasileiro e a caminhonete mais potente do país, com valor aproximado de R$400 mil.

Com uma área de 34 mil metros quadrados o MSA promete uma experiência única, combinando entretenimento e negócios, com mais de 30 horas de conteúdo, palestras inspiradoras e interações com grandes nomes do cenário nacional, como Luciano Huck e Dorival Junior, além de uma estrutura diferenciada com espaços imersivos e ativações interativas proporcionando uma experiência imersiva sem precedentes do universo Cimed.

Na ocasião, também serão lançados cerca de 70 produtos nas categorias de Higiene Bucal, Cuidados Infantis, Beleza e Nutrição – principais apostas do grupo para crescer até 2030. A expectativa é de movimentar aproximadamente R$ 500 milhões em novos negócios (vendas sell-in) durante o evento.

“O MSA é uma oportunidade única para aproximarmos ainda mais os consumidores da Cimed, mostrando de perto como a inovação e a acessibilidade estão no centro do nosso negócio. Abrir as portas do evento para o público final reforça nosso compromisso em transformar o varejo farmacêutico e oferecer experiências que vão além dos produtos, conectando pessoas à saúde de forma inovadora e acessível”, afirma João Adibe, CEO da Cimed.

A programação contará ainda com 10 estandes interativos da Cimed e 26 de estandes e espaços de parceiros, incluindo marcas renomadas como BYD, Banco Safra, Fini, GloboAds e Dell. O evento também trará insights sobre tecnologia, empreendedorismo e tendências que irão redefinir o papel das farmácias no dia a dia dos consumidores. 

Serviço: 

Evento: MSA Cimed – Meu Sangue Amarelo

Data: 21 a 23 de fevereiro de 2025

Aberto ao público: Somente em 23 de fevereiro (domingo)

Horário: das 09h às 19h

Ingressos: R$ 1.200 (inteira) | R$ 600 (meia-entrada)

Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda

Ingressos: https://cimed.eventos.tmp.br/msa2025/visitantes/inicio_individual.php 

Sobre a CIMED

A Cimed é a 3ª maior indústria farmacêutica do país em volume de vendas, com 46 anos de história, e um dos poucos grupos que permanece totalmente brasileiro e independente até hoje. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 80 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em mais de 98% das farmácias brasileiras. Além disso, a Cimed é líder em segmentos de produtos como antigripais, vitaminas e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 5 mil colaboradores em todo o país. Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com mais de 24 centros de distribuição espalhados pelo país. Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, com um longo histórico na área, patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol e o Cruzeiro.

Eletron Energia S.A. recebe certificação Great Place to Work pela quinta vez

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Eletron Energia S.A. recebe certificação Great Place to Work pela quinta vez

A pesquisa, que avalia a percepção dos colaboradores, destaca a capacidade da empresa de estimular a inovação

A Eletron Energia S.A., especialista em soluções de eficiência energética, conquistou pela quinta vez a certificação Great Place to Work (GPTW). O reconhecimento reflete o compromisso da empresa de promover um ambiente de trabalho baseado em confiança, colaboração e desenvolvimento profissional, conforme avaliado pelos próprios colaboradores.

O GPTW, presente em cerca de 100 países, é concedido a empresas que alcançam um índice mínimo de 70 pontos no Trust Index (TI), métrica que mede a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. A metodologia considera aspectos como a credibilidade da liderança, o respeito, a equidade, o orgulho e a camaradagem. No levantamento de 2024, a Eletron Energia obteve um Trust Index de 76, calculado com base nas respostas de 26 (87%) de seus 30 funcionários.

A pesquisa GPTW destacou quatro fortalezas da Eletron Energia, três delas com nota máxima. Os colaboradores avaliaram em 100 pontos tanto a contribuição das instalações para um bom ambiente de trabalho quanto a sensação de acolhimento ao ingressar na empresa. A segurança física no trabalho também recebeu nota máxima, refletindo um ambiente onde os funcionários se sentem protegidos para exercer suas atividades. Outro ponto positivo foi o incentivo ao desenvolvimento profissional, que alcançou 92 pontos, acima da média de 88 entre as empresas certificadas.

Outro tema analisado na pesquisa GPTW é a capacidade das empresas de fomentar a inovação, medida pelo Innovation Velocity Ratio (IVR). A Eletron Energia foi classificada no estágio “Funcional”, indicando que já proporciona espaço para novas ideias e melhorias contínuas. Esse desempenho posiciona a Eletron acima de 65% das empresas certificadas, que permanecem no estágio inicial de “Fricção”, no qual há maiores barreiras para a criatividade e a transformação interna.

Para o fundador da Eletron Energia, Ricardo Kenji, o estágio de inovação da empresa reflete seus esforços para integrar tecnologias modernas aos processos e incentivar os colaboradores a contribuir ativamente para melhorias e inovações. “Buscamos manter uma cultura de startup, experimentando ideias diferentes o tempo todo. Para isso, precisamos promover um ambiente de constante aprendizado, com incentivo à leitura, cursos, consultorias externas buscando implementar as melhores práticas, participação em projetos inovadores, entre outras práticas”, comenta Kenji.

Fundada em 2015, a Eletron Energia busca otimizar o uso de recursos energéticos em empresas e indústrias, aplicando soluções de eficiência energética que garantem resultados medidos e comprovados. Os projetos viabilizados pela empresa permitem que a economia gerada cubra os custos das melhorias aplicadas, assegurando que a remuneração ocorra somente após a comprovação dos resultados. Com atuação no Paraná e em Santa Catarina, a organização já implementou 172 projetos de eficiência energética, que somam cerca de R$ 170 milhões investidos.

Ações para um ambiente organizacional reconhecido pelo GPTW

O reconhecimento da Eletron Energia pelo Great Place to Work (GPTW) reflete as iniciativas da empresa para oferecer um ambiente organizacional bem estruturado e alinhado às melhores práticas de gestão de pessoas.

Segundo Ricardo Kenji, entre as práticas valorizadas pelos funcionários estão os investimentos em infraestrutura, que incluem espaços de convivência projetados para promover a integração e o descanso das equipes. Essas áreas são equipadas com biblioteca e recursos para momentos de descontração, como jogos e espaços confortáveis para pausas.

Além disso, o incentivo à saúde no ambiente de trabalho é reforçado pela oferta de alimentação saudável, uma iniciativa mencionada como diferencial pelos próprios colaboradores. Outro aspecto apontado pelo fundador da Eletron Energia é o foco da empresa no desenvolvimento profissional, por meio do incentivo a treinamentos e certificações.

“O principal ativo de uma empresa é o seu capital humano. Ter uma boa estratégia e conseguir juntar uma equipe para trabalhar engajada no mesmo propósito para execução da estratégia é a chave do sucesso”, conclui Kenji.

Hiperpersonalização já é tendência de marketing acessível para pequenos negócios

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Hiperpersonalização já é tendência de marketing acessível para pequenos negócios

Mensagens relevantes, que fazem sentido para a persona da empresa, é a chave para guardar sua marca no coração do cliente. Em 2025, a regra de ouro é gerar impacto para reverter a comunicação em dinheiro no bolso

Práticas de hiperpersonalização, conveniência e automação, já utilizadas por grandes marcas, estão se tornando acessíveis também para pequenos e médios negócios, graças à disseminação de novas tecnologias. Segundo Leonardo Oda, especialista em marketing e CEO da LEODA Inteligência de Marketing, essas tendências de marketing vão transformar a maneira como as empresas se conectam com seus clientes e fortalecem sua presença no mercado em 2025.

“O consumidor está mais exigente e quer experiências personalizadas, processos rápidos e soluções eficientes. Quem conseguir entregar isso de forma estruturada vai se destacar em 2025”, afirma Oda. A seguir, o especialista compartilha orientações para colocar essas tendências em ação e impulsionar negócios.

Personalização ao extremo

A era do “um para todos” ficou para trás. Os consumidores buscam produtos, serviços e experiências moldados às suas necessidades e preferências individuais. Grandes marcas já exploram essa tendência com sucesso, como a Yves Saint Laurent, que utiliza inteligência artificial para criar batons personalizados com base no tom de pele de cada cliente.

Leonardo Oda explica que, embora exemplos como esse pareçam distantes da realidade de pequenos negócios, a hiperpersonalização já é uma realidade acessível. “Com ferramentas simples, como segmentação de campanhas ou automação de mensagens, pequenas empresas podem criar experiências igualmente relevantes e impactantes”, afirma.

Um e-commerce, por exemplo, pode usar o histórico de compras dos clientes para sugerir produtos complementares ou enviar promoções direcionadas. Mensagens personalizadas via WhatsApp, chatbots que adaptam suas respostas ao comportamento do usuário e campanhas de e-mail com ofertas específicas também são outras estratégias que aproximam a marca do consumidor e aumentam a fidelidade.

Para Oda, a relevância é a chave da personalização: “Mais do que investir em grandes tecnologias, é preciso entregar algo que faça sentido para o cliente. Quando ele se sente compreendido, a conexão com a marca se fortalece naturalmente”, diz.

Conveniência para uma experiência sem barreiras

A velocidade com que o cliente alcança seu objetivo – seja realizar uma compra, buscar informações ou resolver um problema – se tornou um dos principais fatores competitivos no mercado atual. Experiências complicadas afastam consumidores, enquanto processos simples e ágeis geram fidelidade.

No ambiente digital, sites com cadastros simplificados, processos de pagamento rápidos (PIX e carteiras digitais), e páginas intuitivas aumentam as chances de conversão. No ambiente físico, estratégias como pedidos via QR Code, check-outs automáticos e senhas digitais otimizam o atendimento e valorizam o tempo do cliente.

Para Oda, entregar comodidade é indispensável. “A facilidade é a nova fidelização. Se o cliente percebe que sua experiência é descomplicada, ele não só conclui a compra, mas cria uma relação de confiança com a marca”, comenta.

Assim, avaliar cada etapa da jornada de compra, identificar os pontos de atrito e implementar ajustes simples podem gerar resultados imediatos e garantir que o consumidor volte.

Automação: mais resultados com menos esforço

Automatizar tarefas repetitivas possibilita que pequenas empresas ganhem eficiência e concentrem esforços no que realmente importa: inovação e relacionamento com o cliente.

No marketing, ferramentas de automação estão mais acessíveis e permitem otimizar processos como atendimento e gestão de campanhas. Plataformas como ManyChat, por exemplo, agilizam respostas a perguntas frequentes em redes sociais, enquanto soluções como RD Station facilitam o envio de campanhas de e-mail segmentadas, alinhando a mensagem ao perfil do cliente.

Leonardo Oda exemplifica o impacto dessa automação com uma situação prática: “Imagine uma padaria que automatiza os pedidos de encomendas com um formulário on-line integrado ao WhatsApp. Isso simplifica a vida do cliente e libera a equipe para focar na produção”.

Planejamento estratégico para resultados reais

Embora a hiperpersonalização, a conveniência e a automação sejam tendências para 2025, segui-las sem um bom planejamento pode comprometer os resultados. Leonardo Oda ressalta que o ponto de partida deve ser a análise do desempenho do último ano.

Revisar dados de vendas, engajamento e tráfego on-line ajuda a identificar o que funcionou e o que precisa ser aprimorado. Ferramentas como Google Analytics e relatórios das redes sociais são aliadas nesse processo. Perguntas como “Quais campanhas geraram mais retorno?” e “Quais canais trouxeram mais visitas?” guiam a análise e direcionam as estratégias para o futuro.

Além disso, definir metas claras e mensuráveis é fundamental. A metodologia SMART – com objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais – oferece a estrutura necessária para acompanhar e ajustar o progresso ao longo do tempo.

Um e-commerce, por exemplo, pode estabelecer como meta “aumentar o faturamento em 20% até junho de 2025, investindo em campanhas segmentadas no Instagram e promoções direcionadas no WhatsApp”. Tais metas permitem acompanhar os resultados de forma concreta e identificar o que deve ser aprimorado.

Com planejamento, análise de dados e aplicação de tendências de marketing – hiperpersonalização, automação e conveniência – pequenos e médios negócios podem otimizar suas operações e melhorar a experiência do cliente. “O segredo está em aprender com o passado e agir com estratégia para construir resultados consistentes em 2025”, conclui Leonardo Oda.

Sobre Leonardo Oda

Leonardo Oda é fundador e CEO da LEODA Inteligência de Marketing, especializada em estratégias de marketing baseadas em dados e inovação. Desde 2016, a LEODA oferece soluções estratégicas que ajudam empresas a alcançar resultados mensuráveis e eficazes, alinhando criatividade e eficiência. Para saber mais, acesse https://leoda.com.br/ ou siga no Instagram e LinkedIn: @leodamkt.

Gemba Group lança plataforma de inteligência artificial para indústrias

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Gemba Group lança plataforma de inteligência artificial para indústrias

Com tecnologia que integra dados reais e simulados, a Virtual For Industry (V4I) busca eliminar desperdícios, reduzir custos, aumentar produtividade, prever falhas e potencializar a eficiência operacional; 25 empresas serão selecionadas para acesso gratuito à essa tecnologia

O Gemba Group, por meio de sua unidade de tecnologia GembaTech, lançou a plataforma Virtual For Industry (V4I), que utiliza inteligência artificial para conectar dados reais e simulados, otimizando processos e aumentando a eficiência operacional em indústrias, independente do porte.

Para marcar o lançamento da tecnologia, o grupo abriu processo para selecionar 25 empresas que terão acesso gratuito à tecnologia. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.office.com/r/ByipZ57nEW

“A seleção para o acesso gratuito à V4I é uma oportunidade para empresas brasileiras – inclusive pequenas e médias – a avançarem na jornada para a Indústria 4.0 e se tornarem referências em produtividade e inovação no país”, afirma Vânia Batista, fundadora e diretora executiva do Gemba Group. Segundo ela, o grupo acredita que essa iniciativa pode impulsionar a competitividade industrial dos pequenos negócios e inspirar outras organizações a adotar tecnologias de última geração.

V4I: solução integrada para transformar operações industriais

O Gemba Group atua há 16 anos com soluções que combinam consultoria para gestão e operação enxuta, capacitação e automação para melhorar a produtividade e reduzir desperdícios em indústrias de todos os portes e setores. Agora, em resposta a desafios do setor industrial brasileiro – como baixa digitalização e processos fragmentados – o Gemba Group desenvolveu a tecnologia Virtual For Industry. “Nosso objetivo é permitir que as indústrias superem barreiras operacionais e adotem uma cultura baseada em dados e inovação, e a V4I é o resultado dessa visão”, explica Vânia Batista.

Um problema comum em indústrias brasileiras, mesmo as que já têm alguns processos automatizados, é que nem todas as máquinas estão conectadas à rede ou equipadas com sensores para enviar dados em tempo real. Por exemplo, uma fábrica com dez máquinas pode ter sete delas conectadas que enviam dados automaticamente, enquanto três talvez não possuam conectividade digital. A V4I preenche essa lacuna ao criar uma “gêmea digital” da fábrica, combinando os dados reais das máquinas conectadas com informações simuladas das máquinas isoladas. Isso permite que toda a operação seja visualizada e ajustada em tempo real, eliminando gargalos e pontos cegos. É a real e concreta possibilidade de ter uma indústria virtualizada.

“Essa tecnologia cria um ambiente de produção conectado, em que gestores podem prever falhas e implementar melhorias antes que problemas impactem a produção”, comenta a diretora executiva do Gemba Group, que complementa: além disso, a plataforma resolve a falta de conectividade em máquinas mais antigas através de inclusão de dados ou por integração com sensores externos, garantindo que todo o parque industrial esteja integrado e otimizado.

Outro diferencial da V4I é sua capacidade de se integrar diretamente aos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) já existentes, como TOTVS e SAP, sem que as empresas precisem substituir suas plataformas atuais. Esses sistemas são responsáveis por conectar diferentes áreas de uma empresa, como produção, estoque, finanças e recursos humanos. Ao se conectar a sistemas ERP, a V4I sincroniza informações entre produção e gestão, o que possibilita decisões rápidas e embasadas em dados atualizados, essencial para ambientes competitivos.

De acordo com Vânia Batista, as expectativas do Gemba Group com a implementação do V4I são: reduzir desperdícios sendo na média 30%, aumentar a eficiência operacional em até 40%, minimizar custos com falhas inesperadas e paradas de máquinas e oferecer treinamentos em ambientes simulados com total segurança.

Indústria 4.0: os desafios do Brasil e a resposta da V4I

O setor industrial brasileiro enfrenta desafios históricos que comprometem sua competitividade global. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicam que apenas 20% das empresas possuem sistemas totalmente integrados. Grande parte das indústrias ainda dependem de processos manuais, máquinas antigas e informações desconectadas, o que eleva os custos e reduz a eficiência, sequestrando lucros.
Nesse cenário, a Indústria 4.0, também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, surge como uma resposta estratégica. Essa abordagem integra tecnologias como inteligência artificial, big data, internet das coisas (IoT) e simulação virtual, criando fábricas mais conectadas e autônomas. O objetivo central é permitir que máquinas e sistemas troquem informações em tempo real, automatizando decisões e aumentando a produtividade.

A V4I traduz os conceitos da Indústria 4.0 para a realidade do setor industrial brasileiro. “Ao integrar dados reais e simulados, a plataforma possibilita um panorama completo das operações, mesmo em ambientes em que parte do maquinário não está digitalmente conectado”, afirma Vânia Batista.

Como parte do compromisso de demonstrar o impacto prático dessa tecnologia, o Gemba Group selecionará 25 empresas para receber acesso gratuito à V4I. As escolhidas terão suporte completo, incluindo implementação da plataforma, treinamentos especializados e acompanhamento técnico. “Queremos que essas empresas sejam exemplos concretos de como a tecnologia pode transformar processos industriais e gerar resultados mensuráveis”, conclui a diretora executiva do Gemba Group.