Ovo de Páscoa de alfarroba é alternativa para driblar o preço do cacau
Nutricionista ensina duas receitas saudáveis e mais baratas para substituir o tradicional ovo de chocolate
O cacau subiu 189% em 2024, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia). Apesar de considerar que nem todo esse aumento será repassado ao consumidor, a entidade estima que haverá impacto no preço dos Ovos de Páscoa em 2025. Isso significa que muitas famílias precisarão de criatividade para presentear filhos, parentes, amigos e ainda cuidar do orçamento.
Diante desse cenário, a professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Janaiara Moreira Sebold Berbel, apresenta duas opções que podem tornar o presente de Páscoa mais acessível. Além da economia, as indicações são mais saudáveis, evitam o excesso de açúcares e gorduras comuns em vários chocolates industrializados.
Benefícios da alfarroba
A primeira delas é a alfarroba; uma leguminosa nutritiva, com baixo teor de açúcar, rica em fibras, vitaminas A e B e minerais como cálcio, magnésio, potássio e ferro.
Em termos comparativos, o cacau em pó apresenta teor de gordura de 23,4 g por 100 g, enquanto a farinha de alfarroba fica na ordem dos 0,3 g por 100 g e não apresenta ácidos gordos saturados na sua composição.
Já sobre os custos financeiros, a vantagem é ainda maior. O preço médio do quilo de chocolate ao leite com 37% de cacau sai por R$ 114,89, enquanto o quilo da alfarroba em pó fica em R$ 70; economia de 64%.
Confira a receita para fazer Ovo de Páscoa de alfarroba
Ingredientes
· 200g de farinha de alfarroba ou chips de alfarroba
· 1/2 xícara de leite vegetal (amêndoas, aveia ou coco)
· 2 colheres (sopa) de óleo de coco ou manteiga vegetal
· 2 colheres (sopa) de mel, açúcar de coco ou xilitol (opcional, para adoçar)
· 1/4 xícara de farinha de amêndoas ou aveia (para dar consistência)
· Formas de ovo de Páscoa (ou de silicone)
Modo de preparo
· Se estiver usando chips de alfarroba, derreta-os em banho-maria com o óleo de coco, mexendo até ficar homogêneo.
· Se estiver usando farinha de alfarroba, misture-a diretamente com o leite vegetal e o óleo em fogo baixo, até obter uma consistência cremosa.
· Adoce, se desejar, e mexa bem.
· Adicione a farinha de amêndoas ou aveia para engrossar, se necessário. Se a mistura estiver muito grossa, acrescente leite vegetal. A textura deve ficar cremosa, mas firme o suficiente para moldar.
· Modele a mistura nas formas de ovo de Páscoa e leve à geladeira por cerca de 2 horas.
· Desenforme com cuidado e decore a gosto com raspas de coco, castanhas trituradas ou frutas secas.
· Você pode rechear o ovo de alfarroba com doce de leite vegetal, geleia de frutas ou uma mistura de frutas secas e castanhas.
· Guarde o ovo de alfarroba na geladeira, pois ele pode derreter em temperatura ambiente devido ao óleo de coco
· Rende 2 porções
Outra alternativa ao ovo de chocolate
A segunda opção indicada pela nutricionista Janaiara é substituir o ovo de chocolate pelo Hot Cross Buns [pão quente cruzado]; um tipo de pão que pode ser feito em casa. “Há diversas opções criativas e saborosas para a Páscoa, que podem substituir os ovos tradicionais, sem comprometer o orçamento familiar”, explica.
Com formato redondo e uma cruz marcada na parte de cima, esses pãezinhos tradicionais da Páscoa têm massa levemente adocicada, vem recheados com frutas secas, especiarias, podem conter casca de laranja ou até mesmo pedaços de maçã ou pera e são muito consumidos em países de língua inglesa.
Confira a receita para fazer o Hot Cross Buns
Ingredientes
· 500g de farinha de trigo
· 1/2 xícara de açúcar
· 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
· 1/2 xícara de leite morno
· 1/2 xícara de água morna
· 1 ovo
· 1/4 xícara de manteiga sem sal (derretida)
· 1 colher (chá) de canela em pó
· 1/2 colher (chá) de noz-moscada
· 1/4 colher (chá) de cravo em pó (opcional)
· 1/2 xícara de uvas-passas ou frutas cristalizadas
· 1/4 xícara de casca de laranja cristalizada (opcional)
· 1/2 colher (chá) de sal
Modo de preparo
· Misture o fermento com o leite morno e uma colher de sopa de açúcar. Deixe descansar de 5 a 10 minutos até espumar
· Em uma tigela grande, misture a farinha, o restante do açúcar, as especiarias (canela, noz-moscada e cravo) e o sal
· Adicione a mistura de fermento, o ovo, a manteiga derretida e a água morna. Misture até formar uma massa homogênea
· Sove a massa em uma superfície enfarinhada por cerca de 10 minutos até ficar lisa e elástica
· Acrescente as frutas secas e misture. Deixe a massa descansar
· Coloque a massa em uma tigela untada, cubra com um pano úmido e deixe descansar em um local aquecido por 1 a 2 horas até dobrar de volume
· Modele bolinhas (12 porções iguais) e disponha em uma assadeira untada. Cubra com pano úmido e deixe crescer novamente por 30 a 40 minutos
· Preparação da cruz: misture farinha e água até formar uma pasta grossa. Coloque a massa em um saco de confeitar ou em um saquinho plástico com um furo na ponta.
· Com a massa, desenhe uma cruz sobre os pães
· Pré-aqueça o forno a 180°C e asse os pães por 20 a 25 minutos
· Preparação da calda: Em uma panela pequena, misture o açúcar e a água e leve ao fogo até dissolver e formar uma calda leve
· Pincele os pães quentes com a calda para dar brilho
· Rende 15 porções
“Dessas maneiras, é possível manter a tradição da Páscoa de maneira acessível, sem abrir mão do sabor e da criatividade. O importante é celebrar a data com amor e significado, independentemente do formato do presente”, conclui a professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Janaiara Moreira Sebold Berbel.
Sobre o Centro Universitário Integrado
Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional e nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Atento ao que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.
Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.
Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância – incluindo Direito, Medicina e Odontologia – e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.