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Bairro Pinheirinho recebe empreendimento da MRV com subsídios estaduais e federais que garantem mais oportunidades na compra do imóvel

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O Residencial Carvalho é uma opção acessível e atrativa para quem busca moradia em Curitiba, especialmente para famílias que podem contar com os benefícios do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e do Casa Fácil Paraná, aumentando os descontos e facilitando a aquisição do imóvel

Curitiba, Paraná – A MRV, empresa do grupo MRV&CO e maior construtora da América Latina, lançou na região Sul de Curitiba o Residencial Carvalho. São 360 unidades de dois quartos, em duas torres, com metragens de 36,74m2 a 44,43m2, em uma das regiões que mais cresce em Curitiba, o bairro Pinheirinho.

As unidades com sacada oferecem uma vista privilegiada da cidade. O empreendimento também tem como diferenciais unidades adaptadas para PCD, com destaque para os banheiros amplos para cadeirantes.

Com um design moderno e focado no bem-estar dos moradores, o Residencial Carvalho se destaca não apenas pela qualidade de seus apartamentos, mas também pela excelente localização, que garante fácil acesso a uma infraestrutura completa. A região conta com supermercados, lojas de departamentos, farmácias, unidades de saúde, e está a poucos minutos do centro da cidade.

A área de lazer é ampla e equipada com playground, salão de festas e academia. “A combinação de benefícios do Minha Casa, Minha Vida e do Casa Fácil Paraná permite que muitas famílias tenham acesso à casa própria com um investimento reduzido. Além do parcelamento da entrada e do uso do FGTS, os clientes podem contar com subsídio estadual de até R$ 20 mil e taxas de juros exclusivas com o benefício federal para viabilizar ainda mais essa conquista”, afirma Willians Ribeiro, Gestor de Vendas da MRV em Curitiba.

O Residencial Carvalho é a oportunidade ideal para quem busca morar em uma região com excelente infraestrutura, acessibilidade e todas as comodidades que o conceito de viver bem oferece. “Outra opção de financiamento é o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e até mesmo o financiamento direto com a MRV, em até 96x, o Residencial Carvalho oferece condições especiais para tornar o sonho da casa própria uma realidade ao alcance de cada cliente”, completa o gestor de vendas.  

Sobre a MRV  

Com 45 anos de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem o grupo MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves. Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Acesse e conheça mais sobre a companhia www.mrv.com.br.

Brasil precisa avançar rumo à eficiência energética

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Brasil precisa avançar rumo à eficiência energética

Por Fábio Moro, Diretor Comercial e Marketing da NHS

A eficiência energética é um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável e econômico do Brasil. Nos últimos anos, o país tem registrado avanços significativos nesse campo, mas ainda há um vasto potencial a ser explorado para otimizar o uso de energia e reduzir desperdícios.

Panorama atual da eficiência energética no Brasil

De acordo com o “Atlas de Eficiência Energética Brasil 2023”, publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Brasil apresentou uma economia de energia que correspondeu a 4,35% do consumo total em 2022. Esse resultado é fruto de iniciativas como o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que promove o uso eficiente da energia elétrica e combate ao desperdício.

No setor industrial, que representa cerca de 32,3% do consumo final de energia no país, a adoção de medidas de eficiência energética pode resultar em uma economia de R$ 10 bilhões até 2050, além da redução de aproximadamente 4,5 milhões de toneladas de CO₂ equivalente no mesmo período. Esses dados foram apresentados pelo Programa PotencializEE, uma iniciativa que apoia pequenas e médias indústrias na implementação de práticas mais eficientes.

Desafios e oportunidades

Apesar dos progressos, a eficiência energética no Brasil enfrenta desafios, como a necessidade de políticas públicas mais integradas e a ampliação de investimentos em tecnologias avançadas. Uma análise histórica indica que as iniciativas locais muitas vezes carecem de uma visão de longo prazo, sendo executadas de maneira reativa para abordar problemas pontuais de escassez de energia, com foco majoritário no consumo residencial.

Para superar esses obstáculos, é crucial fomentar a conscientização sobre os benefícios econômicos e ambientais da eficiência energética, além de incentivar a adoção de tecnologias inovadoras e a capacitação profissional no setor.

O papel dos estados no avanço da eficiência energética no Brasil

Cada estado brasileiro tem características energéticas e econômicas distintas, o que possibilita abordagens estratégicas específicas para promover a eficiência energética de maneira eficaz. A descentralização de políticas pode acelerar a adoção de tecnologias inovadoras, reduzir o desperdício e gerar economia tanto para o setor público quanto privado.

1. Políticas de incentivo e regulamentação local – os governos estaduais podem criar programas de incentivo fiscal para empresas que adotem medidas de eficiência energética, como a troca de equipamentos antigos por versões mais eficientes e a implementação de sistemas inteligentes de gestão de energia. Estados como São Paulo e Paraná já possuem legislações que fomentam a eficiência em edifícios públicos e indústrias, mas esse tipo de ação precisa ser ampliado para todo o país.

2. Investimentos em energias renováveis distribuídas – Estados com alto potencial de energia solar e eólica, como Bahia, Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Norte, podem incentivar a instalação de micro e minigeração distribuída. Isso não apenas reduz a dependência de fontes fósseis, mas também contribui para a economia local, criando empregos no setor de energia renovável.

3. Eficiência energética em indústrias e comércios – Estados com forte presença industrial, como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, podem estimular a modernização do parque industrial com equipamentos de menor consumo energético. Além disso, políticas como a do Programa PotencializEE (já em funcionamento em algumas regiões) podem ser ampliadas para reduzir custos e tornar as empresas mais competitivas.

4. Sustentabilidade no setor público – Estados podem implementar diretrizes para que prédios públicos adotem iluminação eficiente, sistemas automatizados de controle de consumo e geração própria de energia. Goiás e Distrito Federal já possuem projetos de eficiência energética em escolas e hospitais, demonstrando que políticas locais podem reduzir gastos públicos de forma significativa.

5. Educação e conscientização – Campanhas estaduais podem conscientizar a população sobre práticas de consumo inteligente, incentivando desde o uso eficiente de eletrodomésticos até a substituição de lâmpadas convencionais por LED. Amazonas e Pará, por exemplo, têm projetos voltados à eficiência energética para comunidades ribeirinhas, promovendo alternativas sustentáveis para áreas isoladas.

Ou seja, cada estado tem um papel fundamental na transição energética do Brasil. Com políticas assertivas, investimentos em renováveis e estímulos à eficiência, o país pode não apenas reduzir custos e desperdícios, mas também fortalecer sua posição como referência em sustentabilidade e inovação.

O papel da NHS na promoção da eficiência energética

Como Diretor Comercial e Marketing da NHS, reafirmo nosso compromisso em fornecer soluções tecnológicas que contribuam para a eficiência energética no Brasil. Investimos continuamente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer produtos que atendam às demandas de um mercado em constante evolução, auxiliando empresas e consumidores a otimizar o uso de energia e reduzir custos operacionais.

Acreditamos que, por meio de parcerias estratégicas e da disseminação de conhecimento, podemos impulsionar práticas mais sustentáveis e eficientes, alinhadas aos objetivos nacionais de desenvolvimento e preservação ambiental.

O avanço rumo à eficiência energética no Brasil é uma jornada coletiva que exige a colaboração entre governo, iniciativa privada e sociedade civil. Ao adotar medidas proativas e investir em soluções inovadoras, o país poderá não apenas alcançar significativas economias financeiras, mas também fortalecer sua posição como líder em sustentabilidade no cenário global.

Fábio Moro é Diretor Comercial e Marketing da NHS, empresa especializada em soluções de energia e tecnologia.

Serviço:

NHS Sistemas de Energia

Endereço: Av. Juscelino Kubitschek De Oliveira – Ld, 5270

Cidade Industrial de Curitiba, Curitiba – PR, 81260-000

Contribuir para o INSS morando no exterior vale a pena?

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Contribuir para o INSS morando no exterior vale a pena?

Por Rita Silva

Com o aumento da emigração brasileira, cresce a dúvida sobre a manutenção das contribuições ao INSS para quem mora fora do país. Afinal, vale a pena continuar pagando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mesmo residindo no exterior? A resposta depende de diversos fatores, como os planos de aposentadoria do segurado, acordos internacionais e a alíquota aplicável a cada caso.

De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores, cerca de 5 milhões de brasileiros vivem fora do Brasil. Muitos desses cidadãos têm um histórico de contribuição ao INSS e perguntam se devem seguir contribuindo. Para aqueles que desejam manter o vínculo com a Previdência Social brasileira, a legislação permite a continuidade das contribuições na modalidade de segurado facultativo, garantindo acesso a benefícios como aposentadoria e auxílio-doença.

Os brasileiros que moram fora podem contribuir para o INSS como segurados facultativos, escolhendo entre três alíquotas:

  • 11% sobre o salário-mínimo: dá direito à aposentadoria por idade e demais benefícios do INSS, exceto aposentadoria por tempo de contribuição;
  • 20% sobre um salário entre o mínimo e o teto previdenciário: permite acesso a todos os benefícios, incluindo a aposentadoria por tempo de contribuição;
  • 5% sobre o salário-mínimo: opção exclusiva para segurados de baixa renda inscritos no Cadastro Único, que oferece os mesmos direitos da alíquota de 11%.

Manter o pagamento ao INSS pode ser vantajoso nos casos em que o cidadão pretende retornar ao Brasil e deseja garantir a aposentadoria “individualizada, ou seja, independente”, bem como os demais benefícios. E para os profissionais que planejam totalizar o tempo, ou seja, se valer da soma do tempo de contribuição no Brasil e no exterior, aproveitando os benefícios dos acordos internacionais e para segurados que desejam assegurar proteção previdenciária.

Vale ressaltar que atualmente, o Brasil mantém 18 acordos previdenciários bilaterais e 2 multilaterais, incluindo países como Portugal, Estados Unidos, Alemanha e Japão, permitindo a totalização, soma do tempo de contribuição para acesso aos benefícios previdenciários inseridos em cada acordo previdenciário, mesmo residindo no exterior.

Por conta disso, sempre ressalto que quem vive no exterior deve realizar um o planejamento previdenciário com cautela. A decisão de continuar contribuindo ao INSS precisa levar em conta não apenas o custo das contribuições, mas também as regras previdenciárias do país de residência e a possibilidade de aproveitamento do tempo de contribuição. Consultar um especialista em planejamento migratório e previdenciário internacional é fundamental para tomar a melhor decisão e evitar prejuízos futuros.

*Rita Silva é advogada internacionalista especializada em planejamento migratório e previdenciário

Sobre Rita de Cássia da Silva – Graduada na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, a advogada internacionalista é pós-graduada em Advocacia Empresarial Trabalhista – Previdenciária e Previdência Privada e em Seguro Social na Universidade de Lisboa. É Mestranda em Direito Tributário Internacional, especialista em Direito dos Expatriados, Imigrantes e Estrangeiros, Acordos e Tratados Internacionais e Direito de Família Internacional, Direito Internacional Privado, Direito Previdenciário Internacional, Direito do Trabalho com foco em Expatriação, Direito dos Aeronautas com enfoque nas aposentadorias especiais. É palestrante, Escritora, Consultora Jurídica em Legislação Brasileira nos Estados Unidos, Diretora de Relações Internacionais e Embaixadora do IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário nos Estados Unidos da América. Presidente da Comissão de Direito Internacional do Instituto IBRAPEJ. É CEO do Internazionale – Grupo de Estudos em Direito Internacional que já conta com mais de 175 advogados em 16 países, fundadora da Comunidade PrevConnection – a 1ª Comunidade de Direito Previdenciário Internacional e Mentora para advogados que queiram internacionalizar suas carreiras. Mais informações https://ritasilvaadvogados.com

Natura desenvolve linha de produtos inspirada em estudo inédito sobre o bem estar das mulheres negras

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Natura desenvolve linha de produtos inspirada em estudo inédito sobre o bem estar das mulheres negras

Com uma imersão profunda nas necessidades fisiológicas das peles ricas em melanina, Natura Tododia amplia seu portfólio com uma linha de cuidados específicos para peles pretas e pardas

Com características diversas entre si, sabemos que cada pele exige um cuidado diferente para se manter sempre hidratada e bem cuidada, mas é quando fazemos um recorte racial dessa questão que é possível notar necessidades específicas e dores muito latentes das mulheres pretas e pardas. Pioneira no compromisso com a inovação e inclusão na indústria da beleza, desenvolvendo produtos que respeitam a diversidade da pele brasileira, a Natura recentemente liderou um estudo abrangente para mapear a relação entre a saúde das peles, o bem-estar e a identidade das mulheres negras. O lançamento já está à venda nas lojas físicas da marca, no e-commerce e com as Consultoras de Beleza Natura.

A pesquisa, intitulada simbolicamente de Projeto Dandara, fez um mapeamento sobre o bem-estar das mulheres pretas e pardas através de uma abordagem psicossocial para apresentar indicadores e aprendizados de conceito e marca. Dividido em fases qualitativas e quantitativas, o estudo analisou mais de 120 variações de tons de pele e revelou necessidades e desafios enfrentados por essas mulheres no cuidado com a pele, levando assim ao desenvolvimento da linha que teve o seu pré lançamento no fim de 2024.

Desafios e descobertas

A dificuldade de encontrar produtos formulados especificamente para atender às necessidades das peles ricas em melanina, a falta de representatividade na indústria da beleza e o impacto do racismo estrutural na percepção da própria identidade e autoestima foram os principais achados da pesquisa. Além disso, muitas mulheres relataram a necessidade de fórmulas que combatam a hiperpigmentação, promovem hidratação intensa e tragam brilho e radiância.

“A inovação sempre foi um pilar central para a Natura, mas inovar vai além de criar novos produtos. Trata-se de olhar para a diversidade de necessidades da nossa sociedade e desenvolver soluções que realmente façam diferença na vida das pessoas. Com a linha Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, conseguimos traduzir os achados do Projeto Dandara em fórmulas inéditas para Tododia, entregando um cuidado completo para as peles ricas em melanina”, conta Aline Lima, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Natura.

Cuidados específicos para a pele negra

A linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju marca um avanço na formulação dos produtos Natura com foco nas necessidades específicas das peles ricas em melanina, trazendo pela primeira vez para Natura Tododia, marca #1 em creme corporal nos lares brasileiros¹, ingredientes inovadores como a Niacinamida, Pantenol, Óleo de Gergelim e Vitamina E. O lançamento promove uma hidratação intensa e duradoura, enquanto auxilia na uniformização da pele e na redução de marcas escurecidas. A marca destaca que o portfólio atual já é adequado para todos os tipos e tons de pele, trazendo a tecnologia de nutrição prebiótica. No entanto, o lançamento atende diretamente às necessidades apontadas no estudo.

Cada um desses ativos tem um papel fundamental nos produtos. A Niacinamida ajuda a reduzir marcas escurecidas e melhora a textura da pele, enquanto o Pantenol proporciona ação calmante e reparadora, prevenindo o ressecamento. O Óleo de Gergelim, rico em ômega-6 e ômega-9, fortalece a barreira cutânea e garante hidratação prolongada. Já a Vitamina E possui ação antioxidante, protegendo contra danos externos e auxiliando na renovação celular.

Com foco na experiência sensorial dos produtos, a marca convidou Jerry Padoly, um dos únidos perfumistas negros do mundo, para desenvolver a fragrância de Jambo Rosa e Flor de Caju. Em uma experiência imersiva em Salvador, o perfumista criou uma fragrância exclusiva que combina notas frutais tropicais a um sofisticado corpo floral e celebra a cultura e ancestralidade desta cidade, capital do estado com maior população negra do Brasil.

“Da fórmula à fragrância, cada ingrediente foi pensado para valorizar a diversidade e oferecer um cuidado que vai além da pele. O verdadeiro sentido do Bem Estar Bem está no momento em que a mulher se vê, se reconhece e se sente representada em sua própria essência”, conta Tatiana Ponce, Vice presidente de Marca e líder de Inovação da Natura. 

Mantendo a consistência em tudo que permeou o projeto da nova linha, a Natura contou com o apoio de consultorias especialistas na temática para assegurar o cuidado em cada etapa do projeto. A Indique uma Preta foi responsável por um aprofundamento em torno da temática racial e seus desdobramentos para a consumidora, além da modelagem da narrativa. A Black Influence, referência em comunicação e sinônimo de representatividade na publicidade, também foi escolhida para apoiar no plano de lançamento, garantindo que a comunicação tivesse representatividade real e transmitisse de forma genuína o propósito do produto

Com Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, a marca reafirma seu compromisso em promover o autocuidado que vai além da pele, alcançando a autoestima, a identidade e o direito de cada mulher negra de se reconhecer e se sentir representada na indústria da beleza.

Conheça os produtos da linha Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju

1. Esfoliante Nutritivo Suavizante: com textura cremosa e fórmula emoliente que combina Óleo de gergelim, Pantenol e Vitamina E com micropartículas de sementes de damasco, elimina as impurezas e esfolia a pele sem agredir, auxiliando na prevenção de pelos encravados; 

2. Óleo em Creme Ultranutritivo Restaurador: Com textura surpreendente que derrete na pele, reforça a barreira de proteção e promove um brilho radiante. Sua fórmula, que combina Óleo de gergelim, Niacinamida e Pantenol com a Tecnologia Prebiótica, uniformiza a textura da pele e ajuda no reparo de áreas mais ressecadas e na redução da aparência de estrias, além de entregar 72 horas de hidratação intensa; 

3. Manteiga Uniformizadora de Tom: Com textura cremosa e amanteigada, fortalece a barreira cutânea. Garante um filme protetor às áreas de maior ressecamento, como cotovelos e joelhos, enquanto restaura a luminosidade da pele. Sua fórmula reduz em 64% a produção de radicais livres e ajuda a recuperar a uniformidade do tom da pele, além de acelerar a renovação celular, deixando-a visivelmente mais uniforme e radiante em apenas duas semanas de uso. 

4. Creme Corporal Nutrição Radiante: nutre até 2x mais e protege sua pele das agressões do dia a dia com efeito uniformizador, promovido pela Niacinamida presente em sua formulação. Proporciona o dobro de hidratação imediata para sua pele, mantendo-a hidratada por até 72 horas. Pele restaurada em apenas 2 semanas, radiante e com brilho; 

5. Geleia Iluminadora Corporal: com partículas acobreadas que promovem brilho elegante para uma pele instantaneamente iluminada, a Geleia Iluminadora Jambo Rosa e Flor de Caju promove “efeito glow”, enquanto hidrata profundamente a pele com Óleo de gergelim, Pantenol e Vitamina E. Entrega 72h de hidratação, sendo também capaz de potencializar a hidratação do Creme Corporal Nutrição Radiante, quando usado de maneira combinada. 

A novidade já está disponível em todos os canais de venda da Natura, incluindo Consultoras de Beleza, e-commerce, lojas físicas e franquias. 

Fonte: ¹Kantar Worldpanel 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Cimed estreia no segmento de fragrâncias com linha de Body Splashes de Carmed

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Cimed estreia no segmento de fragrâncias com linha de Body Splashes de Carmed e projeta faturamento de R$72 milhões (sell out)

A marca, que nasceu como hidratante labial, se transforma em um produto multicategoria com portfólio que abrange itens de beleza e de higiene bucal

A Cimed, terceira maior farmacêutica do Brasil em volume de vendas, segue expandindo sua atuação e anuncia entrada no segmento de perfumaria, através de sua marca Carmed. Após estrear recentemente no segmento de higiene bucal e maquiagem, a marca dá mais um passo estratégico e se consolida como multicategoria com o lançamento de três fragrâncias de Body Splashes, fortalecendo ainda mais sua presença no setor de beleza. Com a novidade, a marca espera chegar a um faturamento de R$72 milhões em 2025 (sell out). 

A nova linha chega ao mercado em três fragrâncias multibenefícios: “Amor de Verão”, que pode ser usada tanto no corpo quanto nos cabelos; “Nas Nuvens”, com efeito hidratante; e “Luz do Sol”, que proporciona brilho (efeito glow). Além de suas características individuais, os produtos foram desenvolvidos para serem combinados entre si, permitindo um “mix and match” para criar um aroma personalizado. 

O Brasil ocupa a segunda posição no mercado de perfumaria mundial e registrou, no primeiro semestre de 2024, faturamento de mais de R$ 1,8 bilhão, representando um crescimento de 18% em valor e 11% em volume de vendas em comparação ao mesmo período de 2023, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). 

Para João Adibe Marques, CEO da Cimed, a expansão do portfólio da marca, dentro desse cenário promissor, reforça o potencial de Carmed no mercado de beleza: “Carmed já é uma das marcas mais queridas do Brasil e vem crescendo consistentemente ano após ano. Nosso objetivo é continuar inovando e oferecendo produtos de qualidade que acompanham o desejo do consumidor. Com a entrada no segmento de perfumaria, damos mais um passo para tornar Carmed uma marca cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros”. 

Impulsionada por suas de sucesso com Fini, Oakberry, Hello Kitty, Barbie e Burger King, Carmed vem crescendo acima do mercado, e já movimentou cerca de R$ 1 bilhão na categoria de hidratantes labiais no Brasil. Em 2024, a marca atingiu faturamento de R$ 404,5 milhões (sell-in), um crescimento de 18,6% em relação a 2023. 

Agora, ao consolidar sua presença como marca multicategoria, a performance dos lançamentos em novas frentes reforça seu potencial. Na categoria de higiene bucal, por exemplo, em apenas 40 dias, a linha alcançou faturamento de R$ 26 milhões em vendas (sell-out), com 7 milhões de unidades vendidas, além de conquistar rapidamente 14,6% de market share, ocupando a terceira posição entre os principais players do setor, segundo dados da Close-up, principal auditoria do varejo farmacêutico.

Os lançamentos chegam às farmácias de todo o Brasil em breve com preço sugerido de R$79,90 cada.

Sobre a CIMED

É a indústria que mais cresce anualmente em comparação ao mercado. Em 2024, a empresa teve um faturamento de R$ 3,6 bilhões, em 2024, mantendo o ritmo de crescimento acima do restante do mercado farmacêutico *e se prepara para atingir o faturamento de R$5 bilhões em 2025. Até 2030, a projeção é alcançar R$10 bilhões. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 60 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em 90% das farmácias brasileiras. Além disso, a Cimed é líder em medicamentos genéricos e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP), como o Cimegripe, o antigripal mais vendido no Brasil, além de antialérgicos como o Loratamed, além do Nevralgex, uma das principais marcas para inflamação e dor do mercado. Também atua no segmento de consumo, com produtos de higiene, beleza, saúde bucal, vitaminas e nutrição. Nessa frente, suas principais marcas são Carmed, Lavitan e Xô Inseto. Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 5 mil colaboradores em todo o país.

Natura lança nova marca: Natura Aura

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Com ingrediente inédito na perfumaria mundial, Natura lança nova marca: Natura Aura

Natura, líder em perfumaria no Brasil¹, transformou o exclusivo – e nunca antes utilizado no mercado – óleo natural da preciosa Rosa Alba de Konare, na Bulgária, em um perfume surpreendente

No entorno dos campos de rosas na Bulgária, no exclusivo terroir de Konare, estão as rosas Alba que abraçam as plantações das rosas damascena, ajudando a protegê-las com a sua poderosa presença, em uma relação perfumada de cuidado e beleza. Foi nesse ambiente que a Natura, líder absoluta em perfumaria no Brasil¹, encontrou a inspiração perfeita para criar uma nova marca de perfumaria, que traz ineditismo e modernidade na representação das potencialidades do feminino.

O perfume chega ao mercado envolto de muita elegância e exuberância, com o óleo natural de uso exclusivo da Natura, nunca antes utilizado por nenhuma outra perfumaria no mundo. O terroir de Konare garante que somente o solo e o clima dessa região produzam a Rosa Alba: uma rosa branca com perfume potente e único. Por trás da criação, estão Veronica Kato, perfumista exclusiva in house da Natura, em parceria com o renomado perfumista francês Jean Christophe Herault, da IFF (International Flavors and Fragrances), responsável por fragrâncias memoráveis da perfumaria mundial.

Todo esse encanto olfativo se traduz na combinação do puro óleo da rosa Alba de Konare, na Bulgária, com a cremosidade da flor do mel, as notas suculentas de lichia e o conforto do sândalo e do patchouli, que dão origem a um eau de parfum elegante e feminino — uma releitura moderna do clássico caminho floral. O resultado é uma perfumação potente, que dura o dia inteiro, com alta fixação e uma explosão de perfume. Com um design sofisticado e orgânico, o frasco traduz nos detalhes do seu fundo camadas que simbolizam essa rosa, flor majestosa e icônica.

Para Tatiana Ponce, vice-presidente de marketing e líder de pesquisa e desenvolvimento da Natura e Avon, a liderança absoluta da perfumaria Natura no mercado é resultado do investimento em tecnologia, inovação e pesquisa, que, além de consolidar ainda mais seu vanguardismo, dá luz a produtos exclusivos e de alta qualidade aos seus consumidores. “O que podemos dizer é que a Natura se mantém em um caminho de sofisticação e qualidade importantes, garantindo diferenciação ao utilizar o melhor dos ingredientes que temos no Brasil, mas também explorando a inovação e a exclusividade do mercado internacional. Dessa forma, tangibilizamos nossa criatividade em perfumes incríveis e que ganham destaque entre o público, como já tem sido com Natura Aura Alba”, ressalta.

“Essa fragrância tem uma composição única, muito exclusiva, que ao mesmo tempo em que traz leveza, pureza e frescor, também expressa potência e elegância, um contraste muito rico que está presente em cada nota. É uma composição que traz, logo na saída, um toque frutado e tem em seu corpo um floral bem opulento e envolvente”, comenta Verônica Kato, perfumista exclusiva in house da Natura.

Com valor de R$324, Natura Aura Alba estará disponível a partir do dia 26 de março em todos os canais de venda da Natura, incluindo Consultoras de Beleza, e-commerce, lojas físicas e franquias. 

Mais sobre a fragrância

Eau de Parfum Natura Aura Alba (75ml) – R$ 324,00

Surpreenda-se com o eau de parfum, com o inédito e exclusivo óleo natural da preciosa Rosa Alba de Konare, na Bulgária, combinado com a cremosidade da flor do mel, as notas suculentas da lichia e o conforto do sândalo e do patchouli. Um perfume floral, elegante, moderno e potente. 

¹Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores l Participação do Mercado em Valor, Volume e

Penetração | Total Canal | Período: FY2024 | Total Brasil l Categoria: Perfumaria 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras de Beleza, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Natura anuncia Simone Mendes como nova influenciadora da marca

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Natura anuncia Simone Mendes como nova influenciadora da marca

A marca confirmou que a cantora, referência na música sertaneja, passa a fazer parte do time de grandes influenciadores parceiros da marca para o ano de 2025. Mendes será o rosto em campanhas de maquiagem e perfumaria

A Natura anuncia a cantora Simone Mendes como a nova embaixadora da marca nas linhas de maquiagem e perfumaria. A parceria com uma das maiores vozes do sertanejo no Brasil amplia e fortalece a conexão da multinacional brasileira de cosméticos com regiões onde o gênero musical é muito popular.

“Estou muito feliz em passar a fazer parte da família Natura, uma marca que admiro e utilizo há anos. Inclusive, sou cliente assídua de uma Consultora de Beleza há mais de 12 anos. Fazer parte desta marca tão comprometida e inovadora é, para mim, uma grande honra”, afirma Simone Mendes.

Denise Coutinho, diretora de comunicação e marketing Brasil da Natura, explica que a chegada de Simone marca a estreia da Natura em um dos gêneros mais relevantes democráticos da música brasileira, pois a artista ocupa um espaço de destaque na música sertaneja. Com letras que ressaltam a liberdade de expressar sentimentos e do empoderamento feminino, Mendes traz para a marca a sua autenticidade, força e beleza.

A história de Simone Mendes é marcada por vitórias. Começou a carreira cedo, com apenas aos 14 anos, como backing vocal, e ao lado de sua irmã, com quem formou uma dupla. Hoje, Simone Mendes segue carreira solo e conquistou destaque dentro de um dos gêneros musicais mais tocados no país – o sertanejo. Nas redes sociais, a cantora acumula quase 40 milhões de seguidores e arrasta multidões para seus shows em todos os cantos do Brasil.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br

Bem Caçambado: a nova solução do Caçamba do Bem para transformar espaços de forma sustentável

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Bem Caçambado: a nova solução do Caçamba do Bem para transformar espaços de forma sustentável

A economia circular está redefinindo a forma como consumimos e utilizamos materiais na construção civil e no design de interiores. Nesse cenário, o Caçamba do Bem se consolidou como um projeto pioneiro ao ressignificar itens descartados e incentivar um consumo mais consciente. Agora, expandindo sua atuação, o projeto apresenta o Bem Caçambado, uma solução criada dentro do Caçamba do Bem para ajudar clientes a darem um novo significado aos seus espaços, de forma prática, acessível e sustentável.

O que é o Bem Caçambado?

O Bem Caçambado é um produto exclusivo do Caçamba do Bem, criado para atender à demanda de clientes que chegam ao espaço em busca de peças, mas sem um direcionamento claro sobre como compor seus ambientes. Essa consultoria especializada oferece suporte profissional na definição de cores, mobiliário e harmonização de espaços, sempre priorizando o reaproveitamento de materiais.

Diferente do funcionamento tradicional do Caçamba do Bem, o Bem Caçambado é um serviço adicional, com um custo extra, pois trata-se de um atendimento personalizado e especializado. O valor foi pensado para ser justo e acessível, alinhado à proposta do Caçamba do Bem de oferecer soluções criativas e sustentáveis sem abrir mão da qualidade e do propósito de reaproveitamento inteligente de materiais.

A consultoria é conduzida pela arquiteta Camila Feriato, que realiza uma visita de até três horas à residência do cliente para analisar o ambiente e sugerir soluções funcionais e estéticas. Após essa imersão, o cliente recebe um relatório detalhado com recomendações personalizadas, incluindo indicações de peças disponíveis no Caçamba do Bem, além de sugestões externas quando necessário.

Primeira parceria: Villa Mariantonio

O Bem Caçambado já começa com uma parceria especial: a Villa Mariantonio, um espaço compartilhado que reúne marcas e escritórios de diferentes segmentos, focado em fomentar o empreendedorismo e proporcionar experiências diferenciadas. O primeiro projeto da consultoria será a revitalização de três banheiros dentro de um imóvel histórico, respeitando a identidade e a história do espaço, princípios que estão alinhados com a essência do Caçamba do Bem.

Transformando o consumo e promovendo a economia circular

O Caçamba do Bem, e agora o Bem Caçambado, fazem parte de um movimento crescente que busca reduzir o impacto ambiental do setor e repensar o consumo na construção civil e no design de interiores. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 99% dos produtos comprados são descartados em até seis meses, um dado preocupante que reforça a necessidade de iniciativas que promovam a reutilização e a economia circular.

“Nosso objetivo sempre foi mostrar que materiais e objetos que perderam sua função original podem ganhar um novo propósito. O Bem Caçambado surge como uma extensão natural do Caçamba do Bem, ajudando as pessoas a visualizarem essas possibilidades dentro de seus próprios espaços”, afirma Marília Bender Almeida, fundadora do projeto.

Ao integrar a consultoria ao Caçamba do Bem, o projeto fortalece seu impacto ao não apenas oferecer materiais reaproveitados, mas também auxiliar clientes a utilizá-los de maneira criativa e funcional. Em um setor tradicionalmente marcado pelo desperdício, essa iniciativa reforça que é possível transformar ambientes sem excessos, com consciência e estilo.

Sobre o projeto

Sob a curadoria da designer de interiores e fundadora do projeto, Marília Bender Almeida, o Caçamba do Bem busca não apenas transformar materiais descartados ou esquecidos em objetos de valor, mas também promover uma mudança de paradigma na construção civil para fortalecer um consumo mais consciente, acessível e circular.

O Caçamba do Bem reforça a importância da sustentabilidade na construção civil e inspira todos a desempenhar um papel ativo nessa transformação. “Acreditamos na capacidade da economia circular em transformar vidas e promover um futuro mais sustentável. Entendemos que precisamos pensar hoje no que buscamos no amanhã, por isso buscamos nos aproximar cada vez mais de marcas e pessoas do ramo que, assim como nós, entendem que o que aquilo que não serve mais para mim pode servir para outro. Assim, estamos batalhando para construir um novo jeito de construir, mais consciente e sustentável”, diz Marília.

Cemitério Vertical de Curitiba completa 35 anos

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Cemitério Vertical de Curitiba completa 35 anos: uma história de acolhimento e inovação

Pioneiro no conceito de sepultamento vertical, empreendimento se destaca como uma das maiores necrópoles da América Latina

O Cemitério Vertical de Curitiba completa 35 anos de história, consagrando-se como um marco de pioneirismo e inovação no segmento cemiterial e atendimento funeral. Fundado em 1989, foi um dos primeiros a implantar o conceito de sepultamento vertical no Brasil, trazendo uma nova perspectiva sobre o luto e a preservação ambiental. Ao longo de sua trajetória, o Cemitério Vertical de Curitiba já fez mais de 34 mil sepultamentos e 8 mil cremações, consolidando sua posição como uma das maiores necrópoles da América Latina.

“Desde a fundação, o Cemitério Vertical tem o compromisso de oferecer um serviço que prioriza acolhimento e respeito. Esse propósito se reflete no trabalho dos nossos quase 300 colaboradores, que atuam com dedicação em todas as etapas do atendimento às famílias. A abordagem humanizada é uma prática diária que ganha ainda mais destaque em datas simbólicas, como o Dia de Finados, quando todos os funcionários, incluindo a direção, estão presentes para receber os visitantes, oferecer apoio e prestar homenagens”, conta o diretor Newton Cabral Fernandes.

A trajetória do Cemitério Vertical é marcada por inovação e evolução contínua. De uma estrutura pioneira nos anos 1980 a um espaço moderno e de ampla capacidade, o cemitério sempre manteve o foco na qualidade dos serviços e no conforto das famílias. Seu crescimento vai além da expansão física, refletindo um compromisso constante com a excelência no atendimento e no suporte ao luto.

Inicialmente planejado para atender Curitiba, o empreendimento expandiu sua atuação para toda a região metropolitana, acompanhando o crescimento populacional. “O projeto foi concebido na década de 80, quando a população de Curitiba era de pouco mais de um milhão de habitantes. Buscando acompanhar as necessidades dos nossos clientes, traçamos uma estratégia mercadológica para atender toda a Grande Curitiba, que soma cerca de 3,2 milhões de moradores, segundo o Censo do IBGE de 2021”, explica Fernandes.

Localizado no bairro Tarumã, próximo à região central de Curitiba, o empreendimento ocupa um terreno de 70 mil m², com 20 mil m² de área construída, abrigando 17.280 lóculos e 34.320 gavetas de ossuário. Em 2017, ampliou seus serviços e inovou mais uma vez com a inauguração do primeiro crematório de Curitiba.

A empresa também conta com um ponto de atendimento às famílias enlutadas no centro da cidade, ao lado do Serviço Funerário Municipal. O objetivo é proporcionar facilidade de acesso e mais conforto àqueles familiares que são responsáveis por tratar dos trâmites burocráticos relativos a funeral e sepultamento.

O diretor Carlos Camargo enfatiza que, “ao completar 35 anos, o Cemitério Vertical não apenas celebra sua longevidade, mas também reafirma seu compromisso com a comunidade. A paixão pelo trabalho, evidenciada por cada membro da equipe, permanece intacta, refletindo o mesmo entusiasmo e dedicação que marcaram o início da nossa história”.

Compromisso com a sustentabilidade

O Cemitério Vertical de Curitiba foi um dos primeiros do Brasil a adotar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e a investir em energia renovável por meio de placas solares. Além disso, seu sistema construtivo evita a contaminação do lençol freático e conta com tratamento de efluentes gasosos, garantindo que os processos naturais de decomposição ocorram de forma controlada e segura para o meio ambiente.

Atendimento humanizado e suporte contínuo

Mais do que um espaço de despedida, o Cemitério Vertical se dedica ao suporte emocional das famílias. Oferece gratuitamente serviços de apoio psicológico e mantém uma revista informativa para fortalecer a comunicação e ajudar as pessoas a lidarem com o luto de forma saudável e respeitosa. Conta com quatro capelas para velórios e um auditório central com capacidade para 340 pessoas sentadas e 2 mil em pé, onde são realizadas cerimônias fúnebres.

“Além de preservar o legado daqueles que partiram de forma digna, o Cemitério Vertical dedica atenção especial a quem fica. O apoio às famílias não termina no momento do sepultamento, pois oferecemos suporte contínuo para auxiliar as pessoas a lidarem com o luto. Esse cuidado no pós-cerimônia reflete a filosofia da empresa de valorizar o ser humano e proporcionar um atendimento humanizado e compassivo”, destaca o diretor Carlos Camargo.

História

Ao longo da década de 1980, o projeto se consolidou, sendo concluído em 1989 com a inauguração do primeiro bloco do cemitério. A inovadora rampa interna, que permitia cortejos mais suaves e simbólicos, logo se tornou a marca registrada do local. A primeira venda de gavetas (lóculos) aconteceu em 1986, antes mesmo da conclusão da obra, e logo após a inauguração, o Cemitério Vertical já era um sucesso comercial.

Em 1990, o Cemitério Vertical de Curitiba realizou seu primeiro sepultamento e, em 1991, introduziu o conceito de Direito de Sepultamento, um produto pioneiro, idealizado por seu fundador Nelson Fernandes, que consistia em um plano de locação temporária de jazigos que possibilitou acesso a sepultamentos dignos a preços acessíveis. Durante os anos 90, o cemitério expandiu suas instalações e inovou com o lançamento de novos serviços, como o ossuário, que permitia a guarda dos restos mortais e das cinzas dos falecidos. Fernandes também desenvolveu o Detectovida, dispositivo projetado para monitorar sinais vitais após o sepultamento, inspirado por casos de catalepsia.

Nelson Fernandes faleceu em 2020, deixando um legado de inovação e humanização. Seu sonho, que começou com uma ideia ousada, permanece vivo por meio de suas realizações e do impacto profundo que causou na forma como os brasileiros lidam com o luto e os sepultamentos.

“Sendo a morte um evento que iguala a todos nós, um cemitério não poderia promover qualquer tipo de segregação. A proposta deveria ter como base o respeito e a dignidade das famílias, sem levar em conta seu poder aquisitivo”, dizia Nelson Fernandes, criador do Cemitério Vertical de Curitiba.

Sobre o Cemitério Vertical de Curitiba

Localizado no bairro Tarumã, o Cemitério Vertical de Curitiba ocupa uma área de 70 mil m² e tem capacidade para mais de 113 mil sepultamentos entre lóculos e ossuários. Conta com quatro capelas para velórios e um auditório com capacidade para 340 pessoas sentadas e 2 mil em pé. Seu quadro de quase 300 colaboradores é especializado no atendimento humanizado às famílias.

Vinhos tintos brasileiros conquistam medalha de ouro no Vinalies 2025

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Vinhos tintos brasileiros conquistam medalha de ouro no Vinalies 2025

Os vinhos Don Costantino e Enigma, ambos blends da Bodega Costantini, foram premiados com medalha de ouro no Vinalies 2025, realizado em Cannes, França. A competição, uma das mais prestigiadas do mundo, contou com a participação de mais de 2 mil rótulos de 36 países, destacando-se pela rigorosa avaliação em degustações às cegas conduzidas por renomados conhecedores internacionais.

“A conquista reafirma a excelência da produção vinícola brasileira, que tem ganhado espaço e reconhecimento no cenário mundial”, comenta o diretor da vinícola, Alessandro Costantini. Para ele, o resultado coroa um trabalho de dedicação e paixão pela viticultura. “A premiação nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a qualidade e a autenticidade. Em menos de um ano no mercado, alcançar esse reconhecimento internacional é a prova de que nossa proposta enológica está no caminho certo”, conclui.

Raízes argentinas em solo brasileiro

Elaborados com uvas cultivadas no vinhedo Costantini, localizado em Porto Amazonas, Brasil, os vinhos refletem a tradição da família, com raízes na Cordilheira dos Andes, na região argentina de Angaco. A fusão das tradições argentinas com o terroir brasileiro deu origem a rótulos de grande personalidade e expressão, que já vêm conquistando enófilos exigentes.

Enigma: o mistério em taça

O Enigma é um blend surpreendente, que combina as uvas Syrah, Tannat, Cabernet Sauvignon, Malbec e Bonarda, trazendo um perfil aromático rico e intrigante. Com teor alcoólico de 13,5%, amadureceu dois anos em garrafa e possui potencial de guarda de cinco anos. Sua coloração rubi de média profundidade, tem aroma de frutas vermelhas, doce de leite, café, leve toque de envelhecimento. Seu paladar é equilibrado, médio corpo, taninos macios, boa acidez e persistência. Com uma temperatura ideal de serviço entre 16°C e 18°C e decantação de 30 minutos, o Enigma revela camadas de sabor que se destacam pela sofisticação e equilíbrio.

Don Costantino: tradição e intensidade

O Don Costantino traz um blend composto por Syrah, Tannat e Cabernet Sauvignon, refletindo o estilo encorpado e elegante da vinícola. Com 13,5% de teor alcoólico, também amadureceu dois anos em garrafa e tem o mesmo potencial de guarda de cinco anos. Com coloração rubi de média profundidade e aroma de frutas vermelhas, chocolate meio amargo, couro, tabaco, café e um toque de mineralidade, traz excelente complexidade. O paladar é equilibrado, complexo, bom corpo, boa acidez e taninos marcantes, com final médio a longo.

Vinhos premiados e futuros promissores

Os vinhos Don Costantino e Enigma como também representam a união da cultura vinícola argentina com a paixão pela inovação no Brasil. A premiação no Vinalies 2025 consolida o nome da Bodega Costantini no mercado internacional e abre caminho para novas conquistas. Para os apreciadores de vinhos únicos e premiados, os blends Don Costantino e Enigma são uma experiência sensorial que transcende fronteiras e reafirma o talento da viticultura brasileira.