Home Blog

Vinhos tintos brasileiros conquistam medalha de ouro no Vinalies 2025

0

Os vinhos Don Costantino e Enigma, ambos blends da Bodega Costantini, foram premiados com medalha de ouro no Vinalies 2025, realizado em Cannes, França. A competição, uma das mais prestigiadas do mundo, contou com a participação de mais de 2 mil rótulos de 36 países, destacando-se pela rigorosa avaliação em degustações às cegas conduzidas por renomados conhecedores internacionais.

“A conquista reafirma a excelência da produção vinícola brasileira, que tem ganhado espaço e reconhecimento no cenário mundial”, comenta o diretor da vinícola, Alessandro Costantini. Para ele, o resultado coroa um trabalho de dedicação e paixão pela viticultura. “A premiação nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a qualidade e a autenticidade. Em menos de um ano no mercado, alcançar esse reconhecimento internacional é a prova de que nossa proposta enológica está no caminho certo”, conclui.

Raízes argentinas em solo brasileiro

Elaborados com uvas cultivadas no vinhedo Costantini, localizado em Porto Amazonas, Brasil, os vinhos refletem a tradição da família, com raízes na Cordilheira dos Andes, na região argentina de Angaco. A fusão das tradições argentinas com o terroir brasileiro deu origem a rótulos de grande personalidade e expressão, que já vêm conquistando enófilos exigentes.

Enigma: o mistério em taça

O Enigma é um blend surpreendente, que combina as uvas Syrah, Tannat, Cabernet Sauvignon, Malbec e Bonarda, trazendo um perfil aromático rico e intrigante. Com teor alcoólico de 13,5%, amadureceu dois anos em garrafa e possui potencial de guarda de cinco anos. Sua coloração rubi de média profundidade, tem aroma de frutas vermelhas, doce de leite, café, leve toque de envelhecimento. Seu paladar é equilibrado, médio corpo, taninos macios, boa acidez e persistência. Com uma temperatura ideal de serviço entre 16°C e 18°C e decantação de 30 minutos, o Enigma revela camadas de sabor que se destacam pela sofisticação e equilíbrio.

Don Costantino: tradição e intensidade

O Don Costantino traz um blend composto por Syrah, Tannat e Cabernet Sauvignon, refletindo o estilo encorpado e elegante da vinícola. Com 13,5% de teor alcoólico, também amadureceu dois anos em garrafa e tem o mesmo potencial de guarda de cinco anos. Com coloração rubi de média profundidade e aroma de frutas vermelhas, chocolate meio amargo, couro, tabaco, café e um toque de mineralidade, traz excelente complexidade. O paladar é equilibrado, complexo, bom corpo, boa acidez e taninos marcantes, com final médio a longo.

Vinhos premiados e futuros promissores

Os vinhos Don Costantino e Enigma como também representam a união da cultura vinícola argentina com a paixão pela inovação no Brasil. A premiação no Vinalies 2025 consolida o nome da Bodega Costantini no mercado internacional e abre caminho para novas conquistas. Para os apreciadores de vinhos únicos e premiados, os blends Don Costantino e Enigma são uma experiência sensorial que transcende fronteiras e reafirma o talento da viticultura brasileira.

“Desmonte” estreia em Curitiba e expõe aridez das relações humanas

Dramaturgia faz referência a Vidas Secas e marca retorno de Regina Vogue aos palcos

A atriz Regina Vogue está de volta à cena teatral curitibana com “Desmonte” depois de muitos anos sem apresentar uma peça adulta na capital junto com parceiros de elenco. Nesta montagem, ela divide o palco com os atores Cicero Lira e Edson Rocha. Com texto e direção de Cleide Piasecki, o espetáculo estreia em 09 de abril no Teatro José Maria Santos, às 20h30, e faz temporada até 20 de abril, com entrada gratuita.

O convite para atuar no novo projeto foi feito pelo ator e produtor Cicero Lira, da CL Produções. “Eu sempre quis trabalhar com a Regina, pois tenho muita admiração por seu trabalho e por tudo que ela representa. Sua contribuição como produtora para a cena cultural curitibana é gigante. E como atriz, é uma profissional incrível. Sua potência e magnetismo em cena são contagiantes”.

“Participar deste projeto está sendo maravilhoso”, destaca Regina Vogue. A atriz diz que na peça interpreta três personagens. “Faço uma avó bem poética, uma santa de procissão e a Gadelha, uma mulher que tem clarividência e que vive dando golpe nos outros e propagando – aos quatro ventos – que o Apocalipse está a caminho. É a primeira vez que sou dirigida por Cleide Piasecki e estou adorando. E não tenho dúvida que, além de se emocionar, as pessoas vão se divertir e muito”.

Para Lira, o público vai se envolver com o universo da peça que discute temas importantes como a finitude da vida, perdas e reencontros e de como a arte, essencialmente o teatro, constrói narrativas que expõem mazelas, desejos, medos e sonhos. “O universo de Graciliano Ramos perpassa a peça, mas a dramaturgia também flerta com outros autores como Cervantes, por exemplo”.

O teatro e o humano

Desmonte conta a história do Antônio, um artista que está em crise e – no limiar entre a vida e a morte – ele reencontra pessoas que marcaram sua trajetória durante a infância pobre no interior do nordeste como a avó – contadora de histórias – e o pai que o abandonou quando ele nasceu após a morte da mãe. O texto também se baseia na peça digital Que Absurdo! escrita e dirigida por Lira (que neste novo projeto interpreta o personagem/artista). A peça online Que Absurdo!  foi lançada no Youtube em 2020 durante o período de isolamento com a pandemia do COVID-19.

A dramaturgia, desenvolvida por Piasecki em “Desmonte”, incluiu novos personagens à trama e transita entre o trágico e o cômico. “A peça retrata as reflexões de um artista, mostra seu olhar sobre a arte e as escolhas que fez para continuar na profissão. E suas histórias, memórias, lacunas, desejos e perdas vão se misturando com outros personagens da literatura e do teatro”, afirma Cleide Piasecki.

Cleide comenta ainda que a dramaturgia do espetáculo, ao revisitar autores consagrados da literatura, tem o objetivo de mostrar o que é essencialmente humano. “A atmosfera de Vidas Secas retrata a busca do homem por sua sobrevivência. Os personagens de “Desmonte” carregam essa aridez internamente, mas também há leveza e afetos”.

Segundo o ator Edson Rocha, “Desmonte” o cativou pela temática que é muito atual. “É um universo que retrata a vida dura de muitas pessoas que ainda hoje vivem à margem em várias regiões do país e que são excluídas da sociedade, passam por dificuldades, mas não desistem nunca. Um dos meus personagens representa muito bem essa realidade e ele tenta diminuir essa carga e achar um caminho melhor”.

Contrapartida Social

Integra o projeto “Desmonte”, a realização da oficina de Contrapartida Social “O uso da voz e o lugar de fala para atores e não atores”, ministrada pela fonoaudióloga Doris Beraldo. A oficina está prevista para ocorrer em maio em quatro Regionais de Curitiba e terá quatro encontros, com duração de quatro horas cada. O público estimado são estudantes e interessados. As inscrições serão gratuitas e devem ser divulgadas no início do próximo mês pelas Redes Sociais da produtora CL Produções.

Durante a oficina, Doris abordará a importância do uso da voz e da Comunicação como competência fundamental nas relações pessoais e profissionais. Entre os temas da oficina estão: Comunicação Eficaz, Comunicação Verbal e não Verbal, Escuta Ativa e Comunicação Não-Violenta. “O objetivo é contribuir para a formação dos participantes e que eles possam sentir-se mais preparados e seguros em sua trajetória pessoal e profissional”, explica a fonoaudióloga.

Ficha Técnica “Desmonte”


Texto/Direção: Cleide Piasecki
Elenco: Regina Vogue, Cicero Lira e Edson Rocha
Figuração/Contrarregra: Al Rebonatto

Cenografia: Guenia Lemos

Figurino e Adereços: Eduardo Giacomini
Iluminação: Clever D’Freitas
Sonoplastia/Composição trilhas: Harry Crowl
Caracterização/Maquiagem: Marcelino de Miranda

Identidade Visual: Mia Fontoura
Ilustrações Cine Fósforo: André Coelho
Sonorização: Lucas Martelli
Operadora de Sonoplastia: Maria Maier
Operadora de Iluminação: Jessyca Arbaiter

Cenotécnico: Vilson Kurz
Costura Figurinos: Marino Ferrara e
Rose Mathias
Pinturas Figurinos: Olga Nenevê

Produção: Amanda Reflete
Estagiários: Kaio Sadaki e Gabriel Fornazari

Ministrante Oficina Contrapartida Social: Doris Beraldo
Tradução e interpretação para Libras: Talita Grünhagen – Taepé Libras e Cultura
Assessoria de Imprensa/Redes Sociais: CL Produções
Fotos: Chico Nogueira

Coord. Projeto/Dir. de Produção: Cicero Lira

Este Projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço:

Peça: Desmonte

Data:  09 a 20 de abril

Local: Teatro José Maria Santos

Horário: 20h30 (quarta a sábado), com sessões extras às 18h, e aos domingos às 19h

Classificação Etária: 12 anos

ENTRADA GRATUITA*

*Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo na bilheteria do Teatro José Maria Santos

(Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco – Fone: 41- 3322 7150)

SESSÕES COM INTERPRETAÇÃO PARA LIBRAS:

11/04 (sexta-feira) – 20h30 – 13/04 (domingo) – 19h – 19/04 (sábado) – 20h30 – 20/04 (domingo) – 19h

Contato Imprensa: Cicero Lira – Jornalista/ator/produtor – (41) 99971 3926 – cicerolira@gmail.com

Nova atração na Abaré: Parquinho para os pequenos, tradição para a família!

0

A Abaré Pizzarias inaugura um parquinho em Santa Felicidade, garantindo diversão para as crianças e tranquilidade para os pais

Pensando no afeto que vem da família, a Abaré Pizzarias inaugura um parquinho, localizado na unidade onde mora o coração da tradição gastronômica de Curitiba: Santa Felicidade. Afinal de contas, comer pizza deve ser uma experiência divertida para todo mundo, até para os pequenos. 

O público infantil pode, agora, não só aproveitar os sabores que mais gostam (seja salgado, ou doce), mas tem a chance de brincar muito e fazer novos amigos. Já os pais contam com a oportunidade de desfrutar de boa comida e da companhia um do outro, com a segurança de que seus filhos estarão felizes e bem pertinho. Venha conhecer! De domingo à quinta, das 17:30 às 23:00; sexta e sábado, das 17:30 às 23:30. 

Empresa: Abaré Pizzarias

Fabio Uwabe

Diretor Executivo

41 99114-4448

@abareoficial

marketing@grupoabare.com.br

www.pizzariaabare.com.br

Venda de imóveis usados avança em Curitiba; VUSO é o maior dos últimos quatro meses

0

Mercado mantém aquecimento em fevereiro, mesmo com mês mais curto e desafios econômicos

O mercado imobiliário de Curitiba segue aquecido, e os números mais recentes do setor apontam avanço em todas as áreas. Em fevereiro, a Venda de Usados Sobre a Oferta (VUSO) atingiu 4,6%, a maior taxa dos últimos quatro meses para os imóveis residenciais. No segmento comercial, a alta foi ainda mais expressiva, passando de 0,6% em janeiro para 1,9%, no mês seguinte. 

O estudo, divulgado pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sindicato da Habitação e Condomínio do Paraná (Secovi-PR), também aponta aumento na quantidade de guias do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) pagas ao município. Em fevereiro, foram 3.481 guias quitadas, crescimento de 7,2% em relação a janeiro e de 10% na comparação com o mesmo mês de 2024. O montante arrecadado também subiu, chegando a R$ 46.104.509 (aumento de 14,24% em relação a fevereiro do ano passado). 

“Mesmo sendo um mês mais curto, por conta do feriado, fevereiro manteve a alta no mercado de vendas, indo na contramão da economia”, lembra Luciano Tomazini, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR. “As pessoas têm visto o imóvel como um projeto voltado à qualidade de vida e como uma forma de preservação do patrimônio. Nesse sentido, o imóvel representa segurança”, acrescenta Ilso José Gonçalves, diretor do Secovi-PR.

Entre os tipos de imóveis específicos mais vendidos em fevereiro, destacam-se as residências de alvenaria com dois dormitórios, que tiveram 4,9% de suas unidades disponíveis negociadas – aumento de 2,4 pontos porcentuais (p.p) no comparativo com janeiro. As casas (2,1%) e os sobrados (4%) em condomínios fechados também atraíram mais compradores, registrando crescimento de 0,4 p.p e de 1,9 p.p no VUSO dessas respectivas tipologias no mesmo período. 

Bairros mais procurados

O Centro manteve a liderança entre os bairros mais buscados, concentrando 8,5% das negociações. Na sequência, aparecem Portão (5,4%) e Boqueirão (4,5%). Água Verde e Batel compartilham a quarta posição entre as preferências dos compradores, ambos com 4%, seguidos de Campo Comprido (3,6%), Bairro Alto, CIC e Sítio Cercado (3,1% cada).    

Marky Ramone traz Tour Blitzkrieg 2025 para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba

0

Eterno baterista dos Ramones apresenta os clássicos da banda precursora do punk rock no dia 1º de abril com apresentação comemorativa

No melhor estilo “Hey ho, let’s go!”, Marky Ramone, lendário baterista dos Ramones, desembarca em Curitiba no dia 1º de abril com a Tour Blitzkrieg 2025. O show faz parte das comemorações de 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba e promete uma noite memorável repleta de clássicos do punk rock.

Devido à grande procura, a apresentação acontece na Tork ‘n Roll, parceira do Hard Rock Cafe, com capacidade para 2 mil pessoas, a partir das 19h. O público poderá reviver a energia visceral dos Ramones com um setlist recheado de hinos que marcaram gerações, como “Pet Sematary”, “I Wanna Be Sedated”, “Blitzkrieg Bop”, “Sheena Is a Punk Rocker”, entre outros.

O evento integra a programação especial de aniversário do Hard Rock Curitiba, que ao longo do ano apoia mais de 30 shows internacionais em diferentes palcos da cidade. Além do show, Marky Ramone será homenageado na tarde do dia 1º de abril com uma menção honrosa concedida pela capital, reconhecida oficialmente como a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil”. A cerimônia será realizada no Hard Rock Cafe Curitiba, em um evento fechado para a imprensa.

Marky Ramone e o legado do punk rock

Antes de se tornar baterista dos Ramones em 1978, substituindo Tommy Ramone, Marky já havia integrado bandas como Dust, Estus e Richard Hell and The Voidoids. Ele permaneceu no grupo até sua dissolução em 1996, com uma breve pausa por questões de saúde.

Após o fim dos Ramones, seguiu ativo na cena musical, formando a Marky Ramone and The Intruders e, posteriormente, levando o legado punk mundo afora com a banda Marky Ramone’s Blitzkrieg. Com essa turnê que já deu a volta ao mundo inúmeras vezes, mantém viva a essência dos Ramones, levando seus sucessos às novas gerações.

A Tour passa também por Brasília (3/4), Belo Horizonte (4/4), São Paulo (5/4) e Suzano (6/4). Os ingressos estão disponíveis no site da produtora ZEROFIVE, com valores entre R$ 145,00 e R$ 480,00, variando conforme o setor e lote.

Serviço

Show Marky Ramone – Tour Blitzkrieg 2025

Abertura: School Of Rock Band e Roberta Louise

Data: 1° de abril

Horário: a partir das 19h
Local: Tork’n Roll – Av. Mal. Floriano Peixoto, 1695
Valores: R$ 145,00 a R$ 480,00

Ingressos e mais informações: https://www.zerofive.com.br/

Serviço

Show Marky Ramone – Tour Blitzkrieg 2025

Abertura: School Of Rock Band e Roberta Louise

Data: 1° de abril
Local: Tork’n Roll – Av. Mal. Floriano Peixoto, 1695
Valores: R$ 145,00 a R$ 480,00

Ingressos e mais informações: https://www.zerofive.com.br/ 

SOBRE O HARD ROCK CAFE CURITIBA

Inaugurado em 2015, o Hard Rock Cafe Curitiba realiza em torno de 1.460 shows anuais. Instalada no bairro do Batel e com capacidade para receber simultaneamente 1.000 pessoas, a maior unidade da marca no Brasil já recebeu mais de 3 milhões de clientes desde sua abertura. O empreendimento conta com áreas para atender a vários formatos de eventos (corporativos e sociais), além de uma das lojas mais completas do Hard Rock. Mais informações: www.hardrockcafe.com/location/curitiba/.

Curso Alpha em Curitiba: 14 Encontros Sobre Fé, Propósito e Reflexões de Vida

A partir de 1º de abril, Curitiba recebe a mais nova edição do Curso Alpha, um evento gratuito e inclusivo que propõe aos participantes refletirem sobre questões essenciais da vida, como o sentido da existência, a relação com Deus e quem é Jesus. O curso, que contará com 14 encontros semanais, ocorrerá sempre às 19h30 no Auditório do Colégio Martinus. As inscrições já estão abertas.

Trazido da Inglaterra para o Brasil por um grupo de voluntários, o Alpha busca promover um espaço seguro e aberto para diálogos profundos, sem qualquer compromisso religioso ou acepção de pessoas. Sandro Bier, um dos responsáveis pela organização do curso no Brasil, explica a proposta do evento: “Nosso objetivo é criar um ambiente onde qualquer pessoa possa refletir, questionar e compartilhar suas ideias sem julgamentos. O Alpha é para todos, independentemente de crença ou histórico religioso”, destaca.

Durante os 14 encontros, os participantes terão a oportunidade de discutir temas atemporais, como “Como Posso Ter Fé?”, “Como Posso Aproveitar ao Máximo o Resto da Minha Vida?” e “Deus Ainda Cura Hoje?”. Um dos momentos mais aguardados do curso é o “Passa Dia”, um encontro imersivo para explorar o papel do Espírito Santo e sua atuação na vida das pessoas.

A partilha das refeições também é um ponto central da experiência do Curso Alpha. Para Guita Grocoske, voluntária e responsável pela cozinha, a comida tem um papel fundamental na criação de um ambiente acolhedor: “Fazer parte da equipe da cozinha é minha maneira de acolher. A refeição cria um espaço descontraído e facilita conexões verdadeiras entre os participantes. Estou no Alpha desde a primeira edição e sempre na cozinha. Me sinto muito feliz e também com uma grande responsabilidade, pois a comida ajuda no processo – com barriga vazia, tudo fica mais difícil”, conta, com entusiasmo.

Outro ponto importante do Alpha é que o curso não exige nenhuma vinculação religiosa dos participantes. Paulo Eduardo Sell, um dos organizadores do evento, enfatiza a essência inclusiva do curso: “Queremos reunir pessoas das mais diferentes culturas e perspectivas para refletirem juntas sobre questões essenciais da vida. O Alpha é um convite para refletir, compartilhar e construir novas conexões.”

Além da versão para adultos, o Alpha também oferece versões para Kids e Adolescentes, que acontecem simultaneamente no mesmo local e horário.

Serviço:
• Data de Início: 1º de abril (14 encontros semanais)
• Horário: 19h30 (pontualmente)
• Local: Auditório do Colégio Martinus (Rua Carlos Cavalcanti, nº 999, Curitiba)
• Inscrições: https://forms.gle/ygre3Y4MaR7gzNoe7

Vicenza Cidadania, há 3 anos unindo origens

0

Hoje, a Vicenza conta com sócios que trazem diferentes vivências e um objetivo em comum: valorizar a história por trás de cada família

No dia 30 de Março a Vicenza Cidadania comemora mais um ano de sucesso no reconhecimento da cidadania italiana. Fundada oficialmente em 2022, a empresa surgiu de um desejo comum de atender brasileiros interessados em reconectar-se com suas origens no norte da Itália. O nome “Vicenza” veio de uma seleção inspirada em cidades italianas, e a escolha do azul na identidade visual, fugindo ao verde e vermelho tradicionais, reforçou a sofisticação buscada pela equipe. A advogada e sócia-fundadora Isabella Siqueira destaca que cada etapa do projeto, desde as conversas iniciais até a formalização, foi norteada pelos pilares de organização, transparência e excelência.

Hoje, a Vicenza conta com sócios que trazem diferentes vivências e um objetivo em comum: valorizar a história por trás de cada família tanto quanto a da própria empresa. Com serviços que vão da busca de certidões à tradução de documentos, o foco permanece em oferecer um suporte responsável e eficaz a quem deseja retomar os laços com a Itália. Assim, a Vicenza Cidadania celebra mais um ano de conquistas, reafirmando sua missão de transformar sonhos em realidade.

Serviço: Vicenza
Isabella Siqueira
Especialista em Cidadania Italiana
+55 41 99278-2090
@vicenzacidadania
contato@vicenzacidadania.com.br
https://vicenzacidadania.com.br/
R. Padre Anchieta, 2050 – Bigorrilho, Curitiba – PR

Do luto à integração: Como a morte pode unir uma nação

0

Como os serviços funerários no apoio emocional e na união social durante o luto

O dia 31 de março celebra a Integração Nacional, a união e harmonia entre as diversas regiões do Brasil. Sabe-se que uma nação é formada pela cooperação entre as diferentes culturas e cidadãos que a constituem, e essa solidariedade não se limita apenas a grandes feitos, mas também se estende às batalhas cotidianas e delicadas, como o luto pela partida de uma pessoa querida. 

Os serviços funerários ocupam um papel importante, nesse contexto. Segundo André Leão, representante do cemitério Jardim da Saudade, é fundamental que a família que vivencia o luto seja consolada e a integração da comunidade para atingir esse fim é muito importante. Bons serviços funerários devem poder proporcionar isso. “Todos, independente da sua localidade ou situação social, precisam que seja assegurada a passagem por esse momento com respeito, dignidade e empatia”, afirma André.

A morte provoca, simultaneamente, separação e união. Separação daquele que parte, união daqueles que o amaram. Nações foram comovidas pelo falecimento de pessoas que se destacaram durante a sua trajetória na Terra. De acordo com a CNN Sports, no dia primeiro de maio de 1994, aproximadamente duas milhões de pessoas acompanharam as solenidades a Ayrton Senna, e cerca de 2 mil jornalistas foram credenciados para que o povo brasileiro, onde quer que estivesse, pudesse se despedir do ídolo. 

“No Dia da Integração Nacional, podemos pensar sobre o papel das empresas funerárias, que transcende a simples prestação de um serviço: elas trabalham para estreitar os laços comunitários, prover acolhimento e apoio emocional aos enlutados”, declara André. Os que se foram ainda podem ter um belo lugar na Terra, assim como Ayrton Senna continua a ter na memória do povo brasileiro, por meio de uma rede de apoio em vida ou morte, que faz da saudade um motivo para a união.

Serviço: Jardim da Saudade 

André Leão – Representante do Jardim da Saudade 

0800 007 0001

Redes Sociais: @grupojardimdasaudade

Cemitério Jardim da Saudade, Rua João Bettega, 999.  Portão, Curitiba – PR.

Síndrome do pescoço de texto: uso do celular pode adicionar até 27 kg na coluna

0

Aquela sensação de que o peso do mundo está nas costas, mesmo durante os momentos de relaxamento, pode ter uma explicação. A síndrome do pescoço de texto, tradução livre para o termo em inglês “text neck syndrome”, é uma sobrecarga nas articulações da coluna vertebral e nos músculos da região cervical, causada, normalmente, pela inclinação constante do pescoço ao mexer no celular ou outros aparelhos eletrônicos.

A má postura ao usar esses aparelhos pode adicionar até 27 kg de peso na coluna. Essa sobrecarga pode causar desde dores nos ombros e pescoço até hérnia de disco. “Além disso, a carga extra pode causar dores na região superior das costas, dor de cabeça, sensação de cansaço e redução da mobilidade do pescoço, quando a pessoa passa a sentir dificuldade de realizar movimentos com a cabeça e pescoço”, explica a professora do curso de Fisioterapia da Universidade Positivo, Christina Cepeda.

A especialista explica que, se não forem tratados, esses problemas físicos podem levar a condições mais graves a longo prazo, principalmente nos discos vertebrais e na coluna cervical. “Essa condição causa problemas de postura corporal e dores crônicas no pescoço e nos ombros, levando a uma redução da qualidade de vida e interferindo no bem-estar do paciente”, revela Christina.

Além das dores crônicas no pescoço e ombros, é fundamental ficar atento a outros sintomas, como sensação de formigamento, dormência ou fraqueza nos braços ou mãos, dificuldade para movimentar o pescoço e dor que irradia para os braços ou costas. “Se algum desses sintomas for persistente por várias horas ou dias, pode ser sinal de algum problema mais grave na coluna”, ressalta.

Como evitar o problema?

Para corrigir a postura durante o uso do celular e outros eletrônicos e evitar os impactos negativos, Christina recomenda manter a cabeça erguida e o pescoço reto, sempre colocar o dispositivo móvel em uma altura confortável para evitar a inclinação da cabeça para baixo e fazer pausas regulares para alongar o pescoço e os ombros. “Caso o desconforto permaneça mesmo com esses cuidados, consulte um fisioterapeuta ou ortopedista para detectar e resolver o problema antes que se torne algo mais sério”, finaliza.

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física da UP e coordenador técnico da UPX Sports, Zair Candido, é muito importante trabalhar o back line, ou seja, os músculos que fazem a sustentação do corpo. Eles incluem músculos da face, a plantar (sola do pé), o tendão de aquiles, músculos da barriga da perna, posteriores da coxa, quadril, dorsais e intercostais. “Se você tiver uma saúde muscular bacana nessa back line, você vai ter uma qualidade de vida melhor”, aconselha.

Assim, alguns exercícios podem ajudar a mitigar o problema, como ensina o professor:

“Sentado e com a coluna vertebral reta, aproxime o queixo do ombro direito lateralmente, segure por 20 segundos, volte devagar para o centro e, em seguida, aproxime o queixo do ombro direito, segurando por mais 20 segundos. Ainda sentado, faça uma flexão do pescoço, colocando as duas mãos na nuca e segurando para a frente durante 20 segundos. Depois, faça uma hiperextensão da cervical, puxando, elevando o queixo para cima e segurando por 20 segundos. Finalize com circundações da cabeça para os dois lados, o que ajuda a trabalhar a cervical.”

Em seguida, trabalhe a torácica. “Estique os dois braços para cima e procure manter a postura ereta por 20 segundos. Ainda com as mãos esticadas acima da cabeça, e sempre mantendo a coluna reta, faça uma inclinação para a direita e a esquerda, segurando por 20 segundos em cada uma delas. Faça, ainda, uma flexão de tronco para a frente, flexionando um pouquinho os joelhos. Tente fazer um ângulo de 90 graus do quadril e deixar o tronco paralelo com o solo e segure, com os braços esticados, por mais 20 segundos.” Esses são pequenos exercícios básicos para alongar os músculos, mesmo depois de muitas horas no celular ou computador. No entanto, Candido lembra a importância do acompanhamento de um profissional de educação física para manter o corpo em movimento. “É sempre fundamental praticar atividades físicas regularmente e não apenas exercícios básicos de alongamento. É esse movimento frequente que vai realmente ajudar a evitar dores e outros problemas mais graves”, complementa.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Cibersegurança e engenharia de dados: conheça profissões com emprego praticamente garantido no Brasil

0

Se, por um lado, a busca por emprego pode ser complexa e demorada, por outro, muitas empresas têm encontrado dificuldades para preencher vagas. A mão de obra especializada em áreas como cibersegurança e engenharia de dados é escassa e bastante disputada.

De acordo com a pesquisa “Escassez de Talentos 2025”, realizada pela Manpower Group, 81% das empresas brasileiras enfrentam obstáculos para contratar profissionais qualificados. O estudo ouviu mais de 40 mil companhias em 42 países e posiciona o Brasil entre os primeiros colocados no ranking de países com maior escassez de talentos. No setor de Tecnologia da Informação, o cenário é ainda mais crítico: 84% das organizações relatam carência de profissionais aptos.

Para o coordenador da Escola de Tecnologia da Informação da Universidade Positivo (UP), Kristian Capeline, áreas como cibersegurança e engenharia de dados estão em evidência devido à acelerada transformação digital das empresas. “Com o crescimento do uso da inteligência artificial e da computação em nuvem, proteger dados sensíveis e garantir a integridade dos sistemas tornou-se prioridade”, explica. Por isso, cursos voltados à formação nesses campos apresentam altos índices de empregabilidade. “A partir do segundo semestre, 92% dos alunos da Escola de Tecnologia da Informação da Universidade Positivo já estão no mercado de trabalho”, relata.

Além disso, novas regulamentações de proteção de dados entraram em vigor em diferentes partes do mundo – como a LGPD, no Brasil, e a GDPR, na Europa. Isso aumenta a demanda por profissionais especializados para assegurar conformidade e evitar riscos de vazamento de informações. “Na engenharia de dados, a explosão do volume de informações geradas diariamente exige profissionais capacitados para operar ferramentas que organizem, estruturem e tornem esses dados utilizáveis na tomada de decisões estratégicas”, complementa.

Quanto ganham os profissionais de cibersegurança e engenharia de dados?

Impulsionada pelas regulamentações voltadas à segurança da informação, a área de cibersegurança oferece salários atrativos, que variam de R$ 5 mil a R$ 20 mil. No caso da engenharia de dados, a remuneração pode facilmente ultrapassar os R$ 13 mil. A variação depende do nível de especialização, do porte da empresa e dos planos de carreira.

Por que é tão difícil encontrar mão-de-obra qualificada nessas áreas?

“Profissionais capacitados são a linha de frente contra ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados. No contexto atual, no qual ransomwarephishing e vulnerabilidades em IA estão em ascensão, a falta de competências especializadas pode levar a respostas inadequadas, aumentando os impactos de ataques”, explica Fábio Mostafe, especialista em Segurança da Informação da Tecnobank. 

A empresa, que processa milhares de dados de contratos de financiamento de veículos em diversos estados, aposta na qualificação contínua e na contratação de profissionais especializados em segurança da informação, um dos pilares que a mantém na liderança no mercado. “Investir em formação constante e atrair talentos qualificados são passos essenciais para garantir a proteção de sistemas complexos, conduzir análises de vulnerabilidades e desenvolver políticas de segurança robustas. Em um cenário de escassez global de talentos, essa prioridade também fortalece a resiliência organizacional”, pontua Mostafe.

Capeline observa que a formação acadêmica tradicional, que geralmente leva pelo menos três anos, não acompanha a velocidade com que novas tecnologias surgem. Apesar dos bons salários, o mercado ainda atrai poucos candidatos. “Cibersegurança e engenharia de dados exigem conhecimento técnico avançado, que combina matemática, programação e domínio de infraestrutura de TI, entre outros. Esses fatores costumam afastar uma parcela significativa de possíveis estudantes”, esclarece.

O coordenador acrescenta que ainda se fala pouco sobre a grande quantidade de oportunidades disponíveis atualmente – e sobre a tendência de crescimento dessa demanda nos próximos anos. “Essas áreas exigem atualização constante, alto nível de autodidatismo e certificações específicas. Isso acaba gerando uma lacuna entre o que as empresas buscam e a disponibilidade de profissionais preparados”, justifica. 

Por onde começar?

Quem deseja ingressar em uma dessas áreas deve construir uma base sólida em tecnologia da informação, por meio de graduações como Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software ou Engenharia da Computação. Para cibersegurança, especificamente, é fundamental ter conhecimentos sobre redes de computadores, sistemas operacionais e linguagens de programação básicas. Certificações complementares à graduação também são valorizadas. Já a engenharia de dados exige o domínio de bancos de dados SQL e NoSQL, além de familiaridade com ferramentas de processamento como Apache Spark e Hadoop e linguagens como Python e SQL.

Como se destacar no mercado?

Segundo Capeline, além do conhecimento técnico, é essencial desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas complexos e aprendizagem contínua. “Soft skills como comunicação eficaz e trabalho em equipe são cada vez mais valorizadas, pois muitas soluções tecnológicas exigem colaboração entre diferentes áreas – e profissionais de TI com essas competências estão se tornando raros no mercado”, detalha. Outro diferencial é a vivência prática: participar de projetos reais, contribuir com comunidades open source ou enfrentar desafios técnicos demonstra um perfil mais atrativo para as empresas. Certificações reconhecidas também agregam valor ao currículo. Por fim, ter uma mentalidade voltada à inovação e curiosidade por novas tendências faz toda a diferença na construção de uma carreira de sucesso.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/