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Mês da Mulher na Ciência: iniciativas de pesquisadoras da UTFPR colocam Paraná em evidência

Em fevereiro, é celebrado o mês internacional das Mulheres na Ciência. Neste período, tem duas iniciativas científicas, conduzidas por pesquisadoras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que ganharam destaque nacional e internacional.
A primeira delas é liderada pela doutora Ana Maria Ferrari, do Campus Londrina, região Norte. A professora coordenou a iniciativa “Sabonete Solidário”, durante a pandemia da Covid-19, que permitiu que pessoas em situação de vulnerabilidade tivessem acesso à itens de higiene.

O projeto cresceu e se transformou no “Saberes: Desenvolvimento Integral das Meninas e Mulheres na Ciência”. Ele foi classificado em um edital do CNPq e receberá aporte de R$ 1,15 milhão para incentivar a formação de uma rede nacional para inclusão feminina nas ciências exatas, engenharias e computação.

Já a doutora Gabrielle Caroline Pieter, pós-doutoranda em Processos Químicos e Biotecnológicos do Campus Toledo, no Oeste do Paraná, foi uma das premiadas no “Mujeres el la Ciencia”, que elegeu 25 pesquisadoras de toda a América Latina.

O prêmio é organizado pela empresa 3M e foi entregue em reconhecimento ao desenvolvimento de um gel antimicrobiano para a desinfecção hospitalar, sem o uso de etanol e metais pesados em sua formulação. A solução, que contou com a coordenação do professor Ricardo Schneider e teve outros pesquisadores envolvidos, tem como princípio ativo materiais vítreos de borofosfato de potássio que, nos estudos, demonstraram ter atividade bacteriostática e bactericida em bactérias de interesse hospitalar.

Bubble Folia: Carnaval com bolhas gigantes vai movimentar City Center Outlet Premium em Campo Largo (PR)

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Empreendimento oferece atrações especiais de 3 e 4 de março para celebrar a data

A maior festa popular do Brasil começa no primeiro sábado de março e segue  até terça-feira. Durante esse período, estão previstos bailinhos, matinês, recreações e diversas atrações para celebrar o Carnaval. O City Center Outlet Premium, localizado em Campo Largo (PR), preparou  uma programação especial para toda a família.

Para animar a criançada, dias 3 e 4 de março, das 14h às 17h, será realizado o Bubble Folia, uma apresentação com bolhas gigantes que encantará  as crianças, que também terão um espaço especial para brincar. Além disso, ao longo dos dois dias de folia, o empreendimento oferecerá oficinas carnavalescas, das 14h às 18h.

As atrações garantem momentos especiais para toda a família entrar no ritmo da folia. “Preparamos um espaço vibrante, repleto de cores, música e alegria, para que as famílias vivenciem uma experiência carnavalesca única. Quem quiser vir fantasiado para deixar o ambiente ainda mais festivo estará pronto para se divertir ao máximo”, destaca a gerente de marketing do City Center Outlet Premium, Fernanda Hickson.

Serviço

Bubble Folia

Local: City Center Outlet Premium – R. João Bertoja, 1995 – Itaqui de Cima, Campo Largo

Datas e horários: 

  • Bubble Folia: 3 e 4 de março (14h às 17h)
  • Oficinas Carnavalescas: 3 e 4 de março (14h às 18h)

Entrada: gratuita e aberta ao público

Mais informações: citycenteroutlet.com.br ou https://www.instagram.com/citycenteroutletpremium/ 

Sobre o City Center Outlet Premium

Localizado em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, o City Center Outlet Premium é o primeiro e único outlet do estado do Paraná e um dos maiores do Brasil, com mais de 100 lojas em 74 mil m² de área construída. Segue um conceito americano, que oferece descontos de até 70% durante o ano inteiro, proporciona experiências de compras, lazer e entretenimento para quem mora em Curitiba e outras 30 cidades com grande potencial de compra da região. Construído em um terreno de 290 mil m², o projeto arquitetônico e de paisagismo oferece ambientes a céu aberto, que prezam pelo bem-estar e conforto dos visitantes. É o primeiro outlet com cinema no Brasil, com cinco salas Multiplex Stadium da Cineplus e capacidade para 887 pessoas. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping – que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: citycenteroutlet.com.br.

Confira 6 grandes dúvidas sobre alinhadores transparentes

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Com o tratamento cada vez mais popular, cresce a busca por informações

Os alinhadores transparentes são aparelhos ortodônticos removíveis, produzidos com alta tecnologia e material flexível e transparente, oferecendo mais conforto para os pacientes. Por serem quase imperceptíveis, tornaram-se uma opção estética muito procurada. Confira e tire as principais dúvidas sobre esse tratamento.

Como funcionam os alinhadores?

O tratamento é totalmente personalizado. O processo começa com uma avaliação profissional detalhada, onde o dentista realiza um escaneamento digital da boca para elaborar um plano de tratamento. O uso de um software especializado permite visualizar a progressão do tratamento até o resultado final. Com base nesse plano, os alinhadores são produzidos por fabricantes como a ClearCorrect e enviados ao dentista, que entregará ao paciente e o orientará com relação ao uso adequado. São vários alinhadores, geralmente trocados a cada duas semanas, e cada um move os dentes gradualmente até a posição planejada, corrigindo problemas de alinhamento e oclusão.

São indicados para todos os casos?

O alinhador é eficaz para tratar diversos problemas ortodônticos, incluindo casos mais complexos. No entanto, é o especialista que pode indicar qual a melhor opção para cada paciente.

Os alinhadores são confortáveis?

Sim, o conforto é uma das principais vantagens. Embora a movimentação dos dentes, que acontece em todos os tipos de tratamento ortodôntico, possa causar algum nível de incômodo, os pacientes relatam que com os alinhadores o incômodo é menor em comparação com os aparelhos tradicionais. Isso ocorre porque o material plástico utilizado nos alinhadores é suave e se adapta bem aos dentes

Quanto tempo dura o tratamento?

Varia conforme o caso. Em diversas situações, os alinhadores corrigem o posicionamento dos dentes mais rapidamente que outros tipos de aparelho. Mas, para isso, é essencial usá-los corretamente e pelo tempo necessário, e trocá-los nos períodos determinados.

Devem ser retirados para comer e escovar os dentes?

Sim, e este é outro grande benefício. Como são removíveis, possibilitam uma alimentação sem restrições e facilitam muito a higiene bucal, que é fundamental antes de recolocar os alinhadores. 

Crianças podem usar alinhadores?

Sim. O tratamento precoce pode prevenir complicações futuras. A dentista especialista em Ortodontia da ClearCorrect, Fernanda Santini, destaca que a avaliação profissional é essencial para diagnosticar e tratar problemas ortodônticos precocemente. “Vai depender muito do tipo de problema que a criança apresenta. Por isso, é muito importante a avaliação de um profissional na indicação do uso. Se a criança, por exemplo, passa por uma perda precoce de dentes, não tem espaço adequado na boca ou tem um grande desalinhamento dos dentes, e tudo isso é tratado precocemente, podemos evitar um problema maior futuramente. Por isso, é super importante levar a criança ao dentista, para que o diagnóstico aconteça o quanto antes e se evite problemas maiores no futuro”, explica.

Volta às aulas: campanha do Palladium Curitiba vai distribuir “mochilas de bichinhos”

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Tradicionais “animochilas” estão de volta para clientes que adquirirem R$ 600,00 em compras realizadas entre 10 e 28 de fevereiro nas lojas do shopping

Com o início do ano letivo se aproximando e milhares de estudantes retornando às aulas em fevereiro, a busca por material escolar se intensifica. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, mais de 90% dos brasileiros com filhos em idade escolar planejam  comprar materiais para o ano letivo de 2025.

Para incentivar as crianças a participarem da escolha de seu próprio material e aproximar ainda mais as famílias, o Palladium Curitiba lança a tradicional campanha “Volta às Aulas”, válida de 10 a 28 de fevereiro. Com R$ 600,00 em compras no shopping, os clientes têm direito a uma “animochila”, uma mochila infantil em formato de bichinho, disponível nos modelos tigre, zebra, elefante e joaninha. O limite é de uma animochila por CPF.

A gerente de marketing do Shopping Palladium Curitiba, Cida Oliveira, destaca que esse período transitório entre as férias e o começo do ano letivo representa uma oportunidade para fortalecer os laços familiares. “As animochilas, que fizeram sucesso na campanha de 2023, estão de volta esse ano, o mimo é uma forma de criar lembranças duradouras com os pequenos. Além de ser um período especial para as crianças, o Shopping Palladium Curitiba é reconhecido por suas campanhas de compre e ganhe. Não deixaríamos de participar de mais esse momento especial na vida das famílias”, ressalta.

Todas as lojas do shopping participam da promoção, mas o destaque para a criançada fica com as Livrarias Curitiba, Kalunga, Lojas Americanas, Ri Happy e Toni Toys, que oferecem uma ampla variedade de produtos de papelaria, eletrônicos e brinquedos.

Para participar da campanha, é necessário cadastrar as notas fiscais no Posto de Trocas, localizado no piso L3. 

Sobre o Palladium Curitiba

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. É considerado o centro de compras com maior mix do sul do país, com 154 mil m² de área construída, distribuídos em três pisos. O shopping recebe uma média de 1,5 milhão de visitantes, todos os meses, oferecendo um mix de cerca de 350 lojas, praça de alimentação com mais de 25 opções de fast-food, Boulevard com oito restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – com a maior tela do Brasil. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping – que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: palladiumcuritiba.com.br.

Estudantes de Medicina desenvolvem metodologia para melhorar atendimento a deficientes visuais

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Alunos desenvolveram cartilha com dicas para melhorar o atendimento médico, realizaram pesquisas de satisfação e criaram caminhada sensorial

Um grupo de estudantes do quarto ano do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), de Curitiba/PR, desenvolveu um projeto para orientar profissionais de saúde na realização de atendimento mais humanizado às pessoas com deficiência visual. Descrever movimentos e procedimentos e conversar diretamente com o paciente, em vez de recorrer ao acompanhante, são algumas das recomendações feitas no documento.

Realizado em parceria com o Instituto Paranaense de Cegos (IPC), o projeto tem três frentes. Além da cartilha, os alunos também conduziram uma pesquisa de satisfação com os moradores do IPC e organizaram uma caminhada sensorial no campus sede da UP. De acordo com a professora responsável pela iniciativa, Paula Michelon Toledo, o planejamento surgiu a partir de uma conversa com os moradores do IPC para identificar suas principais queixas durante o atendimento médico. “Ao entender as dificuldades que um deficiente visual enfrenta durante uma consulta médica, os alunos desenvolveram a cartilha com dicas simples e efetivas, com o objetivo de facilitar a vida desses pacientes e tornar o atendimento mais assertivo”, detalha.

Embora os residentes do IPC contem com uma boa infraestrutura, os estudantes identificaram que a comunicação no atendimento médico poderia ser aprimorada. “Uma das principais reclamações dos deficientes visuais durante uma consulta é a falta de uma comunicação direta do profissional de saúde com o paciente. Geralmente o médico conversa somente com o acompanhante e esquece de reconhecer a presença do deficiente visual, sem se identificar ou falar diretamente com ele”, explica Julia Meneguelli Goes, estudante de Medicina da UP e uma das alunas responsáveis pelo desenvolvimento da cartilha.

O projeto de extensão faz parte da disciplina de participação comunitária e controle social, que tem como objetivo ensinar, na prática, novas formas de humanizar, cada vez mais, o atendimento realizado aos pacientes desses futuros médicos.

Outra parte importante do projeto, a caminhada sensorial foi idealizada após uma visita ao IPC, quando os estudantes perceberam que os moradores gostam de fazer caminhadas e atividades físicas. “Uma das ideias do projeto era criar alguma atividade que una a saúde mental com a ativação do metabolismo. Foi dessa forma que chegamos à caminhada sensorial, pensando no bem-estar dos pacientes”, conta Matheus Pimpão Silva, outro dos alunos responsáveis pelo projeto. Ele explica que as caminhadas serão semanais e sempre acompanhadas de um guia.

O projeto está apenas em seus primeiros meses, mas já apresenta impacto positivo. De acordo com a enfermeira e responsável técnica do IPC, Padwa Cristina, a cartilha está sendo fundamental para os atendimentos médicos externos dos moradores do instituto. O mesmo vale para a pesquisa de satisfação realizada pelos estudantes. “Nós solicitamos essa pesquisa porque sabemos da dificuldade dos moradores poderem expressar os problemas que enfrentam aqui dentro. Nossa meta é sempre melhorar o ambiente para que eles se sintam o mais confortáveis possível”, aponta. A aluna que coordenou a pesquisa de satisfação, Yasmin Rossoni, explica que a ideia da pesquisa surgiu a partir da preocupação com a saúde mental dos moradores do IPC, que não tinham um canal específico para dar esse feedback sobre as condições oferecidas pelo instituto.

Segundo os responsáveis pelo projeto, a cartilha está presente em unidades básicas de saúde das cidades paranaenses de Curitiba, Campo Largo e Ponta Grossa, com o potencial de aprimorar o atendimento dos profissionais de saúde desses municípios aos deficientes visuais. Para mais informações sobre o projeto e o IPC, basta acessar o site do instituto.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Universidade Positivo anuncia nova reitora

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A professora Andréia Caldani assume a reitoria da Universidade Positivo (UP), dando continuidade ao trabalho do professor Roberto Di Benedetto, que liderou a instituição desde 2021 e agora integra a equipe da Vice-Presidência de Excelência Acadêmica e Institucional da Cruzeiro do Sul Educacional, grupo do qual a UP faz parte.

Com mais de 23 anos de experiência na gestão de instituições de ensino superior, a nova reitora tem uma importante bagagem no segmento, o que contribuirá com o desenvolvimento acadêmico da Universidade. “É uma honra assumir esse posto em uma instituição consolidada no ramo da Educação. Meu compromisso é dar sequência ao legado da UP, que sempre prezou pela valorização do ensino, da pesquisa e da extensão e do relacionamento com o mercado, mantendo o foco na promoção de um ambiente de inovação e excelência no meio acadêmico”, afirma Andréia.

Graduada em Direito e Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia, Andréia trilhou carreira entre a academia e o mercado, com atuação à frente de grupos de ensino superior paranaenses. A reitora ainda tem forte presença nos setores de inovação e empreendedorismo, sendo vice-presidente da ADVB/PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná) e coordenando diversas maratonas de inovação.

Oficina de Slime: Ventura Shopping promove evento interativo para crianças

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Atração acontece no último fim de semana de fevereiro

Uma das brincadeiras mais populares entre as crianças, o slime — versão moderna da massa de modelar, com novas texturas e cores — será destaque no último fim de semana de fevereiro no Ventura Shopping. No sábado e domingo, das 14h às 17h30, acontecem as Oficinas de Slime, uma oportunidade para as crianças se divertirem enquanto aprendem a produzir a  geleca mais querida da temporada.

Cada oficina tem duração de 25 minutos. As inscrições são gratuitas e realizadas no local, com vagas limitadas a 50 crianças por dia. O espaço dedicado ao slime fica no Clubinho Kids, no Setor Azul, ao lado da praça de alimentação, e recebe crianças de 3 a 10 anos.

“A Oficina de Slime é um sucesso e já se tornou uma atração tradicional do mês. As vagas são disputadas, e o evento garante diversão para toda criançada”, comenta a gerente de marketing do Ventura Shopping, Daniela Leal.

Serviço

Oficina de Slime

Local: Clubinho Kids Ventura Shopping, no Setor Azul, ao lado da praça de alimentação

Datas: 22 e 23/02

Horários: Das 14h às 17h30

Valor : Gratuito

Indicação etária: Crianças de 3 a 10 anos

Mais informações: venturashopping.com.br e instagram.com/venturashopping.

Sobre o Ventura Shopping

Inaugurado em dezembro de 1994, o Ventura Shopping apresenta um mix especializado em moda, gastronomia, serviços e entretenimento com cerca de 200 operações, sendo sete lojas âncoras, 20 opções de fast-food, cinco salas de cinema Cinesystem, boliche, e a maior reta em pista de kart indoor em Curitiba. Localizado no bairro Portão, o Ventura possui 81 mil m² e é administrado pelo Grupo Tacla Shopping — que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações: www.venturashopping.com.br.

Resolução do Contran simplifica recuperação extrajudicial de veículos financiados

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Nova regra facilita acesso ao crédito e redução de juros ao consumidor

O financiamento de veículos no Brasil acaba de ganhar um novo impulso. Com a publicação da Resolução Contran nº 1018/2025, que simplifica a recuperação extrajudicial de veículos financiados, o acesso ao crédito pode ficar mais fácil e com juros menores.

A nova regulamentação padroniza os procedimentos para retomada de veículos com contratos de alienação fiduciária, eliminando entraves burocráticos e dando mais segurança ao mercado. A medida acompanha o Marco Legal das Garantias (Lei nº 14.711/2023), que busca modernizar o sistema de crédito no país, tornando os financiamentos mais acessíveis para os consumidores.

O que muda na prática

A Resolução traz mudanças importantes, como:

  • Notificação eletrônica do devedor, agilizando a comunicação.
  • Prazo de 20 dias para quitação da dívida, contestação ou entrega voluntária do veículo.
  • Busca e apreensão extrajudicial, sem necessidade de processos demorados na Justiça.
  • Integração digital entre empresas credenciadas e Detrans, acelerando o trâmite.

Impacto no bolso do consumidor

Com menos burocracia e mais segurança para os credores, o risco das operações diminui, o que pode resultar em juros mais baixos e mais oferta de crédito para quem quer financiar um veículo. Além disso, a padronização nacional evita discrepâncias entre estados, garantindo um processo mais ágil e previsível.

A Resolução já está em vigor, e empresas do setor têm até o final de abril para se adequarem ao novo modelo. “Com essa mudança, o financiamento de veículos no Brasil entra em uma nova era, mais moderna, eficiente e acessível para todos. A evolução do setor é impulsionada por normas claras e processos ágeis e devemos estar sempre prontos para essa transformação”, comemora Renata Herani, diretora de Relações Institucionais e Comunicação da Tecnobank.

Sobre a Tecnobank

A Tecnobank é uma empresa brasileira de tecnologia que atua no registro de contratos de financiamentos de veículos e na recuperação de garantias. Pioneira e líder de mercado, a companhia foi fundada em 2007 e tem sede em São Paulo (SP), mas atua nos 15 estados brasileiros onde é homologada pelos órgãos executivos de trânsito (Detrans). Com o objetivo de aumentar a confiabilidade e a agilidade nas operações, a Tecnobank possui programas rigorosos de Compliance, Segurança da Informação e Privacidade & Proteção de Dados, sendo certificada com as ISOs 27001, ISO 27701, ISO 37001 e ISO 37301. Outra prioridade da Tecnobank é o bem-estar, a saúde e a segurança de seus colaboradores, o que lhe rendeu quatro prêmios de melhor empresa para trabalhar e o quarto selo consecutivo do Great Place to Work (GPTW). Com equipe altamente qualificada e sistemas de cibersegurança avançados, a Tecnobank emprega inovação tecnológica para estabelecer um padrão de excelência no setor de financiamento de veículos.

Grande Rio traz folclore para a avenida no Carnaval 2025

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“Quatro contas me protegem”, diz a letra da canção da compositora paraense Dona Onete, que vai guiar todo o samba-enredo da Grande Rio no Carnaval 2025. A escola chega à Marquês de Sapucaí com o enredo “Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, falando sobre as entidades encantadas que habitam o encontro do rio com o mar, também conhecido como pororoca.

Assinado por Gabriel Haddad e Leonardo Bora, em parceria com a pesquisadora convidada Rafa Bqueer, o desfile é uma incursão aos meandros do Carimbó e conta a história das quatro entidades — as quatro contas — mencionadas pela poeta em sua música. Mariana, Jarina, Herondina e a Cabocla Jurema. “O enredo propõe um mergulho nas águas amazônicas e uma jornada mística que mistura palácios, pajelanças, incensos, igarapés, Encantarias e terreiros de Tambor de Mina. Tudo isso perfumado com ervas e conduzido pelo ritmo e pelas letras do Carimbó”, diz a agremiação em uma publicação no Instagram.

Para o professor de História do Ensino Médio do Colégio Positivo, Thiago Reis, a homenagem da escola ao Pará e à cultura paraense é importante para que mais pessoas conheçam uma faceta rica da cultura brasileira: o folclore dos povos amazônicos. “Os personagens do folclore brasileiro são apaixonantes e merecem ser conhecidos para além das comunidades ribeirinhas e rurais. É preciso trazê-los para o conhecimento do grande público e permitir que todos, inclusive nossas crianças, tenham mais contato com esses seres fantásticos que habitam o imaginário popular no norte do país”, ressalta.

Nas escolas, lendas, parlendas, cantigas e outros elementos do folclore costumam ser abordados, principalmente em datas especiais, como o Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto. “O folclore tem suas origens diretamente ligadas à tradição oral, com histórias que vão passando de geração em geração e que são contadas em frente a fogueiras, à beira dos rios e em outros espaços de convivência comunitária. A ideia dessas narrativas é estimular a imaginação, contar as origens de tantos povos brasileiros e unir as pessoas em torno de uma cultura comum”, pontua Reis.

O professor diz que, quando esses pequenos excertos da vida cotidiana ganham espaços mais amplos, como o Carnaval, o país todo pode experimentar a sensação de pertencimento. “É muito importante que nos reconheçamos como uma nação com uma cultura tão diversificada, que tem personagens tão ou até mais instigantes que aqueles encontrados na literatura fantástica estrangeira”, finaliza.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo, reconhecido como líder e referência no setor educacional, teve sua origem como um prestigiado curso pré-vestibular, expandindo sua atuação para se tornar uma instituição de destaque no campo da educação. Integrante do Grupo Positivo, sua história é marcada pelo compromisso de formar indivíduos éticos, conscientes e solidários, preparados para os desafios futuros com excelência. Desde os primeiros estágios da jornada educativa, o Colégio Positivo se distingue por sua abordagem transformadora, presente em todos os níveis de ensino. Com uma presença consolidada em 20 unidades distribuídas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a instituição acolhe aproximadamente 16,5 mil alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Grupo Positivo destina mais de R$ 1 milhão de Imposto de Renda para projetos sociais

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O Grupo Positivo destinou mais de R$ 1 milhão de seu imposto de renda para projetos sociais em todo o Brasil. A iniciativa visa contribuir para transformar a vida de crianças, adolescentes e idosos, refletindo o compromisso da empresa com a responsabilidade social e a educação nas comunidades onde atua. 

O processo, regulamentado por leis municipais, estaduais e federais, é uma forma segura de contribuir para o desenvolvimento de projetos voltados às pessoas idosas, crianças e adolescentes e para programas de apoio à saúde da pessoa com deficiência e de apoio à atenção oncológica. Tanto empresas tributadas pelo lucro real, quanto pessoas físicas podem direcionar diretamente parte do imposto de renda devido para fundos que promovem a proteção de grupos vulneráveis, acesso a direitos e desenvolvimento social.

Potencial inexplorado

Mesmo com capacidade de direcionar até R$ 3,3 bilhões para projetos sociais e culturais por meio da destinação fiscal, empresas brasileiras deixaram grande parte desse potencial inexplorado em 2022. De acordo com os últimos dados da Receita Federal, apenas R$ 774 milhões foram efetivamente destinados, o que revela a baixa adesão a esse mecanismo que pode transformar a realidade de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.

Por meio do Instituto Positivo, o Grupo Positivo realizou um mapeamento cuidadoso de fundos e instituições aptas a receberem os recursos. Com a colaboração das unidades da Rede Positivo, foram indicadas organizações que já mantêm um relacionamento com as escolas ou que realizam trabalhos sociais relevantes em seus municípios. O resultado foi a destinação de R$ 250.000 a Fundos da Criança e do Adolescente, R$ 251.725 a Fundos do Idoso, além de R$ 250.000 para projetos aprovados no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e R$ 250.000 para o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD). 

Exemplos de organizações beneficiadas

No Paraná, diversas instituições e projetos sociais foram selecionados, entre eles: o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba; o Centro de Assistência Social Divina Misericórdia, que acolhe e acompanha 100 pessoas idosas de forma gratuita e contínua. Além da instituição de longa permanência de idosos, Lar das Vovozinhas, em Ponta Grossa; e o CEMIC (Centro de Estudos do Menor e Integração à Comunidade), em Cascavel, instituição que desenvolve o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, no contraturno escolar, às crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social.

“Essa prática não acarreta custo adicional à empresa ou ao contribuinte e fortalece iniciativas que geram impacto positivo na comunidade, pois parte dos tributos, ao invés de ir para o caixa único do governo, são direcionados às organizações localizadas próximas dos doadores, que podem conhecer a atuação da instituição ou até mesmo já têm um relacionamento estabelecido com ela. Sabemos o quanto estes recursos são valiosos e fazem a diferença para os beneficiários, por isso, incentivamos que mais pessoas conheçam essa possibilidade de contribuição e venham a se tornar doadores também”, afirma a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Kátia Ferreira.

Descubra quando e quanto do seu Imposto de Renda pode ser destinado a doações

Para pessoas físicas, a destinação pode ser feita de duas formas: até 6% do imposto devido, caso a doação seja realizada via boleto bancário dentro do ano-base de referência, ou até 3% do imposto devido, diretamente no programa de declaração da Receita Federal, durante o período de entrega do Imposto de Renda. Para as pessoas jurídicas, o limite é de até 1% do imposto devido e o prazo varia conforme a tributação, podendo ser feito até o último dia fiscal do trimestre.

Quem deseja contribuir para instituições beneficentes, destinando parte do imposto a ser pago neste ano, pode destinar até 3% do imposto devido para fundos vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e mais 3% para fundos vinculados aos Conselhos de Idosos. Kátia lembra que, para que a doação seja descontada do imposto a pagar, é necessário optar pelo modelo completo de declaração. Caso o modelo simplificado seja mais vantajoso, não é possível abater a doação.

Para quem deseja fazer a diferença e apoiar ações sociais, é possível destinar parte do seu imposto de renda. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Verifique sua situação fiscal: ao preencher a declaração de imposto de renda, certifique se você tem imposto a restituir ou se deve imposto.
  2. Escolha o fundo ou projeto: selecione o fundo ou projeto que você deseja apoiar.
  3. Preencha a declaração de Imposto de Renda: ao declarar, utilize o formulário específico para destinação fiscal. É importante seguir as orientações do seu contador ou consultar a Receita Federal para garantir que tudo seja feito corretamente.
  4. Acompanhe a destinação: após a doação, é possível acompanhar junto aos Conselhos dos Direitos como os recursos estão sendo aplicados.

Instituto Positivo

O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br.