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Não existe saúde mental sem uma comunicação interna não violenta

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Não existe saúde mental sem uma comunicação interna não violenta

* Por Juliana Albanez

Em abril de 2024, o cenário corporativo brasileiro ganhou um novo capítulo com a sanção da Lei nº 14.831/24, que criou o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. Mais do que uma formalidade, essa certificação reconhece organizações que oferecem um ambiente de trabalho saudável e que se preocupam com o bem-estar emocional de seus colaboradores.

A ideia é simples: empresas saudáveis = colaboradores felizes = produtividade em alta. Concedido pelo Governo Federal e com validade de dois anos, o selo incentiva a manutenção contínua de boas práticas organizacionais. Não é uma conquista pontual, mas um compromisso constante.

E os benefícios vão além do bem-estar da equipe. Uma empresa certificada fortalece sua imagem institucional, ganha credibilidade com clientes e parceiros e se diferencia no mercado como uma marca que entrega mais do que produtos, se torna reconhecida pela segurança emocional. Algumas, inclusive, criaram departamentos da felicidade! E no centro dessa estratégia está um elemento-chave: a comunicação interna. É ela que dá voz às iniciativas, conecta pessoas e alinha propósitos. De nada adianta implementar ações se ninguém sabe que elas existem.

No entanto, antes de sair em busca de certificações, é preciso analisar o ambiente interno e identificar sinais de que algo não vai tão bem. Os sintomas comuns em ambientes disfuncionais são o clima de julgamento constante, onde os colegas mais parecem juízes, prontos para criticar, mas nunca para colaborar; a falta de diálogo, quando informações importantes são ignoradas ou escondidas, e os problemas só se acumulam; feedbacks informais e ineficazes, com conselhos que surgem nos corredores e sem plano de ação claro; apatia coletiva, quando ninguém se importa com o outro. Como consequência, o índice de rotatividade dispara e se estabelece um ambiente tenso, onde o clima é pesado, hostil e que afasta talentos.

A boa notícia é que há caminhos para transformar esse cenário. É preciso investir em treinamentos focados em comunicação não violenta, fortalecimento da cultura organizacional e estímulo ao diálogo e à empatia. Essas ações não são apenas boas práticas, mas sim respostas estratégicas ao novo cenário legal e social das empresas brasileiras.

Afinal, a recente atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) equipara a saúde mental à saúde física no que diz respeito à segurança e saúde do trabalho. Ou seja, cuidar do bem-estar psicológico deixou de ser um diferencial e passou a ser obrigação legal.

Mais do que isso, é um sinal dos tempos: empresas precisam se preparar para cultivar ambientes saudáveis, sustentáveis e até mesmo divertidos. No fim do dia, uma empresa que cuida da saúde mental não está apenas cumprindo a lei, mas está construindo um lugar onde as pessoas desejam estar. E, em um mercado cada vez mais competitivo, isso é um ativo precioso. A pergunta que fica é: sua empresa está pronta para conquistar esse selo? E, mais ainda, para sustentar o que ele representa?

*Juliana (@jualbanez) é jornalista, escritora, palestrante, consultora de empresas na Europa e especialista na formação de speakers.

Recuperação Judicial dispara no Brasil e o administrador judicial se torna fundamental para a sobrevivência das empresas

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Recuperação Judicial dispara no Brasil e o administrador judicial se torna fundamental para a sobrevivência das empresas

Má gestão, vestígios da pandemia e ausência de documentação são alguns dos elementos que desencadeiam a crise

O Brasil tem registrado um aumento expressivo nos pedidos de recuperação judicial nos últimos anos. Dados da Serasa Experian mostram que, no primeiro semestre de 2024, foram protocolados 1.014 pedidos, um crescimento de 71% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em 2025, o número continuou em alta, atingindo um novo recorde com 162 novos pedidos em janeiro, um aumento de 8,2% em relação ao mesmo mês ao anos anterior. Esse cenário reflete as dificuldades econômicas enfrentadas por diversos setores, agravadas por juros elevados, crédito restrito e oscilações nos custos de produção.

Para Rodrigo Totino, advogado do MBT Advogados, escritório especializado em recuperação judicial, esse crescimento não se deve apenas à crise econômica, mas também a uma maior conscientização das empresas sobre o mecanismo legítimo de reestruturação. “O instituto da recuperação judicial amadureceu no Brasil. Antes, era visto como um último recurso ou até um demérito. Hoje, empresários compreendem que se trata de uma ferramenta legal para reorganizar suas finanças e preservar empregos”, afirma Totino.

O papel do administrador judicial é essencial no processo, pois preserva a transparência e viabilidade da recuperação. Ele assume o papel de protetor, garantindo que as empresas em tal situação cumpram seus compromissos e possam retomar suas operações com estabilidade. Trata-se de uma intermediação entre credores e empresas, onde o administrador fiscaliza a execução do plano e auxilia o juiz em questões contábeis e financeiras. Totino destaca que, em alguns casos, a má gestão empresarial é um fator determinante para a crise financeira. “A Lei de Recuperação Judicial foi criada para salvar empresas viáveis, não empresários ruins. Se a má gestão continuar, dificilmente o recurso será bem-sucedido”, explica.

Atualmente, o MBT Advogados acompanha processos que somam mais de R$ 1 bilhão em ativos e passivos, o que demonstra a grandeza dessas operações. Um dos setores mais impactados pelo aumento de pedidos é o agronegócio. A expansão da agricultura em estados como Rondônia e Mato Grosso levou muitos produtores a assumirem grandes volumes de crédito, muitas vezes sem planejamento adequado.

Totino ressalta que a alta nos preços das commodities durante a pandemia incentivou investimentos que, com a queda dos valores de mercado, se tornaram insustentáveis. “Muitos produtores estruturaram seus negócios com base em preços elevados. Com a desvalorização das commodities, enfrentam dificuldades para honrar suas dívidas e recorrem à recuperação judicial para congelar passivos e manter as operações”, explica o advogado.

A legislação atual permite que produtores rurais solicitem recuperação judicial, desde que comprovem exercício regular da atividade econômica. No entanto, Totino alerta que a falta de formalização pode ser um entrave. “Produtores precisam se organizar juridicamente para acessar esse mecanismo. Sem documentação adequada, muitos enfrentam desafios na obtenção do benefício”, conclui.

Diante desse cenário, a administração judicial profissionalizada se torna cada vez mais relevante. Garantir que o processo de recuperação ocorra com transparência e eficiência é essencial não apenas para salvar empresas, mas para preservar empregos e contribuir para a estabilidade econômica do país.

Com a presença de IZA e Simone Mendes, Natura lança marca de perfumaria prestige em São Paulo

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Com a presença de IZA e Simone Mendes, Natura lança marca de perfumaria prestige em São Paulo

Celebridades, especialistas e grandes nomes da beleza prestigiaram o lançamento de Natura Aura Alba na noite desta quinta-feira (03) na Casa das Rosas (SP)

Na noite desta quinta-feira (03), a Natura, líder absoluta em perfumaria no Brasil¹, recebeu convidados especiais para celebrar o lançamento de Natura Aura, sua nova marca de perfumaria prestige, e apresentar oficialmente sua primeira criação: o eau de parfum Aura Alba. O evento, realizado na Casa das Rosas, um dos espaços culturais mais emblemáticos de São Paulo, reuniu celebridades, influenciadores, especialistas em perfumaria e executivos da marca, em uma noite marcada por beleza, elegância e sofisticação.

Entre os presentes, destaque para as embaixadoras e cantoras IZA e Simone Mendes, além da presença do fundador da empresa, Sr. Luiz Seabra, Tatiana Ponce, vice-presidente de marketing e líder de pesquisa e desenvolvimento da Natura e Avon, e Claudia Pinheiro, diretora global de perfumaria. A criação da fragrância foi celebrada ao lado dos perfumistas responsáveis pelo projeto: Verônica Kato, perfumista exclusiva da Natura, e o francês Jean-Christophe Hérault, da casa de fragrâncias IFF (International Flavors and Fragrances).

“Pra mim, perfume tem que combinar com quem eu sou: com a minha pele, com o meu calor, com a minha rotina. É quase como uma digital. E quando eu encontrei Aura Alba, senti isso de cara. Ela chega antes de mim, fica depois, e conta muito sobre a minha presença. É um cheiro que fala, que marca, que transforma o momento”, afirma a cantora IZA. 

“Ser embaixadora da Natura, especialmente nesse lançamento tão simbólico de Aura Alba, é um marco na minha vida. Sempre admirei a marca, pois ela sempre esteve presente na minha história desde a infância, nos pequenos luxos da minha mãe, que mesmo com pouco, fazia questão de comprar seu perfuminho da Natura. Hoje, estar aqui representando essa fragrância tão sofisticada, que tem um cheiro envolvente, elegante e que fica na pele de um jeito especial, é uma alegria enorme. É sobre memória, é sobre vencer, é sobre perfume com alma”, reflete Simone Mendes, que integrou recentemente o time de influenciadores da marca.

O perfume chega ao mercado envolto de muita elegância e exuberância, com o óleo natural da Rosa Alba de Konare, de uso exclusivo da Natura e nunca antes utilizado por nenhuma outra perfumaria no mundo. No entorno dos campos de rosas na Bulgária, no terroir único de Konare, as Rosas Alba abraçam as plantações das Rosas Damascena, ajudando a protegê-las com a sua poderosa presença, em uma relação perfumada de cuidado e beleza. Foi nesse ambiente que a Natura encontrou a inspiração perfeita para criar sua nova marca de perfumaria, que traz ineditismo e modernidade na representação das potencialidades do feminino.

O terroir de Konare garante que somente o solo e o clima dessa região produzam a Rosa Alba: uma rosa branca com perfume potente e único.

Esse encanto olfativo se revela na combinação do puro óleo da rosa Alba de Konare com a cremosidade da flor do mel, as notas suculentas de lichia e o conforto do sândalo e do patchouli, que dão origem a um eau de parfum elegante e feminino — uma releitura moderna do clássico caminho floral. O resultado é uma perfumação potente, que dura o dia inteiro, com alta fixação e uma explosão de perfume. Seu frasco, de design sofisticado e orgânico, traz no fundo camadas que simbolizam essa rosa, flor majestosa e icônica.

Com Natura Aura, a marca dá início a um novo momento dentro da sua trajetória, reafirmando sua liderança no mercado de perfumaria com uma proposta de sofisticação, inovação e originalidade.

Com valor sugerido de R$324,00, Natura Aura Alba já está disponível em todos os canais de venda da Natura, incluindo Consultoras de Beleza, e-commerce, lojas físicas e franquias.

¹Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores l Participação do Mercado em Valor, Volume e Penetração | Total Canal | Período: FY2024 | Total Brasil l Categoria: Perfumaria

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras de Beleza, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Avon lança nova linha inspirada em Moana 2, da Disney

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Avon lança nova linha inspirada em Moana 2, da Disney

A nova linha traz produtos para cuidados infantis inspirados na desbravadora dos oceanos

Avon lança sua nova coleção exclusiva inspirada em Moana 2, da Disney. A nova linha chega para encantar crianças, trazendo produtos que unem qualidade, diversão e bem-estar.

A coleção inclui um Shampoo 2 em 1, que limpa e hidrata delicadamente os fios, deixando-os macios e perfumados, e uma Colônia com fragrância frutal floral com toque suave. “Moana é uma personagem que inspira confiança, determinação e amor pela natureza. Queríamos traduzir essa essência em produtos que fizessem parte do dia a dia das crianças, proporcionando momentos de autocuidado e diversão”, destaca Marcela Turim, Head de Marketing de Casa e Estilo. 

Agora, crianças e famílias podem levar um pedacinho da coragem e do espírito aventureiro de Moana para casa, tornando cada momento do seu dia a dia ainda mais especial e prático. Os produtos estão disponíveis no site da Avon ou com a Consultora de Beleza Natura e Avon mais próxima de você! 

Shampoo Moana 2 em 1 (750ml) – R$46,99
Limpa e hidrata delicadamente os fios, deixando-os macios e perfumados. Sua fórmula suave não resseca os cabelos, não arde os olhos e é dermatologicamente testada. Indicado para crianças a partir de 3 anos. 

Colônia Moana (150ml) – R$ 32,99
Com uma fragrância frutal floral suave, pode ser usada diariamente. Possui válvula spray para uma aplicação fácil e prática. Indicado para crianças a partir de 3 anos. 

Sobre a Avon

Avon, parte do grupo Natura & Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação,com mais de dois milhões Consultoras de Beleza. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km/h. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Casa & Estilo. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br

Sobre a Disney Consumer Products


A Disney Consumer Products (DCP) é a divisão de Disney Experiences que leva marcas e franquias queridas para o dia a dia de famílias e fãs através de produtos – de brinquedos a camisetas, aplicativos, livros, games e muito mais – e experiências que podem ser encontradas ao redor do mundo, incluindo a plataforma de e-commerce Disney Store, nos Parques da Disney, em varejistas locais e internacionais, além das lojas físicas da Disney globalmente. A área reúne equipes de excelência em produto, licenciamento e varejo, além de artistas, contadores de histórias e especialistas em tecnologia que inspiram a imaginação ao redor do mundo.

Projeto pioneiro da Natura usa drones com inteligência artificial para mapear e restaurar biodiversidade na Amazônia

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Projeto pioneiro da Natura usa drones com inteligência artificial para mapear e restaurar biodiversidade na Amazônia

Em parceria com a startup Bioverse e comunidades amazônicas, a companhia realizou o maior inventário florestal já feito por sobrevoo de drones. Mapeamento de espécies, 200 vezes mais rápido, identifica áreas degradadas para recuperação florestal

A Natura, em parceria com a startup brasileira Bioverse e comunidades da sua cadeia de sociobiodiversidade na Amazônia, conduziu o maior inventário florestal já feito no Brasil utilizando drones com inteligência artificial. O estudo mapeou e coletou em seis meses dados de 60 mil hectares de floresta no Pará, área que equivale a aproximadamente 100 mil campos de futebol. Pelos métodos convencionais, um inventário nessa área levaria mais de duas décadas.

O objetivo do estudo é ampliar as cadeias produtivas da Natura na Amazônia, onde a companhia atua há 25 anos por meio da bioeconomia, e coletar dados-chave para projetos de conservação e recuperação florestal, como mensuração de estoques de carbono, saudabilidade das espécies, além de potenciais produtivo e econômico da floresta conservada. O trabalho é feito em parceria com cerca de 70 famílias das comunidades dos municípios de Abaetetuba e Irituia. Dessas, algumas pessoas são contratadas e recebem treinamentos para instalar e operar os equipamentos de sensoriamento remoto, assim como para o uso de softwares que fazem o cruzamento dos dados coletados sobre as espécies com as imagens capturadas pelos drones.

“A Natura tem como meta ser uma empresa regenerativa até 2050, com impactos positivos para as pessoas, a natureza e a sociedade. Projetos como esse promovem um impacto ambiental, mas também social, a partir do momento em que são capacitadas as comunidades locais com inovação e tecnologia para que possam fazer uso sustentável dos recursos da Amazônia e prosperarem em seus negócios”, afirma Rômulo Zamberlan, diretor de pesquisa avançada da Natura.

O inventário florestal impacta no desenvolvimento e na manutenção das cadeias produtivas em longo prazo, como de tucumã e açaí, que originam bioingredientes presentes em linhas como Natura Ekos. Isto porque a tecnologia permite um plano de manejo mais detalhado para cada espécie utilizada nos produtos, e garante à Natura a melhor forma de extrair insumos da biodiversidade na Amazônia, visando conservação ambiental e ganhos socioeconômicos para as cooperativas da região.

O projeto ocorre em um momento-chave para a região, que será a anfitriã da COP 30, em novembro deste ano, em Belém. “Com todos os olhos voltados para a Amazônia, será muito importante mostrar que, com tecnologia, inovação e valorização do conhecimento tradicional, podemos aliar prosperidade econômica e conservação”, complementa Rômulo.

Desde 2000, com o lançamento da linha Natura Ekos, a companhia estabeleceu na região um modelo de negócio baseado na bioeconomia que já desenvolveu 44 bioingredientes, com meta de expansão para 49 nos próximos dois anos. O manejo dos bioativos é feito de maneira sustentável, em parceria com 44 comunidades amazônidas, que somam mais de 10 mil famílias agroextrativistas. Junto da Natura, contribuem para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta – a meta é ampliar a área para 3 milhões até 2030. As ambições públicas da Natura incluem o compromisso de aumentar para 30% os ingredientes-chave provenientes de comunidades e pequenos agricultores, com ênfase na regeneração.

Como funciona a tecnologia

Para realizar o inventário florestal conduzido pela Natura no Pará, a Bioverse criou uma tecnologia própria de monitoramento por drones, adquiridos da fabricante nacional Xmobots. O desenvolvimento dessa plataforma, que também contou com o apoio do Governo Federal por meio do FINEP, enfrentou desafios regulatórios para atender às exigências do espaço aéreo brasileiro e contou com o envolvimento direto das comunidades locais na implementação da solução tecnológica.

Segundo o diretor-executivo da Bioverse, Francisco D’Elia, a plataforma de aerolevantamento utiliza inteligência artificial treinada especificamente para reconhecer espécies amazônicas de interesse econômico e ecológico, além de classificar diferentes usos da terra. Para alcançar esse nível de precisão, foram analisadas milhares de imagens captadas durante sobrevoos realizados pela empresa em diferentes regiões da Amazônia. “O resultado é um sistema capaz de realizar levantamentos com resolução até dez vezes superior à disponível em imagens de satélites comerciais tradicionais, porém com um custo operacional reduzido”, afirma.

Além do uso dos drones da Xmobots e de uma plataforma desenvolvida pela Bioverse, de processamento das imagens e extração dos dados relevantes que envolvem tecnologia de ponta em geoprocessamento e IA. A startup criou ferramentas digitais acessíveis por dispositivos móveis voltadas especialmente para extrativistas e cooperativas locais. A ideia é dar às comunidades amazônicas acesso direto e simples aos dados coletados, facilitando o planejamento da produção agroflorestal e o gerenciamento mais preciso das áreas produtivas. Ainda de acordo com Francisco, a medida abre caminho para que produtores regionais se insiram também em iniciativas como projetos de créditos de carbono.

O diretor ainda afirma que o desenvolvimento tecnológico apresentado no projeto tem potencial para estruturar uma nova dinâmica produtiva na Amazônia, ampliando a escala de práticas regenerativas. “Temos um compromisso claro: revolucionar a matriz produtiva agroflorestal da região. A parceria com a Natura está provando que é possível estruturar a bioeconomia em larga escala na floresta, conciliando conservação e desenvolvimento sustentável”, finaliza.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

O Boticário apresenta Nativa SPA Uva Merlot

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O Boticário apresenta Nativa SPA Uva Merlot, nova linha de cuidados corporais que desacelera os sinais do tempo na pele desde o primeiro uso

Com a poderosa combinação do óleo de semente de uva com o óleo de quinoa, o lançamento garante até 77% de estímulo de colágeno* e perfumação exuberante 

Reconhecida pela sua perfumação intensa, Nativa SPA, submarca de corpo e banho do Boticário, lança a nova linha Uva Merlot, que é um convite a viver momentos extraordinários de cuidado, aproveitando o prazer da própria companhia. Reforçando e se apropriando de códigos da perfumaria, a fragrância foi desenvolvida a partir da neurociência, com o exclusivo acorde olfativo Merlot Essence, que comprovadamente promove mais confiança*. O lançamento une a perfumação exuberante dos vinhedos e da madeira à suculência da fruta com a potente ação de desacelerar os sinais do tempo na pele desde o primeiro uso. Para uma pele firme e revitalizada, a linha traz um blend de óleo da semente de uva com o exclusivo óleo de quinoa, proporcionando hidratação e nutrição profunda para restaurar e recuperar a barreira cutânea.

Nativa SPA Uva Merlot chega ao portfólio da marca com texturas sensoriais e envolventes, entregando uma experiência completa, com a combinação de tecnologia e ingredientes de alta performance, que elevam a hidratação em até 54% com perfumação em sua máxima potência. A linha é ideal para mulheres que buscam uma fragrância marcante e sofisticada, que expresse a personalidade confiante aliada a uma pele extraordinária. Além das uvas, a linha conta com o exclusivo óleo de quinoa, presente em todos os produtos corporais de Nativa SPA, que estimula em até 77%** a produção de colágeno natural da pele, benefício com tecnologia patenteada e certificação da Mintel, empresa global de inteligência e pesquisa que certifica a indústria de consumo. Nativa SPA é a primeira marca¹ do mundo em corpo e banho a utilizar óleo de quinoa² para promover esse estímulo.

“A nossa proposta em Nativa SPA é entregar produtos que incorporem códigos da perfumaria internacional a ativos e tecnologias que tornem o momento do cuidado ainda mais eficaz. Uva Merlot é o resultado de uma fórmula que desacelera os sinais do tempo desde o primeiro uso, proporcionando nutrição e elasticidade à pele. Mas vamos muito além da eficácia dos produtos com esse lançamento, por isso fazemos um convite para todos desacelerarem a rotina e se permitirem viver um momento próprio, tudo isso com perfumação marcante e textura envolvente em uma linha completa”, afirma Bruna Nunes, diretora da categoria Corpo & Banho do Grupo Boticário.

A nova linha conta com cinco itens: a começar pela Loção Nutritiva Desodorante – disponível em três diferentes tamanhos, entre eles o refil –, com hidratação imediata e efeito revitalizante; e o Creme Esfoliante Corporal, que remove as impurezas e células mortas, revigorando a pele para um aspecto macio e saudável. Para o banho, o Sabonete Líquido proporciona um banho de frescor, que mantém a hidratação natural da pele sem ressecá-la, com textura cremosa e explosão frutal que transmitem sensualidade. A família também conta com Óleo Bifásico Hidratante Desodorante Corporal, cuja fórmula exclusiva deixa a pele mais hidratada, firme e tonificada com fragrância que promove o prazer da própria companhia. Por fim, o Body Splash Desodorante Colônia traz a explosão de elegância que carrega a suculência da uva com a sofisticação das madeiras.

Como oportunidade de compra, até o dia 13 de abril, as novidades de Nativa SPA Uva Merlot contam com desconto especial de até 25% em todos os pontos de vendas do Boticário. A nova linha de Nativa SPA está disponível nas lojas físicas e no e-commerce da marca, além do aplicativo Boticário, em versões para Android e iOS. Também é possível fazer pedidos via revendedores que podem ser contatados no Encontre Boticário e WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo ou link. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele.

*Comprovado por teste de neurociência. Fonte: Symrise

**Estudo in vitro em pele 3D do ingrediente bioéster de quinoa.

¹De corpo e banho.

²Bioéster 100% puro de quinoa. 

Serviço:

Loção Nutritiva Desodorante Nativa SPA Uva Merlot
Preço sugerido: 400 ml – R$ 86,90 | 180 ml – R$ 59,90 | Refil – R$ 67,90
A Loção Nutritiva Desodorante Nativa SPA Uva Merlot foi inspirada na uva amada pelos enólogos, proporcionando conforto e relaxamento para esse encontro extraordinário enquanto a combinação do extrato da uva e o óleo de quinoa atuam desacelerando os principais sinais do tempo na pele e estimulam em até 77% a produção natural de colágeno, auxiliando na firmeza da pele, além de proporcionar sensação de pele mais lisa e macia. 

Creme Esfoliante Corporal Nativa SPA Uva Merlot 200 g
Preço sugerido: R$ 77,90
O Creme Esfoliante Corporal Nativa SPA Uva Merlot possui textura mais abrasiva e potente, formulado com sementes de uva e cristais ricos de açúcar, oferece uma pele suave, aveludada e perfumada, podendo ser utilizado com a pele seca ou molhada. 

Body Splash Desodorante Colônia Nativa SPA Uva Merlot 200 ml
Preço sugerido: R$ 94,90
O Body Splash Desodorante Colônia Nativa SPA Uva Merlot foi inspirado na uva amada pelos enólogos, proporcionando conforto e relaxamento para esse encontro extraordinário O frescor do body splash oferece perfumação única e explosiva da elegância, carregando a suculência da uva com a sofisticação das madeiras. 

Sabonete Líquido Perfumado Nativa SPA Uva Merlot 200 ml
Preço sugerido: R$ 54,90
O Sabonete Líquido Perfumado Nativa SPA Uva Merlot limpa a pele, mantendo a hidratação natural, além de deixá-la macia e perfumada! 

Óleo Bifásico Hidratante Desodorante Corporal Nativa SPA Uva Merlot 250 ml
Preço sugerido: R$ 89,90
O Óleo Bifásico Hidratante Desodorante Corporal Nativa Spa Uva Merlot proporciona uma textura sensorial incrível para o seu momento extraordinário, criando a um filme hidratante enquanto perfuma a pele, recuperando um tempo que sempre foi seu. 

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem.

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Especialista orienta representantes comerciais sobre integração da inteligência artificial nas vendas​

Palestra promovida pelo CORE-PR destaca como a IA pode potencializar a atuação dos profissionais de vendas​

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (CORE-PR) realizou no dia 04 de abril, no auditório do Sebrae PR, em Curitiba uma palestra com Walter Longo, especialista em inovação e tecnologia, para discutir a aplicação da inteligência artificial (IA) na atuação dos representantes comerciais. O evento reuniu mais de 200 profissionais de vendas de Curitiba e região.

Walter Longo enfatizou que a gestão eficaz envolve a divisão inteligente do tempo e a adoção de novas ferramentas. Ele destacou que a IA não substitui os profissionais, mas complementa suas funções, permitindo que se concentrem em atividades estratégicas.​

“O representante comercial é um dos profissionais que mais pode se beneficiar da inteligência artificial. A IA chega para adicionar, não para substituir, devolvendo nossa humanidade ao assumir tarefas repetitivas e burocráticas”, afirmou Longo.​

Ele apresentou vantagens da IA, como:​

  1. Aumento da produtividade e foco nas atividades principais.​
  2. Redução de erros por meio de verificações constantes de dados.​
  3. Diminuição de custos operacionais.​
  4. Personalização no atendimento ao cliente, fortalecendo a fidelização.​

Segundo o especialista, existe um mar de ferramentas que podem ser utilizadas pelos representantes, como as que fazem a gestão de e-mails individualizados para cada cliente a partir da coleta de dados que a própria IA faz nos sites ou as que realizam a pesquisa de prospects, para você aumentar a geração de leads. “A geração de leads que, depois de buscar os prospects, você vai ter ferramentas que vão testar vários tipos de leads com ofertas diferenciadas. As possibilidades são infinitas e os profissionais precisam entender que tem algo novo acontecendo”.

Longo ressaltou ainda  que a personalização deixou de ser uma tendência para se tornar uma norma no mercado atual.​

“Ao delegar tarefas repetitivas à IA, ganhamos mais tempo para interagir com os clientes, negociar e apresentar produtos de forma eficaz. É fundamental acolher e aprender a utilizar essas novas ferramentas. A IA não eliminará empregos, mas profissionais que a utilizam podem se destacar em relação aos que não a adotam. A combinação entre humanos e máquinas nos transforma em profissionais mais eficientes”, acrescentou.​

Segundo  Paulo Nauiack, presidente do CORE-PR, participar de eventos como esse  é essencial para fortalecer o networking e compreender as tendências que moldarão o futuro dos negócios.

“Walter nos desafia a sair da zona de conforto. Discutir como a inteligência artificial impacta a representação comercial é uma oportunidade única para nos prepararmos para as mudanças do mercado”, afirma o presidente. 

Dados recentes reforçam a importância da IA no setor comercial. Estudo da Deloitte indica que 58% das empresas brasileiras já incorporaram a IA em suas operações diárias, com destaque para rotinas administrativas (44%), apoio à tomada de decisões (43%) e atendimento ao cliente (39%). 

Com mais esse evento, O CORE-PR reafirma seu compromisso com a atualização dos profissionais de vendas, promovendo eventos que abordam inovações tecnológicas e tendências de mercado.

Empresas que fazem a diferença no âmbito ESG

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Empresas que fazem a diferença no âmbito ESG

Associada da AHK-PR, Interprint alia responsabilidade ambiental e inovação com geração de valor econômico e social

Em um cenário corporativo cada vez mais voltado para a responsabilidade socioambiental e governança, a Interprint se posiciona como referência em práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). A empresa, que integra o grupo japonês Toppan, é associada à Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK-PR) e reforça o compromisso com a sustentabilidade sem abrir mão da inovação e da geração de resultados consistentes.

Instalada em São José dos Pinhais (PR), a Interprint é uma das principais gráficas de decoração do mundo e tem desenvolvido ações concretas que englobam a reutilização da água, gestão de resíduos e diversidade, além de inclusão e bem-estar no ambiente de trabalho, mostrando que é possível equilibrar impacto positivo e rentabilidade.

“Nós já implementamos ações de reutilização de água, mas, nesse ano, temos um novo projeto em andamento, já com orçamento aprovado. A meta é reaproveitar 90% da água consumida, utilizando um sistema de filtragem mais apurado e devolvendo ao ciclo produtivo. Ainda não será água potável, mas já utilizável internamente. A ideia é fechar o ciclo e evitar ao máximo o descarte no rio”, pontua Lourdes Manzanares, managing director da Interprint do Brasil.

Os resíduos de impregnação e impressão, como papel e líquidos residuais, passaram, há dois anos, por uma reformulação no processo de destinação. Hoje, cerca de 100 toneladas/mês têm destino sustentável. O que pode ser reciclado vai para parceiros e o restante vai para co-processamento em fornos de cimenteiras, onde é transformado em blend combustível. É um processo certificado e ambientalmente seguro.

“Com muito empenho, atingimos um índice de 98% de desvio de resíduos de aterros, o que nos permite ser considerados como ‘aterro zero’ (a lei permite até 10% para isso). Temos muito orgulho do que conquistamos nessa área. Mesmo sendo mais caro (R$ 400/tonelada, contra R$ 160 do aterro), optamos pela destinação correta como compromisso com a sustentabilidade”, afirma a Managing Director.

Paralelamente, a Interprint tem ações anuais com os funcionários como palestras, treinamentos e campanhas internas que abordam temas como o Dia Mundial da Água, preservação da natureza, uso consciente da água, Maio Amarelo e até mesmo cuidados com a saúde e exercícios físicos. A empresa promove diálogos para que as boas práticas ambientais se estendam também às casas dos colaboradores. “Sustentabilidade é um trabalho contínuo. Não tem começo, meio e fim. Tem começo, meio e responsabilidade diária”, pontua Lourdes.

A diretora ressalta a parceria da Interprint com a AHK-PR. Participamos de ações como o plantio de árvores frutíferas no terreno da empresa e no projeto do pomar em parceria com a AHK Paraná”.

A Interprint também está desenvolvendo um projeto para aproveitamento da energia solar, com perspectiva de implantação no médio prazo. Essa ação faz parte do movimento de retomada e fortalecimento das ações ESG dentro do grupo, com apoio das plantas satélites e diretrizes da matriz.

Outras iniciativas ESG da Interprint:

  • Diretrizes da matriz (Grupo Toppan): revisão das políticas ambientais, em 2024, com foco em descarbonização, preservação da biodiversidade, circulação de recursos e uso ideal da água. Essas diretrizes estão integradas à estratégia ESG do grupo, com foco não só nas atividades diretas, mas em toda a cadeia de valor.
  • Diversidade, inclusão e bem-estar no ambiente de trabalho: a diversidade é vivida na prática. A multidiversidade faz parte dos valores e das conversas com clientes. “Temos uma equipe naturalmente diversa, com diferentes cores de pele, orientações sexuais e nacionalidades. Não temos uma política ou cota formal de diversidade (seguimos as obrigatórias por lei, como PCD e menor aprendiz), mas vivemos isso no dia a dia”, explica Lourdes.
  • Governança corporativa: alinhamento com os princípios do grupo internacional, priorizando transparência, compliance e integridade nas relações. Após aquisição pelo grupo japonês Toppan, a Interprint passou a receber auditorias frequentes: auditoria anual da KPMG, duas auditorias internas do grupo Toppan (meio ambiente e processos), alta preocupação com compliance e melhoria contínua.

Para a AHK Paraná, fortalecer e dar visibilidade a esses exemplos é parte essencial de seu trabalho como representante oficial da economia alemã no estado. A Câmara promove regularmente encontros, treinamentos e rodadas de negócios voltados a temas como inovação, sustentabilidade e transformação digital: pilares que sustentam o desenvolvimento de um ambiente empresarial moderno e competitivo.

“A colaboração entre nossos associados e a troca de experiências em torno do ESG são fundamentais para acelerar essa agenda no setor produtivo. Estamos comprometidos em ser ponte entre as boas práticas e as novas oportunidades”, completa Augusto Michells, gerente regional da AHK Paraná.

Sobre a AHK Paraná – Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Essa é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida por Lourdes Manzanares, a primeira diretora mulher da AHK Paraná.    

Daj Resort & Marina prepara programação especial para o Dia das Mães

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Daj Resort & Marina prepara programação especial para o Dia das Mães em meio à natureza e alta gastronomia

O segundo domingo de maio é uma das datas mais afetivas do calendário, e, em 2025, o Daj Resort & Marina, localizado em Ribeirão Claro, no norte do Paraná, aposta em uma programação pensada especialmente para celebrar o Dia das Mães com conforto, descanso e experiências memoráveis.

Conhecido por unir sofisticação e contato com a natureza, o Daj tem investido cada vez mais em experiências voltadas para o bem-estar em família. A programação de fim de semana do Dia das Mães inclui atividades para todas as idades, com destaque para a recreação infantil monitorada, que libera os adultos para momentos de descanso e lazer. As crianças contam com playground, espaço kids, sala de jogos, fazendinha e cinema, além de uma piscina interna aquecida com cromoterapia e uma externa com borda infinita e vista para as montanhas da região.

Para os adultos, o destaque fica por conta do Jaune Spa by L’Occitane, que oferece massagens terapêuticas e tratamentos corporais e faciais (com custo adicional), além de espaços de relaxamento integrados à natureza. O resort também conta com academia, quadra de tênis, trilhas e uma marina própria com acesso à Represa de Chavantes.

Outro ponto forte do Daj é a gastronomia. A cozinha do resort tem uma proposta de valorizar ingredientes frescos e apresentar técnicas refinadas em pratos autorais que transitam entre o regional e o contemporâneo. A experiência gastronômica inclui café da manhã completo, com pães artesanais e frutas da estação, além de almoços e jantares que exploram sabores criativos e harmonizações especiais.

Com suítes espaçosas, enxoval da Trussardi e amenities da L’Occitane, o Daj Resort & Marina busca oferecer uma hospedagem de alto padrão para famílias de diferentes perfis. Para os que desejam ampliar a experiência, a cidade possui empresas terceirizadas que oferecem passeios turísticos e atividades de aventura, como tirolesa, voo de paraglide, esportes náuticos e visitas a fazendas históricas.

O resort está localizado a 390 km de Curitiba e São Paulo e possui acesso facilitado por rodovia, sendo uma alternativa viável para quem busca fugir dos grandes centros sem a necessidade de viajar de avião. O Daj também conta com heliponto próprio, com coordenadas registradas (Ponta da Garças – SD60), para visitantes que optam por transporte aéreo privado.

O fim de semana do Dia das Mães no Daj promete ser mais do que uma simples viagem: é uma pausa para celebrar o afeto em um ambiente de tranquilidade, conforto e paisagens de tirar o fôlego.

Serviço:

Dia das Mães no Daj Resort & Marina

Data: 9 a 11 de maio

Local: Rodovia Bernardino Teodoro Ribeiro, km 0,3 – Ribeirão Claro, PR

Heliponto: Ponta da Garças (SD60) | Latitude: 23°17’40″S | Longitude: 049°44’15″W

Site: www.dajresortemarina.com.br 

Central de Reservas: (43) 3371-3902 (WhatsApp)

Opinião – Migrante

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Em fevereiro de 1981 cheguei a Curitiba, vindo de Fortaleza. Eu tinha, então, pouco mais de 16 anos. Filho de militar, vim na bagagem da transferência de meu pai. Uma decisão sem transições. Em janeiro, ele chegou à cozinha onde tomávamos café e anunciou: mês que vem vamos para Curitiba. E toda a minha vida mudou.

Quem já foi adolescente sabe que essa é a fase da vida que inspirou a ideia bíblica de céu, inferno e purgatório. Pois bem, eu vivia, depois de anos de um inferno de infância e um purgatório de pré-adolescência, o paraíso dos meus 15, 16 anos: era bom estudante, tinha ótimos amigos, destacava-me nos esportes, participava das festinhas do bairro, gostava de samba e forró, dançava direitinho, lia muito e já cometia alguns poemas e crônicas na máquina Olivetti verde- água que meu pai me dera de presente de quinze anos. E, a maior das glórias, começara a namorar, em julho do ano passado, uma moça dois anos mais velha do que eu, provocando inveja e admiração em todos os meus colegas. Ela era de Recife e nos conhecemos em uma das festinhas de garagem que ocorriam todos os fins de semana na vila onde eu morava. Depois dos primeiros enlevos e declarações, ela voltou para casa e passamos o semestre nos correspondendo com cartas compridas e melosas, cheias de versos rimados pobremente, mas repletos do sentimento furioso que marca a primeira paixão. Em dezembro, ela voltou e retomamos nosso romance, desfilando nossa alegria em todos os lugares: nas ruelas da vila, na varanda da casa da prima onde ela ficava alojada, no clube dos sargentos, onde batíamos ponto todo fim de tarde e nos fins de semana, no cinema, nas praças, debaixo das mangueiras e dos cajueiros. Falávamos de futuro, e tudo parecia calmo e azul, como aquelas tardes quentes e arejadas do verão cearense.

E então meu pai disse, simplesmente: vamos embora.

Curitiba era o avesso da minha cidade. Fria, úmida, nevoenta, sem árvores frutíferas, exceto aquelas enormes araucárias com suas pinhas sem graça e sem gosto. As pessoas eram taciturnas e silenciosas, e logo estranharam meu sotaque e o movimento exagerado de minhas mãos e braços. Rapidamente aprendi a lição e calei-me. Tornei-me também um sorumbático que mal levantava a cabeça durante as aulas e se enfurnava nos livros para se distrair. Não fiz amigos naquele ano, mas ganhei um apelido que detestava, principalmente pelo tom com que era entoado: “Ceará”. Descobri, nesse processo, algo que desconhecia completamente: o preconceito. E odiei o preconceito. Odeio até hoje, e meu corpo ainda treme de ódio quando vejo isso acontecer com alguém, seja por sua cor, corpo, voz ou atitudes. Nunca esqueço que zoavam do fato de eu não ter muitas variações de roupa e repetir calças e casacos durante aqueles dias intermináveis de escola. Até hoje visto o mesmo tipo de roupa, com pouquíssimas variações de cores, e sei que é uma resposta traumática a esses achaques. 

Aos poucos, porém, fui sobrevivendo. Entrei na universidade, comecei a dar aulas, arranjei uma namorada, casei, tive um filho, separei, casei de novo, adotei mais duas filhas e hoje, 40 anos depois, sinto-me mais curitibano do que nunca. Mas, nos meus fins de tarde, nas raras tardes quentes e com brisa desta cidade, revisito meu tesouro escondido, ao qual só eu tenho acesso: minha identidade cearense, com seus cheiros intensos de fruta, as risadas francas dos meus amigos de rua, a melodia das sanfonas e das zabumbas nas festas do clube, onde eu colava meu rosto ao rosto de minha primeira namorada e trocávamos promessas de amor eterno.

*Daniel Medeiros é doutor em Educação Histórica e professor de Humanidades no Curso Positivo. @profdanielmedeiros