Ao longo desses anos, a GERAR se expandiu e atualmente se encontra nos estados do Paraná e Santa Catarina
Ao completar o seu 22º aniversário de operação, a GERAR celebra uma história que impactou a vida de centenas de aprendizes, estagiários e empresas parceiras. Atualmente a GERAR conta com 52 unidades espalhadas nos estados do Paraná e de Santa Catarina.
Vale destacar também que, ao longo de 22 anos de história, a GERAR impactou a vida de mais de 1 milhão de pessoas. Alexandre Benatto Cadan, por exemplo, foi um dos primeiros aprendizes contratados pela instituição. Com 32 anos de vida, ele recorda um pouco do trabalho realizado pela instituição e a empresa parceira.
“Então, eu me lembro que me inscrevi no programa, e partir disso eu consegui o meu primeiro emprego. Comecei a trabalhar lá como jovem aprendiz, no setor de compras e acabei ficando dois anos e, depois disso, fiquei mais um ano lá como estagiário”, relembra. Por meio de novas responsabilidades, após o término como jovem aprendiz o contrato como estagiário veio e, posteriormente, o primeiro emprego na mesma empresa.
A preocupação dos professores e da própria instituição é uma das principais lembranças. “Eu lembro que ia aos sábados para a GERAR, fazer um curso profissionalizante. E eu lembro muito bem de um professor chamado Odair, que a gente teve, que ele era muito bom, muito bom mesmo. Ele era muito preocupado com os alunos, sempre trazia questões novas do mercado”, destaca.
Avaliações de desempenho e de acompanhamento sempre fez parte da cultura da GERAR. Atualmente a instituição possui mais de 10 mil aprendizes ativos e 5 mil empresas parceiras.
Inspiração e conhecimento
Uma das inspirações de Alexandre Benatto, sem dúvida, foi o professor Odair – do qual relembra com apreço e carinho. “Ele me marcou muito. Eu lembro que ele era muito comprometido e trazia muitas questões. Ele falava sobre como funcionavam as indústrias, uma pessoa, assim, muito vivida e com conhecimento. Foi muito, muito enriquecedor”, recorda.
Mesmo ouvindo que o mercado de trabalho está muito difícil, Alexandre sequer pensou em desistir. “O conhecimento que você vai adquirindo (no jovem aprendiz) é muito grande, muito enriquecedor. Diferente, por exemplo, de um estágio. Na GERAR ele te dá um direcionamento melhor. Você vai ter um professor, um orientador. A GERAR ia na empresa, fazia acompanhamento. O começo pode ser um pouco difícil, mas vale a troca do conhecimento”, ressalta.
Alexandre Benatto recorda que o caráter que adquiriu e o seu comprometimento foi graças a GERAR.
“Agradeço por terem me ajudado a conseguir o meu primeiro emprego, onde foi moldado toda a estrutura que eu tenho hoje, o meu caráter e o meu comprometimento. Eu espero que a GERAR tenha muito sucesso com os novos estudantes que estão vindo, porque com certeza a GERAR tem um papel fundamental na sociedade”, finaliza.
GERAR em números
Com 22 anos de operações, a GERAR impactou a vida de mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente a instituição possui 52 unidades, espalhadas pelos estados do Paraná e Santa Catarina. Além disso, a instituição possui 5 mil empresas parceiras e 360 colaboradores que fazem a GERAR acontecer.
Vale destacar que a instituição promove o desenvolvimento social através da educação, capacitando indivíduos para serem protagonistas em uma sociedade justa e sustentável, focada em oferecer oportunidades.
Entre os programas destacados e desenvolvidos pela instituição, estão o Aprova (curso pré-vestibular), Cidadania Digital, Florescer, GERAR Esquenta, Projeto MEGA, GERAR Estágios e Aprendiz GERAR.
Recentemente o Grupo GERAR passou a investir em educação privada e lançou o Colégio Sinerge em Curitiba (PR). A nova instituição é focada na área profissional, reunindo ensino profissionalizante de qualidade e trabalho ao mesmo tempo.