Home Blog

Ovo de Páscoa de alfarroba é alternativa para driblar o preço do cacau

0

Ovo de Páscoa de alfarroba é alternativa para driblar o preço do cacau

Nutricionista ensina duas receitas saudáveis e mais baratas para substituir o tradicional ovo de chocolate

O cacau subiu 189% em 2024, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia). Apesar de considerar que nem todo esse aumento será repassado ao consumidor, a entidade estima que haverá impacto no preço dos Ovos de Páscoa em 2025. Isso significa que muitas famílias precisarão de criatividade para presentear filhos, parentes, amigos e ainda cuidar do orçamento.

Diante desse cenário, a professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Janaiara Moreira Sebold Berbel, apresenta duas opções que podem tornar o presente de Páscoa mais acessível. Além da economia, as indicações são mais saudáveis, evitam o excesso de açúcares e gorduras comuns em vários chocolates industrializados.

Benefícios da alfarroba

A primeira delas é a alfarroba; uma leguminosa nutritiva, com baixo teor de açúcar, rica em fibras, vitaminas A e B e minerais como cálcio, magnésio, potássio e ferro.

Em termos comparativos, o cacau em pó apresenta teor de gordura de 23,4 g por 100 g, enquanto a farinha de alfarroba fica na ordem dos 0,3 g por 100 g e não apresenta ácidos gordos saturados na sua composição.

Já sobre os custos financeiros, a vantagem é ainda maior. O preço médio do quilo de chocolate ao leite com 37% de cacau sai por R$ 114,89, enquanto o quilo da alfarroba em pó fica em R$ 70; economia de 64%.

Confira a receita para fazer Ovo de Páscoa de alfarroba
Ingredientes

· 200g de farinha de alfarroba ou chips de alfarroba
· 1/2 xícara de leite vegetal (amêndoas, aveia ou coco)
· 2 colheres (sopa) de óleo de coco ou manteiga vegetal
· 2 colheres (sopa) de mel, açúcar de coco ou xilitol (opcional, para adoçar)
· 1/4 xícara de farinha de amêndoas ou aveia (para dar consistência)
· Formas de ovo de Páscoa (ou de silicone)

Modo de preparo

· Se estiver usando chips de alfarroba, derreta-os em banho-maria com o óleo de coco, mexendo até ficar homogêneo.
· Se estiver usando farinha de alfarroba, misture-a diretamente com o leite vegetal e o óleo em fogo baixo, até obter uma consistência cremosa.
· Adoce, se desejar, e mexa bem.
· Adicione a farinha de amêndoas ou aveia para engrossar, se necessário. Se a mistura estiver muito grossa, acrescente leite vegetal. A textura deve ficar cremosa, mas firme o suficiente para moldar.
· Modele a mistura nas formas de ovo de Páscoa e leve à geladeira por cerca de 2 horas.
· Desenforme com cuidado e decore a gosto com raspas de coco, castanhas trituradas ou frutas secas.
· Você pode rechear o ovo de alfarroba com doce de leite vegetal, geleia de frutas ou uma mistura de frutas secas e castanhas.
· Guarde o ovo de alfarroba na geladeira, pois ele pode derreter em temperatura ambiente devido ao óleo de coco
· Rende 2 porções

Outra alternativa ao ovo de chocolate

A segunda opção indicada pela nutricionista Janaiara é substituir o ovo de chocolate pelo Hot Cross Buns [pão quente cruzado]; um tipo de pão que pode ser feito em casa. “Há diversas opções criativas e saborosas para a Páscoa, que podem substituir os ovos tradicionais, sem comprometer o orçamento familiar”, explica.

Com formato redondo e uma cruz marcada na parte de cima, esses pãezinhos tradicionais da Páscoa têm massa levemente adocicada, vem recheados com frutas secas, especiarias, podem conter casca de laranja ou até mesmo pedaços de maçã ou pera e são muito consumidos em países de língua inglesa.

Confira a receita para fazer o Hot Cross Buns
Ingredientes

· 500g de farinha de trigo
· 1/2 xícara de açúcar
· 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
· 1/2 xícara de leite morno
· 1/2 xícara de água morna
· 1 ovo
· 1/4 xícara de manteiga sem sal (derretida)
· 1 colher (chá) de canela em pó
· 1/2 colher (chá) de noz-moscada
· 1/4 colher (chá) de cravo em pó (opcional)
· 1/2 xícara de uvas-passas ou frutas cristalizadas
· 1/4 xícara de casca de laranja cristalizada (opcional)
· 1/2 colher (chá) de sal

Modo de preparo

· Misture o fermento com o leite morno e uma colher de sopa de açúcar. Deixe descansar de 5 a 10 minutos até espumar
· Em uma tigela grande, misture a farinha, o restante do açúcar, as especiarias (canela, noz-moscada e cravo) e o sal
· Adicione a mistura de fermento, o ovo, a manteiga derretida e a água morna. Misture até formar uma massa homogênea
· Sove a massa em uma superfície enfarinhada por cerca de 10 minutos até ficar lisa e elástica
· Acrescente as frutas secas e misture. Deixe a massa descansar
· Coloque a massa em uma tigela untada, cubra com um pano úmido e deixe descansar em um local aquecido por 1 a 2 horas até dobrar de volume
· Modele bolinhas (12 porções iguais) e disponha em uma assadeira untada. Cubra com pano úmido e deixe crescer novamente por 30 a 40 minutos
· Preparação da cruz: misture farinha e água até formar uma pasta grossa. Coloque a massa em um saco de confeitar ou em um saquinho plástico com um furo na ponta.
· Com a massa, desenhe uma cruz sobre os pães
· Pré-aqueça o forno a 180°C e asse os pães por 20 a 25 minutos
· Preparação da calda: Em uma panela pequena, misture o açúcar e a água e leve ao fogo até dissolver e formar uma calda leve
· Pincele os pães quentes com a calda para dar brilho
· Rende 15 porções

“Dessas maneiras, é possível manter a tradição da Páscoa de maneira acessível, sem abrir mão do sabor e da criatividade. O importante é celebrar a data com amor e significado, independentemente do formato do presente”, conclui a professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Janaiara Moreira Sebold Berbel.

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional e nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Atento ao que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.

Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância – incluindo Direito, Medicina e Odontologia – e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Valmet e Cipel realizam start-up da Linha SINCRO 4.5, que dobra capacidade produtiva da fabricante de tissue

0

Planta industrial localizada em Santo Antônio de Pádua (RJ) inicia operações com novo maquinário de ponta, com capacidade de conversão de 80 toneladas por dia

A Valmet, líder global em fornecimento e desenvolvimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel, tissue e energia, foi a fornecedora-chave da recém-inaugurada Linha SINCRO da Cipel, com a instalação da nova SINCRO 4.5. A máquina é considerada uma das mais eficientes para conversão de papel tissue, operando a uma velocidade de até 500 metros por minuto. Versátil e de alto desempenho, o equipamento é capaz de produzir diferentes tipos de produtos, como papel higiênico (folha simples, dupla e tripla) e toalha de cozinha, garantindo qualidade e eficiência no processo de conversão. Com a entrada da nova linha, a Cipel dobra sua capacidade produtiva, consolidando o sucesso da parceria com a Valmet.

“A Linha SINCRO 4.5 vem da consagrada tecnologia SINCRO, um sistema que assegura a transferência perfeita do papel para o tubete. A entrega abrange desde o desenrolamento da bobina até o corte do produto finalizado. A presença dessa máquina na fábrica reflete nosso compromisso com a excelência. Produzimos itens de alta qualidade de forma eficiente, utilizando tecnologias de última geração”, afirma o executivo de vendas da Valmet, Yuri Souza. O acordo entre as duas companhias foi assinado em abril de 2024, e a entrega com início das operações ocorreu em fevereiro de 2025.

A instalação da nova linha coincide com a comemoração dos  25 anos da Cipel no mercado — um marco que celebra não apenas a longevidade da empresa, mas também um novo momento de crescimento. Com a SINCRO 4.5, a capacidade de produção passou de 40 para 80 toneladas por dia, permitindo ampliar o portfólio e atender a todo o mix de produtos do segmento higiênico. 

“É uma grande satisfação celebrar os 25 anos da CIPEL e fortalecer ainda mais nossa parceria. Ao longo dos anos, construímos uma relação baseada em confiança e colaboração. Hoje, temos a alegria de entregar mais uma linha SINCRO 4.5. Essa nova aquisição certamente trará mais flexibilidade e maior capacidade produtiva, impulsionando ainda mais o sucesso da CIPEL”, comemora Yuri.

Sobre a Valmet: 

A Valmet possui uma base global de clientes em diversas indústrias de processo. Somos líderes globais no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia e, com nossas soluções de automação e controle de fluxo, atendemos uma base ainda mais ampla de indústrias de processo. Nossos mais de 19.000 profissionais em todo o mundo trabalham próximos aos nossos clientes e estão comprometidos em impulsionar o desempenho de nossos clientes – todos os dias. A empresa tem mais de 225 anos de história industrial e um forte histórico de melhoria e renovação contínuas. As vendas líquidas da Valmet em 2024 foram de aproximadamente 5,4 bilhões de euros. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki e sua sede fica em Espoo, na Finlândia

MRV acredita em aquecimento das vendas com a criação da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida

0

Cerca de 13% do estoque atual da companhia se enquadra na nova categoria – e a expectativa é de aumento na velocidade das vendas

A ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), anunciada na semana passada pelo Governo Federal, tornou ainda mais favorável o cenário para quem deseja conquistar a casa própria com recursos do FGTS. Agora, famílias com renda mensal de até R$ 12 mil podem financiar imóveis de até R$ 500 mil, com prazos estendidos e condições mais acessíveis. Antes, o teto do MCMV era para imóveis de até R$ 350 mil e o programa atendia famílias com renda de até R$ 8 mil na faixa 3.

Para Ítalo Pita, Diretor Comercial da MRV, a mudança vai impulsionar ainda mais as vendas e contribuir para a redução do déficit habitacional no Brasil. “Há uma parcela significativa da população que não se encaixava nas faixas que existiam até então e que ainda enfrentava dificuldades para financiar um imóvel. Com o anúncio, poderemos atender um público que hoje acaba ficando refém de taxas de juros muito altas no financiamento tradicional”, analisa.

Faixa 4 deve beneficiar até 120 mil famílias e impulsionar o mercado de habitação econômica. Cerca de 13% do estoque atual da MRV se enquadra na nova categoria – e a expectativa é de aumento na velocidade das vendas. “A alta da Selic encarece o crédito imobiliário tradicional, mas o MCMV garante taxas entre 4% e 10,5% mais TR, sem impacto direto da Selic. Nas faixas mais baixas, os juros reais chegam a ser negativos, considerando a inflação atual”, explica Willians Ribeiro, Gestor de Vendas da MRV em Curitiba.

A mudança promete ser um divisor de águas para as construtoras que participam do programa, entre elas a MRV. Hoje, cerca de 90% das vendas líquidas da empresa vêm do programa do Governo Federal.

“O mercado está reagindo positivamente. A combinação entre políticas públicas, iniciativas estaduais que complementam os subsídios e um ambiente de crédito mais acessível para a população de média renda cria um ciclo virtuoso, que movimenta a economia e reduz o déficit habitacional”, conclui Ribeiro.

O cenário se torna ainda mais atrativo com o início do calendário de saque do FGTS de 2025, liberado na última sexta-feira. “Com o valor disponível, muitas famílias poderão dar entrada no imóvel ou amortizar parcelas, o que reforça o momento ideal para transformar o sonho da casa própria em realidade”, acrescenta.

A MRV registrou recordes históricos em 2024. Foram quase 40 mil unidades vendidas, com R$ 10 bilhões em vendas líquidas – crescimento de 17,4% em relação a 2023 e de 70,3% em relação a 2022. Do total, cerca de 90% das vendas ocorreram via MCMV.

Aluguel em alta, FGTS como aliado

Enquanto o financiamento pelo MCMV oferece previsibilidade, o aluguel tradicional segue pressionado. Em 2023, os reajustes médios foram de 16%, e em 2024, chegaram a 13,5% – ambos muito acima da inflação. “Quem financia um imóvel pelo MCMV paga, em muitos casos, parcelas mais baixas do que o aluguel na mesma região”, afirma Ítalo Pita.

Taxas de juros nas faixas 1, 2 e 3 do MCMV seguem atrativas mesmo com Selic elevada
No MCMV, as condições de financiamento são significativamente mais protegidas das oscilações da taxa Selic do que no crédito imobiliário tradicional. As taxas de juros são pré-fixadas e não variam conforme a política monetária. Para as famílias de menor renda, os juros podem, inclusive, ser negativos em termos reais. Na Faixa 1, os encargos são os mais baixos do programa, permitindo prestações que, muitas vezes, ficam abaixo do valor de mercado dos aluguéis na mesma localidade. Já nas Faixas 2 e 3, os juros variam entre 4% e 8% ao ano, acrescidos da Taxa Referencial (TR), patamar ainda bastante inferior à Selic vigente. Considerando um cenário de inflação entre 5% e 5,5%, o programa oferece, em diversos casos, taxas efetivas abaixo da inflação — um diferencial importante frente ao financiamento habitacional convencional.

Sobre a MRV
Com 45 anos de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem o grupo MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves. Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Acesse e conheça mais sobre a companhia. www.mrv.com.br.

Com quadra exclusiva de Pickleball, City Center Outlet Premium promove Semana do Esporte com atividades interativas

0

Promoções em lojas como Puma, Adidas, Nike, Fila e Columbia seguem de 4 a 13 de abril no empreendimento em Campo Largo (PR)

Em sintonia com a crescente busca por um estilo de vida mais saudável e ativo, o City Center Outlet Premium realiza a Semana do Esporte, de 4 a 13 de abril, com uma programação especial de atividades interativas e promoções exclusivas. A iniciativa convida o público a vivenciar o universo esportivo por meio de experiências que conectam bem-estar e consumo consciente.

Além de reforçar o posicionamento do outlet como referência em artigos esportivos, a campanha oferece aos visitantes uma experiência completa, com destaque para a variedade de produtos e marcas disponíveis. “O City Center Outlet Premium se consolidou como um dos principais destinos para quem busca vestuário, calçados e acessórios esportivos, com variedade qualidade e ótimos preços”, afirma a gerente de Marketing do City Center Outlet Premium, Fernanda Hickson.

Durante o evento, o shopping contará com atrações como chute a gol, área kids do SESC com xadrez, mini basquete e vôlei, promovendo interação e entretenimento para todas as idades. “A campanha celebra o compromisso do City Center com saúde, esporte e qualidade de vida. Queremos que nossos visitantes se divirtam, experimentem novas modalidades e aproveitem o momento para cuidar de si”, completa a gerente. Nos dias 12 e 13 de abril, em parceria com a academia PKB — que será inaugurada em breve em Curitiba —, o outlet terá uma quadra exclusiva de Pickleball, esporte que vem ganhando popularidade em todo o mundo. O espaço estará aberto ao público para que os clientes conheçam e pratiquem a modalidade gratuitamente. Ainda, o outlet promove parceria com a AMA Sport Brand, fornecedor de raquetes e bolinhas e MatchPlay, escola de Pickleball. Além da Escolinha de Triathlon com uma demonstração do treino de bicicleta.

Lojas como Puma, Live!, Adidas, Reebok, Nike, Hurley, Fila e Columbia também participam da campanha com descontos especiais em itens esportivos. A Adidas conta com 30% off em calçados e acessórios, e 40% off em últimas peças. Até o dia 10 de abril, a Nike tem 20% em últimas peças, com novos descontos para o fim de semana. Já a Puma conta com produtos remarcados com 30%, 40% e 50% off. E a Fila tem até 50% de descontos em toda a loja  — uma excelente oportunidade para renovar o guarda-roupa e os equipamentos.

Sobre o City Center Outlet Premium

Localizado em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, o City Center Outlet Premium é o primeiro e único outlet do estado do Paraná e um dos maiores do Brasil, com mais de 100 lojas em 74 mil m² de área construída. Segue um conceito americano, que oferece descontos de até 70% durante o ano inteiro, proporciona experiências de compras, lazer e entretenimento para quem mora em Curitiba e outras 30 cidades com grande potencial de compra da região. Construído em um terreno de 290 mil m², o projeto arquitetônico e de paisagismo oferece ambientes a céu aberto, que prezam pelo bem-estar e conforto dos visitantes. É o primeiro outlet com cinema no Brasil, com cinco salas Multiplex Stadium da Cineplus e capacidade para 887 pessoas. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping – que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: citycenteroutlet.com.br.

No aniversário de 22 anos, GERAR celebra a sua história ao impactar mais de 1 milhão de pessoas

Ao longo desses anos, a GERAR se expandiu e atualmente se encontra nos estados do Paraná e Santa Catarina

Ao completar o seu 22º aniversário de operação, a GERAR celebra uma história que impactou a vida de centenas de aprendizes, estagiários e empresas parceiras. Atualmente a GERAR conta com 52 unidades espalhadas nos estados do Paraná e de Santa Catarina.

Vale destacar também que, ao longo de 22 anos de história, a GERAR impactou a vida de mais de 1 milhão de pessoas. Alexandre Benatto Cadan, por exemplo, foi um dos primeiros aprendizes contratados pela instituição. Com 32 anos de vida, ele recorda um pouco do trabalho realizado pela instituição e a empresa parceira.

“Então, eu me lembro que me inscrevi no programa, e partir disso eu consegui o meu primeiro emprego. Comecei a trabalhar lá como jovem aprendiz, no setor de compras e acabei ficando dois anos e, depois disso, fiquei mais um ano lá como estagiário”, relembra. Por meio de novas responsabilidades, após o término como jovem aprendiz o contrato como estagiário veio e, posteriormente, o primeiro emprego na mesma empresa. 

A preocupação dos professores e da própria instituição é uma das principais lembranças. “Eu lembro que ia aos sábados para a GERAR, fazer um curso profissionalizante. E eu lembro muito bem de um professor chamado Odair, que a gente teve, que ele era muito bom, muito bom mesmo. Ele era muito preocupado com os alunos, sempre trazia questões novas do mercado”, destaca.

Avaliações de desempenho e de acompanhamento sempre fez parte da cultura da GERAR. Atualmente a instituição possui mais de 10 mil aprendizes ativos e 5 mil empresas parceiras.

Inspiração e conhecimento

Uma das inspirações de Alexandre Benatto, sem dúvida, foi o professor Odair – do qual relembra com apreço e carinho. “Ele me marcou muito. Eu lembro que ele era muito comprometido e trazia muitas questões. Ele falava sobre como funcionavam as indústrias, uma pessoa, assim, muito vivida e com conhecimento. Foi muito, muito enriquecedor”, recorda.

Mesmo ouvindo que o mercado de trabalho está muito difícil, Alexandre sequer pensou em desistir. “O conhecimento que você vai adquirindo (no jovem aprendiz) é muito grande, muito enriquecedor. Diferente, por exemplo, de um estágio. Na GERAR ele te dá um direcionamento melhor. Você vai ter um professor, um orientador. A GERAR ia na empresa, fazia acompanhamento. O começo pode ser um pouco difícil, mas vale a troca do conhecimento”, ressalta.

Alexandre Benatto recorda que o caráter que adquiriu e o seu comprometimento foi graças a GERAR.

“Agradeço por terem me ajudado a conseguir o meu primeiro emprego, onde foi moldado toda a estrutura que eu tenho hoje, o meu caráter e o meu comprometimento. Eu espero que a GERAR tenha muito sucesso com os novos estudantes que estão vindo, porque com certeza a GERAR tem um papel fundamental na sociedade”, finaliza.

GERAR em números

Com 22 anos de operações, a GERAR impactou a vida de mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente a instituição possui 52 unidades, espalhadas pelos estados do Paraná e Santa Catarina. Além disso, a instituição possui 5 mil empresas parceiras e 360 colaboradores que fazem a GERAR acontecer.

Vale destacar que a instituição promove o desenvolvimento social através da educação, capacitando indivíduos para serem protagonistas em uma sociedade justa e sustentável, focada em oferecer oportunidades.

Entre os programas destacados e desenvolvidos pela instituição, estão o Aprova (curso pré-vestibular), Cidadania Digital, Florescer, GERAR Esquenta, Projeto MEGA, GERAR Estágios e Aprendiz GERAR.

Recentemente o Grupo GERAR passou a investir em educação privada e lançou o Colégio Sinerge em Curitiba (PR). A nova instituição é focada na área profissional, reunindo ensino profissionalizante de qualidade e trabalho ao mesmo tempo.

Oncologia Multiprofissional é a nova Pós-graduação da PUCPR em parceria com o IOP Educa

Profissionais habilitados na atuação clínica que querem se capacitar para atuar de forma integrada em hospitais e clínicas de oncologia agora contam com uma nova oportunidade de formação. O IOP Educa, empresa pensada pelo Instituto de Oncologia do Paraná, da holding Med4U, para promover a excelência na educação oncológica, lança a Pós-graduação Lato Sensu “Oncologia Multiprofissional”, em conjunto com a PUCPR.

A formação e capacitação de profissionais de saúde na área da oncologia são essenciais diante do cenário atual. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo, superado apenas por doenças cardiovasculares. O cuidado com o paciente oncológico requer uma abordagem especializada, pois envolve complexidades que exigem atenção contínua e multidisciplinar, além do cuidado humanizado em situações críticas.

No curso, os profissionais aprenderão a acompanhar a terapia antineoplásica, discutir casos clínicos em equipe multiprofissional, orientar sobre os cuidados durante o tratamento, identificar e manejar reações adversas, orientar pacientes sobre sobre as formas de tratamentos e cuidados diários, além de conhecer as legislações para a estruturação de unidades de assistência em oncologia.

Serão dois módulos. O primeiro “Fundamentos de Oncologia e Gestão em Saúde” é composto por disciplinas de 12 ou 24 horas cada, totalizando 180 horas. Este módulo oferece uma base sólida em conceitos essenciais de oncologia e gestão de serviços de saúde, incluindo a disciplina de Ética em Oncologia e o Desafio de Aplicação do módulo.

O segundo módulo “Atenção Integral ao Paciente Oncológico” também é composto por disciplinas de 12 ou 24 horas cada, somando mais 180 horas de carga horária. Essa parte do curso foca no desenvolvimento de habilidades práticas para o manejo clínico dos pacientes oncológicos, abordando desde o diagnóstico e tratamento até o suporte integrado, com ênfase nas atividades práticas e estudos de casos reais, culminando em um Desafio de Aplicação para consolidar o aprendizado.

Público-Alvo

O curso é destinado a profissionais de saúde que desejam se especializar na área de oncologia, incluindo enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, biomédicos e outros profissionais que atuam ou desejam atuar no cuidado oncológico. O curso é ideal para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos sobre os cuidados integrados ao paciente oncológico, com foco na atuação em ambientes hospitalares, clínicas especializadas e centros de pesquisa, visando aprimorar a qualidade da assistência e o manejo de pacientes em tratamento contra o câncer.

“Quando pensamos numa formação especializada em oncologia multiprofissional, temos que entender que ela é cada vez mais essencial devido à complexidade do cuidado que temos que oferecer ao paciente oncológico. O mercado, as clínicas e hospitais exigem esse profissional atualizado, capaz de atuar em equipes integradas e colaborativas, com um olhar técnico, especializado e sensível à particularidade de cada etapa do tratamento do câncer. E essa parceria do IOP, com décadas de atendimento na área da oncologia e da PUCPR, com toda experiência acadêmica da instituição, potencializa ainda mais essa formação”, afirma a coordenadora do curso, Jeanine Marie Nardin, que é graduada em Farmácia pela UFPR, com habilitação em Bioquímica, Especialista em Farmácia em Oncologia pela SOBRAFO, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPR e Doutora em Ciências da Saúde pela PUC-PR.

As aulas serão realizadas em Curitiba (PR) no formato semipresencial. Com duração de 16 meses, iniciam no dia 09 de maio de 2025. A periodicidade é quinzenal, nas sextas-feiras, das 18h às 22h (online) e aos sábados, das 8h às 17h.

Mais informações:

https://estudenapuc.pucpr.br/pos-graduacao/cursos/oncologia-multiprofissional-curitiba

Sobre o Grupo Med4U:

A Med4U é uma holding que engloba algumas das marcas mais reconhecidas no setor da saúde, oferecendo soluções integradas e inovadoras para pacientes e profissionais. Entre as empresas que fazem parte da Med4U estão o IOP (Instituto de Oncologia do Paraná), o IOP Educa, o IOP Pesquisa, o Valencis, a Spesia e o centro de radioterapia Oncoville. Juntas, essas instituições formam um grupo dedicado à excelência no cuidado oncológico, educação e inovação em saúde.

O IOP, a marca mais antiga do grupo, que irá completar 30 anos de atuação em 2025, continua sendo uma referência no tratamento do câncer. Com quatro sedes em Curitiba (PR), o IOP se destaca por suas parcerias estratégicas, como a aliança com o Hospital São Marcelino Champagnat que oferece um tratamento integrado no formato cancer center e a parceria com o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, sendo a única clínica no sul do Brasil a integrar a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia. O IOP também se destaca por ter o mais alto nível de acreditação de qualidade no Paraná (única clínica de oncologia ONA 3) e também por ter sido eleita a melhor clínica de oncologia de Curitiba em 2024, pelo prêmio TOPVIEW Mais Saúde.

Com uma equipe de 97 médicos e 187 colaboradores ativos, o IOP oferece tratamentos avançados e humanizados, utilizando tecnologia de ponta e uma abordagem multidisciplinar, que inclui Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Farmácia. Além disso, terapias complementares como cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia ajudam a proporcionar um cuidado mais completo e humanizado.

Para mais informações ou para agendar sua consulta, acesse nosso site: https://iop.com.br

Gerar  apresenta projetos de empreendedorismo e educação para autoridades capixabas

Iniciativas como o Mega  e o Jogada Certa foram destacadas em reuniões com deputados e representantes do Governo do Estado

Desde 2003, a GERAR (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) tem sido um pilar de transformação social, impactando milhares de vidas por meio de projetos educacionais e de empreendedorismo.

Com atuação em diversos estados do Brasil, a instituição busca expandir seu alcance e, para isso, a representante de Relacionamento Governamental da GERAR, Isabela Lustosa, esteve em Vitória (ES) onde apresentou as iniciativas para autoridades locais.

A agenda incluiu reuniões na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), além de encontros com senadores, deputados federais e estaduais  e representantes do Governo do Estado.  Durante as conversas, foram destacados dois projetos de grande impacto:

🔹 Projeto MEGA – Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas


Já implementado em mais de 20 municípios capixabas, o MEGA fortalece o empreendedorismo como ferramenta de geração de renda e inclusão produtiva, utilizando uma abordagem gamificada que chamou a atenção dos presentes.

🔹 Projeto Jogada Certa


Focado no desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade, o projeto combina reforço escolar e práticas esportivas, abrindo novas perspectivas de futuro.

Segundo Isabela Lustosa, a receptividade foi extremamente positiva: “A visita ao Espírito Santo foi marcante. Os assessores destacaram que há poucas iniciativas tão sólidas voltadas para jovens e empreendedorismo no estado, o que reforça a importância de nossa atuação. Fomos convidados a formalizar uma cooperação técnica com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, o que facilitará a implementação dos projetos.”

A GERAR pretende retomar e ampliar suas ações no estado, oferecendo alternativas concretas de trabalho, renda e inclusão social. Além do Espírito Santo, a instituição já planeja novas agendas em Santa Catarina, Paraná e Brasília, buscando parcerias e recursos para expandir seus projetos em 2025 e 2026.

“A GERAR é um exemplo de como a sociedade civil pode atuar com consistência e credibilidade junto ao poder público. Mostramos não apenas a necessidade dos projetos, mas também resultados comprovados, o que gera confiança e abre portas para transformações reais”, complementa Isabela.

Com mais de 20 anos de trajetória, a GERAR segue comprometida em gerar oportunidades e fortalecer comunidades por meio do empreendedorismo e da educação.

Sobre a GERAR:
A GERAR é uma instituição sem fins lucrativos que atua na promoção de emprego, renda e desenvolvimento regional por meio de projetos educacionais e de capacitação profissional. Presente em diversos estados, já impactou milhares de vidas, contribuindo para a redução das desigualdades sociais.

Não existe saúde mental sem uma comunicação interna não violenta

0

Não existe saúde mental sem uma comunicação interna não violenta

* Por Juliana Albanez

Em abril de 2024, o cenário corporativo brasileiro ganhou um novo capítulo com a sanção da Lei nº 14.831/24, que criou o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. Mais do que uma formalidade, essa certificação reconhece organizações que oferecem um ambiente de trabalho saudável e que se preocupam com o bem-estar emocional de seus colaboradores.

A ideia é simples: empresas saudáveis = colaboradores felizes = produtividade em alta. Concedido pelo Governo Federal e com validade de dois anos, o selo incentiva a manutenção contínua de boas práticas organizacionais. Não é uma conquista pontual, mas um compromisso constante.

E os benefícios vão além do bem-estar da equipe. Uma empresa certificada fortalece sua imagem institucional, ganha credibilidade com clientes e parceiros e se diferencia no mercado como uma marca que entrega mais do que produtos, se torna reconhecida pela segurança emocional. Algumas, inclusive, criaram departamentos da felicidade! E no centro dessa estratégia está um elemento-chave: a comunicação interna. É ela que dá voz às iniciativas, conecta pessoas e alinha propósitos. De nada adianta implementar ações se ninguém sabe que elas existem.

No entanto, antes de sair em busca de certificações, é preciso analisar o ambiente interno e identificar sinais de que algo não vai tão bem. Os sintomas comuns em ambientes disfuncionais são o clima de julgamento constante, onde os colegas mais parecem juízes, prontos para criticar, mas nunca para colaborar; a falta de diálogo, quando informações importantes são ignoradas ou escondidas, e os problemas só se acumulam; feedbacks informais e ineficazes, com conselhos que surgem nos corredores e sem plano de ação claro; apatia coletiva, quando ninguém se importa com o outro. Como consequência, o índice de rotatividade dispara e se estabelece um ambiente tenso, onde o clima é pesado, hostil e que afasta talentos.

A boa notícia é que há caminhos para transformar esse cenário. É preciso investir em treinamentos focados em comunicação não violenta, fortalecimento da cultura organizacional e estímulo ao diálogo e à empatia. Essas ações não são apenas boas práticas, mas sim respostas estratégicas ao novo cenário legal e social das empresas brasileiras.

Afinal, a recente atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) equipara a saúde mental à saúde física no que diz respeito à segurança e saúde do trabalho. Ou seja, cuidar do bem-estar psicológico deixou de ser um diferencial e passou a ser obrigação legal.

Mais do que isso, é um sinal dos tempos: empresas precisam se preparar para cultivar ambientes saudáveis, sustentáveis e até mesmo divertidos. No fim do dia, uma empresa que cuida da saúde mental não está apenas cumprindo a lei, mas está construindo um lugar onde as pessoas desejam estar. E, em um mercado cada vez mais competitivo, isso é um ativo precioso. A pergunta que fica é: sua empresa está pronta para conquistar esse selo? E, mais ainda, para sustentar o que ele representa?

*Juliana (@jualbanez) é jornalista, escritora, palestrante, consultora de empresas na Europa e especialista na formação de speakers.

Recuperação Judicial dispara no Brasil e o administrador judicial se torna fundamental para a sobrevivência das empresas

0

Recuperação Judicial dispara no Brasil e o administrador judicial se torna fundamental para a sobrevivência das empresas

Má gestão, vestígios da pandemia e ausência de documentação são alguns dos elementos que desencadeiam a crise

O Brasil tem registrado um aumento expressivo nos pedidos de recuperação judicial nos últimos anos. Dados da Serasa Experian mostram que, no primeiro semestre de 2024, foram protocolados 1.014 pedidos, um crescimento de 71% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em 2025, o número continuou em alta, atingindo um novo recorde com 162 novos pedidos em janeiro, um aumento de 8,2% em relação ao mesmo mês ao anos anterior. Esse cenário reflete as dificuldades econômicas enfrentadas por diversos setores, agravadas por juros elevados, crédito restrito e oscilações nos custos de produção.

Para Rodrigo Totino, advogado do MBT Advogados, escritório especializado em recuperação judicial, esse crescimento não se deve apenas à crise econômica, mas também a uma maior conscientização das empresas sobre o mecanismo legítimo de reestruturação. “O instituto da recuperação judicial amadureceu no Brasil. Antes, era visto como um último recurso ou até um demérito. Hoje, empresários compreendem que se trata de uma ferramenta legal para reorganizar suas finanças e preservar empregos”, afirma Totino.

O papel do administrador judicial é essencial no processo, pois preserva a transparência e viabilidade da recuperação. Ele assume o papel de protetor, garantindo que as empresas em tal situação cumpram seus compromissos e possam retomar suas operações com estabilidade. Trata-se de uma intermediação entre credores e empresas, onde o administrador fiscaliza a execução do plano e auxilia o juiz em questões contábeis e financeiras. Totino destaca que, em alguns casos, a má gestão empresarial é um fator determinante para a crise financeira. “A Lei de Recuperação Judicial foi criada para salvar empresas viáveis, não empresários ruins. Se a má gestão continuar, dificilmente o recurso será bem-sucedido”, explica.

Atualmente, o MBT Advogados acompanha processos que somam mais de R$ 1 bilhão em ativos e passivos, o que demonstra a grandeza dessas operações. Um dos setores mais impactados pelo aumento de pedidos é o agronegócio. A expansão da agricultura em estados como Rondônia e Mato Grosso levou muitos produtores a assumirem grandes volumes de crédito, muitas vezes sem planejamento adequado.

Totino ressalta que a alta nos preços das commodities durante a pandemia incentivou investimentos que, com a queda dos valores de mercado, se tornaram insustentáveis. “Muitos produtores estruturaram seus negócios com base em preços elevados. Com a desvalorização das commodities, enfrentam dificuldades para honrar suas dívidas e recorrem à recuperação judicial para congelar passivos e manter as operações”, explica o advogado.

A legislação atual permite que produtores rurais solicitem recuperação judicial, desde que comprovem exercício regular da atividade econômica. No entanto, Totino alerta que a falta de formalização pode ser um entrave. “Produtores precisam se organizar juridicamente para acessar esse mecanismo. Sem documentação adequada, muitos enfrentam desafios na obtenção do benefício”, conclui.

Diante desse cenário, a administração judicial profissionalizada se torna cada vez mais relevante. Garantir que o processo de recuperação ocorra com transparência e eficiência é essencial não apenas para salvar empresas, mas para preservar empregos e contribuir para a estabilidade econômica do país.

Com a presença de IZA e Simone Mendes, Natura lança marca de perfumaria prestige em São Paulo

0

Com a presença de IZA e Simone Mendes, Natura lança marca de perfumaria prestige em São Paulo

Celebridades, especialistas e grandes nomes da beleza prestigiaram o lançamento de Natura Aura Alba na noite desta quinta-feira (03) na Casa das Rosas (SP)

Na noite desta quinta-feira (03), a Natura, líder absoluta em perfumaria no Brasil¹, recebeu convidados especiais para celebrar o lançamento de Natura Aura, sua nova marca de perfumaria prestige, e apresentar oficialmente sua primeira criação: o eau de parfum Aura Alba. O evento, realizado na Casa das Rosas, um dos espaços culturais mais emblemáticos de São Paulo, reuniu celebridades, influenciadores, especialistas em perfumaria e executivos da marca, em uma noite marcada por beleza, elegância e sofisticação.

Entre os presentes, destaque para as embaixadoras e cantoras IZA e Simone Mendes, além da presença do fundador da empresa, Sr. Luiz Seabra, Tatiana Ponce, vice-presidente de marketing e líder de pesquisa e desenvolvimento da Natura e Avon, e Claudia Pinheiro, diretora global de perfumaria. A criação da fragrância foi celebrada ao lado dos perfumistas responsáveis pelo projeto: Verônica Kato, perfumista exclusiva da Natura, e o francês Jean-Christophe Hérault, da casa de fragrâncias IFF (International Flavors and Fragrances).

“Pra mim, perfume tem que combinar com quem eu sou: com a minha pele, com o meu calor, com a minha rotina. É quase como uma digital. E quando eu encontrei Aura Alba, senti isso de cara. Ela chega antes de mim, fica depois, e conta muito sobre a minha presença. É um cheiro que fala, que marca, que transforma o momento”, afirma a cantora IZA. 

“Ser embaixadora da Natura, especialmente nesse lançamento tão simbólico de Aura Alba, é um marco na minha vida. Sempre admirei a marca, pois ela sempre esteve presente na minha história desde a infância, nos pequenos luxos da minha mãe, que mesmo com pouco, fazia questão de comprar seu perfuminho da Natura. Hoje, estar aqui representando essa fragrância tão sofisticada, que tem um cheiro envolvente, elegante e que fica na pele de um jeito especial, é uma alegria enorme. É sobre memória, é sobre vencer, é sobre perfume com alma”, reflete Simone Mendes, que integrou recentemente o time de influenciadores da marca.

O perfume chega ao mercado envolto de muita elegância e exuberância, com o óleo natural da Rosa Alba de Konare, de uso exclusivo da Natura e nunca antes utilizado por nenhuma outra perfumaria no mundo. No entorno dos campos de rosas na Bulgária, no terroir único de Konare, as Rosas Alba abraçam as plantações das Rosas Damascena, ajudando a protegê-las com a sua poderosa presença, em uma relação perfumada de cuidado e beleza. Foi nesse ambiente que a Natura encontrou a inspiração perfeita para criar sua nova marca de perfumaria, que traz ineditismo e modernidade na representação das potencialidades do feminino.

O terroir de Konare garante que somente o solo e o clima dessa região produzam a Rosa Alba: uma rosa branca com perfume potente e único.

Esse encanto olfativo se revela na combinação do puro óleo da rosa Alba de Konare com a cremosidade da flor do mel, as notas suculentas de lichia e o conforto do sândalo e do patchouli, que dão origem a um eau de parfum elegante e feminino — uma releitura moderna do clássico caminho floral. O resultado é uma perfumação potente, que dura o dia inteiro, com alta fixação e uma explosão de perfume. Seu frasco, de design sofisticado e orgânico, traz no fundo camadas que simbolizam essa rosa, flor majestosa e icônica.

Com Natura Aura, a marca dá início a um novo momento dentro da sua trajetória, reafirmando sua liderança no mercado de perfumaria com uma proposta de sofisticação, inovação e originalidade.

Com valor sugerido de R$324,00, Natura Aura Alba já está disponível em todos os canais de venda da Natura, incluindo Consultoras de Beleza, e-commerce, lojas físicas e franquias.

¹Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores l Participação do Mercado em Valor, Volume e Penetração | Total Canal | Período: FY2024 | Total Brasil l Categoria: Perfumaria

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras de Beleza, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br