Home Blog

Curso Alpha em Curitiba: 14 Encontros Sobre Fé, Propósito e Reflexões de Vida

A partir de 1º de abril, Curitiba recebe a mais nova edição do Curso Alpha, um evento gratuito e inclusivo que propõe aos participantes refletirem sobre questões essenciais da vida, como o sentido da existência, a relação com Deus e quem é Jesus. O curso, que contará com 14 encontros semanais, ocorrerá sempre às 19h30 no Auditório do Colégio Martinus. As inscrições já estão abertas.

Trazido da Inglaterra para o Brasil por um grupo de voluntários, o Alpha busca promover um espaço seguro e aberto para diálogos profundos, sem qualquer compromisso religioso ou acepção de pessoas. Sandro Bier, um dos responsáveis pela organização do curso no Brasil, explica a proposta do evento: “Nosso objetivo é criar um ambiente onde qualquer pessoa possa refletir, questionar e compartilhar suas ideias sem julgamentos. O Alpha é para todos, independentemente de crença ou histórico religioso”, destaca.

Durante os 14 encontros, os participantes terão a oportunidade de discutir temas atemporais, como “Como Posso Ter Fé?”, “Como Posso Aproveitar ao Máximo o Resto da Minha Vida?” e “Deus Ainda Cura Hoje?”. Um dos momentos mais aguardados do curso é o “Passa Dia”, um encontro imersivo para explorar o papel do Espírito Santo e sua atuação na vida das pessoas.

A partilha das refeições também é um ponto central da experiência do Curso Alpha. Para Guita Grocoske, voluntária e responsável pela cozinha, a comida tem um papel fundamental na criação de um ambiente acolhedor: “Fazer parte da equipe da cozinha é minha maneira de acolher. A refeição cria um espaço descontraído e facilita conexões verdadeiras entre os participantes. Estou no Alpha desde a primeira edição e sempre na cozinha. Me sinto muito feliz e também com uma grande responsabilidade, pois a comida ajuda no processo – com barriga vazia, tudo fica mais difícil”, conta, com entusiasmo.

Outro ponto importante do Alpha é que o curso não exige nenhuma vinculação religiosa dos participantes. Paulo Eduardo Sell, um dos organizadores do evento, enfatiza a essência inclusiva do curso: “Queremos reunir pessoas das mais diferentes culturas e perspectivas para refletirem juntas sobre questões essenciais da vida. O Alpha é um convite para refletir, compartilhar e construir novas conexões.”

Além da versão para adultos, o Alpha também oferece versões para Kids e Adolescentes, que acontecem simultaneamente no mesmo local e horário.

Serviço:
• Data de Início: 1º de abril (14 encontros semanais)
• Horário: 19h30 (pontualmente)
• Local: Auditório do Colégio Martinus (Rua Carlos Cavalcanti, nº 999, Curitiba)
• Inscrições: https://forms.gle/ygre3Y4MaR7gzNoe7

Vicenza Cidadania, a 3 anos unindo origens

0

Hoje, a Vicenza conta com sócios que trazem diferentes vivências e um objetivo em comum: valorizar a história por trás de cada família

No dia 30 de Março a Vicenza Cidadania comemora mais um ano de sucesso no reconhecimento da cidadania italiana. Fundada oficialmente em 2022, a empresa surgiu de um desejo comum de atender brasileiros interessados em reconectar-se com suas origens no norte da Itália. O nome “Vicenza” veio de uma seleção inspirada em cidades italianas, e a escolha do azul na identidade visual, fugindo ao verde e vermelho tradicionais, reforçou a sofisticação buscada pela equipe. A advogada e sócia-fundadora Isabella Siqueira destaca que cada etapa do projeto, desde as conversas iniciais até a formalização, foi norteada pelos pilares de organização, transparência e excelência.

Hoje, a Vicenza conta com sócios que trazem diferentes vivências e um objetivo em comum: valorizar a história por trás de cada família tanto quanto a da própria empresa. Com serviços que vão da busca de certidões à tradução de documentos, o foco permanece em oferecer um suporte responsável e eficaz a quem deseja retomar os laços com a Itália. Assim, a Vicenza Cidadania celebra mais um ano de conquistas, reafirmando sua missão de transformar sonhos em realidade.

Serviço: Vicenza
Isabella Siqueira
Especialista em Cidadania Italiana
+55 41 99278-2090
@vicenzacidadania
contato@vicenzacidadania.com.br
https://vicenzacidadania.com.br/
R. Padre Anchieta, 2050 – Bigorrilho, Curitiba – PR

Do luto à integração: Como a morte pode unir uma nação

0

Como os serviços funerários no apoio emocional e na união social durante o luto

O dia 31 de março celebra a Integração Nacional, a união e harmonia entre as diversas regiões do Brasil. Sabe-se que uma nação é formada pela cooperação entre as diferentes culturas e cidadãos que a constituem, e essa solidariedade não se limita apenas a grandes feitos, mas também se estende às batalhas cotidianas e delicadas, como o luto pela partida de uma pessoa querida. 

Os serviços funerários ocupam um papel importante, nesse contexto. Segundo André Leão, representante do cemitério Jardim da Saudade, é fundamental que a família que vivencia o luto seja consolada e a integração da comunidade para atingir esse fim é muito importante. Bons serviços funerários devem poder proporcionar isso. “Todos, independente da sua localidade ou situação social, precisam que seja assegurada a passagem por esse momento com respeito, dignidade e empatia”, afirma André.

A morte provoca, simultaneamente, separação e união. Separação daquele que parte, união daqueles que o amaram. Nações foram comovidas pelo falecimento de pessoas que se destacaram durante a sua trajetória na Terra. De acordo com a CNN Sports, no dia primeiro de maio de 1994, aproximadamente duas milhões de pessoas acompanharam as solenidades a Ayrton Senna, e cerca de 2 mil jornalistas foram credenciados para que o povo brasileiro, onde quer que estivesse, pudesse se despedir do ídolo. 

“No Dia da Integração Nacional, podemos pensar sobre o papel das empresas funerárias, que transcende a simples prestação de um serviço: elas trabalham para estreitar os laços comunitários, prover acolhimento e apoio emocional aos enlutados”, declara André. Os que se foram ainda podem ter um belo lugar na Terra, assim como Ayrton Senna continua a ter na memória do povo brasileiro, por meio de uma rede de apoio em vida ou morte, que faz da saudade um motivo para a união.

Serviço: Jardim da Saudade 

André Leão – Representante do Jardim da Saudade 

0800 007 0001

Redes Sociais: @grupojardimdasaudade

Cemitério Jardim da Saudade, Rua João Bettega, 999.  Portão, Curitiba – PR.

Síndrome do pescoço de texto: uso do celular pode adicionar até 27 kg na coluna

0

Aquela sensação de que o peso do mundo está nas costas, mesmo durante os momentos de relaxamento, pode ter uma explicação. A síndrome do pescoço de texto, tradução livre para o termo em inglês “text neck syndrome”, é uma sobrecarga nas articulações da coluna vertebral e nos músculos da região cervical, causada, normalmente, pela inclinação constante do pescoço ao mexer no celular ou outros aparelhos eletrônicos.

A má postura ao usar esses aparelhos pode adicionar até 27 kg de peso na coluna. Essa sobrecarga pode causar desde dores nos ombros e pescoço até hérnia de disco. “Além disso, a carga extra pode causar dores na região superior das costas, dor de cabeça, sensação de cansaço e redução da mobilidade do pescoço, quando a pessoa passa a sentir dificuldade de realizar movimentos com a cabeça e pescoço”, explica a professora do curso de Fisioterapia da Universidade Positivo, Christina Cepeda.

A especialista explica que, se não forem tratados, esses problemas físicos podem levar a condições mais graves a longo prazo, principalmente nos discos vertebrais e na coluna cervical. “Essa condição causa problemas de postura corporal e dores crônicas no pescoço e nos ombros, levando a uma redução da qualidade de vida e interferindo no bem-estar do paciente”, revela Christina.

Além das dores crônicas no pescoço e ombros, é fundamental ficar atento a outros sintomas, como sensação de formigamento, dormência ou fraqueza nos braços ou mãos, dificuldade para movimentar o pescoço e dor que irradia para os braços ou costas. “Se algum desses sintomas for persistente por várias horas ou dias, pode ser sinal de algum problema mais grave na coluna”, ressalta.

Como evitar o problema?

Para corrigir a postura durante o uso do celular e outros eletrônicos e evitar os impactos negativos, Christina recomenda manter a cabeça erguida e o pescoço reto, sempre colocar o dispositivo móvel em uma altura confortável para evitar a inclinação da cabeça para baixo e fazer pausas regulares para alongar o pescoço e os ombros. “Caso o desconforto permaneça mesmo com esses cuidados, consulte um fisioterapeuta ou ortopedista para detectar e resolver o problema antes que se torne algo mais sério”, finaliza.

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física da UP e coordenador técnico da UPX Sports, Zair Candido, é muito importante trabalhar o back line, ou seja, os músculos que fazem a sustentação do corpo. Eles incluem músculos da face, a plantar (sola do pé), o tendão de aquiles, músculos da barriga da perna, posteriores da coxa, quadril, dorsais e intercostais. “Se você tiver uma saúde muscular bacana nessa back line, você vai ter uma qualidade de vida melhor”, aconselha.

Assim, alguns exercícios podem ajudar a mitigar o problema, como ensina o professor:

“Sentado e com a coluna vertebral reta, aproxime o queixo do ombro direito lateralmente, segure por 20 segundos, volte devagar para o centro e, em seguida, aproxime o queixo do ombro direito, segurando por mais 20 segundos. Ainda sentado, faça uma flexão do pescoço, colocando as duas mãos na nuca e segurando para a frente durante 20 segundos. Depois, faça uma hiperextensão da cervical, puxando, elevando o queixo para cima e segurando por 20 segundos. Finalize com circundações da cabeça para os dois lados, o que ajuda a trabalhar a cervical.”

Em seguida, trabalhe a torácica. “Estique os dois braços para cima e procure manter a postura ereta por 20 segundos. Ainda com as mãos esticadas acima da cabeça, e sempre mantendo a coluna reta, faça uma inclinação para a direita e a esquerda, segurando por 20 segundos em cada uma delas. Faça, ainda, uma flexão de tronco para a frente, flexionando um pouquinho os joelhos. Tente fazer um ângulo de 90 graus do quadril e deixar o tronco paralelo com o solo e segure, com os braços esticados, por mais 20 segundos.” Esses são pequenos exercícios básicos para alongar os músculos, mesmo depois de muitas horas no celular ou computador. No entanto, Candido lembra a importância do acompanhamento de um profissional de educação física para manter o corpo em movimento. “É sempre fundamental praticar atividades físicas regularmente e não apenas exercícios básicos de alongamento. É esse movimento frequente que vai realmente ajudar a evitar dores e outros problemas mais graves”, complementa.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Cibersegurança e engenharia de dados: conheça profissões com emprego praticamente garantido no Brasil

0

Se, por um lado, a busca por emprego pode ser complexa e demorada, por outro, muitas empresas têm encontrado dificuldades para preencher vagas. A mão de obra especializada em áreas como cibersegurança e engenharia de dados é escassa e bastante disputada.

De acordo com a pesquisa “Escassez de Talentos 2025”, realizada pela Manpower Group, 81% das empresas brasileiras enfrentam obstáculos para contratar profissionais qualificados. O estudo ouviu mais de 40 mil companhias em 42 países e posiciona o Brasil entre os primeiros colocados no ranking de países com maior escassez de talentos. No setor de Tecnologia da Informação, o cenário é ainda mais crítico: 84% das organizações relatam carência de profissionais aptos.

Para o coordenador da Escola de Tecnologia da Informação da Universidade Positivo (UP), Kristian Capeline, áreas como cibersegurança e engenharia de dados estão em evidência devido à acelerada transformação digital das empresas. “Com o crescimento do uso da inteligência artificial e da computação em nuvem, proteger dados sensíveis e garantir a integridade dos sistemas tornou-se prioridade”, explica. Por isso, cursos voltados à formação nesses campos apresentam altos índices de empregabilidade. “A partir do segundo semestre, 92% dos alunos da Escola de Tecnologia da Informação da Universidade Positivo já estão no mercado de trabalho”, relata.

Além disso, novas regulamentações de proteção de dados entraram em vigor em diferentes partes do mundo – como a LGPD, no Brasil, e a GDPR, na Europa. Isso aumenta a demanda por profissionais especializados para assegurar conformidade e evitar riscos de vazamento de informações. “Na engenharia de dados, a explosão do volume de informações geradas diariamente exige profissionais capacitados para operar ferramentas que organizem, estruturem e tornem esses dados utilizáveis na tomada de decisões estratégicas”, complementa.

Quanto ganham os profissionais de cibersegurança e engenharia de dados?

Impulsionada pelas regulamentações voltadas à segurança da informação, a área de cibersegurança oferece salários atrativos, que variam de R$ 5 mil a R$ 20 mil. No caso da engenharia de dados, a remuneração pode facilmente ultrapassar os R$ 13 mil. A variação depende do nível de especialização, do porte da empresa e dos planos de carreira.

Por que é tão difícil encontrar mão-de-obra qualificada nessas áreas?

“Profissionais capacitados são a linha de frente contra ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados. No contexto atual, no qual ransomwarephishing e vulnerabilidades em IA estão em ascensão, a falta de competências especializadas pode levar a respostas inadequadas, aumentando os impactos de ataques”, explica Fábio Mostafe, especialista em Segurança da Informação da Tecnobank. 

A empresa, que processa milhares de dados de contratos de financiamento de veículos em diversos estados, aposta na qualificação contínua e na contratação de profissionais especializados em segurança da informação, um dos pilares que a mantém na liderança no mercado. “Investir em formação constante e atrair talentos qualificados são passos essenciais para garantir a proteção de sistemas complexos, conduzir análises de vulnerabilidades e desenvolver políticas de segurança robustas. Em um cenário de escassez global de talentos, essa prioridade também fortalece a resiliência organizacional”, pontua Mostafe.

Capeline observa que a formação acadêmica tradicional, que geralmente leva pelo menos três anos, não acompanha a velocidade com que novas tecnologias surgem. Apesar dos bons salários, o mercado ainda atrai poucos candidatos. “Cibersegurança e engenharia de dados exigem conhecimento técnico avançado, que combina matemática, programação e domínio de infraestrutura de TI, entre outros. Esses fatores costumam afastar uma parcela significativa de possíveis estudantes”, esclarece.

O coordenador acrescenta que ainda se fala pouco sobre a grande quantidade de oportunidades disponíveis atualmente – e sobre a tendência de crescimento dessa demanda nos próximos anos. “Essas áreas exigem atualização constante, alto nível de autodidatismo e certificações específicas. Isso acaba gerando uma lacuna entre o que as empresas buscam e a disponibilidade de profissionais preparados”, justifica. 

Por onde começar?

Quem deseja ingressar em uma dessas áreas deve construir uma base sólida em tecnologia da informação, por meio de graduações como Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software ou Engenharia da Computação. Para cibersegurança, especificamente, é fundamental ter conhecimentos sobre redes de computadores, sistemas operacionais e linguagens de programação básicas. Certificações complementares à graduação também são valorizadas. Já a engenharia de dados exige o domínio de bancos de dados SQL e NoSQL, além de familiaridade com ferramentas de processamento como Apache Spark e Hadoop e linguagens como Python e SQL.

Como se destacar no mercado?

Segundo Capeline, além do conhecimento técnico, é essencial desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas complexos e aprendizagem contínua. “Soft skills como comunicação eficaz e trabalho em equipe são cada vez mais valorizadas, pois muitas soluções tecnológicas exigem colaboração entre diferentes áreas – e profissionais de TI com essas competências estão se tornando raros no mercado”, detalha. Outro diferencial é a vivência prática: participar de projetos reais, contribuir com comunidades open source ou enfrentar desafios técnicos demonstra um perfil mais atrativo para as empresas. Certificações reconhecidas também agregam valor ao currículo. Por fim, ter uma mentalidade voltada à inovação e curiosidade por novas tendências faz toda a diferença na construção de uma carreira de sucesso.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Empresárias paranaenses são as responsáveis pelo enxoval e móveis dos luxuosos quartos dos filhos do cantor Sorocaba

Mãe e filha à frente da Sonhos de Ninar, de Curitiba, assinam peças exclusivas que complementam os ambientes inspirados no design sensorial

Os novos quartos dos filhos do cantor Sorocaba e da influenciadora digital Biah Rodrigues chamam  a atenção pela decoração impecável e conceito inovador. 

Desenvolvidos com o design sensorial – abordagem que prioriza estímulos visuais, táteis e emocionais –, os ambientes foram projetados pela arquiteta Adriana Nery (@ariananery.arq) e pensados para criar uma conexão única com as crianças.

Por trás de cada detalhe aconchegante, estão as empresárias Gisele Carrão e Giovana Carrão, da Sonhos de Ninar (@sonhosdeninar)  loja especializada em enxovais e móveis infantis, localizada em Curitiba.

Mãe e filha foram as responsáveis pela seleção e entrega do enxoval e de peças exclusivas que compõem os quatro quartos temáticos.

Trabalho artesanal e cheio de significado

Gisele, que começou sua trajetória na tradicional  feirinhas do Largo da Ordem, em Curitiba, há anos transforma sonhos em realidade através de seus enxovais. Giovana, formada em Administração e atualmente cursando Design de Interiores, soma à loja da família expertise e sensibilidade para projetos personalizados.

As duas já participaram da execução de projetos de diversos quartos de famosos, mas esse do cantor Sorocaba ela diz que foi especial.

“ Foi  um desafio incrível! Cada quarto tinha uma identidade única, repleta de detalhes especiais. Foram quatro ambientes distintos e quatro viagens a São Paulo para garantir que tudo fosse perfeito”, conta Giovana.

Quartos que contam histórias

O quarto de Theo, que é o primogênito, conta com decoração inspirada na natureza. Ele tem uma árvore em um dos cantos do ambiente e também papel de parede com desenho de floresta. Por sua vez, Fernanda ganhou um quarto de princesa, com direito a até um castelo para brincadeiras e cama romântica.

Enquanto isso, o bebê Zion vai dormir em um quarto com inspiração no leão, que está presente nos detalhes da decoração, e com papel de parede inspirado na floresta. Por fim, a bebê Angelina recebeu um quarto romântico, com decoração em tons claros e inspirado nas flores.

Em suas redes sociais, Biah Rodrigues compartilhou a emoção: “Estamos finalizando os últimos detalhes dos quartos das crianças, vivendo um sonho em cada cantinho. Cada espaço foi pensado com amor para refletir quem eles são – onde o conforto encontra a imaginação.”

Contrato assinado

0

Na foto, o momento da formalização da renovação do contrato entre as empresas Foxlux e Famastil, do Grupo Vellore, com o piloto curitibano Zezinho Muggiati. Da esquerda para a direita, a Diretora de Marketing, Ana Lauber, o piloto Zezinho Muggiati, da Car Racing e o Presidente do Grupo, Paulo Ribeiro.

O patrocínio das marcas do Grupo Vellore é fundamental para que Zezinho Muggiati alcance novos patamares em sua carreira na Stock Car, demonstrando a confiança da empresa no talento promissor do piloto.

Com R$ 1,2 bilhão em vendas e 8 mil empregos gerados, incorporadora impulsiona uma Curitiba mais sustentável

0

No aniversário da capital paranaense, GT Building celebra sua trajetória com 194 mil metros quadrados construídos e compensação de 23.300 toneladas de gases de efeito estufa nos últimos cinco anos

A GT Building, empresa do grupo GT Company fundada pelo dentista e empresário Dr. Geninho Thomé, celebra os 332 anos da capital paranaense e anuncia novidades para 2025. A incorporadora se une às comemorações com iniciativas que não apenas marcam sua trajetória, mas também valorizam a cultura paranaense e reforçam seu posicionamento estratégico na cidade. 

Desde sua fundação, em 2019, a GT Building se destacou como uma das principais incorporadoras do Paraná. Em seis anos, projetou 20 empreendimentos, gerando aproximadamente 7.800 empregos diretos e indiretos e contribuindo para o crescimento da cidade. Atualmente, a empresa mantém oito canteiros de obras ativos e já entregou 194 mil metros quadrados de área construída. 

“Estamos orgulhosos de fazer parte da história de Curitiba e de contribuir para o desenvolvimento da economia local. Colecionamos marcos importantes, como o lançamento do complexo Lange,Turin, uma verdadeira celebração da arte e da cultura paranaense. Nosso objetivo é valorizar a cidade e ampliar sua visibilidade como a capital mais inteligente do país”, afirma o diretor de incorporação da GT Building, Marcello Malucelli Thá. 

“No aniversário de Curitiba, reforçamos nosso compromisso com a cidade, respeitando sua trajetória marcada por desafios superados, sonhos realizados e vidas transformadas. Com um olhar sempre voltado para o futuro, seguimos firmes no propósito de sustentabilidade, qualidade e orgulho de sermos uma das principais incorporadoras da região”, destaca Marcello.

Para este ano, a GT Building prevê três lançamentos, além de duas entregas de obras, todas planejadas com foco na inovação e no bem-estar. O Valor Geral de Vendas (VGV) para 2025 é de R$ 430 milhões, impulsionando a criação de novos empregos. “Com os novos projetos, a expectativa é gerar 8.650 empregos diretos e indiretos”, complementa Marcello. 

Histórico de inovação e sucesso

De acordo com a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), Curitiba atingiu um marco histórico no primeiro semestre de 2024, registrando recordes em vendas de imóveis e VGV. Entre janeiro e junho, a capital aprovou mais de 6.600 unidades para incorporação, o maior volume de alvarás licenciados desde 2011. Com mais de 5 mil unidades lançadas e comercializadas no período, a cidade apresentou uma velocidade de vendas 36% superior à do mesmo período do ano passado. Ainda segundo pesquisa da FipeZAP, Curitiba liderou o ranking nacional de aumento nos preços de imóveis residenciais em 2024, com uma valorização de 18% em relação a 2023. 

Atenta a esse cenário otimista, a GT Building realizou três lançamentos e quatro entregas em 2024. A incorporadora já construiu 12 empreendimentos e anunciou outros oito,  totalizando aproximadamente 370 mil metros quadrados. “Apenas em 2024, vendemos 296 unidades em 14 empreendimentos, alcançando um faturamento de R$ 300 milhões”, afirma o diretor-executivo da incorporadora, Arsenio de Almeida Neto. 

Green buildings: 23.300 toneladas de gases de efeito estufa compensadas em três anos

Em 2023, a GT Building anunciou seu posicionamento Climability®, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de empreendimentos de menor impacto ambiental. A iniciativa reflete a capacidade da incorporadora de adaptar seus projetos às mudanças  climáticas, considerando desde a escolha do terreno até a gestão eficiente de recursos. Entre as principais práticas adotadas estão os inventários de emissões de GEE nos canteiros de obra, a mitigação dessas emissões e, por fim, a neutralização das  remanescentes. Os projetos da GT Building priorizam eficiência energética, uso racional da água e paisagismo sustentável. Além disso, a incorporadora adota medidas como conservação de insumos,  uso de  materiais ambientalmente preferíveis e madeira certificada. As iniciativas incluem também o cumprimento dos limites de compostos orgânicos voláteis (COV) para tintas, selantes, adesivos e revestimentos. A gestão de resíduos segue diretrizes rigorosas, abrangendo reciclagem, reutilização e compostagem. 

Essas ações são reconhecidas por diversas certificações. Nos últimos cinco anos, a incorporadora obteve três empreendimentos certificados com o selo GBC, conquistou a certificação ISO 37001 pelo sistema de gestão antissuborno e possui sete projetos em processo de certificação, incluindo o primeiro do Brasil com a Active Score — selo internacional concedido a empreendimentos que promovem mobilidade ativa, reduzem emissões de carbono e incentivam meios de transporte sustentáveis. Com a compensação integral das emissões de carbono de seus empreendimentos, a GT Building consolida-se como referência em sustentabilidade no setor. 

Sobre a GT Building  

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com climatechs e organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.

Shopping Palladium Curitiba apresenta Arena Pulorama com diversas atrações para as crianças

0

Espaço com tobogãs, cama elástica, piscina de espumas e tirolesa estimulam o movimento e a diversão

Adrenalina, emoção, mergulhos na piscina de espumas, giros e muitas aventuras aguardam crianças e adolescentes no Shopping Palladium Curitiba. Em um ambiente colorido e vibrante, a Arena Pulorama traz ainda mais diversão para os clientes do empreendimento, até 31 de maio.

Projetada para proporcionar momentos de pura empolgação, a atração conta com brinquedos que garantem experiências cheias de aventura. A descida pelo tubo de rede desafia as crianças a testarem suas habilidades em um percurso suspenso. As tradicionais camas elásticas permitem saltos em diferentes alturas, tornando a brincadeira ainda mais emocionante. Os pêndulos com bolas e redes proporcionam um balanço diferenciado e uma experiência única. Já a tirolesa adiciona adrenalina ao percurso de 9 metros, finalizado com um mergulho suave na piscina de espumas. “Com sua imponência e cores vibrantes, o Pulorama se destaca como uma grande atração para o público infantil, garantindo momentos de emoção, diversão e alegria para toda a família”, afirma a gerente de Marketing do Palladium Curitiba, Cida Oliveira.

A atração é destinada a crianças com altura a partir de 90 cm e até 17 anos.  Para os menores de 90cm até 120 cm, é necessário o acompanhamento de um responsável maior de idade, que terá entrada gratuita ao evento. Acima dessa altura, os participantes podem entrar sozinhos, desde que o responsável permaneça no entorno do evento. Ao acessar a estrutura, crianças e adolescentes podem escolher entre três caminhos para iniciar a aventura: um tobogã no primeiro nível, um tobogã espiral fechado no segundo nível ou um tubo de cordas, que desafia os mais corajosos a chegarem ao topo.

Serviço

Arena Pulorama

Local: Piso L1 | Shopping Palladium Curitiba – Av. Pres. Kennedy, 4121, Portão

Datas: 9 de março a 31 de maio

Horários de funcionamento:

  • Segunda a sexta: 11h às 23h
  • Sábados: 10h às 22h
  • Domingos e feriados: 13h às 21h

Valor: R$ 50,00 para 30 minutos

Mais informações: https://palladiumcuritiba.com.br/

Sobre o Palladium Curitiba

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. É considerado o centro de compras com maior mix do sul do país, com 154 mil m² de área construída, distribuídos em três pisos. O shopping recebe uma média de 1,5 milhão de visitantes, todos os meses, oferecendo um mix de cerca de 350 lojas, praça de alimentação com mais de 25 opções de fast-food, Boulevard com oito restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – com a maior tela do Brasil. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping – que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: palladiumcuritiba.com.br.

Curitiba ganha exposição fotográfica de Daniel Castellano em homenagem aos 332 anos da cidade

0

Mostra gratuita de um dos principais nomes da fotografia brasileira é sediada no NH Curitiba The Five e reúne imagens inéditas da capital paranaense

Reconhecido como o poeta dos cenários curitibanos, Daniel Castellano se destaca por registrar o cotidiano urbano com fotografias inspiradoras e ângulos geométricos inesperados. Para homenagear os 332 anos da capital paranaense, o fotógrafo, em parceria com o NH Curitiba The Five, promove uma nova exposição com 15 imagens que retratam diferentes perspectivas da cidade.

A mostra celebra o aniversário de Curitiba, comemorado em 29 de março. “A proposta da exposição é revelar uma cidade viva e pulsante, do calçadão da Rua XV de Novembro aos detalhes das festas étnicas promovidas pelos imigrantes que ajudaram a construir a identidade  da capital. É uma seleção fotográfica dos últimos 10 anos, ilustrando a evolução da cidade”, explica Castellano. As imagens foram captadas ao longo dos anos pelo fotógrafo, reconhecido por seu olhar sensível sobre Curitiba. Entre 2017 e 2024, ele integrou a equipe de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba, documentando obras e eventos institucionais, o que contribuiu para a formação de um extenso acervo. Com atenção especial ao cotidiano, suas fotos registram cenas espontâneas, como crianças brincando, pessoas contemplativas e momentos sutis de interação nas praças e ruas da cidade.

“Oferecer acesso livre à arte é uma excelente oportunidade para enriquecer o dia de quem passa pelo nosso hotel, sejam colaboradores, hóspedes ou frequentadores do complexo. É gratificante abrir espaço para artistas locais, como Castellano. Suas fotografias são inspiradoras e únicas”, destaca o diretor do NH Curitiba The Five, Antonio de Albuquerque. 

A exposição ficará em exibição até 11 de abril no lobby do hotel. As obras também estarão disponíveis para compra. 

Serviço:

Exposição – Daniel Castellano

Local: NH Curitiba The Five — Rua Nunes Machado, 68 – Batel | Curitiba/PR

Datas: de 28/03 a 11/04

Valor: entrada gratuita

Mais informações: @nhhotelsbrasil ou www.nh-hoteles.pt/ 

SOBRE NH HOTELS

NH Hotels é a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotéis modernos e singulares em localizações perfeitas na Europa e na América Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel é cuidadosamente projetado para oferecer uma experiência confiável que sempre atenderá às expectativas dos hóspedes. Seu estilo descontraído, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa. Quer os viajantes visitem os NH Hotels a negócios ou a lazer, esses hotéis oferecem a seus hóspedes um serviço caloroso e excelente para garantir uma estada perfeita e prática, com uma boa relação custo-benefício. Eles estão prontos para atender adequadamente às necessidades dos hóspedes, felizes em ir além, para que as estadas dos hóspedes sejam sempre um prazer.