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Moto ou carro? Qual é a forma mais econômica de se locomover

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Moto ou carro? Qual é a forma mais econômica de se locomover

Com o aumento do preço dos combustíveis, motos como a Biz ou CG se destacam como a melhor opção de economia e mobilidade

Segundo dados do Money Times, nos últimos 12 meses, o preço médio da gasolina no Brasil registrou um aumento de 9,8%, impactando significativamente o orçamento dos brasileiros. Diante desse cenário, muitos estão reavaliando suas escolhas de transporte e buscando alternativas mais econômicas de locomoção, algo que pode fazer uma grande diferença no orçamento mensal.

Segundo a diretora da Cabral Motor, Camila Mainetti, analisando o consumo de combustível e o custo por quilômetro, algumas opções ficam em evidência. “Um carro popular 1.0, em boas condições, circula em média 12 km com 1 litro de combustível na cidade. Enquanto isso, modelos como o da Honda Biz 125 percorrem cerca de 50 km por litro. Nesse cenário, podemos notar que a moto se destaca como a alternativa mais eficiente para quem busca economia. Além do baixo consumo de combustível, ela proporciona agilidade no trânsito”, explica Camila.

Custo de aquisição x economia diária

A diretora explica que considerando o preço médio atual da gasolina de R$ 6,35 por litro, o custo por quilômetro fica da seguinte forma: para carro, o custo fica em R$0,52; já para motos, são cerca de R$0,127 por km rodado. “Uma economia de 75% só em combustível, além da economia com manutenção, impostos, pedágio e estacionamento”, afirma Camila.

Dessa maneira, os modelos Biz e CG surgem como a opção mais econômica para locomoção individual. “Com a gasolina cada vez mais cara, cada centavo economizado faz diferença. A moto consegue percorrer mais quilômetros com menos combustível, se tornando uma escolha inteligente para quem precisa se locomover todos os dias. O brasileiro está cada vez mais atento aos custos do dia a dia, e a escolha da moto como meio de transporte tem se tornado uma tendência. Com planejamento e boas decisões, é possível economizar sem abrir mão da mobilidade”, ressalta.

Além disso, levando em conta o custo de aquisição de uma das motos mais vendidas no Brasil, a Honda CG 160, estimada em cerca de R$20.500 para compra, podemos notar ainda mais vantagens, já que ela pode rodar até 41,7 km por litro de gasolina. Se consideramos o valor gasto com o uso do etanol, a economia é ainda maior, já que a CG gasta em média 27,4 km por litro no etanol. “Os motociclistas já perceberam que, a longo prazo, a moto de baixa cilindrada para uso cotidiano se paga sozinha quando calculado a economia em relação ao carro”, finaliza.

Dicas de economia

Para otimizar os gastos com transporte, algumas práticas podem ajudar a economizar significativamente no dia a dia:

Escolha um meio de transporte mais econômico: as motos do modelo Biz e CG são as melhores alternativas em termos de custo-benefício para quem precisa se locomover diariamente. “A economia no consumo de combustível e na manutenção torna a moto uma excelente opção para o dia a dia”, destaca Camila.

Planeje suas rotas: escolher trajetos mais curtos e com menos trânsito ajuda a reduzir o consumo de combustível e o desgaste do veículo. “Uma boa rota faz toda a diferença na economia diária”, sugere a diretora.

Dirija de forma econômica: evitar acelerações bruscas e frenagens desnecessárias melhora o consumo de combustível. “Uma condução suave pode reduzir consideravelmente os gastos no final do mês”, destaca Camila.

Mantenha a manutenção em dia: pneus calibrados, troca regular de óleo e revisões periódicas garantem maior eficiência no consumo de combustível. “Um veículo bem cuidado gasta menos e dura mais”, reforça a diretora.

Use combustível de qualidade: “Combustível de boa procedência é essencial para manter a qualidade e não danificar a moto”, aconselha Camila.

Semana de quatro dias e flexibilidade: o futuro da jornada de trabalho já começou?

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Semana de quatro dias e flexibilidade: o futuro da jornada de trabalho já começou?

Especialista analisa tendências globais e impactos no Brasil

Reduzir a jornada de trabalho sem perda de produtividade é um debate que ganha força no mundo todo. Empresas na Europa, Estados Unidos e até na América Latina já testam modelos como a semana de quatro dias, enquanto no Brasil a CLT segue um modelo tradicional, mas com algumas aberturas para flexibilização. Com o avanço da tecnologia e novas formas de organização do trabalho, o futuro da jornada está cada vez mais em transformação.

A adoção da semana de quatro dias, por exemplo, já mostrou resultados positivos em países como Reino Unido, Portugal e Islândia. Em um estudo da 4 Day Week Global, 86% das empresas que testaram a redução da jornada mantiveram o modelo, relatando aumento na produtividade e bem-estar dos funcionários. No Brasil, essa tendência ainda é pouco difundida, mas ganha espaço conforme empresas buscam maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Além disso, mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos últimos anos trouxeram mais flexibilidade na gestão da jornada. O teletrabalho, regulamentado em 2017, e o controle digital de ponto são avanços que permitem que as empresas adotem modelos mais flexíveis, mas sem perder a rastreabilidade das horas trabalhadas.

Para Maurício Campos, sócio da MarQ HR, empresa especializada em gestão de jornada de trabalho e desenvolvimento de talentos, a tecnologia tem papel fundamental nessa evolução. “As empresas que adotam soluções digitais conseguem garantir o cumprimento da legislação, ao mesmo tempo que oferecem mais flexibilidade aos colaboradores. A digitalização do ponto, por exemplo, permite acompanhar a jornada e entender padrões de produtividade, facilitando a adaptação a novos formatos de trabalho e auxiliando no plano de ação de desenvolvimento do time”, explica.

Ainda que o Brasil tenha desafios estruturais, o movimento global de flexibilização da jornada pode impactar a legislação local nos próximos anos. O debate sobre novas formas de trabalho deve seguir crescendo, impulsionado tanto por mudanças tecnológicas quanto pelas demandas dos trabalhadores por mais equilíbrio e qualidade de vida.

Tendências para o futuro da jornada de trabalho

Especialistas indicam que a flexibilização do trabalho deve continuar evoluindo nos próximos anos. Algumas das principais tendências incluem:

Semana de quatro dias: Empresas que adotam esse modelo geralmente não reduzem a carga horária semanal total, mas redistribuem as horas para quatro dias, garantindo produtividade sem perda de qualidade.

Foco em resultados, não em horas trabalhadas: O conceito de trabalho por entrega vem ganhando força, especialmente em setores criativos e de tecnologia. Isso desafia o modelo tradicional de controle rígido de jornada.

Automação e inteligência artificial na gestão de jornada: Softwares inteligentes ajudam a monitorar horas trabalhadas, prever padrões de produtividade e evitar sobrecarga, garantindo mais eficiência para empresas e colaboradores.

Adoção de benefícios ligados ao bem-estar: Empresas que buscam reduzir a jornada também têm investido em programas de saúde mental, apoio psicológico e incentivos para qualidade de vida, alinhados com a nova cultura de trabalho.

Opus Tech cresce 27% e inaugura novo data center em São Paulo

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Opus Tech cresce 27% e inaugura novo data center em São Paulo

Empresa 100% curitibana pretende se consolidar como principal provedora de cloud do Sul do país até 2027

A Opus Tech, empresa especializada em soluções de tecnologia e infraestrutura de cloud, comemora o crescimento de 27% nos últimos 12 meses, consolidando sua presença no mercado nacional. Fundada em 2016 pelo empresário Júnior Machado (CEO), a empresa hoje possui mais um sócio que veio contribuir na parte de tecnologia, Ângelo Sossela, atual CTO. A companhia projeta, para 2025, um crescimento de 50% em relação a 2024.

A ascensão da Opus Tech acompanha o aumento da demanda por servidores e infraestrutura de tecnologia, impulsionada pela transformação digital em diversos setores. “As empresas estão cada vez mais investindo em cloud computing para garantir maior eficiência, segurança e escalabilidade para seus negócios. Esse movimento tem impulsionado nossa expansão e reforçando nosso compromisso com inovação e qualidade”, afirma Junior Machado, CEO da Opus Tech.

Com datacenter em Curitiba e em Miami desde 2016, a empresa dá um novo passo estratégico e inaugura uma nova operação, no primeiro semestre deste ano, com um datacenter em São Paulo, ampliando sua capacidade de atendimento no Brasil. A Opus Tech segue fortalecendo parcerias estratégicas na região Sul, com o objetivo de se consolidar como a principal provedora de cloud da região até 2027.

O setor de tecnologia no Brasil segue em forte expansão, impulsionado pelo crescimento acelerado dos investimentos em computação em nuvem. De acordo com o último estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com a International Data Corporation (IDC), os investimentos em cloud no país cresceram 41% em 2023, atingindo US$4,5 bilhões. Em 2024, grandes empresas do setor anunciaram aportes bilionários para expandir suas operações. A Microsoft revelou um investimento de R$14,7 bilhões (US$2,7 bilhões) ao longo de três anos para ampliar sua infraestrutura de nuvem e inteligência artificial no Brasil, no maior aporte já feito pela companhia no país. Já a Amazon Web Services (AWS) anunciou um plano de investimento de R$10,1 bilhões (US$1,8 bilhão) até 2034 para expandir seus data centers. Esses aportes demonstram a crescente demanda por infraestrutura tecnológica no Brasil e a confiança das gigantes do setor no potencial do mercado nacional.

“Nossa missão é continuar inovando e entregando soluções de alta performance para empresas de todos os portes. Acreditamos que a tecnologia é o caminho para a competitividade e crescimento sustentável das companhias”, reforça Machado.

Para os próximos anos, a Opus Tech mantém um olhar atento às tendências do setor e ao fortalecimento de sua estrutura para suportar a crescente demanda por serviços de cloud e infraestrutura digital.

Sobre a Opus Tech

Fundada em 2016 e 100% curitibana, a Opus Tech é referência em soluções de computação em nuvem no Brasil. Com um portfólio completo de infraestrutura cloud, a empresa atende empresas de diversos portes e setores, garantindo alta performance, segurança e escalabilidade. Tendo o cliente como maior razão e compromisso com a inovação e a excelência, impulsionou um crescimento expressivo nos últimos anos, consolidando sua posição como um dos principais provedores de cloud computing do Sul do país. Com operação de data center em Curitiba e em Miami, desde 2016, e a inauguração de uma nova estrutura em São Paulo em 2025, a Opus Tech expande sua atuação para atender à crescente demanda por servidores e soluções tecnológicas no Brasil.

LUA anuncia Jorge Gerez como novo proprietário

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LUA anuncia Jorge Gerez como novo proprietário

Agência acelera crescimento, renova equipe e estrutura processos para maior agilidade e criatividade; novo momento é coroado com três premiações no Reed Awards, em Austin, no Texas

A LUA, uma das principais agências de comunicação do Brasil, vive um momento de transformação. A empresa anuncia nova direção, com Jorge Gerez assumindo como novo proprietário e administrador da agência. Consultor de marketing com atuação internacional, Gerez traz sua vasta experiência em branding, comunicação institucional, retail mídia e estratégia para acelerar ainda mais a evolução da agência.

“A LUA sempre teve contas de destaque nacional. Nossa missão agora é ampliar esse potencial, com mais atuação digital, de forma mais ágil, inovadora e preparada para atender inclusive clientes corporativos de diversos segmentos. O foco na estratégia, aliado à criatividade, nos permite construir marcas fortes e relevantes”, destaca Jorge Gerez.

Com uma trajetória marcada por prêmios e reconhecimentos internacionais, Gerez foi eleito Rising Star pela revista americana Campaigns & Elections e conquistou diversos prêmios, como Pollie Awards, Reed Awards e Polaris Awards. Em 2024, recebeu a Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais, de Curitiba.

O novo momento da LUA também inclui um reforço na equipe, com a chegada de profissionais em diferentes segmentos, e um novo modelo de processos internos que visa maior eficiência e criatividade. “Estamos investindo fortemente para expandir nossa atuação, principalmente no segmento de retail, atendendo empresas privadas de grande porte com soluções de comunicação estratégica”, acrescenta Gerez.

As mudanças já começam a render frutos. Nos dias 20 e 21 de março, a LUA marcou presença no Reed Awards, em Austin (EUA), um dos mais prestigiados prêmios de comunicação política e institucional do mundo. A agência concorreu com seis cases finalistas dos quais venceu em três categorias: melhor slogan e melhor anúncio subnacional para o Governo de São Paulo e CDHU e melhor filme para TV com a campanha Segurança Máxima para o Governo do Paraná.

Com um histórico de campanhas de destaque para clientes como Governo de São Paulo, CDHU, Governo do Paraná, Celepar e Copel, a nova fase da LUA quer expandir horizontes e internacionalizar a marca.

Sobre a LUA

Com mais de 20 anos de história, a LUA é uma agência de comunicação reconhecida por sua abordagem inovadora e pela capacidade de criar campanhas de alto impacto.

ESIC International Business School celebra 25 anos no Brasil

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ESIC International Business School celebra 25 anos no Brasil e reforça sua posição como referência global em educação

Com sede própria de mais de 18 mil m², a instituição já formou mais de 12 mil alunos e profissionais, com atuação em mais de 30 cidades do Brasil, com parcerias e instituições conveniadas

Com sede em Curitiba, a ESIC Internacional é uma instituição de ensino com presença global e tradição em educação de excelência. Fundada na Europa em 1965, possui matriz em Madrid e 12 campus na União Européia, além de atuação na China e Estados Unidos. Em 2000, a capital do Paraná foi escolhida para sediar o primeiro campus próprio da ESIC fora do continente europeu e a razão se deve ao bom nome internacional que Curitiba possuía e possui. Desde então, a instituição vem expandindo sua atuação no Brasil e reafirmando seu compromisso com a formação de profissionais altamente qualificados.

“Celebrar 25 anos da ESIC no Brasil é reconhecer uma trajetória construída com base em excelência acadêmica, inovação e compromisso com a formação de líderes preparados para atuar em um mercado global em constante transformação”, destaca o diretor geral da ESIC Internacional, Alexandre Weiler. Atualmente, a instituição conta com mais de dois mil alunos no ensino fundamental, médio, graduação, pós-graduação, cursos de MBA e de formação executiva para empresas, e já formou mais de 12 mil alunos e profissionais, com atuação em mais de 30 cidades do Brasil, com parcerias e instituições conveniadas

A expansão da ESIC no Brasil ganhou ainda mais força com a criação do Colégio Internacional ESIC, iniciado em 2016 com turmas do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Nos anos seguintes, a instituição ampliou sua oferta até cobrir todo o ensino fundamental e médio, proporcionando uma formação de alto padrão desde a base escolar. Em 2021, o ranking School Advisor posicionou o Colégio ESIC como o segundo melhor colégio particular de Curitiba e o primeiro em professores e infraestrutura.

Com uma proposta pedagógica baseada em metodologias inovadoras e uma grade curricular altamente especializada, a ESIC atua em cinco frentes principais: ensino superior com diploma internacional, MBAs e pós-graduação, Colégio Internacional (ensino fundamental e médio), educação executiva e corporativa, além de módulos e missões empresariais internacionais. “Nosso modelo de ensino combina rigor acadêmico, conexão com o mercado e uma metodologia voltada para o desenvolvimento de competências práticas, preparando nossos alunos para os desafios reais do mundo dos negócios. Hoje temos alunos formados pela ESIC Internacional empreendendo com marcas de renome e em posições executivas de destaque no Brasil, EUA, Chile, Argentina, Alemanha, Holanda, França, Suécia, entre outros”, explica o diretor geral.

Em 2023, com um investimento de R$1 milhão, a ESIC Internacional lançou uma nova grade de cursos superiores no formato digital (EAD), utilizando a plataforma Canvas, a mesma adotada por instituições como MIT, Stanford e Harvard. Com a metodologia Transformative Learning, esses cursos proporcionam uma experiência de aprendizado dinâmica e alinhada às exigências do mercado global. “A educação digital é uma realidade e nossa missão é entregar a mesma qualidade reconhecida internacionalmente também no ambiente online, com plataformas de ponta e metodologias transformadoras. Nosso enfoque foi criar um ensino online premium, conectado com as reais necessidades de profissionais de alta performance, mas que tem o tempo e a localização geográfica como um limitador”, complementa.

Em 2020, a instituição recebeu o Prêmio Professor João Crisóstomo Arns, o mais renomado prêmio de educação e cultura concedido pela Câmara dos Vereadores de Curitiba, por sua gestão eficiente e pela rapidez na transição para o ensino remoto durante a pandemia. Em apenas 24 horas, todas as aulas foram adaptadas para o formato online, mantendo os mesmos dias, horários e professores, garantindo a continuidade da educação, sem interrupção, sendo benchmarking para as outras instituições do setor.

A ESIC também é conhecida por sua estrutura filantrópica no Brasil, tornando o ensino de qualidade internacional acessível para um maior número de brasileiros. Seu campus de Curitiba, com 18 mil m², oferece diploma com prestígio internacional, com um modelo de formação que alia rigor acadêmico, inovação e forte conexão com o mercado.

A instituição figura entre as 20 melhores no ranking de publicações de renome, como Forbes, Bloomberg, Wall Street Journal e QS e já formou mais de 80 mil alunos pelo mundo. A ESIC obteve nota máxima na avaliação do MEC desde sua fundação e tem sido reconhecida por rankings nacionais e internacionais, como EXAME, VOCÊ S/A e Estadão.

“Estar entre as melhores escolas de negócios do mundo é um reflexo direto do nosso compromisso com a qualidade e a inovação. Mas nosso maior reconhecimento vem do sucesso dos nossos alunos no mercado e as pessoas têm cada vez mais se surpreendido ao encontrar isto disponível tão próximo de suas casas aqui no Brasil”, finaliza Weiler.

F9 lança estande sustentável com fabricação em tempo recorde para feiras e eventos

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F9 lança estande sustentável com fabricação em tempo recorde para feiras e eventos

Produzido em papelão colmeia, a novidade viabiliza a construção em vários formatos através de sistemas inovadores de encaixe, com possibilidade de produção em até 72 horas

Imagine produzir um estande para sua marca em tempo recorde? A paranaense F9 apresenta uma inovação no mercado de comunicação visual: o EasyStand, que se destaca pela sustentabilidade, modularidade e fabricação em tempo recorde – em alguns casos a produção pode ser concluída em até 72 horas.

O EasyStand é produzido em papelão colmeia, um material altamente resistente e 100% reciclável, garantindo um produto de baixo impacto ambiental, alinhado às práticas ESG. Além disso, permite recortes em curvas com acabamento estético impecável, assegurando um design fiel ao projeto original. Com possibilidade de diferentes formatos, pode ser utilizado para estandes de vendas, lançamentos de produtos, displays com gigantografia e muito mais. No caso específico dos estandes, por ser de construção modular, pode variar de 4 a 100m2 .

“Nós somos pioneiros em impressões de grandes formatos e estamos sempre em busca de tecnologia de ponta para trazer soluções cada vez mais inovadoras para nossos clientes. O EasyStand chega para revolucionar a produção de estandes, em tempo recorde, resistência e qualidade gráfica”, afirma o diretor da F9 Comunicação Visual, Emerson Camargo.

A F9 disponibiliza como sugestão seis modelos de estandes para escolha do cliente, que após receber gabaritos e medidas, pode fazer o projeto gráfico que desejar. A fabricação é modular, o que facilita o processo de montagem, armazenamento e transporte. O projeto também pode ser exclusivo, adaptando-se a diferentes locais. A impressão é feita em UV alta resolução, garantindo qualidade visual e durabilidade.

Inovação e sustentabilidade no setor de comunicação visual

Ao longo de sua história, a F9 tem investido continuamente em novas soluções para o mercado. Após a pandemia, a empresa expandiu sua expertise com a introdução do XPS (Poliestireno Extrudado), material amplamente utilizado na fabricação de letras bloco, mascotes, logotipos e elementos decorativos tridimensionais, garantindo maior resistência e leveza às estruturas visuais. ”Os materiais em XPS são muito usados em fachadas e estandes para eventos, garantindo diferenciação e atratividade para as empresas”, complementa Camargo.

Hoje, a F9 atua na produção de adesivos, lonas, displays, banners, cubos e urnas, totens de diferentes formatos, letras caixa e ambientação de espaços, como cenários para eventos, e ambientação corporativa, que abrangem criação de mostras, eventos, peças publicitárias, composição de loja, personalização de veículos e até a sinalização de plantão de vendas para o mercado imobiliário.

Entre os principais clientes, estão a Ademicon, Grupo GRPCOM, Electrolux, Grupo Marista, Sanepar, Incepa, Enaex, shows e grandes feiras nacionais, como a ExpoApras, Induspar, Expomatcon, entre outras.
“A nossa grande missão tem sido conciliar atitudes sustentáveis com custo-benefício e aliar industrialização à prestação de serviço. O EasyStand é um exemplo dessa filosofia, proporcionando agilidade na produção, modularidade e menor impacto ambiental, sem abrir mão da qualidade estética e estrutural”, finaliza o diretor.

Com sede com mais de 2.000 m² em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, a F9 Comunicação Visual é uma das principais empresas do Brasil nos segmentos de ponto de venda, sinalização e comunicação visual para eventos. Conta com equipe própria de instalação externa e atende clientes em todo o território nacional.

www.f9.com.br

Mercado brasileiro intensifica compromisso com ações de diversidade e inclusão

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Mercado brasileiro intensifica compromisso com ações de diversidade e inclusão

Enquanto multinacionais norte-americanas recuam em políticas de diversidade, Brasil mantém demanda por profissionais capacitados na área

Enquanto grandes empresas nos Estados Unidos começam a recuar em seus compromissos com a diversidade e inclusão, no Brasil, a pauta segue em alta e cada vez mais consolidada. Recentemente, algumas multinacionais flexibilizaram ou encerraram políticas voltadas à diversidade, refletindo um movimento anti-ESG que cresce entre companhias americanas. Porém, em âmbito nacional, o mercado continua exigindo profissionais capacitados para desenvolver estratégias inclusivas, mostrando que a tendência global caminha para um amadurecimento da governança corporativa.

Muitas empresas brasileiras começam a encarar o tema de forma mais estruturada. O ESG, antes visto por alguns como um discurso de marketing ou uma imposição externa, agora se consolida como um pilar estratégico de governança e gestão de riscos. Essa mudança de perspectiva exige que as organizações deixem de tratar a diversidade como um diferencial e passem a vê-la como um componente essencial para o sucesso e a inovação no ambiente corporativo.

Um estudo da Deloitte, “Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações 2023”, reforça essa visão: 96% das empresas participantes afirmam que iniciativas de DE&I promovem um ambiente mais acolhedor, 95% destacam melhorias na qualidade da força de trabalho e 94% reconhecem a geração de valor por meio dessas práticas.

“No Brasil, especialmente entre as multinacionais, há um alinhamento crescente com os movimentos globais. Os consumidores estão mais atentos e exigentes, cobrando uma postura mais responsável das empresas em relação a esses temas, mas, apesar dos avanços, a realidade ainda é desigual, e sabemos que ainda há um longo caminho pela frente. A tendência global é clara: diversidade e inclusão não são mais uma escolha, mas uma estratégia fundamental para o sucesso sustentável das organizações”, afirma Edith Novo, coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Diversidade e Inclusão da Estácio.

A demanda por profissionais especializados nesse campo acompanha essa evolução. O MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Diversidade e Inclusão surge como uma resposta à necessidade crescente de gestores que saibam integrar a diversidade às práticas de negócios. Desenvolvido pela área de pós-graduação Digital da Estácio, curso é oferecido no formato digital e prepara líderes para desenvolver culturas organizacionais mais inclusivas, impulsionando inovação, criatividade e desempenho.

“A proposta desse MBA vai além da teoria, proporcionando aos alunos ferramentas práticas para implementar políticas inclusivas, gerenciar equipes diversas, promover a inovação por meio de diferentes perspectivas e garantir que as organizações não apenas cumpram normativas, mas também estejam alinhadas com um movimento global em direção a uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma a coordenadora.

O curso inclui diversas disciplinas que vão colaborar no crescimento do aluno, como Cidadania, Ética, Diversidade e Inclusão, Comunicação Inclusiva no Ambiente Corporativo, Gestão da Cultura e do Clima Organizacional, Gestão Estratégica Sustentável, ESG e Gestão da Diversidade nas Organizações, Gestão de Desempenho, Gestão Estratégica de Pessoas e Recrutamento, Seleção e Provimento de Pessoal.

A Estácio conta com um portfólio amplo de cursos de pós-graduação nos formatos presencial, ao vivo e digital, com mais de 300 opções, em diversas áreas, incluindo o próprio MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Diversidade e Inclusão, uma novidade no mercado. Para saber mais e se inscrever, visite o site estacio.br.

Cacau em alta: mercado se adapta e oferece alternativas econômicas para a Páscoa

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Cacau em alta: mercado se adapta e oferece alternativas econômicas para a Páscoa

Grupo MiniPreço traz ampla variedade em itens de bombonière e opções para montar cestas de chocolates

Quem não percebeu o aumento de preços dos chocolates? Isso ocorreu devido aos problemas climáticos nas lavouras dos maiores produtores de amêndoas do mundo, localizados no continente africano, que é responsável por 70% do fornecimento mundial do fruto. É o caso da Costa do Marfim, maior produtora, que sozinha gera 45% do cacau do planeta. E isso afeta o mercado brasileiro, uma vez que o cacau é uma commodity, ou seja, o seu preço é definido internacionalmente.

Com a proximidade da Páscoa, as famílias fazem contas para atender, pelo menos, a expectativa das crianças. Diminuir o tamanho dos ovos ou buscar alternativas mais baratas ajudam a economizar.

Pensando nesta data tão simbólica, o Grupo MiniPreço antecipou as negociações com fornecedores e foi em busca de melhores condições para atender os clientes. De acordo com o diretor comercial do grupo, Beni Gelhorn, se enquadrar na economia das famílias é fundamental. “Sabemos o quanto a Páscoa é uma data importante no calendário e, para as crianças, é um momento de alegria e expectativa. Sempre buscamos negociar com antecedência com os nossos fornecedores, para trazer as melhores marcas e preços, e atender os nossos clientes da melhor forma possível”, afirma.

As lojas do Grupo MiniPreço trazem opções mais econômicas, como barras de chocolate, caixas de bombons, confeitos, marshmallows, balas e outros itens de bombonière. As lojas também oferecem cestas prontas, para maior comodidade e, para quem deseja personalizar, a linha de cestaria tem diversos tamanhos e descontos.

“Pensamos em todos os bolsos. Temos opções para lembrancinhas e também para quem deseja presentear de forma completa, através das cestas. Conseguimos negociar produtos com preço bem atrativo, o que é bem importante na hora da escolha do consumidor. O importante é ninguém ficar de fora dessa Páscoa”, conta Beni.

Decoração de Páscoa

Além dos chocolates, os almoços de Páscoa também são tradicionais e reúnem as famílias ao redor da mesa. Para deixar a data ainda mais especial e divertida, a linha de decoração do Grupo MiniPreço está repleta de opções.

Além das crianças, os adultos também gostam de decorações temáticas. “As datas comemorativas têm gerado, cada vez mais, o desejo de decorar a casa e as empresas. Identificamos essa necessidade há alguns anos e percebemos que essa procura aumenta anualmente. E a procura não é somente pelos famosos coelhinhos”, acrescenta o diretor comercial.

A linha de decoração de Páscoa do Grupo MiniPreço inclui guirlandas, ovinhos decorativos, cenouras, arranjos de flores permanentes, além de louças, taças, copos, talheres e jogos americanos.

Clube MiniPreço

Até o feriado de Páscoa (20), clientes cadastrados no Clube MiniPreço que acumularam cashback em janeiro e fevereiro na compra de material escolar, podem aproveitar descontos e resgatar o cashback em produtos.

Para quem ainda não é cadastrado e quer aproveitar as ofertas, basta baixar o aplicativo e fazer o cadastro em https://onelink.to/ncpdcu.

Serviço:

Páscoa Grupo MiniPreço

Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 9h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 19h

Confira o endereço mais próximo em: https://site.minipreco.com.br/lojas/

Aplicativo Clube MiniPreço: https://onelink.to/ncpdcu

Reações alérgicas: como amenizar as crises no outono e inverno

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Reações alérgicas: como amenizar as crises no outono e inverno

Especialista explica a importância da higienização correta de cobertores nos meses mais frios do ano

Com a chegada do outono e inverno, muitas pessoas têm os sintomas de alergia respiratória aumentados consideravelmente. Nessa época do ano, as mudanças climáticas podem desencadear crises alérgicas e, com a queda das temperaturas, a tendência é passar mais tempo em ambientes fechados, o que pode aumentar a exposição a ácaros e mofo, que se proliferam com facilidade.

Nas cidades e regiões mais frias, os cuidados com a casa e o ambiente de trabalho devem ser intensificados. Nos dias mais gelados, o uso de tapetes e cobertores pesados aumenta e o contato com ácaros também. Isso acontece porque os ácaros são invisíveis a olho nu e costumam se instalar em colchões, tapetes, cobertores, sofás e pelúcias. Segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), o ácaro da poeira domiciliar é o responsável por cerca de 80% das alergias respiratórias.

De acordo com Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura, cuidados básicos são fundamentais para a saúde nesse período do ano. “Essas peças precisam ser higienizadas com frequência e, para quem tem alergias, o cuidado é ainda maior. O nosso próprio corpo solta gordura e pele morta, o que também suja as roupas de cama. Com a chegada do frio, após tirar cobertores e edredons dos armários, é preciso lavar antes de usar. São cuidados simples, mas que ajudam muito a amenizar as crises alérgicas”, afirma Birgit.

Colchão: paraíso dos ácaros

O colchão é o local preferido dos ácaros, por se tratar de um ambiente que recebe calor e umidade do corpo, além da descamação natural da pele, que é o alimento desse pequeno aracnídeo. Consequentemente, os lençóis e cobertores se tornam o “lar” ideal para o desenvolvimento dos ácaros.

“Geralmente os ácaros não ficam na superfície, mas sim entre as fibras dos colchões, lençóis, travesseiros e cobertores. Não vê-los, não significa que eles não estejam lá”, relata Birgit.

Na verdade, as pessoas não são alérgicas aos ácaros, mas sim às suas fezes. Quando você se deita na cama ou no sofá, a pele é descamada naturalmente, os ácaros se alimentam e ali mesmo fazem suas necessidades.

As fezes dos ácaros são revestidas por uma enzima chamada Der P1, que é altamente alergênica e pode causar crises de asma, corrimento nasal, espirros e irritação nos olhos. As fezes dos ácaros viajam junto com a poeira fina, sendo inaladas e provocando alergias.

Cuidados com a casa

Além de manter um ambiente limpo e arejado, cuidar dos itens de cama também ajuda no combate às crises alérgicas. “Os edredons e cobertores são peças muito pesadas e as máquinas de lavar domésticas, muitas vezes, não são preparadas para receber essas peças por causa do tamanho e peso. Isso prejudica a higienização. A sujeira e os ácaros não são removidos totalmente. Por isso, muitas pessoas não vêem melhora nas crises alérgicas, mesmo após a lavagem”, acrescenta Birgit.

Para que a higienização seja completa, a Lavoutique Lavanderia & Costura utiliza a mais alta tecnologia disponível no mercado, para atender com melhor qualidade essa demanda. “As peças de cama, mesa e banho são lavadas na água, com temperatura que, juntamente com os produtos tecnológicos, torna possível fazer a desinfecção dessas peças. Conseguimos combater os fungos e as bactérias através dos processos específicos criados para esses tipos de roupa. A tecnologia ajuda nesse processo, pois os produtos não têm cheiro, são neutros, o que é fundamental para quem tem alergias. Para isso, investimos em máquinas maiores para que pudéssemos fazer esse processo internamente, higienizando as peças individualmente e garantindo a qualidade do serviço”, finaliza Birgit.

Para garantir um outono com menos espirros, a lavanderia oferece desconto de 15% para pagamento antecipado na higienização de cobertores, edredons e colchas. A campanha vai até o dia 30 de abril.

Serviço:

Lavoutique Lavanderia & Costura

Ecoville
Endereço: Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901
Telefone: (41) 3285.8500
Atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 18h | Sáb das 9h às 13h

Batel
Endereço: Al. Dr. Carlos de Carvalho, 2050
Telefone: (41) 3026.0600
Horário de atendimento: Segunda a sábado, das 9 às 20h

Cabral
Endereço: Avenida Munhoz da Rocha, 853, loja 09 – Quadrata Cabral Mall
Telefone: (41) 3308.8088
Horário de atendimento: Segunda a sábado, das 8 às 20h
Site: www.lavoutique.com 

TEDx debate os impactos gerados pela inovação nas futuras gerações

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TEDx debate os impactos gerados pela inovação nas futuras gerações

Edição curitibana do evento reúne oito profissionais de diferentes áreas neste sábado 

No próximo sábado (12), o TEDx, programa local de eventos organizados de forma independente, apresenta o TEDx x ISC Brazil Youth, no International School of Curitiba. O evento reúne oito palestrantes, que vão apresentar ideias sobre como gerar impacto por meio da inovação.

Entre os palestrantes está a empresária Birgit Marsili, com o tema “Saúde Mental como Pilar de Excelência“. Birgit é mestre e doutora em educação física pela Universidade Federal do Paraná, com experiência em psicofisiologia do esporte e do exercício, bioestatística, metodologia de pesquisa, qualidade de vida e saúde. Atualmente, é diretora financeira da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício, e CEO e Cofundadora da KP Intelligence, uma consultoria para empresários de alta performance e alunos interessados em psicologia do esporte e do exercício.

“A troca de experiências e ideias é fundamental não só para profissionais, mas também para as futuras gerações. Hoje, a saúde mental é o pilar principal para formarmos profissionais de alta performance, e isso começa na infância”, afirma Birgit.

Confira a programação do evento:

Sérgio Sampaio – Por que perguntamos tanto e fazemos tão pouco?
Maria Victoria Fornasaro – Comunicação como aliada da liderança.
Luiz Arns de Oliveira – O que uma folha de papel me ensinou sobre a arte de se opor.
Diogo Rodrigues – Qual é o legado que você quer deixar?
Birgit Marsili – Saúde mental como pilar de excelência
Jerá Reté Mirim – Meio Ancestral: Arte e Tecnologia Guarani.
Marcelo Almeida – VIVACIDADE.
Fernanda Lee – Todo problema é um problema de relacionamento.

Mais informações e ingressos estão disponíveis no site do TEDx: (https://iscbrazil.com/tedx). A entrada está no segundo lote e custa a partir de R$40,00. 

Serviço:

TEDx ISC Brasil Youth | Inovando para o Impacto

Data: 12 de abril (Sábado)

Horário: das 14h às 17h. Abertura das portas às 13h

Local: Teatro Black Box – International School of Curitiba

Endereço: Av. Dr. Eugênio Bertolli, 3900 – Santa Felicidade