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Com compensação de emissões, financiamento de veículos avança rumo à sustentabilidade

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O setor automotivo está entre os principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa no mundo. Projetos urbanos de mobilidade sustentável e o investimento das montadoras em veículos elétricos mostram que a indústria começa a reagir às mudanças climáticas e precisa agir antes que seja tarde. No Brasil, 46% dos veículos financiados em 2024 foram adquiridos por meio de crédito — um setor que envolve instituições financeiras, Detrans e registradoras de contrato. No entanto, pouco se discute sobre o impacto ambiental dessa atividade e as iniciativas para mitigá-lo.

Dos contratos em papel que levavam até 15 dias para ficar prontos aos processos 100% digitais disponíveis atualmente em todos os Detrans do país, o financiamento de veículos caminha, pouco a pouco, rumo a uma economia mais sustentável. Antes dos contratos digitais de financiamento de veículos, cuja implementação começou a ser feita no Brasil em 2002, clientes e transportadoras precisavam percorrer grandes distâncias para formalizar contratos, gerando um consumo elevado de combustível e emissões de poluentes. “Atualmente, a transação on-line é realizada em minutos, eliminando deslocamentos desnecessários e reduzindo significativamente as emissões de carbono associadas ao transporte”, explica Renata Herani, diretora de Relações Institucionais e Comunicação da Tecnobank, empresa pioneira na digitalização desses contratos.

Além dos deslocamentos, o consumo de papel  também era expressivo. Dependendo da instituição financeira, cada contrato podia ter de 3 a 18 páginas. “Com milhares de contratos formalizados diariamente, o impacto ambiental desse volume era significativo”, destaca  Renata. Com a adesão crescente aos registros digitais, toneladas de papel deixaram de ser consumidas, reduzindo a pegada de carbono do setor. 

Para se ter uma ideia, nos últimos três anos, foram financiados mais de 20 milhões de veículos no Brasil. De acordo com a consultora ambiental e engenheira industrial madeireira, Anna Caroline de Souza, a impressão de 200 milhões de páginas – quantidade que seria necessária antes dos contratos digitais – poderia emitir cerca de 600 toneladas de CO₂ apenas pelo uso do papel – o equivalente aproximadamente às emissões de 312 carros movidos a gasolina rodando por um ano inteiro. “Seriam necessárias mais de 11 milhões de árvores para absorver essa quantidade de CO₂”, calcula. E isso sem considerar os impactos ambientais do transporte, impressão, consumo de energia e descarte de resíduos.

Reduzir papel não basta

De acordo com a diretora da Tecnobank, a digitalização dos contratos representou uma revolução no mercado de financiamento de veículos, não apenas do ponto de vista de sustentabilidade ambiental, mas também trouxe eficiência ao setor, reduzindo o tempo e a burocracia do processo. “Porém, o que pouca gente sabe é que a tecnologia também tem impacto no meio ambiente, com o consumo energético, uso de equipamentos e geração de resíduos”, lembra Renata. Por isso, a empresa foi em busca de formas de compensar a emissão de gases poluentes e, com a consultoria da Carbon Free, tornou-se a primeira registradora carbono neutro do Brasil.

“Como a operação não consegue eliminar totalmente as emissões, a empresa investe em projetos que removem ou evitam a liberação de carbono na atmosfera, como programas de reflorestamento e conservação”, explica a diretora. Segundo ela, todos os colaboradores são incentivados a adotarem práticas mais sustentáveis, como o consumo consciente de recursos e a redução de resíduos. O contato com a natureza também faz parte do programa de ESG da empresa. “Nossos colaboradores são convidados a participar dos programas da Carbon Free de plantio de árvores e, ao colocar as mãos na terra, sentem-se partes importantes nessa luta contra o aquecimento global”, ressalta a diretora.

O movimento em direção a um modelo de negócios fortemente baseado em práticas ESG não é novidade na Tecnobank, mas vem ganhando força conforme a companhia adapta suas operações a essas práticas. “Instituímos, há algum tempo, uma agenda interna voltada à sustentabilidade. Esse projeto inclui a nomeação de um comitê de embaixadores que trabalhará o tema com suas equipes ao longo do ano, reforçando o compromisso da empresa com práticas ambientais responsáveis e a busca contínua por inovação sustentável”, explica Renata.

Para o professor do Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP), Alysson Diógenes, iniciativas como essa contribuem para a conservação de florestas, a economia de água e energia, além da redução  das emissões de carbono. “A transformação do setor automotivo e financeiro mostra como a sustentabilidade e a eficiência podem caminhar juntas, promovendo um futuro mais e responsável”, finaliza.

Sobre a Tecnobank

A Tecnobank é uma empresa brasileira de tecnologia que atua no registro de contratos de financiamentos de veículos e na recuperação de garantias. Pioneira e líder de mercado, a companhia foi fundada em 2007 e tem sede em São Paulo (SP), mas atua nos 15 estados brasileiros onde é homologada pelos órgãos executivos de trânsito (Detrans). Com o objetivo de aumentar a confiabilidade e a agilidade nas operações, a Tecnobank possui programas rigorosos de Compliance, Segurança da Informação e Privacidade & Proteção de Dados, sendo certificada com as ISOs 27001, ISO 27701, ISO 37001 e ISO 37301. Outra prioridade da Tecnobank é o bem-estar, a saúde e a segurança de seus colaboradores, o que lhe rendeu quatro prêmios de melhor empresa para trabalhar e o quarto selo consecutivo do Great Place to Work (GPTW). Com equipe altamente qualificada e sistemas de cibersegurança avançados, a Tecnobank emprega inovação tecnológica para estabelecer um padrão de excelência no setor de financiamento de veículos.

Transformando cidades pelo bem-estar: especialista em felicidade participa do Smart City Expo Curitiba

Michelle Taminato apresenta soluções inovadoras para integrar felicidade à gestão pública

O Smart City Expo Curitiba2025, um dos principais eventos globais sobre cidades inteligentes, chega à Ligga Arena, na capital do Paraná,  entre os dias 25 e 27 de março com o tema “Transformando cidades: construindo felicidades” . O evento reunirá especialistas, gestores públicos e empresários para debater soluções inovadoras em sustentabilidade, tecnologia, planejamento urbano e bem-estar.

A expectativa é reunir mais de 20 mil participantes, 180 palestrantes de 45 nacionalidades e mais de 120 patrocinadores e expositores, consolidando o evento como referência na discussão sobre o futuro das cidades.

Entre os palestrantes confirmados está Michelle Taminato , pesquisadora e especialista em felicidade e governança, que abordará a importância da felicidade como um pilar estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.

Governança e felicidade: um novo modelo para as cidades

Com mais de 23 anos de experiência, Michelle Taminato atua como consultora para organizações privadas, públicas e do terceiro setor, tanto no Brasil quanto no exterior, promovendo a inovação e o desenvolvimento de líderes. Ela é cofundadora do Collabsoul , ecossistema beneficiário à transformação cultural de organizações por meio da colaboração e do bem-estar.

“Felicidade não deve ser tratada apenas como um objetivo individual, mas como um componente essencial na governança e nas políticas públicas. Eu acredito na felicidade das pessoas como um meio de transformar as organizações e a sociedade como um todo. Como pesquisadora, meu foco recai sobre a Felicidade no contexto da governança, abrangendo áreas como economia, política e longevidade em países como EUA, Tailândia, Japão (Okinawa), China, Camboja, Laos, Mianmar, Butão e Índia”, explica Michelle.

A pesquisadora participará do painel “Soluções Resilientes para Cidades Felizes” , no dia 26 de março, das 15h às 16h30 , onde apresentará práticas e estudos de cidades que incorporam a felicidade como diretriz de governança.“ Vamos explorar soluções que unem felicidade, resiliência e sustentabilidade para o futuro das cidades”.

Além de palestrante, Michelle Taminato é finalista da 2ª edição do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, principal premiação do país voltada para iniciativas de cidades inteligentes. Seu projeto “São Gonçalo Mais Feliz: Sustentabilidade e Bem-estar na Gestão Pública Municipal” , desenvolvido em São Gonçalo do Abaeté (MG) , concorre na categoria Cidade Inteligente .

“O Smart City Expo é um espaço para repensarmos o futuro das cidades a partir de um olhar mais humano e sustentável. Estou honrada em participar dessas discussões e compartilhar experiências que demonstram como a felicidade pode ser um fator estratégico na construção de cidades mais resilientes e inovadoras”, conclui Michelle.

Serviço:

📅 Data: 25 a 27 de março
📍 Local: Ligga Arena, Curitiba – PR
🎟 Inscrições: Área de exposição gratuita (com inscrição obrigatória). Congressos com ingressos a partir de R$ 750.
🔗 Mais informações e inscrições:  smartcityexpocuritiba.com

Paraná é destino parceiro da Convenção da Schultz

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Paraná é destino parceiro da Convenção da Schultz

Iniciativa é parte da estratégia do estado para se destacar no turismo nacional

O Paraná é o Destino Parceiro da XVII Convenção Schultz, um dos maiores eventos do de capacitação do setor de turismo no Brasil, que será realizado em Curitiba entre os dias 28 de março e 1 de abril. A expectativa é que a convenção reúna 450 participantes, incluindo agentes de viagens de 144 cidades que representam todas as regiões do País, movimentando setores como hotelaria, gastronomia e transporte.

A parceria reforça o compromisso do estado em fortalecer o potencial turístico e atrair mais visitantes, aproveitando a convenção como vitrine para consolidar a imagem do estado entre profissionais que estão na linha de frente das vendas. “O Governo do Paraná entende a importância da Convenção para o enriquecimento e fortalecimento do turismo no estado. São nesses encontros que os atrativos e produtos paranaenses chegam ao público final, através dos profissionais que atuam na comercialização dos destinos”, destaca Irapuan Cortes, diretor-presidente da Viaje Paraná.

A agenda de visitação e imersão no destino inclui, entre outros roteiros já confirmados, a visita a Morretes e região, realizada em parceria com a Serra Verde Express, uma viagem que é considerada uma das mais bonitas do mundo. “Realizar este evento no estado onde a Schultz nasceu e se consolidou, é uma maneira de valorizar nossas raízes e destacar tudo o que o Paraná tem a oferecer. Estamos muito animados com essa edição e com o impacto positivo que ela trará para os participantes e para o destino”, afirma Aroldo Schultz, fundador e presidente da Schultz.

Além de poder mostrar os atrativos e destinos paranaenses, outro benefício de sediar a convenção está diretamente ligado ao impacto econômico. “O grande público de agentes e operadores que vêm conhecer o nosso estado também contribui com a economia por meio do turismo, pois eles se hospedam no Paraná e injetam recursos na economia através da rede hoteleira e gastronômica”, ressalta Cortes.

Potência turística

O Paraná se destaca pela diversidade de seus atrativos, que vão de belezas naturais a experiências culturais e gastronômicas. Nos últimos anos, a Secretaria de Turismo tem investido fortemente na promoção do estado, com participação em feiras e eventos, além da criação do Viaje Paraná, órgão do governo do estado responsável por promover e incentivar a promoção do turismo no estado.

“O estado tem muitos produtos prontos para serem colocados na prateleira de vendas, mas até então era pouco conhecido em outros estados e até mesmo fora do país, mesmo sendo o estado que abriga uma das Sete Maravilhas do Mundo: as Cataratas do Iguaçu”, afirma o diretor-presidente da Viaje Paraná.

Os números confirmam o crescimento do turismo paranaense. Em 2023, as Cataratas do Iguaçu receberam mais de 1,8 milhão de visitantes, enquanto o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, teve um aumento de 41% no número de visitantes, ultrapassando 712 mil pessoas. A Ilha do Mel também atraiu mais de 213 mil turistas, enquanto Curitiba superou a marca de 2 milhões de visitantes em seus principais pontos turísticos. O passeio de trem de Curitiba a Morretes, um dos mais icônicos do estado, registrou um salto expressivo na procura, saltando de 250 mil ingressos vendidos em 2023 para 396 mil no ano passado.

Com o turismo em ascensão e investimentos estratégicos, o Paraná se consolida como um destino doméstico promissor. A parceria com a XVII Convenção Schultz marca um passo importante nessa trajetória, fortalecendo o setor e conectando o estado a profissionais que têm o poder de transformar o potencial turístico em realidade.

Sobre a Schultz

Criada há 39 anos, a Schultz é uma das mais completas empresas turísticas do Brasil, integrada pelas operações da Vital Card (seguro-viagem), Schultz Vistos (vistos de turismo, estudos, trabalho e negócios), TZ Seguros (corretora de seguros para empresas de turismo), TZ System (tecnologia) e TZ Viagens (franqueadora de agências de viagens multimarcas) e Schultz Operadora.

Além de sua sede, está localizada em Curitiba, na capital paranaense, a empresa possui filiais e representantes nas principais cidades brasileiras.

Livro infantil aborda a importância da educação emocional desde cedo

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Livro infantil aborda a importância da educação emocional desde cedo

Tendo um passarinho com personagem central, obra ajuda crianças a desenvolverem habilidades sociais; lançamento acontece no dia 20 de março

Uma fábula infantil e que ensina às crianças diferentes conceitos de empatia, comunicação, coragem e outras competências socioemocionais. Esse é o enredo de “Rick – Um livro sobre habilidades sociais” (Ed. Lado A, 40 págs., R$ 59) que será lançado na capital paranaense no dia 20 de março, às 19h, na Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui, com sessão de autógrafos e entrada franca.

A obra foi escrita por 18 psicólogas, que trabalharam em coautoria e sob a coordenação da terapeuta familiar, Fabiana Canda. A narrativa conta a história de um passarinho que embarca em uma incrível jornada pela floresta das emoções. Com aventuras e descobertas, o personagem central e seus novos amigos vão aprender lições para toda vida.

Instrumento de transformação

Por meio das experiências vivenciadas pelos personagens, o livro trabalha 18 habilidades emocionais como inclusão, resolução de conflitos, cooperação, entre outros.

“A ideia é que as crianças se identifiquem com as situações apresentadas e entendam que, assim como Rick, elas também podem resolvê-las. Nossa dinâmica consiste em pequenas ocorrências e suas soluções, com foco em dar visibilidade aos temas e provocar o diálogo”, explica o editor e idealizador do projeto, André Greca.

Segundo o editor, a proposta da obra é incentivar e fortalecer o desenvolvimento emocional dos pequenos. Por isso, mais do que contar uma história, o livro uniu diferentes olhares da psicologia e ofereceu um material para ser utilizado pela ‘tríade educacional fundamental’: pais, educadores e profissionais da área.

“São 18 coautoras. Cada uma contribuiu com sua experiência e conhecimento, tornando o livro mais rico e abrangente. Essa estrutura colaborativa garantiu variedade de abordagens e maior profundidade aos conteúdos apresentados. Assim, o leitor vai ter acesso a diferentes perspectivas da psicologia aplicada à infância”, comenta Greca.

Benefícios da educação emocional

Para Fabiana Canda, um dos principais diferenciais da obra é a ênfase na educação emocional para o desenvolvimento infantil e também para a formação de adultos mais resilientes, empáticos e conscientes.

“Abordar esses comportamentos desde a infância é um investimento no futuro das crianças. Isso pode ajudá-las com as ferramentas necessárias para navegarem na complexidade das relações humanas, se tornarem adultos emocionalmente saudáveis e socialmente competentes”, explica a terapeuta familiar.

Além de potencializar o desenvolvimento das competências emocionais, o livro traz atividades lúdicas complementares, interações em vídeo – acessadas por meio de QR Code – que oportunizam uma experiência virtual, oferecem apoio aos pais e educadores. “Isso deixa a teoria acessível, aplicável, enriquece a experiência de leitura e facilita a implementação das ideias em contextos reais”, completa Fabiana.

O livro é recomendado para crianças a partir de 2 anos, pode ser utilizado em casa, em ambientes educacionais e terapêuticos. Mas, como lembra a coordenadora da obra, “um livro infantil nunca é só para uma criança. Ele é um carinho de um pai, um colo de uma mãe e um olhar de professora. Rick é isso; uma porta de conexão emocional com as famílias, a partir da criança”.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro “Rick – Um livro sobre habilidades sociais” (Ed. Lado A, 40 págs., R$ 59) e sessão de autógrafos com as coautoras e coordenadora da obra

Quando: Dia 20 de março, às 19h

Onde: Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui [Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê, Curitiba-PR]. Após o lançamento, o livro estará à venda na Livrarias Curitiba, Amazon e A Página

Agitaí: O App Que Leva Entretenimento Para Qualquer Evento

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Agitaí: O App Que Leva Entretenimento Para Qualquer Evento

Seja para aniversários, casamentos, confraternizações, eventos corporativos ou até aquele happy hour especial com amigos, o Agitaí é o app que transforma qualquer celebração em um verdadeiro espetáculo. Com poucos cliques, você encontra e contrata bandas, DJs, músicos solo, mágicos, humoristas e até performances circenses, garantindo uma experiência única para os convidados.

Entretenimento sob medida, para todos os gostos

No Agitaí, a diversão é personalizada! O usuário pode escolher atrações dos mais variados estilos, como rock, sertanejo, pop, samba, pagode, reggae e música eletrônica, além de apresentações temáticas e performances especiais. Tudo isso com praticidade, transparência e segurança, garantindo que cada evento tenha a trilha sonora e a animação perfeitas.

Fácil, rápido e seguro

O diferencial do Agitaí está na facilidade da contratação: o app conecta diretamente o cliente ao artista, permitindo visualizar avaliações, portfólio e fechar negócio com total segurança. Não importa se o evento é grande ou pequeno, formal ou descontraído, sempre há um talento disponível para tornar a experiência inesquecível.

“O Agitaí facilita a vida de quem quer organizar um evento com qualidade e sem dor de cabeça. Além da segurança na contratação, os clientes podem conhecer melhor os artistas antes de fechar negócio. É um jeito prático e rápido de garantir um show de entretenimento”, destaca Bruno Cordeiro, CEO do App.

Baixe agora o Agitaí no Android ou iOS e faça do seu evento um verdadeiro show!

Feira de Vinil retorna ao Shopping Crystal

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Feira de Vinil retorna ao Shopping Crystal nos dias 5 e 6 de abril com clássicos que marcaram época

A Feira de Vinil do Shopping Crystal está de volta para mais uma edição especial, reunindo amantes da boa música em um evento que promete nostalgia e descobertas musicais. Nos dias 5 e 6 de abril, no piso L2, em frente a loja Vivara, transformará em um verdadeiro paraíso para colecionadores e apreciadores do som analógico, com milhares de discos disponíveis e discotecagem ao vivo.

Com a presença de expositores de Santa Catarina e Paraná, a feira oferecerá uma seleção de mais de 5 mil títulos em vinil, incluindo raridades e clássicos de diferentes gêneros musicais. Para tornar a experiência ainda mais especial, haverá som de vinil rolando durante a Feira, garantindo um ambiente sonoro autêntico e repleto de boas lembranças.

“O vinil tem um charme especial que atravessa gerações, e eventos como esse mostram como a música pode conectar pessoas e criar momentos únicos”, comenta um representante do Shopping Crystal.

Para Marcos Rosa, proprietário da Rose Vinyl Records e expositor da Feira, o evento representa uma oportunidade única para o público redescobrir a magia do vinil.

“A Feira de Vinil do Shopping Crystal é um ponto de encontro para quem valoriza a música em sua essência. A experiência de segurar um disco, admirar sua capa e ouvir o som puro da agulha tocando no vinil é algo que nenhum formato digital consegue reproduzir. A cada edição, vemos mais pessoas se encantando e trazendo essa paixão para suas vidas”, destaca Marcos.

Sobre o Shopping Crystal

Com um ambiente sofisticado e localização privilegiada, o Shopping Crystal é referência em experiências culturais, gastronômicas e de moda em Curitiba. Eventos exclusivos e um mix de lojas diferenciadas garantem ao público um espaço acolhedor e inspirador para compras e lazer.

Serviço:

O que: Feira de Vinil Shopping Crystal

Quando: 5 e 6 de abril

Onde: Piso L2, em frente a loja Vivara – Shopping Crystal

Opinião – Financiamento de veículos: como aproveitar as oportunidades

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* Luís Otávio Matias

O mercado de financiamento de veículos no Brasil tem passado por transformações significativas nos últimos anos, criando um cenário repleto de oportunidades para o consumidor. Apesar dos desafios herdados de um contexto econômico historicamente instável, as tendências recentes indicam sinais de recuperação e modernização, favorecendo quem deseja adquirir um veículo por meio do crédito.

Em 2024, dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef) revelam que 46% das compras de veículos leves foram realizadas por meio de financiamento, totalizando R$ 272,7 bilhões em recursos liberados. Esse volume expressivo mostra que os brasileiros continuam recorrendo ao financiamento como meio de acesso à mobilidade, especialmente diante das condições facilitadas oferecidas por montadoras e concessionárias. A competitividade do setor e a oferta de condições diferenciadas — como entrada reduzida, prazos estendidos e juros promocionais — têm sido fatores decisivos para atrair consumidores.

O financiamento de veículos evoluiu de forma marcante ao longo dos anos. Há uma década, o crédito destinado à compra de carros girava em torno de R$ 150 bilhões; em 2020, esse volume atingiu aproximadamente R$ 400 bilhões, representando um crescimento de 167%. Esse avanço se deve à flexibilização das políticas de crédito, à  recuperação econômica e à digitalização dos processos financeiros. 

Dados do Banco Central e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indicam que, entre 2010 e 2020, o número de operações financiadas saltou de 2,5 milhões para mais de 7 milhões. Para 2025, as projeções apontam que o volume de crédito pode alcançar entre R$ 500 bilhões e R$ 550 bilhões, com o número de operações ultrapassando os 8 milhões.

Esse crescimento é impulsionado pela digitalização, que tem permitido processos mais ágeis e personalizados. Além disso, a redução da inadimplência — com índices caindo de 5,4% para 4,4% — fortalece a confiança das instituições financeiras e amplia a oferta de crédito.

A aprovação da busca extrajudicial no Marco das Garantias representa um avanço essencial. Esse mecanismo agiliza a retomada de veículos financiados em caso de inadimplência, reduzindo custos e riscos para os credores. Uma recuperação mais rápida do bem diminui a exposição a perdas e possibilita a oferta de juros mais competitivos aos consumidores. Para que essa medida alcance seu pleno potencial, é necessário superar desafios como a padronização dos procedimentos, a integração tecnológica dos registros e a capacitação dos operadores do sistema.

Outro fator relevante para o setor é o impacto das taxas de juros. Recentemente, o Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou a Selic para 13,25%, e as projeções indicam que a taxa pode subir para 14,25% nos próximos meses. Esse cenário tende a encarecer o crédito, mas os bancos têm ajustado suas ofertas para manter condições atrativas.

O ambiente macroeconômico também favorece a retomada do consumo. A taxa de desemprego está em níveis historicamente baixos, com projeções indicando que fechará 2025 na faixa dos 6%, refletindo maior renda disponível. Esse cenário, aliado à redução da inadimplência e ao fortalecimento das garantias, cria uma base sólida para a expansão do crédito automotivo. Conforme apontam estudos da B3, o volume de novas concessões de financiamentos atingiu R$ 192,2 bilhões de janeiro a novembro de 2024, um crescimento de 24,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, novas normas ambientais, como a transição do Proconve da fase L7 para L8, impõem prazos para a venda de veículos fabricados sob regras anteriores. Essa mudança obriga as montadoras a ajustarem os estoques, impactando diretamente as estratégias de vendas e promoções, especialmente pelas marcas chinesas que precisam liquidar modelos em estoque. O mercado, portanto, está se reconfigurando, e consumidores atentos a essas mudanças podem aproveitar oportunidades como taxas promocionais e condições especiais de financiamento.

Para o consumidor, o recado é claro: este pode ser um excelente  momento para financiar um veículo, desde que as condições sejam avaliadas com atenção. É fundamental analisar taxas, prazos e benefícios oferecidos por montadoras e financeiras. A digitalização já permite uma comparação rápida e precisa das ofertas disponíveis, e a transparência nos dados — fornecida por órgãos como o Banco CentralFebrabanAnfavea e CNI — oferece suporte para decisões mais seguras.

A experiência dos últimos anos demonstra que o setor é resiliente e capaz de se reinventar, transformando desafios em oportunidades. Portanto, se você está pensando em financiar um veículo, fique atento às condições do mercado, aproveite promoções e, sobretudo, busque informações atualizadas em fontes confiáveis. Como diz o velho ditado, “o conhecimento é o melhor combustível” — e, no cenário atual, estar bem informado pode fazer toda a diferença na sua decisão.

Luís Otávio Matias é vice-presidente da Tecnobank

Crescimento do mercado de tecnologia no Brasil impulsiona empresas na formação de profissionais

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Multinacional catarinense investe em iniciativas para desenvolver e capacitar talentos no setor

O mercado de trabalho para profissões ligadas à tecnologia no Brasil tem apresentado uma expansão significativa, com um aumento de até 740% nos últimos dez anos, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em 2023, o país investiu cerca de US$ 50 bilhões em tecnologia da informação, conforme levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES). 

Apesar desse crescimento acelerado e dos investimentos expressivos, a escassez de profissionais qualificados continua sendo um grande desafio. De acordo com a Gerente da Universidade Corporativa da Senior Sistemas, Aline Ras, diversos fatores explicam essa dificuldade. “O tempo necessário para que os profissionais adquiram experiência na área é um aspecto relevante, pois a geração criada com tecnologia ainda está ingressando no mercado de trabalho, o que reduz a disponibilidade de talentos mais experientes. Além disso, o avanço rápido da tecnologia dificulta a adaptação dos recém-chegados ao setor de TI às exigências das vagas”.

Uma pesquisa do Google for Startups reforça esse cenário: 54% dos potenciais talentos consideram as vagas júnior no setor muito exigentes, enquanto 55% apontam a falta de condições adequadas para estudar tecnologia no Brasil como um obstáculo para a formação profissional.

Para enfrentar a escassez de profissionais qualificados, algumas empresas têm adotado estratégias que vão além dos tradicionais planos de carreira, investindo na capacitação não apenas de seus colaboradores, mas também do ecossistema ao seu redor. A Senior Sistemas – uma das maiores empresas de software do Brasil – é um exemplo dessa abordagem, promovendo iniciativas que preparam profissionais de tecnologia para as demandas do mercado. A empresa investe na Universidade Corporativa, no programa GoDev e apoia a Junior Achievement, com o objetivo de oferecer oportunidades a entusiastas da tecnologia que estão ingressando na área, seja na busca pelo primeiro emprego ou na transição de carreira. Essas ações, alinhadas à crescente demanda do setor de tecnologia, ajudam a reduzir a lacuna de habilidades e  ampliar o acesso a profissionais qualificados.

Universidade Corporativa

Com o objetivo de capacitar profissionais, a Universidade Corporativa (UCS) potencializa o crescimento das pessoas por meio do conhecimento. Somente em 2024, a UCS registrou 71.643 matrículas, com a participação de 14.043 profissionais e mais de 200 mil horas de treinamentos. 

Os programas são oferecidos em diferentes formatos, incluindo vídeo aulas, treinamentos presenciais e transmissões ao vivo, com apresentações de conteúdo, apostilas de apoio, testes de conhecimento, avaliações de reação e certificação. “O nosso catálogo está dividido em conteúdos sobre as soluções da Senior Sistemas, voltados a todo o nosso público; conteúdos de orientação organizacional para colaboradores do grupo e canais de distribuição; materiais focados na capacitação por área de atuação (Desenvolver, Conceber, Vender, Entregar, Suporte e Corporativo); além de conteúdos para a formação de líderes. Todos estão alinhados às melhorias das competências estratégicas estabelecidas pela organização”, explica o especialista em Treinamento e Desenvolvimento na Senior Sistemas, Jonas Galdino.

As empresas podem contratar os cursos oferecidos pela Universidade Corporativa para capacitar seus colaboradores, ajudando-os a utilizar os sistemas de forma mais eficiente, maximizando suas capacidades e reduzindo o tempo gasto em tarefas rotineiras. “Com uma compreensão mais profunda dos sistemas, os funcionários podem executar suas atividades de maneira mais rápida e eficiente, resultando em um aumento geral da produtividade. Além disso, ao dominarem melhor os sistemas, têm menos probabilidade de cometer erros na entrada de dados ou na execução de processos, reduzindo a necessidade de retrabalho e correções. Já os gestores podem tomar decisões mais informadas e estratégicas para o negócio”, destaca Galdino. O especialista reforça ainda que oferecer cursos de capacitação demonstra o compromisso da empresa com o progresso profissional de seus funcionários, o que pode aumentar a satisfação no trabalho e a retenção de talentos. Essa iniciativa garante que todos tenham o mesmo nível de conhecimento sobre os sistemas, promovendo maior integração entre equipes e padronização de processos em toda a organização. 

GoDev

Lançado em 2021, o GoDev é um programa de formação de desenvolvedores e carreiras em tecnologia, com duração de 10 meses. No entanto, os participantes podem ser contratados antes da conclusão, com uma média de contratação de apenas três meses. O programa reforça o compromisso da Senior Sistemas com a formação de talentos, oferecendo suporte integral aos profissionais em início de carreira. Estruturado no formato de incubadora, permite que os participantes sejam capacitados por um time de especialistas, sob a coordenação da Universidade Corporativa. O treinamento é remunerado e inclui um pacote de benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte e outras vantagens concedidas aos colaboradores da matriz da Senior.

De 2021 a 2024, 215 profissionais passaram pelo programa, dos quais 154 continuam na Senior Sistemas. “Os participantes desenvolvem habilidades práticas em criação de software por meio de treinamentos conduzidos por orientadores e com suporte da equipe técnica. Eles também têm acesso a uma plataforma de estudos que complementa a capacitação com conteúdos teóricos e exercícios práticos. Além disso, trabalham de forma individual e em equipe, aprimorando tanto suas habilidades técnicas quanto comportamentais. Essa dinâmica estimula o aprendizado ativo, a colaboração e a resolução de problemas”, explica a Coordenadora de Desenvolvimento, responsável pelo GoDev, Silvia Gesser.

A iniciativa abre portas para talentos que buscam os primeiros passos na carreira de tecnologia, como João Ricardo Puel, que ingressou no programa e, após quatro meses, foi efetivado como Software Developer na empresa. “Tive a oportunidade de participar do GoDev e, durante a formação, aprofundei meus conhecimentos em Java e Angular. Além disso, aprendi a adotar boas práticas de desenvolvimento e garantir a qualidade do código por meio de testes unitários e conceitos fundamentais. Essa experiência foi crucial para consolidar minha trajetória como desenvolvedor e me preparar para os desafios do mercado de trabalho”. Outro caso de sucesso é o de Nicole Bauchspiess, que hoje atua como Desenvolvedora na equipe de Plataforma da Senior. “Decidi me inscrever no programa porque sempre tive o sonho de seguir na área de desenvolvimento. Na época, estava migrando do suporte e enxerguei no programa uma oportunidade de evolução profissional. A iniciativa foi essencial para o meu aprimoramento técnico, permitindo-me aplicar boas práticas de programação e ganhar experiência com ferramentas como Jira e GitLab.”

A empresa também patrocina programas de formação de base na região, como o Entra21, +Devs2Blu e Jovem Programador, ampliando o acesso de jovens talentos a oportunidades concretas no setor de tecnologia.

Junior Achievement

Desde 2010, a Senior Sistemas também é uma das empresas mantenedoras da Junior Achievement (JA), a maior e mais antiga organização mundial dedicada à educação prática em economia e negócios, estando presente em mais de 100 países. Fundada em 1919, seu objetivo é inspirar e preparar as novas gerações para o futuro por meio de programas que desenvolvem competências essenciais, como empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mundo do trabalho. Em Santa Catarina, a JA conta com a colaboração de mais de 19 mil voluntários e a parceria de centenas de instituições de ensino em mais de 200 cidades. “O programa desenvolvido é o “Conectado com o Amanhã”, que proporciona aos estudantes um momento de reflexão sobre seu futuro, oferecendo perspectivas de carreira e informações sobre as competências comportamentais valorizadas no mercado de trabalho. Nesse contexto, nosso time de voluntários compartilha experiências sobre a área de tecnologia e aborda temas como mercado de trabalho, liderança, feedback, gestão de carreira, currículo, entrevista de emprego e empreendedorismo”, comenta a analista de Responsabilidade Social na Senior, Marilda Chiarelli. 

Desde o início da parceria, 602 voluntários da Senior participaram dos programas, impactando 8.179 alunos em 66 edições realizadas em 31 escolas de Blumenau. Para 2025, a Senior planeja a implementação de uma nova iniciativa, o Innovation Camp, que proporcionará aos estudantes do Ensino Médio uma experiência prática na resolução de problemas complexos. O programa busca aprimorar habilidades socioemocionais indispensáveis para o futuro profissional, como trabalho em equipe, pensamento crítico, comunicação, experimentação e empatia, utilizando uma metodologia inovadora.

Conexão com Instituições de Ensino

Durante o ano de 2024, a Senior realizou 15 visitas técnicas em sua matriz, localizada em Blumenau, totalizando 728 participantes. Essas visitas proporcionam aos estudantes um contato direto com a realidade do mercado de tecnologia, permitindo que conheçam de perto a estruturada Senior, seus processos e as oportunidades disponíveis na área.

Para a gerente executiva da Regional Vale do Itajaí da FIESC – SESI/SC, SENAI/SC e IEL/SC, Silvia De Pieri Oliveira, as parcerias com empresas como a Senior são primordiais para que os alunos compreendam o mercado de trabalho local, despertem o interesse em atuar na região e consigam estruturar seus projetos de vida com uma visão voltada para as oportunidades do setor. “Realizamos visitas técnicas com todas as turmas dos cursos técnicos, de graduação e para algumas turmas dos cursos de formação inicial e continuada. Muitos participantes são jovens que ainda não conhecem o mercado de trabalho, enquanto outros estão em transição de carreira e não têm familiaridade com empresas de tecnologia. Para ambos os perfis, essa experiência é essencial para que se reconheçam como futuros profissionais da área”, afirma Silvia. 

Com iniciativas que vão além da capacitação técnica, a Senior Sistemas reafirma seu compromisso com a formação, inclusão e desenvolvimento de talentos, fortalecendo sua conexão com a sociedade e contribuindo para o crescimento sustentável do setor de tecnologia.

Sobre a Senior  

A Senior Sistemas é a escolha de empresas líderes de mercado que buscam inovação e gestão de alta performance. A multinacional oferece um portfólio completo que abrange todas as etapas da cadeia produtiva em setores estratégicos da economia, como Agronegócio, Atacado e Distribuição, Construção, Indústria e Logística. Com mais de 35 anos de excelência, Senior transformou a gestão de mais de 13 mil grupos econômicos de médio e grande porte no Brasil. Com 11 filiais e três mil colaboradores no Brasil e no exterior, a Senior mantém 160 canais de distribuição e cresce acima de 20% ao ano em receita líquida há cinco anos consecutivos. A Senior acredita que, com sua profunda expertise e soluções tecnológicas, tem a oportunidade de impulsionar empresas rumo à maior eficiência operacional, expansão de receitas e liderança em seus segmentos. Por isso, entrega mais que tecnologia. Para mais informações, visite www.senior.com.br.

CORE-PR promove palestra com Walter Longo sobre inteligência artificial e sua aplicação na representação comercial

 O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (CORE-PR) convida os profissionais de Curitiba e região para uma palestra imperdível sobre um dos temas mais atuais do mercado: “Impactos da inteligência artificial nos negócios de representação comercial e na sociedade” . O evento acontece no dia 4 de abril, às 18h, na sede do Sebrae-PR (R. Caeté, 150 – Prado Velho, Curitiba – PR).

A palestra será ministrada por Walter Longo , um dos maiores especialistas brasileiros em inovação e tecnologia, com vasta experiência no setor de comunicação e transformação digital. 

Longo abordará como a Inteligência Artificial (IA) está impactando os negócios, especialmente no setor de representaçãocomercial, e apresentará as oportunidades e desafios que a tecnologia traz para o mercado.

O presidente do CORE-PR , Paulo Nauiack , destaca a importância de os representantes comerciais se manterem atualizados diante de um mercado em constante evolução e com alta competitividade: “Participar de eventos como isso é essencial para fortalecer o networking e compreender as tendências que moldarão o futuro dos negócios.”

A palestra de Walter Longo discutirá desde a personalização no atendimento ao cliente até a otimização de processos de vendaspor meio de IA, além de explorar como as tecnologias disruptivas estão remodelando a sociedade e as formas de fazer negócios. 

“Este evento é uma oportunidade única para representantes comerciais, empreendedores e profissionais que buscam suas operações e adotam tecnologias inovadoras”, reforça Nauiack.

Sobre Walter Longo
Publicitário e Administrador de Empresas, com MBA pela Universidade da Califórnia, Walter Longo é referência em inovação, tecnologia e transformação digital. Com uma carreira repleta de grandes conquistas, foi presidente do Grupo Abril e mentor de estratégias do Grupo Newcomm. Também fundou a primeira agência de Branded Content da América Latina, a Synapsys Marketing e Mídia , e é conhecida por suas contribuições no campo da transformação digital.

Serviço:
Palestra: Impactos da Inteligência Artificial nos Negócios de Representação Comercial e na Sociedade
Data: 4 de abril de 2025
Horário: 18h
Local: Sede Sebrae-PR (R. Caeté, 150 – Prado Velho, Curitiba – PR)
Evento gratuito – Inscrições obrigatórias no site: confer.org.br/inscricoes

Mercado de trabalho: Corretagem de imóveis pode ser caminho alternativo e rentável para mulheres

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Mercado de trabalho: Corretagem de imóveis pode ser caminho alternativo e rentável para mulheres

Boletim do DIEESE aponta que 31% delas estão sem trabalho remunerado devido às responsabilidades domésticas e cuidados familiares

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico) divulgou no último dia 8 um boletim especial no Dia Internacional das Mulheres, com dados sobre a empregabilidade feminina. A pesquisa mostra que, apesar da taxa de desocupação ter níveis historicamente baixos, no 3º trimestre de 2024, 3,7 milhões de mulheres estavam sem trabalho e em busca ativa de uma colocação no mercado de trabalho.

O uso do tempo sempre foi uma das principais pautas da disputa dos trabalhadores e as mulheres são penalizadas com mais responsabilidades e tempo dedicado às tarefas domésticas. Cerca de 13 milhões de mulheres disseram que não estavam aptas a trabalhar porque tinham que cuidar dos afazeres domésticos, filhos ou outros parentes. Esse número representa cerca de 31% das mulheres fora do mercado de trabalho. Apenas 3% dos homens fora da força de trabalho afirmaram que os afazeres domésticos ou cuidados com outras pessoas não permitiam que eles trabalhassem.

Mercado de oportunidades

Os dados mostram que ainda é necessário criar oportunidades para as mulheres terem a própria renda, e encontrar a profissão certa pode ser um desafio. Porém, com a oferta de cursos em diversos segmentos por causa da internet, a capacitação se torna mais acessível e novas possibilidades surgem. É o caso do mercado imobiliário que, apesar de ter registrado maior procura por parte das mulheres, ainda é pouco divulgado.

De acordo com a Diretora Nacional de Integração Feminina do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), Izabel Maestrelli, o mercado imobiliário é uma possibilidade real de renda. “Quase 40% dos profissionais na corretagem de imóveis são mulheres e 60% delas já têm nível superior. Essa profissão ainda não é tão difundida quanto poderia ser. E não é preciso ter formação superior para iniciar na carreira. Qualquer pessoa com o segundo grau completo pode se habilitar na profissão e fazer o curso da TTI (Curso Técnico em Transações Imobiliárias)”, relata Izabel.

O tempo também não é um impedimento nesse segmento. “O setor imobiliário tem ótima flexibilidade de horário e você pode usar sua rede de relacionamento e mídia social para se conectar com os clientes e fazer parcerias que possam auxiliar na captação e na demonstração de imóveis. E, ao meu ver, a profissão de corretora de imóveis é perfeita para as mulheres, porque elas têm um olhar mais cuidadoso para o lar, vão identificar as reais necessidades da família e indicar a melhor logística de localização. Isso tudo vai contribuir para atender o maior número de critérios exigidos pelo cliente. Isso é mais negócio, mais confiança e mais renda”, acrescenta Izabel.

Rendimentos iguais

Além das dificuldades para conseguir ocupação no mercado de trabalho, as mulheres também estavam mais concentradas em profissões que exigem menos qualificação formal e que recebem menores rendimentos, de acordo com o levantamento do DIEESE. Uma em cada três mulheres ocupadas (37%) ganhava um salário mínimo ou menos.

Entre os trabalhadores que ocupam cargos de direção, as diferenças de remuneração foram grandes. Diretoras e gerentes mulheres ganharam, em média, R$6.798,00, enquanto os homens na mesma função receberam R$10.126,00, diferença de R$3.328,00 ao mês, que, em um ano, equivale a R$40 mil a menos para elas.

Apesar da lei da igualdade salarial, Lei 14.611/2023 – válida para empresas com mais de cem funcionários – a diferença de remuneração ainda é grande no Brasil. Porém, no mercado imobiliário a grande vantagem é que não há diferença. “Neste segmento não existe distinção, homens e mulheres ganham exatamente o mesmo percentual sobre o valor da intermediação. Isso gera uma satisfação enorme. Sem falar no resultado da solução de conflitos, onde as mulheres são campeãs”, finaliza a Diretora Nacional de Integração Feminina.