Home Blog

Páscoa no Daj Resort & Marina: Natureza, Conforto e uma Nova Experiência Gastronômica

0

Páscoa no Daj Resort & Marina: Natureza, Conforto e uma Nova Experiência Gastronômica

O feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes é o momento ideal para desacelerar e aproveitar dias incríveis com a família em meio à natureza no Daj Resort & Marina. Localizado em Ribeirão Claro, Paraná, o resort oferece uma experiência completa, combinando relaxamento, lazer para todas as idades.

Cercado por paisagens deslumbrantes, o Daj Resort & Marina é um refúgio exclusivo para quem busca descanso e momentos especiais com os filhos. Enquanto os pais relaxam, as crianças podem aproveitar uma programação especial com monitores e diversas áreas de lazer projetadas para garantir diversão e segurança.

Atividades infantis no resort:

• Playground

• Espaço Kids

• Fazendinha

• Sala de Cinema

• Piscinas externa e interna aquecida com cromoterapia

• Sala de Jogos

• Recreação monitorada

Uma nova experiência gastronômica no Daj

A gastronomia do Daj Resort & Marina ganha um novo capítulo com a chegada do chef Fernando Henrique Soares, que assume o comando da cozinha trazendo sua experiência em alta gastronomia. Com passagens por renomados restaurantes e hotéis como Nomaa Hotel, Bourbon e Restaurante Cordon Blanc, o chef aposta em ingredientes frescos e técnicas refinadas para proporcionar aos hóspedes uma verdadeira viagem gastronômica.

Seja no café da manhã com pães artesanais, frutas frescas e itens quentes preparados na hora, nos almoços e jantares com pratos sofisticados e combinações autorais, ou nas sobremesas irresistíveis que tornam a Páscoa ainda mais doce, cada refeição no Daj se torna uma experiência única.

Relaxamento e Bem-estar

Enquanto as crianças aproveitam as atividades recreativas, os adultos podem desfrutar de momentos de descanso no Jaune Spa by L’Occitane, com massagens terapêuticas e tratamentos exclusivos (serviço pago à parte). Além disso, o resort conta com piscinas incríveis, incluindo uma externa com borda infinita e vista para as montanhas e uma interna aquecida com cromoterapia. Para quem gosta de esportes, há quadras de tênis e beach tennis, além de academia equipada.

Passeios turísticos em Ribeirão Claro

Para os hóspedes que desejam explorar a região, Ribeirão Claro oferece diversas opções de turismo de aventura e cultura guiados por empresas terceirizadas. Entre as principais atrações estão:

Esportes náuticos na Represa de Chavantes – Stand-up paddle, jet ski e passeios de lancha.

Voo de paraglide – Uma experiência única para admirar as paisagens do alto.

Tirolesa – Adrenalina e aventura para todas as idades.

Roteiro cultural – Visitas ao Casarão Villa do Cedro e fazendas centenárias.

Turismo rural e gastronômico – Degustação de vinhos e queijos artesanais produzidos na região.

Localização e acesso

O Daj Resort & Marina está estrategicamente localizado, permitindo fácil acesso para quem viaja de carro e quer evitar os altos custos de passagens aéreas. Além disso, o resort conta com um heliponto próprio, garantindo ainda mais comodidade aos visitantes.

Serviço:

Data: 18 a 21 de abril

Localização: Rodovia Bernardino Teodoro Ribeiro, km 0,3, Ribeirão Claro – PR

Heliponto: Ponta da Garças (SD60) – Latitude: 23°17’40″S, Longitude: 049°44’15″W

Reservas: (43) 3371-3902 (WhatsApp) ou www.dajresortemarina.com.br 

Site Oficial: www.dajresortemarina.com.br 

Central de Reservas: (43) 3371-3902 (WhatsApp)

O Boticário anuncia Clash, nova marca de perfumaria masculina

0

O Boticário anuncia Clash, nova marca de perfumaria masculina, que inova com processo de alta pressão para extrair frescor puro

Novo fougère, assinado pelo master perfumista Dominique Ropion, reinventa o frescor com uma fragrância impactante e moderna

Com uma combinação potente de força e frescor, Clash chega ao mercado como a nova marca de perfumaria masculina do Boticário, que estabelece um marco como referência no território fougère – principal família olfativa da perfumaria masculina no Brasil. Com notas sofisticadas que modernizam o frescor, a fragrância é anunciada com o conceito “da pressão nasce a força”, conectando-se com o homem que não se intimida diante das adversidades e não teme enfrentar a pressão para emergir mais forte diante dos desafios.

Impactante do início ao fim, Clash apresenta um blend extraído sob alta pressão que capta a forma mais pura e fresca dos ingredientes em um processo inovador e mais sustentável*. A fragrância é um fougère que une notas aquosas e marítimas a acordes frutais e cítricos. Na saída, notas geladas e modernas se misturam a uma nuance frutal envolvente. No corpo, notas aromáticas de lavanda, alecrim e sálvia. No fundo, a robustez amadeirada do vetiver se funde à textura envolvente do cashmeran, criando um verdadeiro clash de sensações. “Modernizei a estrutura Fougère para criar um frescor poderoso que reflete a autenticidade do homem moderno. É impactante do começo ao fim, com uma combinação potente de frescor e força”, declara Dominique Ropion, Master Perfumista da IFF.

A embalagem, sofisticada e autêntica, oferece uma roupagem única que traduz o conceito do lançamento: o frasco traz uma quebra diagonal como elemento principal e simboliza o homem que se torna mais forte após enfrentar a pressão. “Clash chega para revolucionar e reinventar o mercado do frescor, unindo o que há de mais moderno e potente olfativamente numa assinatura que incentiva o homem a enfrentar a pressão dos desafios e seguir em frente sempre evoluindo”, afirma Paulo Roseiro, diretor-executivo de Perfumaria, Desodorantes e Presentes.

A fragrância, alinhada com a sustentabilidade e players internacionais, já chega ao mercado com frasco adequado para utilização de refis. O lançamento estará disponível nos canais de venda em 3 de março de 2025 e, até o dia 23 de março, conta com desconto especial de até 25% em todas as lojas físicas do país e no e-commerce da marca, além do app do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do número 0800 744 0010 – contato oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo.

*Menor consumo de energia: processo eficiente que pode contribuir com a redução
do consumo energético em comparação com métodos convencionais de extração.
CO₂ reutilizável: o gás carbônico utilizado pode ser reciclado no processo, reduzindo emissões e desperdício.

Serviço:

Fragrância Clash 100 ml | R$ 159,90
Uma fragrância impactante do começo ao fim, resultado da combinação potente de frescor e força. Na saída, notas geladas e modernas combinadas à nuance frutal aditiva. No corpo, aromáticos extraídos em alta pressão, processo que garante sua versão mais pura e fresca. No fundo, a força amadeirada do Vetiver é combinada à textura envolvente do cashmeran, um clash de sensações, revelando a potência do homem moderno.

Loção Hidratante Clash 200 ml |R$ 54,90
– Explosão de frescor na aplicação
– Hidrata por até 48 horas
– Rápida absorção

Creme Pré e Pós Barba Clash 150 g |R$ 59,90
– Fragrância refrescante
– Acalma a pele ao barbear
– Barbear fácil e prático
Body Spray 100 ml | R$ 44,90
– Fragrância refrescante
– Proteção e perfumação para o dia a dia


Sabonete em Barra 2 x 80 g | R$ 27,90
– Explosão de frescor
– Limpa sem ressecar a pele
– Espuma cremosa

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.    

Fontes:     

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem; 

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

LER/DORT: Como prevenir e tratar essas doenças ocupacionais?

0

LER/DORT: Como prevenir e tratar essas doenças ocupacionais?

Repetição de movimentos e postura inadequada são as principais causas de lesões; veja que profissões estão mais suscetíveis e como evitar esses problemas

Dores persistentes nas costas, tensão nos ombros, desconforto nas mãos e nos punhos durante o horário de expediente. Embora esses sintomas pareçam inofensivos, eles podem indicar síndromes clínicas conhecidas como Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Segundo dados da Previdência Social, essas lesões representam cerca de 30% dos casos de afastamento por doenças ocupacionais. Em 2023, mais de 10 mil brasileiros precisaram se ausentar dos trabalhos por conta da LER ou DORT. Se considerar aqueles que atuam de maneira informal, os números podem ser ainda mais elevados. 

Principais causas

As Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho são causadas principalmente pela repetição de movimentos, ausência de intervalos de descanso, postura inadequada e esforço físico contínuo durante o trabalho.

Entre as categorias profissionais mais sujeitas às LER/Dorts estão os auxiliares técnicos e administrativos, bancários, cozinheiros, dentistas, digitadores, eletricistas, escritores, operadores de caixa, secretários, trabalhadores de controle de qualidade, de teleatendimento e que atuam em home office. 

Sintomas e locais mais afetados

Entre as principais áreas do corpo afetadas estão os músculos, tendões e ligamentos; especialmente nos membros superiores como as mãos, ombros, punhos e cotovelos.

“Muitas vezes os sintomas começam de maneira sutil e o trabalhador não dá muita atenção. No entanto, se houver dor, fadiga muscular, desconforto, fraqueza nos membros, sensação de formigamento ou dormência, é fundamental investigar junto a um profissional de saúde”, explica o professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, Anderson Brandão.

Para quem já foi diagnosticado com LER/DORT, o tratamento pode incluir fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios, terapia ocupacional e, em casos graves, intervenção cirúrgica. Mas para garantir eficácia nos cuidados, os tratamentos devem ser acompanhados por um profissional de saúde.

Ginástica laboral preventiva

Brandão também lembra que as LER/DORTs não são exclusividade de quem realiza atividades físicas intensas. Profissões que exigem o uso constante de computadores são altamente suscetíveis a essas condições, inclusive quem atua no home office.

“Trabalhar por horas na mesma posição ou repetir movimentos pode sobrecarregar músculos e articulações, gerar dor e cansaço. Uma boa opção é investir na ginástica laboral para evitar esses problemas e melhorar a disposição”, sugere.

A prática dessa atividade alivia as tensões musculares, melhora a circulação sanguínea, corrige a postura e serve como momento de descompressão na rotina diária. “Ao incorporar exercícios de alongamento e fortalecimento, ajudamos a evitar a sobrecarga física e contribuímos para a redução do estresse e da fadiga”, explica o coordenador do curso de Educação Física do Integrado, Geovani Rodrigues da Silva.

Sessões curtas e diárias

Ainda segundo Geovani, a ginástica laboral deve ser incluída na rotina de trabalho de forma diária, com sessões curtas de cinco a 15 minutos e realizadas de duas a três vezes ao dia. A recomendação também vale para quem atua por home office.

Os melhores momentos para praticá-la são: antes do expediente, para preparar o corpo e a mente; no meio da manhã e da tarde, para aliviar tensões e melhorar a circulação; e no final do expediente, para relaxar e evitar que a fadiga se acumule.

5 dicas para evitar as LER/DORTs

Para evitar esses tipos de enfermidades, o coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário Integrado, Geovani Rodrigues da Silva, traz cinco dicas simples e fáceis de colocar em prática na rotina diária. Confira:

1) Tenha atenção com a sua postura

Mantenha a coluna ereta, os ombros relaxados e os pés no chão ou em um apoio para os pés. Os cotovelos devem formar um ângulo de 90 graus enquanto digita.

2) Faça pausas ativas

A cada 50 ou 60 minutos, levante-se e movimente-se. Faça alongamentos e pequenas caminhadas. Isso alivia a pressão sobre os músculos e ativa a circulação sanguínea.

3) Invista na ergonomia do ambiente de trabalho

Escolha uma cadeira confortável, com ajuste de altura, apoio para a lombar e os punhos. Evite posições que forcem seu corpo.

4) Cuide da sua hidratação e alimentação

Manter-se hidratado e bem alimentado melhora a disposição e reduz tensões musculares.

5) Pratique atividades físicas regulares

Exercícios fora do horário de trabalho fortalecem músculos e articulações, previnem problemas de saúde, melhoram o bem-estar e a vitalidade. Antes de começar, procure um médico ou especialista para avaliar sua condição física.

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional e nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Atento ao que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.

Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância – incluindo Direito, Medicina e Odontologia – e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Projeto de empreendedorismo gratuito, em Araucária, vai oferecer capital de R$ 1.000,00 para 3 empreendedores 

Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, vão receber dinheiro para investir no próprio negócio. 

Empreendedores de Araucária, na região metropolitana de Curitiba vão ter a oportunidade de participar do Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) que  oferece capacitação gratuita para micro e pequenos empreendedores, artesãos e para quem deseja iniciar no mundo dos negócios.

Os encontros na capital começam no dia  18 de março às 19 horas e serão realizados no Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski que fica na Rua  São Vicente de Paulo, 76 – Centro

O MEGA é uma iniciativa da organização social GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que há mais de 20  anos impacta milhares de vidas com projetos focados na qualificação profissional e na empregabilidade.

Michela Notti, coordenadora do projeto Mega explica que o objetivo é realizar a formação de empreendedores que já tem ou não o seu próprio negócio.

Durante os 8 dias de aula, os participantes recebem orientações de como melhorar o marketing, a precificação dos produtos, como estruturar e formalizar o empreendimento, além de outras informações importantes  para alavancar os negócios dos participantes.

“Levamos formação e informação para que os empreendedores alavanquem seus negócios com o suporte inicial de nossos consultores e possam contribuir de forma mais efetiva para a economia local”, afirma Notti.

Durante o projeto, os participantes recebem apostila, bloco de notas, caneta, camiseta e uma logomarca para o empreendimento. “ Tudo isso, sem pagar nada!”, lembra a coordenadora. 

Após os 8 dias de aula, os empreendedores ainda têm direito a 3 meses de consultoria, para tratar especificamente do seu empreendimento. 

E os participantes ainda têm a chance de ganhar um fôlego nas finanças da pequena empresa. Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, recebem um capital semente de R$ 1.000,00 para investir no próprio negócio.

A coordenadora destaca que o curso vai além do desenvolvimento técnico: “O MEGA se diferencia por também olhar para o lado humano das pessoas. Levamos conhecimento para quem muitas vezes não tem acesso ou condições de pagar por uma formação semelhante. Temos inúmeros relatos de mudanças significativas na vida dos participantes. É uma capacitação gratuita, mas de extremo valor.”

A inscrição pode ser feita através do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfxVswP5Xi5qaxuxGCZRo8WqWToZ365kYvR1kV2cwZx01Opg/viewform

Serviço:

Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas)


Início: 18/03
Local: Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski

 Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 76 – Centro

Horário: 19 horas 

Contatos: 

(41) 99798-2817 – Michela Notti

(41) 99759-0693 – Umberto Meneghini

Foto: Divulgação | GERAR

Five Lounge promove festa assinada pela tequila Don Julio

0

Bar do NH Hotel celebra a cultura mexicana no dia 13 de março com uma noite especial dedicada à autêntica tequila premium. Evento trará drinks inéditos criados por três talentos da coquetelaria e menu exclusivo inspirado nos sabores do país vizinho

wine & cocktail bar do NH Curitiba The Five se une à Don Julio para promover a Don Julio VIP Night. A experiência imersiva combina música, gastronomia e coquetelaria de alto nível. Para a ocasião, o bar servirá três coquetéis exclusivos, elaborados com especiarias, pimentas, frutas exóticas e, claro, a tequila Don Julio como protagonista. 

A trilha sonora ficará por conta da DJ Reh Freak, que trará uma seleção vibrante de reggaeton, cumbia, salsa, merengue, pop, rock e hip-hop latinos. Além disso, a noite contará com a presença de Ariel Todeschini, mixologista que criará um drink ao vivo para o público; Mayk Manoel, barman residente do Five Lounge e responsável pela carta inédita da noite; e Marcelo Prantoni, especialista em bebidas premium, que compartilhará curiosidades  sobre a Don Julio. Dentre as criações exclusivas da noite, destacam-se o Drop The Beet, feito com a Don Julio, framboesa, beterraba e coco; o Agave Breeze, preparado com a tequila da noite, agave, melancia e jalapeño; e o Mangaleta, com Don Julio, manga apimentada, limão e sal. 

Para harmonizar com os drinks, o chef Silvonei Sousa preparou um menu exclusivo, repleto de sabores, cores e texturas típicas. Entre  as opções, destaque para burritos recheados com pernil e sour cream, versão vegana e frango com pimentões e chilli; tacos de feijão-vermelho e carne com chili; variedade de nachosburguer mexicano; seleção de ceviches; condimentos clássicos, como guacamole, fajitas e pimentas. Para adoçar a noite, as opções incluem tacos de maçã, buñuelos mexicanos com doce de leite e chocolate com pimenta. 

O Don Julio VIP Night será na quinta-feira, 13 de março, das 19h às 22h. O valor por pessoa é de R$ 130 + 10%, incluindo a degustação dos três coquetéis autorais e acesso à mesa temática com comidas típicas. Reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 3434-9400. 

Don Julio VIP Night

Data: 13/3 (quinta-feira)

Horário: a partir das 19h

Local: Five Lounge, rua Nunes Machado, 68 – Centro, Curitiba

Valor: R$ 130,00 + 10%

SOBRE NH HOTELS

NH Hotels é a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotéis modernos e singulares em localizações perfeitas na Europa e na América Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel é cuidadosamente projetado para oferecer uma experiência confiável que sempre atenderá às expectativas dos hóspedes. Seu estilo descontraído, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa. Quer os viajantes visitem os NH Hotels a negócios ou a lazer, esses hotéis oferecem a seus hóspedes um serviço caloroso e excelente para garantir uma estada perfeita e prática, com uma boa relação custo-benefício. Eles estão prontos para atender adequadamente às necessidades dos hóspedes, felizes em ir além, para que as estadas dos hóspedes sejam sempre um prazer.

Waldemar Niclevicz comemora 30º aniversário da conquista do Everest

No ano em que se comemora o 30º aniversário da conquista brasileira do Everest, o alpinista Waldemar Niclevicz repetirá a escalada, desta vez com a missão de levar ao topo do mundo a Bandeira da Restauração Ecológica. A expedição acontecerá entre abril e maio de 2025, mas antes, no dia 12 de março, será inaugurada a Reserva Natural do Alpinista, uma área de 116 hectares, dos quais 34 hectares formam uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural. Criada pelo primeiro brasileiro a escalar o Everest, em Campo Largo, PR, a Reserva tem como objetivo restaurar um remanescente da Floresta com Araucária (ecossistema da Mata Atlântica), reintroduzir abelhas nativas e proteger as nascentes do Rio Açungui, principal formador do Rio Ribeira de Iguape. 

Na inauguração, será criado o Bosque de Araucárias Pelé, com o plantio de 30 mudas de araucária em referência aos 30 anos da conquista brasileira do Everest. Flávia Arantes do Nascimento, filha de Pelé, estará presente e entregará a Bandeira da Restauração Ecológica, com o símbolo da araucária, para ser levada ao Everest. Em 1995, foi Pelé quem entregou a Bandeira do Brasil que Waldemar Niclevicz levou ao cume do Everest. Agora, “Pelé chegará novamente ao topo do mundo, em nossos corações”, afirma o alpinista.

 A Araucaria angustifolia, conhecida como Pinheiro-do-Paraná ou Pinheiro-do-Brasil, é uma espécie-chave para a restauração ecológica do sul do Brasil. Como árvore emergente e determinante na sucessão ecológica, sua presença possibilita a recuperação de áreas degradadas, criando condições de umidade e fertilidade que favorecem o desenvolvimento de outras espécies arbóreas. Até o século XIX, as florestas de araucária cobriam cerca de 200 mil quilômetros quadrados no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. A Floresta Ombrófila Mista, também chamada de Floresta com Araucária, ocupava aproximadamente 20 milhões de hectares, cobrindo 25% do Rio Grande do Sul, 40% de Santa Catarina e 31% do Paraná. Atualmente, estima-se que restam apenas 3% da área original da Floresta com Araucária, e menos de 1% está bem conservada. Esse cenário resulta de décadas de desmatamento da Mata Atlântica, bioma que hoje tem menos de 30% de sua cobertura original preservada. 

Um estudo publicado em 2019 na revista Global Change Biology alerta que, sem ações efetivas de conservação, a araucária pode ser extinta até 2070. A principal missão da RPPN Reserva Natural do Alpinista – RNAWN é a restauração ecológica, com o plantio de araucárias e outras espécies nativas. Waldemar Niclevicz acredita que a floresta pode ser restaurada, tornando-se novamente um refúgio para a fauna, fonte de água e biodiversidade, algo essencial também para a sobrevivência humana. 

A Reserva Natural do Alpinista já recebe visitas de alunos de escolas públicas e privadas, promovendo a Educação Ambiental com foco na restauração ecológica, no plantio de araucárias, na importância dos polinizadores e na proteção de rios e nascentes. 

A “Expedição 30 Anos do Brasil no Everest, em Prol da Restauração Ecológica” conta com o patrocínio da Sanepar, Growth Supplements e #BrazilsBest Institute e terá início no dia 26 de março de 2025. O companheiro de Niclevicz na escalada será o também paranaense Pedro Hauck. Além de celebrar os 30 anos da primeira escalada brasileira do Everest (realizada por Waldemar Niclevicz e Mozart Catão em 1995), o principal objetivo da expedição é engajar a sociedade na causa ambiental, destacando a importância da restauração ecológica como uma estratégia essencial no combate à crise climática global. Para detalhes da Reserva Natural do Alpinista, acompanhe a hashtag #RNAWN no Instagram.  

Cursinho social está com inscrições abertas em Ponta Grossa 

O cursinho social Aprova, que tem ajudado muitos estudantes do Paraná a conquistarem uma vaga na universidade, está com inscrições abertas em Ponta Grossa. Estudantes de colégios públicos da cidade, que ainda não completaram 18 anos, já podem se inscrever para o cursinho, que é gratuito.

O Aprova, um projeto desenvolvido pela GERAR — uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos —, tem sido uma verdadeira porta de entrada para o ensino superior.

Em apenas dois anos de atuação, o cursinho solidário já aprovou mais de 300 estudantes em vestibulares no Paraná. Para Karoline Castro, coordenadora do projeto, as aprovações são uma prova do impacto positivo da iniciativa:

 “Essas conquistas validam a eficácia do nosso cursinho e motivam tanto os alunos quanto a equipe a continuarem se dedicando. Entrar na universidade pode mudar a trajetória de vida desses jovens, ampliando suas oportunidades profissionais, o acesso ao conhecimento e sua capacidade de impactar a sociedade de maneira positiva”, explica Karoline.

Em 2024 o Aprova foi realizado em Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Cianorte, Paranaguá  e Campo Mourão. Em 2023, o cursinho social aconteceu também em nas cidades de Centenário do Sul,Ibiporã, Porecatu, Primeiro de Maio, Alvorada do Sul, São Jose dos Pinhais e Campina Grande do Sul.  Para 2025, estão confirmadas turmas em Londrina e Cascavel.

Criado em 2020, o Aprova é um dos projetos da GERAR, uma organização que há 21 anos atua na transformação social por meio da educação. De acordo com Elizete Dreviski, coordenadora de projetos da GERAR, o cursinho tem como objetivo revisar todo o conteúdo do ensino médio em um período de 22 semanas de aulas.


“É a oportunidade de relembrar todos os conteúdos que serão cobrados nos vestibulares e na prova do Enem com uma metodologia evolutiva que estabelece um link entre o conteúdo acadêmico e a vida real”, explica a coordenadora.

Em  Ponta Grossa são 100 vagas e as  inscrições para o curso de 2025  já estão abertas. Para participar, é necessário ser aluno de escola pública e ter menos de 18 anos.

“O APROVA é destinado a jovens que não possuem condições financeiras de arcar com um cursinho pré-vestibular pago, oferecendo uma chance de ingresso em uma universidade, o que representa uma verdadeira transformação de vida não só para o aluno, mas para toda a sua família”, finaliza Elizete.

 A inscrição para o cursinho, em Ponta Grossa, já pode ser feita nesse link: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPRPm4s4c5_-hmzlQqPWB481C8pxeHow3MT8FUOKx6rI_sHQ/viewform

Opinião – IA nas escolas: aliada ou ameaça ao pensamento crítico?

0

Celso Hartmann*

O uso da inteligência artificial nas escolas não é uma questão de futuro, mas de presente. Como disse Marshall McLuhan: “Nós moldamos nossas ferramentas e, em seguida, nossas ferramentas nos moldam”. A IA já se infiltrou no aprendizado, elevando a educação a um novo patamar. No entanto, corremos o risco de formar  uma geração que apenas aperta botões e replica respostas, sem questionar e sem pensar. 

A revolução digital deve servir como meio, jamais como fim em si mesma. Para crianças e adolescentes, há a tentação de recorrer à IA de maneira simplista, copiando e colando respostas sem realmente refletir sobre o que estão aprendendo. O filósofo Michel Foucault nos ensinou que conhecimento é poder. Se a IA se torna a única fonte de conhecimento dos estudantes, estamos delegando esse poder a algoritmos cujos processos e vieses nem sempre compreendemos. É tentador entregar tarefas à  máquina, mas, como alerta Sêneca: “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”. Se a educação se curva à mecanização, os alunos deixam de ser protagonistas do próprio aprendizado.

A IA é uma ferramenta valiosa para os estudos, mas o conhecimento construído ao longo da jornada escolar é essencial para que os estudantes desenvolvam pensamento críticos, questionem os conteúdos gerados e proponham melhorias. 

Além disso, é fundamental estabelecer limites éticos para o uso da IA, ensinando desde cedo a importância de citar fontes, respeitar direitos autorais e utilizar conteúdos de forma adequada. Cabe à escola orientar os alunos para que façam um uso responsável e produtivo dessas tecnologias.

A IA não deve ser vista como um oráculo infalível, mas como um espelho que reflete nossas capacidades e limites. É o professor, e não a tecnologia, quem deve guiar essa jornada. A dependência cega ameaça a curiosidade, o erro como ferramenta pedagógica e a reflexão que transforma informação em sabedoria.

A tecnologia é um farol poderoso, mas não substitui a luz interna que cada estudante deve cultivar. A IA deve ser usada com responsabilidade e consciência crítica, e não como um atalho para evitar o esforço intelectual. O verdadeiro aprendizado se constrói na interseção entre a dúvida e a descoberta, entre a teoria e a prática.

Se Aristóteles afirmava que “a educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces”, cabe às escolas garantir que os alunos não apenas colham frutos fáceis, mas aprendam a cultivá-los. A IA pode ser uma aliada poderosa, desde que utilizada com sabedoria e responsabilidade. Em vez de sermos reféns da tecnologia, devemos utilizá-la para expandir nossas capacidades, sempre lembrando que pensar é o ato mais revolucionário que um ser humano pode exercer.

*Celso Hartmann é diretor executivo dos colégios da Rede Positivo.

MUFS DRINK FESTIVAL 2025: uma Jornada pelos melhores Drinks de Curitiba

0

MUFS DRINK FESTIVAL 2025: uma Jornada pelos melhores Drinks de Curitiba

Curitiba recebe, a partir do dia 10 de março, o *MUFS DRINK FESTIVAL 2025, uma celebração da coquetelaria que levará ao público drinks inovadores e experiências únicas em bares, restaurantes e casas noturnas, selecionados pela organização. O festival, promovido pela *MUFS em parceria com a Diageo, une capacitação, criatividade e competição saudável para elevar o nível da coquetelaria local.

Os bartenders dos clientes selecionados participantes passaram por um treinamento especial com Jaci Andrade, um dos grandes nomes da coquetelaria nacional e vencedora do reality *Shaking The Bar, competição transmitida pelo canal Sony Channel que revelou talentos do mundo dos drinks. Durante o festival, cada bar apresentará um menu especial com *cinco drinks icônicos da Diageo já adorado pelo público:

– Smirnoff Mule
– Blondinho
– Yuzu Gin
– Johnnie Sour
– Don Paloma

Além dessas criações Diageo, cada cliente selecionado desenvolveu até três drinks autorais, trazendo ainda mais personalidade e inovação para o festival.

Sobre a Diageo

A Diageo é a maior indústria de bebidas destiladas do mundo, presente em mais de 180 países e dona de marcas icônicas como Johnnie Walker, Smirnoff, Tanqueray, Gordon’s, Guinness, Baileys e muitas outras. Reconhecida por sua excelência e inovação, a empresa é referência global na produção e distribuição de bebidas alcoólicas premium.

Os amantes da coquetelaria poderão experimentar os drinks do festival nos clientes selecionados de Curitiba:

COIN BISTRO
DIZZY CAFÉ
BOBARDI
PONTO GIN TAUNAY
PONTO GIN GORSKI
RESTAURANTE MARIA EUGENIA
GINGER BAR
BOTECO DE SAMPA – BOQUEIRÃO
RW CLUB
AQUECES BAR
HORA EXTRA
TETTO ROOFTOP
TIJOLO CWB
GITANO BAR
BOESIA BAR ITUPAVA
MENINA ZEN
LA BOCA
AMBAR CURITIBA

Um festival com sabor de inovação e competição

O MUFS DRINK FESTIVAL não é apenas uma experiência para o público, mas também uma oportunidade para os bares mostrarem seu talento. A competição entre os estabelecimentos avaliará três critérios principais:

Criatividade – Melhor drink autoral
Execução – Qualidade no preparo e apresentação
Engajamento – Divulgação nas redes sociais, destacando os produtos utilizados

Ao final do festival, um evento exclusivo premiará o cliente selecionado com melhor desempenho, garantindo um prêmio de **R$ 10 mil para investir no negócio e R$ 2 mil em produtos Diageo para o bartender responsável. A avaliação será feita por um time de especialistas formado por **Jaci Andrade, Cris Guerra, Sergio Rinaldi e Marquinhos Mufs.

O MUFS DRINK FESTIVAL 2025 promete ser um marco na cena curitibana, proporcionando novas experiências e ampliando a cultura da coquetelaria. Para Demetrio Neto, um dos idealizadores do festival, o MUFS DRINK FESTIVAL vai além da competição e se torna uma ferramenta essencial para o crescimento dos bares participantes.

“Nosso objetivo é impulsionar o mercado de coquetelaria, oferecendo capacitação e incentivando a inovação. Queremos que os bares participantes tenham a oportunidade de elevar sua qualidade técnica e criativa, proporcionando uma experiência diferenciada para o público. Esse movimento fortalece toda a cena da coquetelaria em Curitiba e valoriza os profissionais da área”, afirma.

Já para Marquinhos Mufs, o festival também é uma oportunidade de aproximar o público desse universo, destacando a criatividade dos bartenders e a excelência dos drinks criados especialmente para o evento.

“Mais do que um festival, essa é uma celebração da coquetelaria curitibana. Nosso intuito é proporcionar momentos únicos para quem aprecia um bom drink e, ao mesmo tempo, dar visibilidade aos bares que investem em qualidade e inovação. Queremos que os clientes tenham uma experiência incrível e que os estabelecimentos participantes se tornem referências na cidade”, destaca.

Senior Sistemas reporta receita líquida de R$ 975,9 milhões e cresce 35% em receita cloud em 2024

0

Resultado da multinacional foi impulsionado por sua receita recorrente, que teve aumento de 21,6% no comparativo com o ano anterior

A Senior Sistemas, uma das maiores empresas de software do Brasil, alcançou receita líquida de R$ 975,9 milhões no ano de 2024, valor 16,8% maior do que o registrado no ano anterior. Os dados fazem parte do balanço financeiro da companhia, divulgado nesta terça-feira (25).

O bom desempenho foi impulsionado principalmente pela Receita Recorrente, que encerrou o ano em R$ 872,0 milhões, um aumento de 21,6% em relação a 2023, alcançando 79,3% de participação sobre a Receita Bruta. No período, a companhia ampliou em 35,0% a Receita Cloud, totalizando R$ 492,9 milhões.

Nos indicadores de rentabilidade a empresa registrou EBITDA de R$ 276,0 milhões e Margem EBITDA de 28,3%. O Lucro Líquido foi de R$ 194,5 milhões, com Margem Líquida de 19,9%. Além disso, a Senior também encerrou o ano bem capitalizada, com uma Geração de Caixa Operacional de R$ 276,1 milhões, crescimento de 18,6%, reforçando a solidez financeira e a capacidade de investimento da companhia.

“O ano de 2024 foi um marco na nossa trajetória e reflete nossa capacidade de inovar e gerar valor para nossos clientes. Além de atingirmos receita bruta de mais de R$ 1 bilhão, consolidamos avanços estratégicos e ampliamos o uso de IA em nossas soluções, investimos em crescimento orgânico e inorgânico e apostamos em novas avenidas de expansão. Tudo isso se traduziu nos resultados obtidos e nos fortalece para dar continuidade ao nosso plano de crescimento sustentável, que certamente irá acelerar ainda mais em 2025”, afirma Carlênio Castelo Branco.

Novos negócios

Ao longo de 2024 a Senior investiu na expansão dos negócios por meio de quatro operações de M&A, com a compra das empresas Konviva, JobConvo, GAtec e Hypnobox. As aquisições ajudaram a ampliar o já robusto portfólio da multinacional em soluções para Gestão de Pessoas, Agronegócio e Construção – setores em que é referência em sistemas de gestão.

Em paralelo, a Senior começa a ofertar serviços bancários, crédito e outras soluções financeiras para empresas por meio da Senior Capital, uma joint venture lançada em parceria com o BTG Pactual. A nova empresa visa apoiar CFOs e gestores financeiros na otimização da gestão de caixa e no investimento para o crescimento de suas empresas. Os clientes da Senior Capital terão oportunidade de acessar linhas de crédito e financiamento personalizados e integrados aos seus sistemas de gestão.

Outro destaque é a evolução da Wiipo, empresa da Senior especializada em serviços financeiros e benefícios para colaboradores. No ano passado, em seu quarto ano de operação, a fintech transacionou R$ 432 milhões e cresceu 129% em benefícios flexíveis, além de obter um aumento de 86% de receita no comparativo com 2023.

Também relacionado a novos negócios, a companhia vem consolidando sua presença na América Latina. Prova disso é o crescimento de 19,7% em receita líquida que a empresa alcançou no mercado externo no último ano, quando ultrapassou os R$ 36 milhões em receitas internacionais.

Perspectivas para 2025 e o futuro

A Senior começa 2025 com uma base sólida, um portfólio diversificado e um planejamento bem definido, e está preparada para explorar novas oportunidades e acelerar sua expansão. Com uma visão de longo prazo, a companhia estruturou um novo modelo estratégico baseado em três camadas: Core, Near Core e Edge.

O Core representa nossas operações mais consolidadas, com alta previsibilidade de receita, processos bem estruturados e eficiência operacional. Essa camada é formada pelo portfólio de Gestão, abrangendo os produtos ERP, HCM, WMS, TMS, Acesso e Segurança, e ERP Especializado em Agronegócio, Construção, Logística, Manufatura e Serviços. Esses produtos formam a base do nosso portfólio, impulsionando a digitalização e a geração de valor para nossos clientes em diversos setores da economia.

O Near Core abrange negócios em crescimento, que já demonstraram potencial e possuem sinergia com as operações principais, incluindo as empresas Wiipo e Senior Capital, além de iniciativas em inteligência artificial.

E o Edge, laboratório de inovação focado na construção de futuro, onde são testadas novas ideias, modelos de negócio e tecnologias emergentes.

“Seguimos comprometidos com a inovação, a eficiência e a sustentabilidade, sempre colocando nossos clientes, colaboradores e parceiros no centro da nossa estratégia. Nosso olhar está voltado para o futuro, com a certeza de que continuaremos escrevendo uma história de conquistas e evolução, impulsionando a transformação digital dos negócios”, completa Carlênio Castelo Branco.

Sobre a Senior Sistemas

A Senior Sistemas é a escolha de empresas líderes de mercado que buscam inovação e gestão de alta performance. A multinacional oferece um portfólio completo que abrange todas as etapas da cadeia produtiva em setores estratégicos da economia, como Agronegócio, Atacado e Distribuição, Construção, Indústria e Logística. Com mais de 35 anos de excelência, Senior transformou a gestão de mais de 13 mil grupos econômicos no Brasil e em outros países da América Latina, incluindo companhias de referência em seus segmentos, como Correios, Magazine Luiza, Syngenta, Hering, Dudalina, Volkswagen, Honda, Mercedes-Benz, Suzano, Weg, Direcional, MPD, Tenda, entre outras. Com 11 filiais e três mil colaboradores no Brasil e no exterior, a Senior mantém 160 canais de distribuição e cresce acima de 20% ao ano em receita líquida há cinco anos consecutivos. A Senior acredita que, com sua profunda expertise e soluções tecnológicas, tem a oportunidade de impulsionar empresas rumo à maior eficiência operacional, expansão de receitas e liderança em seus segmentos. Por isso, entrega mais que tecnologia. Para mais informações, visite www.senior.com.br.