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Boticário MEN & NBA lançam linha de produtos masculinos

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Boticário MEN & NBA lançam linha de produtos masculinos, inaugurando a primeira colaboração da liga com uma marca de beleza do Brasil

A linha de edição limitada apresenta produtos multifuncionais com tecnologia power fresh, pensados especialmente para os apaixonados por basquete

O Boticário MEN, marca de cuidados masculinos do Boticário, une forças com a NBA, a National Basketball Association dos EUA, para uma colaboração em edição limitada. A parceria inédita apresenta uma linha de produtos multifuncionais e práticos, criados para aqueles que amam o esporte. Combinando alto desempenho e fragrâncias refrescantes, a coleção traz cinco itens que traduzem performance e autenticidade, incorporando a exclusiva tecnologia Power Fresh, que proporciona uma explosão de frescor contrastada com notas amadeiradas intensas.

De acordo com o Sponsorlink, estudo do IBOPE Repucom sobre os hábitos e comportamentos dos fãs de esportes no Brasil, o basquete está entre os esportes mais populares do país. O número de fãs da NBA atingiu 52,8 milhões, um crescimento de 16% nos últimos três anos (acima dos 45,4 milhões em 2021), segundo a pesquisa. Diante desse cenário, a colaboração entre Boticário e NBA transforma a paixão masculina pelo basquete em produtos, aproximando a marca desse público e ampliando sua atuação em nichos de mercado específicos.

Carolina Carrasco, Diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, explica que a iniciativa faz parte da expansão contínua da marca no mercado masculino. “Nosso compromisso é transformar MEN em uma referência no cuidado diário do homem, conectando-se com o que realmente importa para ele. Sabemos que os homens se identificam melhor com produtos que se alinham ao seu estilo de vida. Ao nos associarmos a uma liga esportiva que vai além das quadras e influencia cultura, moda e comportamento, reforçamos nossa presença no universo do entretenimento e oferecemos mais do que uma simples colaboração de produtos. Nosso objetivo é traduzir um estilo de vida, trazendo o universo do basquete para a rotina de autocuidado masculino.”

Roger Ahlgrimm, Diretor Sênior de Varejo e Licenciamento da NBA Brasil, celebra a parceria. “A NBA compartilha uma conexão profunda e autêntica com seus fãs – uma conexão que vai além do jogo e se estende ao dia a dia. Nossa colaboração com o Boticário reflete esse compromisso ao combinar a identidade dinâmica da NBA com produtos inovadores de autocuidado masculino. Essa parceria responde à crescente paixão de nossos fãs, criando novos pontos de contato que fortalecem seu relacionamento com a liga de maneira significativa e baseada no estilo de vida.”

A combinação de Belanis e Linalol garante um alto impacto sensorial, intensificando o frescor desde o primeiro contato com a pele. O MEN & NBA Desodorante Colônia 100ml abre com notas vibrantes de menta, maçã e grapefruit, evoluindo para um coração sofisticado de canela, pinho e zimbro, finalizando com uma base marcante de cashmere, patchouli, sândalo e musgo. O MEN & NBA Desodorante Antitranspirante Aerossol combina alantoína, bisabolol e vitamina E, oferecendo até 96 horas de proteção enquanto cuida e acalma a pele. O MEN & NBA Shower Gel 5 em 1 foi desenvolvido para limpeza profunda, controle da oleosidade e hidratação, com efeito refrescante potencializado pela tecnologia Power Fresh. Para quem busca uma sensação de pele renovada, o MEN & NBA Sabonete em Barra proporciona limpeza intensa e frescor duradouro, completando a experiência sensorial da coleção. Por fim, para manter os essenciais sempre organizados, a coleção inclui o MEN & NBA Necessaire, um acessório resistente e espaçoso, ideal para complementar a compra e auxiliar na rotina diária.

A linha Boticário MEN & NBA já está disponível nas lojas do Boticário em todo o Brasil, pelo e-commerce da marca e em seu aplicativo para Android e iOS. Os consumidores também podem fazer pedidos pelo WhatsApp no número 0800 744 0010 – oficial e seguro – para verificar a disponibilidade local. Além disso, é possível entrar em contato com um consultor da marca em encontre.boticario.com.br.
SERVIÇO

Desodorante colônia MEN & NBA 100ml – Preço: De R$179,90 Por R$144,90
Men & NBA é um diferencial para a marca pois equilibra o frescor grooming com nuances modernas somados a Tecnologia Power Fresh que dá um boost a mais na saída contrastando com o fundo amadeirado cremoso característico de Men.

Desodorante Antitranspirante Aerossol MEN & NBA 90g 150ml – Preço: De R$39,90 Por R$31,90
Combina um blend de Alantoína, Bisabolol e Vitamina E, que protege, acalma e cuida da pele. Com cápsulas ativas de fragrância entrega até 96h de proteção.

Shower Gel MEN & NBA 5 em 1, 205g – Preço: De R$44,90 Por R$35,90
Limpa, controla a oleosidade e mantém a hidratação natural da pele. Efeito refrescante com a Tecnologia Power Fresh.

Sabonete em Barra MEN & NBA, 2 X 90g – Preço: De R$27,90 Por: 21,90
Limpeza e sensação de pele renovada! Fragrância com Tecnologia Power Fresh, proporcionando uma explosão de frescor.


Necessaire MEN & NBA Poliéster – Preço: De R$69,90 Por: 55,90
Item prático para compor a rotina do homem. Acessório que complementa a cesta de compra. Material resistente e espaçoso. Medidas: 230x60x135mm

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.    

Fontes:     

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem; 

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Frederica Gelato aposta em tradição, frescor e criatividade

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Frederica Gelato aposta em tradição, frescor e criatividade

Com sabores autênticos, produção artesanal e atenção a cada detalhe, a Frederica Gelato chega a Curitiba como um novo destino para os apaixonados por gastronomia. A gelateria é comandada pela chef Danieli Rezende, também à frente do restaurante Piatto O Pastifício & Rotisseria, localizado ao lado. Juntos, os dois espaços oferecem uma experiência gastronômica completa — do almoço à sobremesa, com a mesma alma artesanal.

Na Frederica, todos os gelatos são produzidos diariamente, em pequenas quantidades, com ingredientes naturais, sem conservantes, sem gorduras hidrogenadas e com atenção total à textura e ao sabor. A proposta é unir tradição italiana, criatividade brasileira e técnica refinada para entregar algo genuinamente especial.

Uma paixão que virou propósito

Apaixonada por gastronomia, Danieli construiu sua trajetória à frente do Piatto, especializado em massas artesanais. Durante uma viagem à Itália, encantou-se com a tradição dos gelatos e decidiu se aprofundar no assunto, estudando em universidades e escolas especializadas na Europa e no Brasil. O resultado é uma abordagem própria, que valoriza frescor, equilíbrio e sabor verdadeiro.

“O gelato me conquistou porque une técnica, qualidade e sabor. Cada detalhe da produção é pensado para proporcionar uma experiência inesquecível, desde a escolha dos ingredientes até a textura final de cada colherada”, explica a chef.

Cardápio autoral com tradição e tecnologia

A Frederica Gelato apresenta um cardápio com 15 sabores, que transitam entre os clássicos italianos e criações autorais desenvolvidas com identidade própria. A proposta valoriza ingredientes brasileiros, memórias afetivas e combinações que surpreendem pelo equilíbrio e originalidade.

Todos os gelatos são produzidos com equipamentos italianos de última geração, que garantem controle preciso da temperatura, textura e cremosidade. A tecnologia, aliada ao preparo artesanal, assegura a consistência e a qualidade em cada etapa do processo — do primeiro ingrediente até a colher final.

Serviço:

Endereço: Rua José Nicco, 712 – Curitiba

Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h

Feira de Vinil no Shopping Crystal

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Feira de Vinil no Shopping Crystal acontece nos dias 5 e 6 de abril com mais de 5 mil títulos, discotecagem ao vivo e expositores de SC e PR

No próximo fim de semana, dias 5 e 6 de abril, o Shopping Crystal será palco de mais uma edição da Feira de Vinil, evento que vem se consolidando como um dos principais encontros para os amantes da música em formato analógico. A feira acontecerá na praça central do piso L2, reunindo expositores dos estados do Paraná e Santa Catarina, que oferecerão uma seleção de mais de 5 mil títulos em discos de vinil, abrangendo desde clássicos atemporais até raridades para colecionadores.

Além da vasta oferta de discos, os visitantes poderão desfrutar de discotecagem ao vivo, exclusivamente em vinil, criando uma atmosfera nostálgica e envolvente que remete aos tempos áureos da música analógica.

O mercado de vinil tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. Em 2024, as vendas físicas de música no Brasil registraram um aumento de 31,5%, alcançando níveis semelhantes aos de 2017. Desse total, o vinil representou 76,7% do faturamento, consolidando-se como o formato físico dominante no país. Esse ressurgimento reflete uma tendência global de valorização da experiência musical tangível e da qualidade sonora proporcionada pelos discos de vinil.

Para Marcos Rosa, proprietário da Rose Vinyl Records e um dos expositores confirmados, a feira é uma oportunidade única para conectar gerações por meio da música:

“A Feira de Vinil do Shopping Crystal é um ponto de encontro para quem valoriza a música em sua essência. A experiência de segurar um disco, admirar sua capa e ouvir o som puro da agulha tocando no vinil é algo que nenhum formato digital consegue reproduzir. A cada edição, vemos mais pessoas se encantando e trazendo essa paixão para suas vidas.”

Serviço:

O quê: Feira de Vinil no Shopping Crystal

Quando: Sábado (5/4): das 10h às 22h – Domingo (6/4): das 14h às 20h

Onde: Praça Central – Piso L2, em frente a Loja da Vivara

Endereço: R. Comendador Araújo, 731 – Batel, Curitiba – PR

Entrada: Gratuita

O Boticário expande portfólio com L’eau de Lily Blanche

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Pioneiro na construção de uma fragrância floral branco sofisticada¹ para a perfumaria nacional, o Boticário expande portfólio com L’eau de Lily Blanche

Marca reconhecida por trazer processos de produção, fórmulas e ingredientes únicos² traz o frescor floral das delicadas pétalas do Jasmim Air como a escolha ideal de perfumaria feminina para o dia a dia

Na vanguarda da inovação e do desenvolvimento de produtos que conectam lovers da marca, o Boticário apresenta lançamento de perfumaria feminina com L’eau de Lily Blanche. A novidade, que já está à venda em todo o Brasil e canais de vendas oficiais da marca mais amada pelos brasileiros³, apresenta a personalidade presente no DNA do buquê floral branco de Lily, em um contraste de frescor com cremosidade marcante e roupagem olfativa ideal para o dia.

Com alta fixação, o floral combina o brilho dos cítricos, como a mandarina, somada às notas frescas orvalhadas das flores transparentes, como a frésia. Esse frescor é contrastado com o floral branco do Jasmim Air colhido ao amanhecer, quando está com orvalho sob suas pétalas, exalando floralidade, acrescentando ao fundo a cremosidade do white musk com nuances ambaradas e reforçando a sofisticação das notas amadeiradas de cedro e musgo cristal.

Segundo Fernanda Marques, diretora da categoria de Perfumaria Feminina do Grupo Boticário, a submarca, que é reconhecida pelas consumidoras por possuir as fragrâncias mais sofisticadas⁴, apresenta uma solução olfativa que evoca a sensação refrescante do amanhecer – mantendo a qualidade e o DNA sofisticado. “Lily carrega o pioneirismo em sua trajetória por construir o floral branco na perfumaria Upper Premium nacional. Com L’eau de Lily Blanche, ampliamos ainda mais essa experiência. Criamos uma fragrância que traduz o frescor e a sofisticação de maneira especial, potencializando a nota de Jasmim Air como um convite às nossas consumidoras para que vivenciem essa assinatura olfativa tão emblemática e adorada no dia a dia”, afirma a executiva.

Histórico inovador: pioneiro na construção de um EDP floral branco e inovação em ingredientes únicos 

Lançada em 2006, Lily é a primeira marca de perfumaria feminina Upper Premium do Boticário e também pioneira em desenvolver um EDP floral branco no Brasil. Historicamente, a submarca resgatou e adaptou a técnica de “enfleurage” , processo milenar exclusivo de extração de óleos florais puros, adicionando elementos artesanais autênticos para o mercado brasileiro. “Envolvemos inovação e alquimia para extrair o óleo puro dos lírios, algo que compõe o portfólio de Lily, e que em seu lançamento não estava listado no International Cosmetic Ingredients Dictionary (CTFA), sendo um ingrediente inédito na área cosmética. Com base vegetal, esse processo carrega a potência pioneira da marca e encabeçou, à época, a missão de promover os florais brancos no olfato dos brasileiros”, aponta César Veiga, perfumista do Grupo Boticário.

O perfumista complementa que a família olfativa possuía desafios por ser marcante em excesso. Mas, com estudos aprofundados e adequações, o Boticário foi responsável não somente pelo pioneirismo na produção, como também na democratização do buquê floral branco em solo nacional, possibilitando, a partir disso, o desenvolvimento de novas experiências sensoriais aos consumidores.

“A democratização do floral branco no Brasil não apenas elevou a qualidade percebida nas fragrâncias de Lily, mas também estabeleceu novos padrões para o mercado brasileiro de perfumaria. Fomos pioneiros em estudos e aprimoramento das técnicas para promover tais padrões que exaltam a excelência da categoria. A chegada de L’eau de Lily Blanche, um floral que evidencia o frescor com cremosidade vibrante, é mais uma oportunidade cativante de envolver os apaixonados pelos lírios”, finaliza Veiga.

Em período promocional, até o dia 13 de abril , os itens da linha L’eau de Lily Blanche contarão com descontos de até 18% em todos os canais de vendas do Boticário: lojas físicas, e-commerce, aplicativo oficial (disponível nas versões Android e iOS), WhatsApp oficial (pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro) e revendedores disponíveis por todo o Brasil, que podem ser contatados pelo canal Boticário Encontre.

¹ Eau de Parfum floral branco, cremoso e luminoso.

² Fonte: Kantar Insights Brasil – Pesquisa Nacional – 2.400 entrevistas por ano/ 600 entrevistas por trimestre – Mulheres/ 18-60a/ Compradoras de perfumes femininos nos últimos 6 meses/ *Set competitivo de 15 marcas, sendo 14 marcas nacionais.

³ Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total Brasil, 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem.

⁴ 90% das consumidoras consideram a fragrância agradável ou muito agradável. Pesquisa realizada pelo Instituto Perception no ano de 2023.

Serviço:

L’eau de Lily Blanche Desodorante Colônia 75ml
Preço sugerido (16% off até 13 de abril): R$ 174,90
L’eau de Lily Blanche Desodorante Colônia traz a personalidade do floral branco de Lily em uma versão para o dia. Conheça o frescor floral das delicadas pétalas do Jasmim Air, que dançam no ar nas manhãs de verão, espalhando sua fragrância irresistível. Uma fragrância da perfumaria feminina fresca, sofisticada, única e marcante, com alta fixação, para viver a beleza mágica de cada dia. 

Body Spray Desodorante L’eau de Lily Blanche 100ml
Preço sugerido (18% off até 13 de abril): R$ 38,90
O Body Spray L’eau de Lily Blanche possui fragrância única e sofisticada de frescor para o dia. Benefícios deste body spray Lily: indicado para uso nas axilas e no corpo; mesma fragrância de L’eau de Lily Blanche; perfuma enquanto protege.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce.

Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

Fontes: 

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total Brasil, 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem.

**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

XVII Convenção Schultz reforça a importância das parcerias no turismo

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XVII Convenção Schultz reforça a importância das parcerias no turismo

Evento reúne mais de 450 profissionais do setor em Curitiba (PR) para apresentar novidades, fechar negócios e fortalecer relações

Desde a última sexta-feira, 28 de março, Curitiba (PR) se tornou ponto de um dos maiores encontros do turismo brasileiro: a XVII Convenção Schultz, que reúne mais de 450 agentes de viagens e fornecedores de 145 municípios por todo o País para dias intensos de aprendizado, networking e vivências. E se há um consenso entre os participantes, é que nada substitui a importância de uma boa parceria como alicerce para fazer os negócios prosperarem. “Os agentes que estão aqui foram selecionados pelo mérito ou pelo potencial de vendas”, explicou Aroldo Schultz, fundador e presidente da Schultz.

A confiança e o respeito das empresas do grupo ao trabalho dos agentes de viagens têm sido constantemente lembrados pelos participantes do evento que termina amanhã (1) e que segue sendo marcado por trocas valiosas e presenças de peso. A começar pela solenidade de abertura, realizada no Museu Oscar Niemeyer (MON), dia 28, com a participação de Irapuan Cortes Santos, diretor-presidente da Viaje Paraná, e de Leonaldo Paranhos, secretário que acaba de assumir a pasta do Turismo no Governo do Paraná.

Em sua primeira aparição pública como Secretário de Turismo, Paranhos destacou a importância de sediar o evento e de proporcionar vivências típicas aos participantes. “A gente nunca consegue vender com alegria aquilo que não conhece ou o que não quer para a gente”, resumiu. Também presente ao evento, José Luis Velloso, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), ressaltou a variedade turística e falou sobre a regionalização que vem sendo desenvolvida pelos atores locais, unindo atrativos da capital paranaense aos da área metropolitana e da região de Mata Atlântica.

Eduy Azevedo, gerente de mercado da Viaje Paraná, lembrou que o estado é o único no Brasil a ter dois Patrimônios Naturais da Humanidade – Parque Nacional do Iguaçu e Grande Reserva da Mata Atlântica – e celebrou a exposição que o evento traz. “Ninguém faz turismo se não estiver junto do agente de viagens”, cravou. Ele enumerou os atrativos da capital, destacou opções de ecoturismo e enogastronomia no estado e antecipou novidades como a abertura de dois equipamentos em Foz do Iguaçu: o aquário AquaFoz, previsto para estrear neste ano, e o Museu Internacional de Arte, idealizado em parceria com o Centre Pompidou de Paris, que deve ser inaugurado em 2026.

Produtos em destaque

Com uma programação dinâmica e interativa, mais de 20 profissionais — entre fornecedores e colaboradores das empresas do grupo Schultz — subiram ao palco do Centro de Convenções do Hotel Pestana no sábado, dia 29, para apresentar novidades e compartilhar dicas estratégicas para apoiar os agentes no desenvolvimento e na promoção de experiências diferenciadas direcionadas aos seus clientes. O clima de conexão e fortalecimento de relações persistiu durante todo o dia, reafirmando que, no turismo, o sucesso vem da construção de parcerias sólidas.
Aroldo deu as boas-vindas aos participantes fazendo um resgate à história da Schultz, empresa fundada há 39 anos na cidade que hoje recebe a 17ª edição da convenção, e destacou circuitos paranaenses que são novidades no catálogo da operadora: “De Curitiba a Foz do Iguaçu”; “Descobrindo o Litoral do Paraná” e “Curitiba para Você”, esse último com opções de passeios no entorno da capital. Em seguida, ele entregou o troféu de Destino Anfitrião a Patricia Gusso, gerente de Eventos do Viaje Paraná.

Outros destinos foram mencionados por Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz Operadora, que convidou ao palco Woody Garcia (gerente de Produtos Américas), Ana Maria Moreschi (gerente de Produtos Internacionais) e Denise Farjalla (gerente de Produtos Nacionais) para detalhar a oferta disponível aos agentes.

Rodrigo também mencionou uma nova possibilidade de venda para os agentes de viagens: a tarifa Schultz neto com opção de pagamento em 12 vezes. “A novidade só não é válida para algumas redes hoteleiras com as quais temos contratos que não permitem a venda de tarifa neto”, diz. Adriana Santos e Rubens Avanzini, respectivamente gerente e gestor comercial da Schultz Vistos subiram ao palco com Aroldo para comunicar outra grande novidade: a partir de agora, os agentes passarão a ser comissionados todas as vezes que indicarem um cliente que feche qualquer serviço de visto consular.

Saúde financeira, segurança e inovação

Ana Santana, diretora-geral das empresas Schultz, abordou um tema delicado, porém extremamente necessário: a gestão financeira cuidadosa que garante a sobrevivência da empresa. Ela reforçou a transparência da Schultz em relação à saúde financeira, com dados públicos e disponíveis para consulta por meio de um portal dedicado, e repassou processos internos, lembrando do impacto de comissionamento antecipado, tributação, pagamento em cartão de crédito, head cambial e parcelamento para justificar algumas decisões. “Esse é um momento de conscientização de que o preço não é tudo na hora de comprar de uma ou de outra empresa”, finalizou.

A questão do preço também foi abordada por Luciano Bonfim, diretor comercial da Vital Card que lembrou as vantagens dos produtos aos agentes para reforçar que é preciso olhar além do valor financeiro. Ele fez um resumo dos benefícios exclusivos oferecidos que incluem desde uma nova faixa de Despesas Médico Hospitalares (DMH) – que agora chega a 150 mil reais, dólares ou euros – até a comissão flexível – que pode ser determinada pelo agente em qualquer faixa entre 5% e 65%.

Representada por Rafael Turra e Daniela Araújo, a TZ Seguros, corretora do grupo reforçou a importância de proteger tanto os passageiros, quanto os agentes de viagens e o caixa das empresas com o Seguros de Responsabilidade Civil Profissional Agência e com o Seguro de Responsabilidade Civil Ônibus, voltado a empresas com frota própria.

Em termos de inovação, a Schultz também é referência: Fabiano Simm, CEO da TZ Systems, apresentou aos agentes o Wikitravel.ai, plataforma recém-lançada e que pretende padronizar a informação turística, reunindo-a em um único local por meio de inteligência artificial.

Ele falou ainda sobre o P.O.T.A (Personal Online Travel Agency), serviço de criação de sites personalizados que a empresa oferece às agências de viagens interessadas em expandir seus negócios para o mundo digital. Além dessa facilidade, Ediel Santos, diretor Comercial da Meu Anúncio Web, subiu ao palco para ensinar os agentes a configurarem o Google Meu Negócio, ferramenta gratuita que funciona como vitrine para os negócios, e ia dar os primeiros passos na criação de anúncios no Google Ads e Meta Ads.

Destaques dos parceiros

Vindo da Espanha para a Convenção, Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo, apresentou alguns dos destaques do catálogo 2025-2027. “É preciso saber vender circuitos para ter sucesso com esse produto porque existe muita demanda, mas também um grande preconceito na venda”, defendeu. Durante a apresentação, ele detalhou os diferenciais da operação e adiantou novidades na gestão de tíquetes para entradas em atrações e monumentos – agora disponíveis para compra via sistema.

Maria Cristina, do Turismo da Bahia, exibiu o novo vídeo promocional do turismo do estado enquanto Molga Freire, vice-presidente da Emprotur, liderou uma viagem em fotos, vídeos e informações aos mais emblemáticos destinos no litoral e no interior do Rio Grande do Norte.

Já Jonas Lunkes, da MMC Receptivo, focou a apresentação nos produtos oferecidos na Serra Gaúcha, região onde a empresa que tem sede em Foz do Iguaçu passou a operar em dezembro do ano passado. Ele destacou os roteiros regulares e informou a composição de alguns combos de experiências exclusivas, sugerindo aos agentes que incluam as opções nos pacotes dos clientes.

Cleib Filho, CEO da 100 Limites Expedições, detalhou produtos que vêm tendo grande procura e que atendem a todo o perfil de clientes. Além do Jalapão (TO), produto mais vendido no portfólio nacional da Schultz e que pode ser oferecido nas opções regular, grupos e privativo, a empresa também opera na Chapada das Mesas (MA) e passa a oferecer tours na Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada Diamantina (BA), Serras Gerais e Pirenópolis, entre outros destinos. As novidades incluem internet via satélite nos carros e um fervedouro exclusivo que está sendo estruturado no Tocantins.

A lista de Expositores da XVII Convenção Schultz, em ordem alfabética, é: 100 Limites Expedições, Air Europa, All Brazil Tours, Allseg Seguradora, Arar Tours – Destination Management Company, Bahia Turismo, Beto Carrero World, Blue Park, Civitatis, CM3 Brindes Personalizados, Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau, Curitiba Turismo – Instituto Municipal de Turismo, Curta Curitiba, Europamundo, Exotic Tours and Travel, Família Madalosso, Gramado Inesquecível, Hard Rock Cafe Curitiba, Hellenic Travel Network, Hot Beach Parques & Resorts, Hotéis Deville, Iberostar Hotels & Resorts, Ika Malas, Jardim Atlântico Beach Resort, Kompas, Mabu Hotéis & Resorts, Ministério do Turismo de Israel, MMC Receptivo, Museu Oscar Niemyer, Nacional Inn, Nadai Comfort Hotel & Spa, Prefeitura de Curitiba, Sato Tours, Schultz DMC Portugal, Schultz Operadora, Schultz Vistos, Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Roraima, Serra Verde Express, SJ Hotéis & Resort, Slaviero Hotéis, TZ Seguros, TZ Systems, Verdesicilia Tour Operator, Viaje Paraná, Vipac, Visite Rio Grande do Norte, Vital Card e Wiki Travel AI.

Onda de calor requer cuidado redobrado com as marmitas

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Onda de calor requer cuidado redobrado com as marmitas

Brasileiros que levam comida caseira para o trabalho precisam de atenção com a qualidade dos alimentos e a limpeza das quentinhas; biomédica explica como melhorar a segurança alimentar

Levar marmita para o trabalho virou hábito entre os brasileiros. Desde a pandemia, o número de trabalhadores que prefere consumir refeição caseira vem crescendo. A pesquisa Panorama da Alimentação no Trabalho, realizada pelo Instituto QualiBest, mostra que 42% de quem trabalha fora já aderiu a essa prática.

O levantamento da Galunion, consultoria especializada no setor de alimentação fora do lar, traz números ainda mais expressivos: 71% dos trabalhadores brasileiros optam pela marmita. Destes, 78% são mulheres.

O hábito de levar comida para o trabalho tem diferentes motivações. As principais são a escolha de alimentos mais saudáveis e a economia de tempo ou dinheiro. Seja qual for o caso, é essencial ter atenção ao tipo de alimento transportado e fazer a limpeza correta da marmita para evitar riscos à saúde.

De acordo com a biomédica Yasmin Carla Ribeiro, as altas temperaturas registradas neste verão favorecem a multiplicação de microrganismos como Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus aureus – bactérias responsáveis por intoxicações alimentares que podem causar diarreia, vômitos e dor abdominal

“Além do cuidado com a qualidade, a preparação e a refrigeração dos alimentos, os recipientes usados para levar a comida ao trabalho precisam ser higienizados corretamente”, alerta a professora do curso de Biomedicina do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação.

Pesquisadora nas áreas de Nanotecnologia, Cultivo Celular, Microscopia e Biologia Molecular, Yasmin explica que a combinação de calor, restos de alimentos, umidade ou contato da marmita com superfícies contaminadas pode colocar a saúde dos usuários em risco.

Entre as boas práticas de higiene estão: lavar a marmita com água quente e detergente neutro; usar uma escovinha se o recipiente tiver muitas frestas ou cantos que podem armazenar restos de comida e higienizar a marmita com álcool 70% ou uma solução de água sanitária (uma colher de sopa em um litro de água).

A professora de Biomedicina do UniCuritiba lembra que separar ou desmontar todas as partes da marmita facilita a higienização. “Depois de lavar cada peça é importante secar tudo com um pano limpo, já que a umidade residual pode favorecer o crescimento de microrganismos. Para guardar a marmita vazia, escolha um local protegido de poeira e insetos”, ensina a mestre e doutoranda em Biologia Celular e Molecular.

Segundo a biomédica, a segurança alimentar das marmitas feitas em casa depende de um conjunto de cuidados básicos par reduzir o risco de contaminação, como: higiene da cozinha, dos utensílios, das mãos e dos próprios alimentos; escolha dos ingredientes; prazo de validade dos produtos; processos de cozimento e preparo correto dos alimentos; resfriamento das refeições antes de colocá-las na marmita; armazenamento em temperatura adequada e transporte das refeições em bolsas térmicas, dependendo da distância entre a residência e o local de trabalho.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Auf Wiedersehen!

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Auf Wiedersehen!

* Por Andreas Hoffrichter 

Após 12 anos à frente da diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK-PR), é momento de encerrar o ciclo. Olhando para trás, vejo uma trajetória marcada por desafios superados, metas alcançadas e conexões valiosas que construímos juntos.

Quando fui eleito para assumir a diretoria em 2012, meu objetivo era claro: fortalecer as relações bilaterais entre o Paraná e a Alemanha, modernizar a Câmara e criar um ambiente mais colaborativo para as empresas associadas e seus profissionais. Mas, claro, não se faz nada sozinho. Eu contei com o apoio e a inspiração de muitas pessoas excepcionais nesta jornada de transformação.

Durante esses anos, a AHK-PR evoluiu constantemente, adaptando-se às transformações econômicas, muitas vezes disruptivas, aos avanços tecnológicos e a desafios inesperados como a pandemia. O sucesso institucional depende das pessoas e sempre norteou nossas decisões estratégicas, que beneficiaram tanto a Câmara quanto nossos associados.

Um marco fundamental foi a implementação da “Nova Orientação AHK Paraná” em 2014, que redefiniu nossa estrutura e objetivos. A partir daí, ampliamos nossa presença digital, intensificamos eventos de networking, redefinimos temas dos nossos cursos, investimos em divulgação e contato constante com os associados, o que posicionou a Câmara como referência entre as entidades bilaterais brasileiras e, principalmente, entre as empresas paranaenses.

Tivemos o privilégio de receber delegações alemãs e ministros de Estado, além de liderar projetos de inovação, sustentabilidade e educação. A comemoração de 50 anos da nossa Câmara, com o plantio de mudas na Escola Municipal Professor Padre Lotário Welter, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, foi um exemplo do poder de mobilização de nossos empresários associados em prol de projetos ESG com sustentabilidade.

Esse trabalho gratificante resultou no recebimento da Ordem da Cruz do Mérito da República Federal da Alemanha em 2019, momento que foi, sem dúvida, um dos mais significativos da minha vida. Essa honraria representa não apenas meu trabalho individual, mas o esforço coletivo de parceiros e colaboradores ao longo dos anos.

Embora esteja deixando a diretoria, minha conexão com a AHK-PR permanece forte. Como associado, continuarei apoiando a instituição que se tornou parte importante da minha vida profissional.

Cumprimento e dou as boas-vindas à nova diretora Lourdes Manzanares, eleita no dia 27 de março, durante a nossa assembleia geral. Por meio do voto, os nossos associados elegeram 11 conselheiros e 3 conselheiros fiscais, que trarão renovação, diversidade e jovens lideranças para a Câmara. Tenho a certeza de que o trabalho de fortalecimento institucional será mantido, garantindo que a AHK-PR continue sendo plataforma essencial para fomentar os negócios, investimentos e o comércio entre o Paraná e a Alemanha.
Encerro esse ciclo com um sentimento de gratidão e de dever cumprido. Agradeço profundamente a todas as pessoas que me acompanharam e inspiraram nesta jornada. Sigo com a certeza de que a Câmara continuará sua missão com excelência e com meu compromisso de contribuir para o futuro promissor que a AHK-PR tem pela frente.
Vielen Dank und auf ein Wiedersehen!

* Andreas Hoffrichter é ex-diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha – AHK Paraná e cônsul honorário da República Federal da Alemanha em Curitiba. 

Sobre a AHK Paraná

Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.

Curitiba recebe o maior congresso sobre retina da América Latina

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Abre na quarta-feira, dia 2 de abril, a 49ª. edição do congresso anual da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo – Retina 2025, no Viasoft, em Curitiba. Os anfitriões são os médicos oftalmologistas de Curitiba Luiz Eduardo de Aguiar Marques e Carlos Augusto Moreira Neto, presidentes do evento, que recepcionam cerca de 1,2 mil participantes de todo o Brasil, no maior congresso do assunto da América Latina e o segundo maior do mundo.

O evento traz as principais inovações científicas e contribuições dos mais renomados especialistas de todo o mundo. Assuntos como retinopatia diabética, descolamento de retina, degeneração macular relacionada à idade, entre outros temas relevantes serão debatidos no evento e trarão as principais novidades em tratamentos, procedimentos e medicações.

Um dos principais objetivos do congresso é criar massa crítica e um conteúdo de conhecimento, fundamentais para a prática clínica e formação acadêmica de novos profissionais.

O congresso acontece de quarta, dia 2 de abril, a sábado, dia 5 de abril, no ViaSoft Experience, no Campus da Universidade Positivo, no Campo Comprido, em Curitiba.

Vinhos tintos brasileiros conquistam medalha de ouro no Vinalies 2025

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Os vinhos Don Costantino e Enigma, ambos blends da Bodega Costantini, foram premiados com medalha de ouro no Vinalies 2025, realizado em Cannes, França. A competição, uma das mais prestigiadas do mundo, contou com a participação de mais de 2 mil rótulos de 36 países, destacando-se pela rigorosa avaliação em degustações às cegas conduzidas por renomados conhecedores internacionais.

“A conquista reafirma a excelência da produção vinícola brasileira, que tem ganhado espaço e reconhecimento no cenário mundial”, comenta o diretor da vinícola, Alessandro Costantini. Para ele, o resultado coroa um trabalho de dedicação e paixão pela viticultura. “A premiação nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a qualidade e a autenticidade. Em menos de um ano no mercado, alcançar esse reconhecimento internacional é a prova de que nossa proposta enológica está no caminho certo”, conclui.

Raízes argentinas em solo brasileiro

Elaborados com uvas cultivadas no vinhedo Costantini, localizado em Porto Amazonas, Brasil, os vinhos refletem a tradição da família, com raízes na Cordilheira dos Andes, na região argentina de Angaco. A fusão das tradições argentinas com o terroir brasileiro deu origem a rótulos de grande personalidade e expressão, que já vêm conquistando enófilos exigentes.

Enigma: o mistério em taça

O Enigma é um blend surpreendente, que combina as uvas Syrah, Tannat, Cabernet Sauvignon, Malbec e Bonarda, trazendo um perfil aromático rico e intrigante. Com teor alcoólico de 13,5%, amadureceu dois anos em garrafa e possui potencial de guarda de cinco anos. Sua coloração rubi de média profundidade, tem aroma de frutas vermelhas, doce de leite, café, leve toque de envelhecimento. Seu paladar é equilibrado, médio corpo, taninos macios, boa acidez e persistência. Com uma temperatura ideal de serviço entre 16°C e 18°C e decantação de 30 minutos, o Enigma revela camadas de sabor que se destacam pela sofisticação e equilíbrio.

Don Costantino: tradição e intensidade

O Don Costantino traz um blend composto por Syrah, Tannat e Cabernet Sauvignon, refletindo o estilo encorpado e elegante da vinícola. Com 13,5% de teor alcoólico, também amadureceu dois anos em garrafa e tem o mesmo potencial de guarda de cinco anos. Com coloração rubi de média profundidade e aroma de frutas vermelhas, chocolate meio amargo, couro, tabaco, café e um toque de mineralidade, traz excelente complexidade. O paladar é equilibrado, complexo, bom corpo, boa acidez e taninos marcantes, com final médio a longo.

Vinhos premiados e futuros promissores

Os vinhos Don Costantino e Enigma como também representam a união da cultura vinícola argentina com a paixão pela inovação no Brasil. A premiação no Vinalies 2025 consolida o nome da Bodega Costantini no mercado internacional e abre caminho para novas conquistas. Para os apreciadores de vinhos únicos e premiados, os blends Don Costantino e Enigma são uma experiência sensorial que transcende fronteiras e reafirma o talento da viticultura brasileira.

“Desmonte” estreia em Curitiba e expõe aridez das relações humanas

Dramaturgia faz referência a Vidas Secas e marca retorno de Regina Vogue aos palcos

A atriz Regina Vogue está de volta à cena teatral curitibana com “Desmonte” depois de muitos anos sem apresentar uma peça adulta na capital junto com parceiros de elenco. Nesta montagem, ela divide o palco com os atores Cicero Lira e Edson Rocha. Com texto e direção de Cleide Piasecki, o espetáculo estreia em 09 de abril no Teatro José Maria Santos, às 20h30, e faz temporada até 20 de abril, com entrada gratuita.

O convite para atuar no novo projeto foi feito pelo ator e produtor Cicero Lira, da CL Produções. “Eu sempre quis trabalhar com a Regina, pois tenho muita admiração por seu trabalho e por tudo que ela representa. Sua contribuição como produtora para a cena cultural curitibana é gigante. E como atriz, é uma profissional incrível. Sua potência e magnetismo em cena são contagiantes”.

“Participar deste projeto está sendo maravilhoso”, destaca Regina Vogue. A atriz diz que na peça interpreta três personagens. “Faço uma avó bem poética, uma santa de procissão e a Gadelha, uma mulher que tem clarividência e que vive dando golpe nos outros e propagando – aos quatro ventos – que o Apocalipse está a caminho. É a primeira vez que sou dirigida por Cleide Piasecki e estou adorando. E não tenho dúvida que, além de se emocionar, as pessoas vão se divertir e muito”.

Para Lira, o público vai se envolver com o universo da peça que discute temas importantes como a finitude da vida, perdas e reencontros e de como a arte, essencialmente o teatro, constrói narrativas que expõem mazelas, desejos, medos e sonhos. “O universo de Graciliano Ramos perpassa a peça, mas a dramaturgia também flerta com outros autores como Cervantes, por exemplo”.

O teatro e o humano

Desmonte conta a história do Antônio, um artista que está em crise e – no limiar entre a vida e a morte – ele reencontra pessoas que marcaram sua trajetória durante a infância pobre no interior do nordeste como a avó – contadora de histórias – e o pai que o abandonou quando ele nasceu após a morte da mãe. O texto também se baseia na peça digital Que Absurdo! escrita e dirigida por Lira (que neste novo projeto interpreta o personagem/artista). A peça online Que Absurdo!  foi lançada no Youtube em 2020 durante o período de isolamento com a pandemia do COVID-19.

A dramaturgia, desenvolvida por Piasecki em “Desmonte”, incluiu novos personagens à trama e transita entre o trágico e o cômico. “A peça retrata as reflexões de um artista, mostra seu olhar sobre a arte e as escolhas que fez para continuar na profissão. E suas histórias, memórias, lacunas, desejos e perdas vão se misturando com outros personagens da literatura e do teatro”, afirma Cleide Piasecki.

Cleide comenta ainda que a dramaturgia do espetáculo, ao revisitar autores consagrados da literatura, tem o objetivo de mostrar o que é essencialmente humano. “A atmosfera de Vidas Secas retrata a busca do homem por sua sobrevivência. Os personagens de “Desmonte” carregam essa aridez internamente, mas também há leveza e afetos”.

Segundo o ator Edson Rocha, “Desmonte” o cativou pela temática que é muito atual. “É um universo que retrata a vida dura de muitas pessoas que ainda hoje vivem à margem em várias regiões do país e que são excluídas da sociedade, passam por dificuldades, mas não desistem nunca. Um dos meus personagens representa muito bem essa realidade e ele tenta diminuir essa carga e achar um caminho melhor”.

Contrapartida Social

Integra o projeto “Desmonte”, a realização da oficina de Contrapartida Social “O uso da voz e o lugar de fala para atores e não atores”, ministrada pela fonoaudióloga Doris Beraldo. A oficina está prevista para ocorrer em maio em quatro Regionais de Curitiba e terá quatro encontros, com duração de quatro horas cada. O público estimado são estudantes e interessados. As inscrições serão gratuitas e devem ser divulgadas no início do próximo mês pelas Redes Sociais da produtora CL Produções.

Durante a oficina, Doris abordará a importância do uso da voz e da Comunicação como competência fundamental nas relações pessoais e profissionais. Entre os temas da oficina estão: Comunicação Eficaz, Comunicação Verbal e não Verbal, Escuta Ativa e Comunicação Não-Violenta. “O objetivo é contribuir para a formação dos participantes e que eles possam sentir-se mais preparados e seguros em sua trajetória pessoal e profissional”, explica a fonoaudióloga.

Ficha Técnica “Desmonte”


Texto/Direção: Cleide Piasecki
Elenco: Regina Vogue, Cicero Lira e Edson Rocha
Figuração/Contrarregra: Al Rebonatto

Cenografia: Guenia Lemos

Figurino e Adereços: Eduardo Giacomini
Iluminação: Clever D’Freitas
Sonoplastia/Composição trilhas: Harry Crowl
Caracterização/Maquiagem: Marcelino de Miranda

Identidade Visual: Mia Fontoura
Ilustrações Cine Fósforo: André Coelho
Sonorização: Lucas Martelli
Operadora de Sonoplastia: Maria Maier
Operadora de Iluminação: Jessyca Arbaiter

Cenotécnico: Vilson Kurz
Costura Figurinos: Marino Ferrara e
Rose Mathias
Pinturas Figurinos: Olga Nenevê

Produção: Amanda Reflete
Estagiários: Kaio Sadaki e Gabriel Fornazari

Ministrante Oficina Contrapartida Social: Doris Beraldo
Tradução e interpretação para Libras: Talita Grünhagen – Taepé Libras e Cultura
Assessoria de Imprensa/Redes Sociais: CL Produções
Fotos: Chico Nogueira

Coord. Projeto/Dir. de Produção: Cicero Lira

Este Projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço:

Peça: Desmonte

Data:  09 a 20 de abril

Local: Teatro José Maria Santos

Horário: 20h30 (quarta a sábado), com sessões extras às 18h, e aos domingos às 19h

Classificação Etária: 12 anos

ENTRADA GRATUITA*

*Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo na bilheteria do Teatro José Maria Santos

(Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco – Fone: 41- 3322 7150)

SESSÕES COM INTERPRETAÇÃO PARA LIBRAS:

11/04 (sexta-feira) – 20h30 – 13/04 (domingo) – 19h – 19/04 (sábado) – 20h30 – 20/04 (domingo) – 19h

Contato Imprensa: Cicero Lira – Jornalista/ator/produtor – (41) 99971 3926 – cicerolira@gmail.com